segunda-feira, 23 de junho de 2025

📆 *25 de Junho de 2025 (4a Feira)*

   📆 *25 de Junho de 2025 (4a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SANTO IRINEU, BISPO E MÁRTIR, MEMÓRIA* (Cor Vermelho, Pref. Comum ou dos Santos – Of. da Memória)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. GUILHERME, ABADE, FUNDADOR DO MOSTEIRO DE MONTEVERGINE / S. PRÓSPERO DE AQUITÂNIA, FILÓSOFO / LUANO E ADALBERTO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

O Senhor é a força do seu povo, é a fortaleza de salvação do seu Ungido. Salvai vosso povo, Senhor, abençoai vossa herança e governai-a pelos séculos. *(Cf. Sl 27, 8-9)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração da Coleta*

Concedei-nos, Senhor, a graça de sempre temer e amar vosso santo nome, pois nunca cessais de conduzir os que firmais solidamente no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Gênesis 15, 1-12. 17-18*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 1o Senhor falou a Abrão, dizendo: “Não temas, Abrão! Eu sou o teu protetor e tua recompensa será muito grande”. 2Abrão respondeu: “Senhor Deus, que me darás? Eu me vou desta vida sem filhos e o herdeiro de minha casa será Eliezer de Damasco”. 3E acrescentou: “Como não me deste descendência, um servo nascido em minha casa será meu herdeiro”. 4Então o Senhor falou-lhe nestes termos: “O teu herdeiro não será esse, mas um dos teus descendentes é que será o herdeiro”. 5E, conduzindo-o para fora, disse-lhe: “Olha para o céu e conta as estrelas, se fores capaz!” E acrescentou: “Assim será a tua descendência”. 6Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça. 7E lhe disse: “Eu sou o Senhor que te fez sair de Ur dos Caldeus, para te dar em possessão esta terra”. 8Abrão lhe perguntou: “Senhor Deus, como poderei saber que vou possuí-la?” 9E o Senhor lhe disse: “Traze-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, além de uma rola e de uma pombinha”. 10Abrão trouxe tudo e dividiu os animais pelo meio, mas não as aves, colocando as respectivas partes uma frente à outra. 11Aves de rapina se precipitaram sobre os cadáveres, mas Abrão as enxotou. 12Quando o sol já se ia pondo, caiu um sono profundo sobre Abrão e ele foi tomado de grande e misterioso terror. 17Quando o sol se pôs e escureceu, apareceu um braseiro fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre os animais divididos. 18Naquele dia o Senhor fez aliança com Abrão, dizendo: “Aos teus descendentes darei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o Eufrates”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 15, 1-12. 17-18*

 *Reflexão - “Quando a separação se faz necessária"*

“Neste relato nós percebemos uma maneira muito eficaz para superar as diferenças que existem entre nós e as pessoas da nossa convivência. Evitando discórdias com o seu sobrinho Lot e os pastores que cuidavam dos seus rebanhos, Abrão não se importou em colocar à disposição dele a terra que o Senhor lhe concedera e lhe propôs a separação. Com ele nós aprendemos que é melhor que cedamos para o outro uma parte do que nos foi dado, do que, apossados de tudo vivamos em desarmonia e litígio com as pessoas a quem mais amamos. Às vezes nós insistimos em querer mudar as pessoas que convivem conosco e tentamos que elas tenham o mesmo pensamento que nós e lutamos para que permaneçamos juntos no mesmo ideal, tendo os mesmos objetivos, no entanto, surgem os conflitos de opiniões, as divergências que terminam em litígio e separação dolorosa.   A cada um de nós está reservado um “espaço” para que possamos realizar a nossa missão dentro do plano de Deus. Recebemos de Deus, os dons, os bens e os talentos, armas necessárias para que ponhamos em prática o grande desafio da nossa vida que é o bom relacionamento entre nós e os nossos irmãos e irmãs.  Cada um de nós tem em si as riquezas pertinentes ao seu modo de ser e, por isso, devemos respeitar o pensamento e as opiniões uns dos outros. Além do mais dentro do plano de Deus cada um tem o seu lugar, a sua terra e o seu próprio quinhão. Viver em harmonia e em paz dentro da nossa realidade é o que o Senhor deseja para nós.  Assim também, nós devemos fazer, pois como diz a palavra: "Não deve haver discórdia entre nós e entre os nossos pastores, pois somos irmãos!" - Como é a sua relação com as pessoas que convivem consigo? - Você insiste em querer mudá-las para que se adaptem ao seu modo de pensar e continuem convivendo? - Você é uma pessoa possessiva, ciumenta? - Você sabe repartir com o outro em função de um bom relacionamento"?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 104*

