domingo, 5 de dezembro de 2021

*09 de Dezembro de 2021 (5a Feira)*

 📆 *09 de Dezembro de 2021 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*QUINTA-FEIRA DA II SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Prefácio do Advento I – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 


😇 *Santos do dia*


S. JOÃO DIOGO CUAUHTLATOATZIN / S. LEOCÁDIA / S. SIRO, BISPO / S. PEDRO FOURIER / BASIANO E GORGÔNIA. 

_ _ _ _ _ _


⛪ *Antífona de entrada:* 

Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdadeiros. Desde muito aprendi que vossa aliança foi estabelecida para sempre. *(Sl 118, 151-152)*

_ _ _ _ _ _ 


☀ *Oração do Dia* 

Despertai, ó Deus, os nossos corações, a fim de prepararmos os caminhos do vosso filho, para que possamos, pelo seu advento, vos servir de coração purificado. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 


📖 *1a Leitura - Isaías 41, 13-20*

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.

13Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: “Não temas; eu te ajudarei”. 14Não tenhas medo, Jacó, pobre verme, não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei, diz o Senhor e Salvador, o Santo de Israel.

15Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes, e reduzirás as colinas a poeira. 

16Ao expô-los ao vento, o vento os levará e o temporal os dispersará; exultarás no Senhor e te alegrarás no Santo de Israel.

17Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, eu, Deus de Israel, não os abandonarei. 

18Farei nascer rios nas colinas escalvadas e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lagos e a terra seca em nascentes d’água.

19Plantarei no deserto o cedro, a acácia e a murta e a oliveira; crescerão no ermo o pinheiro, o olmo e o cipreste juntamente, 

20para que os homens vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez essas coisas e o Santo de Israel tudo criou.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *1a Leitura - Isaías 41, 13-20*


*Reflexão - “Promessas de vida nova”*

“O profeta Isaías nos anima revelando as promessas de Deus para nós, de uma vida nova cheia de graça e de felicidade. Todos nós podemos nos apossar hoje das promessas que foram feitas a “Jacó, pobre verme”, pois também somos como estes pequenos insetos, pobres vermes, temerosos, incapazes e não temos saída para as nossas limitações. O profeta usa a linguagem simbólica do verme e do carro novo de triturar para identificar a nossa pequenez e limitação e mostrar o que a força de Deus pode realizar por meio de nós. Triturar e despedaçar os montes significa ultrapassar todas as barreiras que se apresentam diante de nós, e nos impedem de caminhar para a salvação e de ser feliz. Somos pobres e necessitados procurando água no deserto, mas com o Senhor teremos em nós rios que servem para irrigar a terra seca do nosso coração. Somos os pobres, necessitados que procuramos água e não encontramos, por isso ficamos com a língua seca de sede. No entanto, o Senhor nos fala pela boca do profeta e nos garante a vivência de um tempo novo, de transformação e de poder.  “Não tenha medo”!  “Eu te tomo pela mão”! “Eu te ajudarei”! Este é o consolo do Senhor para nós! É tempo de nos apossar das promessas de Deus e não podemos deixar de experimentar de tudo que o Senhor quiser manifestar na nossa vida. Precisamos entregar a terra do nosso coração que foi ferida pelos vaivéns da nossa história, fendida pelos sofrimentos existenciais e sulcada pelos ventos contrários. O Senhor fará nascer em nós rios de água viva e fará germinar na terra boa a semente do Seu Amor Eterno.  – O seu coração ainda é terra seca ou tem em si o rio que Deus prometeu? – Você já percebe que a solução dos seus problemas está no Senhor? – Você sente a mão de Deus na sua vida? – Você dá testemunho disso?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 144* 


🗣*Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão.*

 _ _ _ _ _ _ 


1⃣ Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.🗣

_ _ _ _ _ _ 


2⃣ Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!🗣 

_ _ _ _ _ _


3⃣ Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ *Salmo – 144* 


*Reflexão* - “Existe alguém que compreende a nossa fraqueza! O Seu poder é misericórdia e somente Ele pode nos perdoar quando pecamos. Por isso, precisamos ter um coração contrito e agradecido. A nossa gratidão consiste em exaltar e bendizer o Nome do Senhor que é poderoso na nossa vida e cujas obras O glorificam.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Mateus 11, 11-15* 

_ _ _ _ _ _ 


 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Que os céus, lá do alto, derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado, que a terra se abra e germine o Senhor! *(Is 45, 8)*_

_ _ _ _ _ _ 

 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus* 

“Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 

12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 

13Com efeito, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 

14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 

15Quem tem ouvidos, ouça”.”

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 

*”É preciso saber contrariar-se para poder conquistar o Reino dos Céus.”*


“É aquela violência em que a pessoa não fica chateada, arrasada, decepcionada, magoada porque falaram mal dela. O importante é que Deus seja amado, louvado e glorificado. Sem essa violência não conquistamos o Reino dos Céus. Não podemos fazer e promover a violência contra o irmão. O que precisamos é violentar o nosso coração dessa explosão de orgulho, soberba e vaidades que agem dentro de nós. Precisamos saber nos contrariar para podermos conquistar o Reino dos Céus. Precisamos realmente trabalhar com seriedade o nosso próprio temperamento que se descontrola, porque achamos que ser verdadeiros é falar o que nós queremos. Quem não consegue controlar a si mesmo vai conseguir controlar o que nesta vida? Por isso, o Reino dos Céus é conquistado à força, e são os violentos, os que fazem penitência, os que se autocontrolam, os que perdem é que ganham. O Reino dos Céus é para os humildes; e num mundo tão soberbo como o nosso, é só quem faz muita violência consigo mesmo que consegue vencer o orgulho de cada dia. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Padre Joaozinho:
*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog): Padre Paulo Ricardo (Site): Bispo Dom Adair José Guimarães: Padre Claudiano A. dos Santos, ssp: Padre Reginaldo Manzotti (Site): Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): *Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...