terça-feira, 14 de dezembro de 2021

*15 de Dezembro de 2021 (4a Feira)*

 


📆 *15 de Dezembro de 2021 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*QUARTA-FEIRA DA III SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Prefácio do Advento I – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 


😇 *Santos do dia*

SANTA CRISTIANA / S. VALERIANO, BISPO.

_ _ _ _ _ _


⛪ *Antífona de entrada:* 

O Senhor vai chegar, não tardará: há de iluminar o que as trevas ocultam e se manifestará a todos os povos. *(Cf. Hab 2, 3; 1Cor 4, 5)*

_ _ _ _ _ _ 


☀ *Oração do Dia* 

Concedei-nos, ó Deus onipotente, que as próximas festas do vosso Filho nos sejam remédio nesta vida e prêmio na vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 


📖 *1a Leitura - Isaías 45, 6b-8. 18. 21b-25*

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías. 


6b“Eu sou o Senhor, não há outro,

7eu formei a luz e criei as trevas, crio o bem-estar e as condições de mal-estar: sou o Senhor que faço todas estas coisas. 

8Céus, deixai cair orvalho das alturas, e que as nuvens façam chover justiça; abra-se a terra e germine a salvação; brote igualmente a justiça: eu, o Senhor, a criei”. 

18Isto diz o Senhor que criou os céus, o próprio Deus que fez a terra, a conformou e consolidou; não a criou para ficar vazia, formou-a para ser habitada: “Sou eu o Senhor, e não há outro. 

21bAcaso não sou eu o Senhor? E não há deus além de mim. E não há um Deus justo, e que salve, a não ser eu. 

22Povos de todos os confins da terra, voltai-vos para mim e sereis salvos, eu sou Deus e não há outro. 

23Juro por mim mesmo: de minha boca sai o que é justo, a palavra que não volta atrás; todo joelho há de dobrar-se para mim, por mim há de jurar toda língua, 

24dizendo: Somente no Senhor residem justiça e força”. Comparecerão perante ele, envergonhados, todos os que lhe resistem; 

25no Senhor será justificada e glorificada toda a descendência de Israel.


*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *1a Leitura - Isaías 45, 6b-8. 18. 21b-25*


*Reflexão - “Tudo concorre para o nosso bem.”*


“Falando em nome de Deus o profeta Isaias anuncia o poder e a magnitude do Criador de todas as coisas. O mesmo Deus que das trevas faz surgir a luz e que ordena aos céus das nuvens fazer vir a chuva sobre a terra, realiza também a obra de justiça que é a salvação para todas as nações. Em Nome do Senhor Isaias conclama a todos os povos para voltar-se para Ele a fim de que sejam salvos. Todos nós devemos nos incluir entre as nações a quem o Senhor chama acolhendo as palavras do profeta. É tempo de conversão, tempo de recomeçar, tempo de deixar que a justiça de Deus brilhe por meio dos nossos atos concretos de amor. O próprio Deus nos revela que é o Autor de tudo, do bem-estar e das condições do mal-estar e nada lhe passa despercebido, no entanto, tudo concorre para o nosso bem. Da boca do Senhor saem palavras dirigidas a cada um de nós que não podem voltar atrás. Às vezes, durante o tempo de final de ano nós nos envolvemos em muitas “badalações” e nos preocupamos mais em preparar o nosso físico e a nossa casa, para as festividades, do que arrumar o nosso interior para acolher a vida nova que Deus nos prometeu. No entanto, a Sua Palavra nos alerta: “Somente no Senhor residem justiça e força”. O Senhor quer nos dar uma veste nova que nos faça mais belos aos Seus olhos. No Senhor também seremos justificados e glorificados, pois fazemos parte do Seu povo e da descendência de Israel. Procuremos, pois, de hoje em diante,  ter em mente  que o Senhor nosso Deus não nos criou para sermos vazios e tristes, pois Ele próprio já veio para habitar entre nós e ocupar o lugar do nosso coração.   – Como você tem se preparado para viver mais um Natal de Jesus? – Você tem consciência de que o poder de Deus habita em si? – Qual é a justiça que o Senhor tem reservado para você?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 84* 


🗣*Que os céus lá do alto derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado!*