🗣 *O Senhor se lembra sempre da Aliança.*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face!🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 104*

*Reflexão* - “Conscientes da Aliança que o Senhor fez conosco, também como o salmista, nós gritamos o Seu Nome e anunciamos a todas as nações os feitos que ainda virão. O nosso coração busca a Deus, pois, sabe que Ele tem poder para nos restaurar e nos firmar na terra que Ele nos deu. A aliança do Senhor é para nós, nossos filhos e netos e permanece para sempre em todas as gerações.”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 7, 15-20*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Ficai em mim, e eu em vós ficarei, diz Jesus; quem em mim permanece, há de dar muito fruto. *(Jo 15, 4a. 5b)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Cuidado com os falsos profetas!”* 

“Cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos”. Após nos ter precavido ontem contra o perigo de entrarmos pelo caminho largo da perdição, o Senhor nos alerta hoje contra os falsos profetas, que, metidos em peles de ovelha, se ocultam no rebanho de Cristo como lobos traiçoeiros. “Cuidado com os falsos profetas”, que se apresentam com palavras doces e sedutoras, mas que por dentro “são lobos ferozes”, à espreita das vítimas desprevenidas. Em seguida, indica-nos Jesus o sinal por que poderemos distinguir as ovelhas falsas das verdadeiras: “Vós os conhecereis pelos seus frutos”. Mas a que frutos, precisamente, se refere Nosso Senhor? Não são, decerto, os frutos externos, isto é, não se trata nem de jejuns nem de esmolas, nem de orações nem de muito apostolado, porque todas essas coisas — diz S. Agostinho —, “quando se fazem com mau fim, no erro, não aproveitam mais que para encobrir os lobos”; por isso, não são esses os frutos “que podem servir-nos para reconhecê-los” (De serm. Domini II, 25). Trata-se, antes, dos frutos que o Apóstolo chama “obras da carne”, a saber: “fornicação, impureza, liber­tinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes” (Gl 5, 19ss). São esses, pois, os frutos com os quais podemos conhecer quem é árvore boa e quem é árvore má: as más frutificam em obras da carne; as boas dão o fruto do Espírito, que é “caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” (Gl 5, 22s); as más, ainda que se revistam de folhas frondosas, ainda que pareçam por fora cheias de vitalidade, estão podres por dentro, carregadas de frutos estragados; as boas, ao contrário, ainda que nem sempre sejam as mais atraentes, são as que se deixam podar por Cristo e nele dão frutos abundantes de fé viva, operante pelo amor e com boas obras. Portanto, é por esses frutos que havemos de julgar, antes de tudo, se temos nós mesmos sido lobo ou ovelha, árvore boa ou má, ocasião de queda ou soerguimento para os nossos irmãos na fé: “Vós os conhecereis pelos seus frutos”.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


📆 *24 de Junho de 2025 (3a Feira)*

   📆 *24 de Junho de 2025 (3a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*TERÇA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde, Of. do dia)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SOLENIDADE DO NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA / SS. JOÃO E FESTO, MÁRTIRES, NA VIA SALÁRIA ANTIGA / FAUSTO E FIRMO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

O Senhor é a força do seu povo, é a fortaleza de salvação do seu Ungido. Salvai vosso povo, Senhor, abençoai vossa herança e governai-a pelos séculos. *(Cf. Sl 27, 8-9)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração da Coleta*

