domingo, 5 de dezembro de 2021

*10 de Dezembro de 2021 (6a Feira)*

 📆 *10 de Dezembro de 2021 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SEXTA-FEIRA DA II SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Prefácio do Advento I – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 


😇 *Santos do dia*

NOSSA SENHORA DE LORETO /  S. GREGÓRIO III, PAPA / S. MAURO MÁRTIR / SÃO JOÃO ROBERTS / MELQUÍADES E GEMELO. 

_ _ _ _ _ _


⛪ *Antífona de entrada:* 

O Senhor descerá com esplendor, para visitar o seu povo na paz e fazê-lo viver a vida eterna.

_ _ _ _ _ _ 


☀ *Oração do Dia* 

Ó Deus onipotente, dai ao vosso povo esperar vigilante a chegada do vosso Filho, para que, instruídos pelo próprio Salvador, corramos ao seu encontro com nossas lâmpadas acesas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 


📖 *1a Leitura - Isaías 48, 17-19*

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.

17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 

18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; 

19tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *1a Leitura - Isaías 48, 17-19*


*Reflexão - “As oportunidades perdidas”*


“Deus está sempre pronto a nos instruir e nos conduzir no caminho do bem. Por meio da Sua Palavra Ele nos ensina coisas úteis,  nos alerta e nos adverte a não “deixar passar” as oportunidades que temos, não aproveitando o momento da sua graça.  Por meio do profeta Isaías o Senhor lança um desabafo para a humanidade, porque não aceita a Sua ajuda e a Sua proteção!  Mesmo assim, como Ele é um Pai misericordioso e cheio de compaixão sempre nos dá outra chance. O Seu objetivo é que tenhamos paz como um rio que corre livre, e deseja que a nossa vida seja justa e plena de felicidade.  Apesar dos nossos erros e do que nós deixamos de cumprir Ele nos dá esperança de vida nova. Quando não seguimos a sua orientação nos damos mal e “frustramos” os Seus projetos para a nossa felicidade. Descendência numerosa como a areia do mar significa a abundância de graça que acontece na nossa vida e como consequência, na vida da nossa família, em todas as gerações. Precisamos, pois, neste tempo do Advento, estar de ouvidos e olhos atentos para tudo quanto o Senhor quiser realizar em nós a fim de que tenhamos  uma vida nova e promissora. “Ah se tivesses observado os meus mandamentos!” diz o Senhor: será que este lamento de Deus tem alguma coisa a ver com você? – Você tem conseguido perseguir na sua vida os ensinamentos de Deus para a sua felicidade? – O que está faltando? - Você percebe as oportunidades que Deus lhe deu neste ano que se finda? O que você aproveitou e o que deixou passar em vão? – O que você percebeu no tempo da pandemia?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 1* 


🗣*Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.*

 _ _ _ _ _ _ 


1⃣ Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.🗣

_ _ _ _ _ _ 


2⃣ Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.🗣 

_ _ _ _ _ _


3⃣ Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ *Salmo – 1* 


*Reflexão* - “Assim como a árvore plantada à beira do rio dá frutos e mantém suas folhas sempre verdes, assim também será com o homem e a mulher que encontram prazer na lei de Deus e não seguem a lei do mundo. Serão felizes e prosperarão, porque o Senhor mesmo é quem vigia os seus caminhos e prepara a estrada das suas vidas. Deus vigia o caminho dos eleitos e não os deixará cair no vale da sombra da morte.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Mateus 11, 16-19* 

_ _ _ _ _ _ 


 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_O Senhor há de vir, acorrei-lhe ao encontro; é o Príncipe da paz._

_ _ _ _ _ _ 

 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus* 

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 

17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 

18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 

19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 

*”O Senhor está no meio de nós, Ele se juntou a nós pecadores para nos libertar dessa condição de pecado.”*


“Precisamos aprender com Jesus a viver a religião que nos coloca na verdadeira comunhão com o Pai. E essa religião não exclui ninguém; ela não exclui os pecadores, ela não exclui os homens que para nós são perdidos e sem jeito. Se nós temos jeito, por que para o outro não tem jeito? Se para nós há salvação, se o amor de Deus nos resgatou, precisamos, na verdade, ser canal de resgate para os outros. Às vezes, Deus nos resgata de pecados até grandes, liberta-nos de situações de vida muito opressoras, liberta-nos de vícios que nos escravizam, mas o mais difícil é nos libertar da hipocrisia religiosa, porque nós, muitas vezes, experimentamos a misericórdia de Deus em nós, mas não sabemos ser misericórdia para o outro. Precisamos permitir que, neste tempo de graça, a misericórdia de Deus nos alcance, porque só ela pode nos libertar da hipocrisia religiosa, só ela pode nos libertar de viver uma religião de aparências, onde parecemos santos e justificados, mas estamos condenando o Senhor, porque Ele come e senta-se com os pecadores. Precisamos nos fazer uns com os outros para trazermos os outros para o caminho da graça. Assim fez o Mestre Jesus. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho:
*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog): Padre Paulo Ricardo (Site): Bispo Dom Adair José Guimarães: Padre Claudiano A. dos Santos, ssp: Padre Reginaldo Manzotti (Site): Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): *Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...