domingo, 6 de fevereiro de 2022

*10 de Fevereiro de 2022 (5a Feira)*

 📆 *10 de Fevereiro de 2022 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SANTA ESCOLÁSTICA VIRGEM E FUNDADORA (Branco, Pref. comum ou das virgens – Ofício da Memória)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. ESCOLÁSTICA VIRGEM, IRMÃ DE S. BENTO / SS. ZÓTICO, JACINTO E AMÂNCIO, MÁRTIRES / GUILHERME DE MALEVAL E SILVANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Esta é uma virgem sábia, do número das prudentes, que foi ao encontro de Cristo, com sua lâmpada acesa.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Celebrando a festa de Santa Escolástica, nós vos pedimos, ó Deus, a graça de imitá-la, servindo-vos com caridade perfeita e alegrando-nos com os sinais do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Reis 11, 4-13*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

4Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai Davi. 

5Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. 

6Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai Davi. 

7Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. 

8Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses.

9Então o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha-se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes 

10e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor.

11E o Senhor disse a Salomão: “Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. 

12Mas, por amor de teu pai Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 

13Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Reis 11, 4-13*


*Reflexão - “O nosso grande pecado é o afastamento do Deus verdadeiro.”*

“Salomão que recebera do Senhor, sabedoria e com ela fortuna e fama, quando ficou velho, desviou-se do caminho por causa das suas mulheres estrangeiras. Ele não foi fiel ao Senhor e apesar de ter construído o templo de Deus entre os homens, erigiu templos para os deuses das suas concubinas.  Isso vem nos mostrar que nunca podemos achar que estamos seguros em relação à nossa fidelidade a Deus. Precisamos, pois, estar vigilantes porque o nosso grande pecado é o afastamento do Deus verdadeiro para procurar falsos deuses. Sofremos, por isso, implicações funestas que nos trazem muitas consequências. Salomão perdeu o reino, perdeu o poder e ficou com seus deuses. Triste fim para um rei poderoso e sábio. Nós também,  se nos desviarmos do Seu caminho e colocarmos a nossa confiança nos deuses do mundo, poderemos perder tudo o que adquirimos com as graças de Deus. O dinheiro, o sucesso, a fama, os bens materiais, as paixões sensuais, o comer e o beber em demasia, por prazer, são hoje os deuses que tiram o nosso coração da fonte do Bem que é o verdadeiro Deus.  – Será que você também tem construído templos para outros deuses? -  Quais são os deuses a quem você cultua? O que pode estar tirando a sua atenção do verdadeiro Deus? - Quais têm sido as consequências do seu viver para Deus?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 105*

🗣 *Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Misturaram-se, então, com os pagãos, e aprenderam seus costumes depravados. Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tornaram armadilha para eles.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, e o Senhor abominou a sua herança.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 105* 


*Reflexão* - “Em todos os tempos os ídolos sempre foram armadilhas que o inimigo usa para nos desviar do caminho de Deus. Quando nos misturamos com os pagãos e seguimos os seus costumes depravados nós somos capazes de entregar a nossa alma e até a alma daqueles que nos são mais caros. Como o salmista, nós também devemos pedir com insistência: “Lembrai-vos. Ó Senhor de mim”. Que esta seja a prece constante dos nossos lábios para que nunca caiamos nas malhas dos inimigos que tentam nos destruir nos afastando do Senhor.”                      

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 7, 24-30* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Acolhei docilmente a Palavra semeada em vós, meus irmãos; ela pode salvar vossas vidas! *(Tg 1, 21bc)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.


25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 

26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 

27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.

28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.

29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 

30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“Não pelo sangue, mas pela fé.“*


“Ele veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1, 11-13). O Evangelho de hoje nos fala da oração confiante e humilde da mulher sírio-fenícia. Esse é um dos poucos momentos em que Jesus vai para a região de Tiro e Sidônia, no norte do território de Israel, que é a atual região do Líbano. A tradução litúrgica deste Evangelho descreve a mulher que se dirige a Jesus genericamente como “pagã”; porém, o texto original especifica que ela era helênica, ou seja, falava grego, que era a língua comercial da época, utilizada na maior parte do Império Romano. Esse fato é relevante porque as pessoas para as quais São Marcos escreve também falavam grego, ou seja, os primeiros cristãos, mesmo os de língua latina, utilizavam o grego. E é a eles que o evangelista quer mostrar a humildade da mulher e o seu reconhecimento de que o povo de Deus é Israel, mas que, a partir de Jesus, esse povo escolhido amplia-se e estende-se a todas as nações. Ou seja, antes havia aqueles que eram filhos de Deus por serem israelitas, enquanto os demais eram considerados meras criaturas, como “cachorrinhos”. Naquele momento, a providência divina estava mais voltada para o povo de Deus do Antigo Testamento. Porém, tal providência quer se expandir, de modo que Jesus, ao ouvir a humilde súplica da mulher sírio-fenícia, revela que todos são chamados a serem filhos de Deus e fazerem parte do seu povo. Então, a principal chave de leitura para este texto bíblico está no prólogo do Evangelho de São João, segundo o qual Nosso Senhor “veio para os que era seus, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus” (Jo 1, 11-13). Em outros termos, é a fé que faz com que nasçamos de Deus. Assim, podemos dizer que, no nosso batismo, “o Verbo se fez carne” (Jo 1, 14) em nós, no sentido de que a Palavra de Deus se encarnou em nossos corações. O diálogo de Jesus com a mulher sírio-fenícia leva-nos a contemplar uma grande alegria: nós, que éramos pagãos, somos chamados a fazer parte do povo de Deus, aceitando Jesus pela fé. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho: *Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Liturgia das Horas (Laudes): Padre João Carlos (Blog): Padre Paulo Ricardo (Site): Homilia Canção Nova: Bispo Dom Adair José Guimarães: Padre Claudiano A. dos Santos, ssp: Padre Reginaldo Manzotti (Site): Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): *Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-pares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...