Concedei-nos, Senhor, a graça de sempre temer e amar vosso santo nome, pois nunca cessais de conduzir os que firmais solidamente no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Gênesis 12, 1-9*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 1o Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. 2Farei de ti um grande povo e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. 3Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!” 4E Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos, quando partiu de Harã. 5Ele levou consigo sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló e todos os bens que possuíam, bem como todos os escravos que haviam adquirido em Harã. Partiram rumo à terra de Canaã e ali chegaram. 6Abrão atravessou o país até o santuário de Siquém, até o carvalho de Moré. Os cananeus estavam então naquela terra. 7O Senhor apareceu a Abrão e lhe disse: “Darei esta terra à tua descendência”. Abrão ergueu ali um altar ao Senhor, que lhe tinha aparecido. 8De lá, deslocou-se em direção ao monte que estava a oriente de Betel, onde armou sua tenda, com Betel a ocidente e Hai a oriente. Ali construiu também um altar ao Senhor, e invocou o seu nome. 9Depois, de acampamento em acampamento, Abrão foi até o Negueb.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 12, 1-9*

 *Reflexão - “Existe um desígnio de Deus para cada um de nós”*

“O Senhor convocou Abrão a sair da sua terra, da sua família, da casa do seu pai e ir à busca de uma nova terra e de uma nova vida. E Abraão partiu sem fazer comentários nem pedir mais garantias. Simplesmente ele foi impulsionado pela FÉ. A cada um de nós Deus chama para segui-Lo em busca da Terra Prometida. E assim como fez com Abrão, Ele promete benção, prosperidade e descendência numerosa. Sair da nossa terra e da nossa família é sair de nós mesmos (as), das nossas seguranças, dos nossos apegos, das nossas afeições, dos nossos planos e motivos pessoais para assumir a Vontade de Deus em tudo o que Ele planejou para nós. Quando fazemos a vontade de Deus nós recebemos todas as bênçãos e graças para assumir o que Ele já nos reservou. Existe um desígnio de Deus, isto é, uma intenção, uma finalidade para cada passo que Ele nos motiva a dar. Não é fácil para nenhum de nós o sair da nossa própria vontade, sacrificar os nossos ideais para abraçar a vontade de Deus, assim também como não é simples descobrir no que consiste o desejo de Deus para nós. No entanto, vão surgindo, as oportunidades e os sinais vão se evidenciando e, aos poucos nós percebemos que o Senhor nos chama de diversas maneiras. Na experiência da nossa vivência cristã, na maioria das vezes nós distinguimos que o maior sinal de que estamos fazendo a vontade de Deus é quando de alguma forma nós contrariamos a nossa própria vontade. A nossa vontade pode ser um grande empecilho para que não façamos a Vontade de Deus. Para nós é doloroso nos desprender dos nossos planos humanos, deixar as falsas prioridade que eram tão importantes, no entanto, quando nos conscientizamos de que a vontade de Deus é o paraíso, naturalmente, conseguimos deixar de lado os nossos próprios planos, e, recebemos bênção e Luz para nós e para as pessoas com as quais convivemos. – Você já conseguiu se desprender da sua “terra” e da sua “família” para buscar a terra prometida por Deus? – Você ainda é uma pessoa presa às suas raízes e convicções? – Você tem muitos planos pessoais? – Eles estão em consonância com a vontade de Deus para você? – Para você onde estaria o paraíso?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 32*

🗣 *Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 32*

*Reflexão* - “O salmista nos revela que dos altos céus o Senhor olha e observa todos os homens. No entanto, Ele pousa o olhar sobre os que o temem e confiam nele. Os que temem o Senhor esperam em Seu amor e sabem que serão libertados da morte. Eles são herança do Senhor, pois seguem o Seu chamado e atendem à Sua convocação. Cada um de nós recebe o que nos convêm, de acordo e conforme com a nossa esperança. Se, esperamos do Senhor, receberemos a vida eterna, se esperamos do “mundo”, receberemos a morte eterna.”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 7, 1-5*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração. *(Hb 4, 12)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis, e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Tira a trave do teu olho!.”*