 _ _ _ _ _ _ 


1⃣ Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.🗣

_ _ _ _ _ _ 


2⃣ A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.🗣 

_ _ _ _ _ _


3⃣ O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ *Salmo – 84* 


*Reflexão* - “O salmista expõe neste canto a expectativa que nós temos nesse tempo do advento. Ele prenuncia a paz e a salvação que Jesus veio nos trazer. Por isso, nós também cantamos a esperança de um tempo novo de concórdia entre os homens, onde a paz e a justiça se encontrem. O Senhor quer nos dar tudo o que é bom para que possamos produzir e colher frutos de santidade expressada nos nossos gestos de amor e de fraternidade. Que tudo isso possa acontecer todos os dias e não somente no tempo do Natal.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 7, 19-23* 

_ _ _ _ _ _ 


 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Tu que trazes boa nova a Sião, levanta tua voz e anuncia: eis que vem o Senhor Deus com poderio! (Is 40, 9-10)._

_ _ _ _ _ _ 

 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas* 

Naquele tempo, 19João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 

20Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ʽÉs tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?ʼ” 

21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. 

22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 

23E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!”


*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 

*“Importa que Ele cresça e eu diminua”*


“João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: ʽÉs tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?ʼ” (Lc 7, 19). No Evangelho de hoje, S. João Batista manda seus discípulos perguntarem a Jesus se é Ele quem devia vir (v. 19). Esse Evangelho nos causa um pouco de espécie e certa admiração: como é possível que João Batista “não soubesse” quem Jesus era? Não foi ele quem apontou para Jesus, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1, 29)? Sim, S. João Batista sabia perfeitamente quem Jesus era, mas mandou seus discípulos perguntarem, para dar a Jesus a ocasião de lhes mostrar que Ele era o verdadeiro Messias. João Batista, aqui, está cumprindo o que ele mesmo anunciara: “Convém que Ele cresça e eu diminua” (cf. Jo 3, 30). No início do ministério de Jesus, S. João Batista possuía muitos discípulos e Jesus, quase nenhum, porque era necessário que o Batista fosse diminuindo para Jesus crescer. Agora, João está orientando o resto de seus discípulos e entregando-os a Jesus, enviando-os pelo caminho de Jesus. Isso é muito importante. Vemos aqui o verdadeiro santo humilde. Qualquer santo sabe perfeitamente que somos instrumentos de Deus para a glória de Cristo. Não somos nós que importamos: é Cristo. Nós temos de desaparecer para que Cristo apareça. Somos como a Lua, que reflete um pouco da luz do Sol. Quando refletimos essa luz de Cristo para os outros, precisamos levá-los a compreender de onde vem a luz. Essa luz provém do Sol nascente que nos veio visitar, é a luz do alto para os que jaziam nas trevas (cf. Lc 1, 78s). É a grandeza de Cristo que faz a dos santos. Com efeito, todo santo, da Virgem Maria até o menor dos beatos na glória do céu, quer desaparecer para que Cristo apareça: “Convém que Ele cresça e eu diminua”. É a grandeza de Cristo que faz a dos santos. Desta forma, Jesus tem no Evangelho de hoje a ocasião de mostrar aos demais que Ele é o cumprimento das profecias. De fato, tudo o que disseram os profetas do Antigo Testamento é plenamente cumprido por Jesus: os que têm ouvidos para ouvir, ouçam; os que tiverem abertura, enxerguem. À luz da dinâmica deste Evangelho, nós, que estamos vivendo o tempo do Advento, podemos aplicar esses ensinamentos em nossa vida. O Advento, afinal, é o tempo da vinda de Cristo. Por isso, quanto mais se aproxima Nosso Senhor mais devemos crescer em humildade. É interessante notar que a dinâmica da vida espiritual tem como base duas virtudes, que devem crescer cada vez mais: a fé e a humildade. São as bases do edifício espiritual. Na construção de um prédio, quanto mais alto se quiser o edifício, mais fundos e sólidos devem ser os fundamentos. É a humildade, é o nosso nada: reconhecer que “convém que Ele cresça e eu diminua”. E isso não causa sensação de esmagamento, pelo contrário: quem se humilha vê com maior fé o amor de Cristo, a claridade de Cristo, a glória e a bondade do Senhor. Só assim essa planta bem enraizada se tornará árvore frondosa, de modo que, crescendo em fé, esperança e caridade, possamos dar um dia frutos saborosos e maduros do amor de Cristo, que vive em nós. Tenhamos coragem! Sejamos humildes diante de Deus: nós nada somos; é Cristo o nosso tudo, Ele é tudo para nós. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/episodios/importa-que-ele-cresca-e-eu-diminua?page=4)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Padre Joaozinho:
*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog): Padre Paulo Ricardo (Site): Bispo Dom Adair José Guimarães: Padre Claudiano A. dos Santos, ssp: Padre Reginaldo Manzotti (Site): Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): *Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...