quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

*16 de Dezembro de 2021 (5a Feira)*

 📆 *16 de Dezembro de 2021 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*QUINTA-FEIRA DA III SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Prefácio do Advento I – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 


😇 *Santos do dia*

S. DAVI, REI E PROFETA / SANTA ADELAIDE / ALBINA, ANANIAS E MISAEL.

_ _ _ _ _ _


⛪ *Antífona de entrada:* 

Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdadeiros. Desde muito aprendi que vossa aliança foi estabelecida para sempre. *(Cf. Sl 118, 151-152)*

_ _ _ _ _ _ 


☀ *Oração do Dia* 

Senhor nosso Deus, somos servos indignos e reconhecemos com tristeza as nossas faltas. Dai-nos a alegria do advento do vosso Filho que vem para nos salvar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 


📖 *1a Leitura - Isaías 54, 1-10*

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías. 


1Alegra-te, ó estéril, que nunca foste mãe, exulta e regozija-te, tu que nunca deste à luz; os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os filhos da bem-casada, diz o Senhor. 

2Alarga o espaço de tua tenda e distende bastante as peles das tuas barracas; usa cordas bem longas e finca as estacas com segurança. 

3Farás expansão para um lado e para outro e tua posteridade receberá em herança as nações que povoarão cidades abandonadas. 

4Não tenhas medo, pois não sofrerás afronta alguma; nem te perturbes, pois não tens de que te envergonhar; esquecerás a vergonha sofrida na juventude e não te recordarás mais da humilhação da viuvez. 

5Teu esposo é aquele que te criou, seu nome é Senhor dos exércitos; teu redentor, o Santo de Israel, chama-se Deus de toda a terra. 

6O Senhor te chamou, como a mulher abandonada e de alma aflita; como a esposa repudiada na mocidade, falou o teu Deus. 

7Por um breve instante eu te abandonei, mas com imensa compaixão volto a acolher-te. 

8Num momento de indignação, por um pouco ocultei de ti minha face, mas com misericórdia eterna compadeci-me de ti, diz teu salvador, o Senhor. 

9Como fiz nos dias de Noé, a quem jurei nunca mais inundar a terra, assim juro que não me irritarei contra ti nem te farei ameaças. 

10Podem os montes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *1a Leitura - Isaías 54, 1-10*


*Reflexão - “Isaías apresenta Sião, isto é, a comunidade de fiéis gerada pela morte do Servo do Senhor (Is 53), como aquela que experimenta a renovação da Aliança, o reflorir de um amor conjugal e o reatar da relação íntima e amorosa, que liga Deus ao seu povo redimido. O profeta revisita a história do povo eleito, servindo-se da imagem do amor esponsal entre Deus e Sião. O exílio é comparado à viuvez e ao repúdio (v. 4), e a tragédia que caiu sobre Jerusalém, à esterilidade de uma mulher ansiosa por ter numerosos filhos (v. 1). Mas o Senhor inverte a sorte do seu povo. Jerusalém, com o regresso dos exilados, e o repovoamento da cidade, experimenta a vitalidade de um amor que parecia irremediavelmente perdido. A fecundidade miraculosa é sinal da bênção do esposo divino que, na verdade, nunca rejeitou a sua esposa, mesmo nos momentos dolorosos e pesados em que o povo de Sião se sentiu esquecido e castigado por Deus. Como, depois do Dilúvio, Deus se comprometeu com Noé a uma aliança eterna (cf. Gn 9, 9ss.), assim, agora, se compromete com uma aliança incondicionada e eterna em favor do povo dos exilados. Essa aliança fundar-se-á, não na infidelidade de Sião, mas na fidelidade indefectível de Deus (w. 9-10).”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 29* 


🗣*Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!**

 _ _ _ _ _ _ 


1⃣ Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!🗣

_ _ _ _ _ _ 


2⃣ Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.🗣 

_ _ _ _ _ _


3⃣ Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!🗣

_ _ _ _ _ _


↪ *Salmo – 29* 


*Reflexão* - “O salmista expõe neste canto a expectativa que nós temos nesse tempo do advento. Ele prenuncia a paz e a salvação que Jesus veio nos trazer. Por isso, nós também cantamos a esperança de um tempo novo de concórdia e piedade entre os homens, onde a paz e a justiça se encontrem. O Senhor quer nos dar tudo o que é bom para que possamos produzir e colher frutos de santidade expressada nos nossos gestos de amor e de fraternidade. Que tudo isso possa acontecer todos os dias e não somente no tempo do Natal, e que transforme nossas tristezas em alegrias.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 7, 24-30* 

_ _ _ _ _ _ 


 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus! *(Lc 3, 4. 6)*._

_ _ _ _ _ _ 

 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas* 

24Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 

25O que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 

26Então, o que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 

27É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. 

28Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele”. 

29Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. 

30Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 

*“São João Batista e nossa vida interior.”*


“É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’” (Lc 7, 27). Acercando-nos, cada vez mais, do Natal do Filho Unigênito de Deus, tempo em que a Igreja nos recorda da preparação contínua para a segunda vinda de Cristo, o Evangelho de hoje nos apresenta a figura de São João Batista, o Precursor do Senhor, sobre quem está escrito: "Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti" (Lc 7, 27). Pregando um batismo de conversão e penitência, o Precursor aparece como modelo de ascese e mortificação, tão necessárias àqueles que desejam ser movidos pela graça, e não pelo que há no mundo — "a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida" (1Jo 2, 16). Assim, se queremos ser movidos pelo suave toque da graça de Cristo e preparar a vinda de Jesus, precisamos não só parar de pecar, como também: mortificar a carne em prazeres e confortos que, mesmo quando lícitos, tornam os nossos corações insensíveis e cegos; mortificar a curiosidade e o desejo desordenado do que agrada à vista; e mortificar a própria vontade, que não quer ser contrariada e está tão apegada a si mesma. Deus abençoe você!” 


*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/episodios/sao-joao-batista-e-nossa-vida-interior?page=216)_

*_Outros Comentários: Dehonianos (https://www.dehonianos.org/portal/advento-terceira-semana-quinta-feira0/)_


Padre Joaozinho:
*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog): Padre Paulo Ricardo (Site): Bispo Dom Adair José Guimarães: Padre Claudiano A. dos Santos, ssp: Padre Reginaldo Manzotti (Site): Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): *Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...