“Só o amor a Cristo, unido às suas dores e humilhações, pode dar-nos aquela justa medida e aquele bom senso de quem sabe julgar todas as coisas com os olhos de Deus. “Não julgueis, e não sereis julgados”. Com o sermão do Evangelho de hoje, Jesus nos chama a atenção para o fato de sermos míopes e condescendentes com os nossos erros, mas rápidos e “precisos” para identificar e condenar as faltas do próximo. Sempre que pecamos, buscamos uma justificativa — a nosso ver, muito razoável — para o que fizemos; mas se foi um nosso irmão quem pecou, então não há desculpa possível: julgamo-nos em condições não só de o condenar sem direito a recurso, mas de saber com todo detalhe o que o motivou a fazer o que fez. Esse fenômeno tão comum é um sinal claro de que o nosso amor próprio desordenado afeta, sim, nossa capacidade de julgamento. Isso se vê com ainda maior clareza quando sofremos de fato alguma injustiça, por leve que seja: o nosso mundo cai, sentimo-nos a mais pobre vítima da história, ferida na sua honra e nos seus mais nobres sentimentos; mas quando somos nós os injustos, dizemos sem nem pestanejar: “Isso acontece, ninguém é de ferro”. Essa excessiva indulgência para com nós mesmos e essa desmedida severidade para com os outros prova que não vemos as coisas com os olhos de Deus. Eis porque temos de lhe pedir a graça de podermos vê-las com o seu olhar, sempre justo e, ao mesmo tempo, compreensivo. Trata-se, é verdade, de uma graça rara, que só vemos realizada perfeitamente nos grandes santos; mas nós, que desejamos levar a cabo aquele chamado: “Sede perfeitos”, não podemos medir esforço nenhum para sermos parecidos com Nosso Senhor, que tudo via e julgava com olhar limpo, reto e misericordioso. Que Ele nos dê, pois, um Coração como o seu, disposto a tudo suportar — mesmos as injustiças — por amor ao Pai e aos homens.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


📆 23 de Junho de 2025 (2a Feira)

 📆 23 de Junho de 2025 (2a Feira)

_ _ _ _ _ _


SEGUNDA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do dia)

_ _ _ _ _ _


😇 Santos do dia 


S. José Cafasso, presbítero de Turim / SS. Zacarias e Isabel, pais de S. João Batista

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada:


O Senhor é a força do seu povo, é a fortaleza de salvação do seu Ungido. Salvai, vosso povo, Senhor, abençoai vossa herança e governai-a pelos séculos.  (Sl 27, 8-9)

_ _ _ _ _ _


☀ Oração da Coleta


Concedei-nos, Senhor, a graça de sempre temer e amar vosso santo nome, pois nunca cessais de conduzir os que firmais solidamente no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _


📖 1a Leitura - Gn 12, 1-9

_ _ _ _ _ _


✉ Leitura do Livro do Gênesis 


Naqueles dias, 1 o Senhor disse a Abrão: "Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. 2 Farei de ti um grande povo e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!". 4 E Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos, quando partiu de Harã. 5 Ele levou consigo sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló e todos os bens que possuíam, bem como todos os escravos que haviam adquirido em Harã. Partiram rumo à terra de Canaã e ali chegaram. 6 Abrão atravessou o país até o santuário de Siquém, até o carvalho de Moré. Os cananeus estavam então naquela terra. 7 O Senhor apareceu a Abrão e lhe disse: "Darei esta terra à tua descendência". Abrão ergueu ali um altar ao Senhor, que lhe tinha aparecido. 8 De lá, deslocou-se em direção ao monte que estava a oriente de Betel, onde armou sua tenda, com Betel a ocidente e Hai a oriente. Ali construiu também um altar ao Senhor, e invocou o seu nome. 9 Depois, de acampamento em acampamento, Abrão foi até o Negueb.


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Gn 12, 1-9


 Reflexão - “a conquista da nova terra”          


Sem saber para onde teria de ir nem tampouco como conseguiria chegar, Abrão seguiu em busca da terra que Deus lhe prometera. Partiu como o Senhor lhe havia dito sem argumentar nem duvidar. Ele apenas acreditou e confiou nas promessas de bênção do Senhor para ele e a sua descendência, mesmo que ainda não tivesse gerado nenhum filho.  O Senhor nos chama também a deixar a “terra e a família”, isto é, abandonar tudo o que nos prende à nossa vida velha e sem sentido. A família, no caso, significa as pessoas a quem nos apegamos e que nos impedem de seguir a Deus sem constrangimento e sem barreiras. A terra, é a situação na qual nos prendemos, nos enraizamos e, por isso, também se torna para nós motivo de acomodação e renitência. O Senhor nos promete também, terra e bênção, para nós e para a nossa descendência, desde que nos tornemos livres dos padrões que o mundo nos impõe dando passos concretos em busca de uma vida consoante com o modelo evangélico de viver. Desse modo, nós somos filhos de Abraão, pela fé e pela obediência.  Somos parte da sua descendência e teremos também garantido o nosso lugar no reino dos céus. – Você já se sentiu chamado por Deus (a) a abandonar “a terra e a família” para obedecer somente a Ele? – Qual foi a sua resposta? – Você já deu algum passo concreto em relação a essa convocação?

_ _ _ _ _ _


📖 Salmo - 32(33)


🗣 Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

_ _ _ _ _ _


1⃣ Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens. 🗣

_ _ _ _ _ _


2⃣ Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria. 🗣

_ _ _ _ _ _


3⃣ No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo - 32(33)


 Reflexão - “A graça de Deus se manifesta na nossa vida na mesma proporção em que confiamos no cumprimento das Suas promessas para nós. Podemos fazer essa experiência quando, em algumas ocasiões em que somos afligidos nós reconhecemos a nossa incapacidade e limitação e nos entregamos ao Senhor refletindo, principalmente, na Sua Palavra que é reta e que faz  jus a a nossa esperança. A Palavra de Deus nos dá a certeza de que seremos vitoriosos pois o Seu olhar está sobre nós e Ele não nos desampara

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Mateus 7, 1-5

_ _ _ _ _ _


 Aleluia, aleluia, aleluia.


A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração. (Hb 4, 12)

_ _ _ _ _ _


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis, e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.


 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _


↪ REFLEXÃO


 “A hipocrisia nos desliga da realidade”


“Iniciamos hoje o capítulo 7 do Evangelho de São Mateus, mas estamos ainda no Sermão da Montanha, pérola preciosa do ensinamento de Cristo. No capítulo 6, Jesus nos expôs os preceitos do Antigo Testamento, a Lei enquanto tal. Agora, Ele começa o capítulo 7 tentando orientar como devem ser os nossos julgamentos. Ou seja, há uma lei, mas para se aplicar a lei é preciso que alguém julgue adequadamente.

Por isso Nosso Senhor nos adverte para que não tenhamos juízos precipitados. Não podemos julgar os outros no nosso coração, no nosso interior. Podemos, sim, julgar os atos externos, mas é a Deus que cabe o juízo do coração. Por quê? Porque não temos acesso ao coração das pessoas. Então, em primeiro lugar, cautela: “Não julgueis, e não sereis julgados. Com a mesma medida com que medirdes sereis medidos”.

Isso quer dizer também o seguinte: nós temos a tendência de ser muito mais severos com os outros do que com nós mesmos. Cada um é o seu melhor advogado, não é verdade? Temos sempre uma desculpa por não ter cumprido um preceito, por não ter observado uma lei, por não ter obedecido a Deus, enquanto que, para os outros, não temos desculpa. Seguimos o lema: “Comigo misericórdia, com os outros, severidade”. Jesus quer nos advertir para a hipocrisia dessa conduta. Hipocrisia é quando  personagem. Hipócrita é isso: ὑποκριτής (hypokritḗs) é personagem, máscara. Termina-se criando uma máscara. E o mais grave do hipócrita não é a máscara que ele cria para o outro, mas a que ele cria para si mesmo.

Algumas pessoas acham que o pecado da hipocrisia e da vaidade só acontece externamente, quando há alguém observando. Ora, o mais grave da hipocrisia e da vaidade não é que haja alguém lá fora a nos observar e a pensar: “Nossa, como ele é santo”. O mais grave da hipocrisia e da vaidade é que nós olhamos para nós mesmos, pensando: “Nossa, como eu sou santo”.

Por quê? Porque, quando a hipocrisia é simplesmente falsidade com os outros, estamos errados, mas pelo menos ainda temos contato com a realidade, pelo menos ainda sabemos quem somos. Mas quando a hipocrisia e a vaidade atingem o núcleo do coração, e começamos a acreditar na mentira que contamos para nós mesmos, então saímos do mundo real e as coisas se tornam mais graves.

É exatamente aqui, neste núcleo, que está o problema do julgamento. Se eu julgo o outro com extrema severidade, mas julgo a mim mesmo com leniência e misericórdia, é sinal de que esqueci quem sou, é sinal de que perdi contato comigo mesmo. Ora, quando se perde contato com a realidade daquilo que se é, o edifício espiritual inteiro já não pode subsistir.

Por quê? Porque, a vida espiritual depende de um “eu” que se encontra com “alguém”. Se eu me encontro com Deus, ou se me encontro com o próximo, mas não me encontro comigo mesmo, esses outros contatos são totalmente inexistentes. Como posso me apresentar diante de Deus, se perdi o contato com a realidade?

Eis o problema da hipocrisia. O hipócrita, que condena os outros e não enxerga o próprio pecado, é uma pessoa que perdeu o contato com a realidade. A realidade é dolorosa, mas libertadora. Nosso Senhor disse: “A verdade vos libertará” (Jo 8, 32).

Então, antes de julgarmos os outros, observemos a nós mesmos e procuremos ver-nos com o olhar com que o próprio Deus nos vê. 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

📆 22 de Junho de 2025 (Domingo)

 📆 22 de Junho de 2025 (Domingo)

_ _ _ _ _ _


XII DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Credo – IV Semana do Saltério)

_ _ _ _ _ _


😇 Santos do dia 


S. Paulino, bispo de Nola, Itália /  S. João Fisher, bispo de Rochester, mártir inglês / S. Flávio Clemente, cônsul romano, mártir / S. Inocêncio V, papa / S. Tomás Moro, mártir inglês

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada:


O Senhor é a força de seu povo, é a fortaleza de salvação do seu Ungido. Salvai, vosso povo, Senhor, abençoai vossa herança e governai-a pelos séculos. (Cf. Sl 27, 8-9)

_ _ _ _ _ _


☀ Oração da Coleta


Concedei-nos, Senhor, a graça de sempre temer e amar vosso santo nome, pois nunca cessais de conduzir os que firmais solidamente no vosso amor.Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _


📖 1a Leitura - Zacarias 12, 10-11; 13, 1

_ _ _ _ _ _


✉ Leitura da Profecia de Zacarias.


Assim diz o Senhor: 10“Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração; eles olharão para mim. Ao que eles feriram de morte, hão de chorá-lo, como se chora a perda de um filho único, e hão de sentir por ele a dor que se sente pela morte de um primogênito.

11Naquele dia, haverá um grande pranto em Jerusalém, como foi o de Adadremon, no campo de Magedo.

13, 1Naquele dia, haverá uma fonte acessível à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém, para ablução e purificação”.


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Zacarias 12, 10-11; 13, 1


 Reflexão - “Deus está sempre do nosso lado”


¨Esta figura do “trespassado” faz-nos pensar em todos os “profetas” que lutam pela justiça e pela verdade e que são torturados, vilipendiados, massacrados por causa do seu testemunho incómodo. A identificação do “trespassado” com o próprio Deus diz-nos que o profeta nunca está só e perdido face ao ódio do mundo, mas que Deus está sempre do seu lado; diz-nos, também, que é de Deus que brota a missão profética, mesmo quando ela incomoda e questiona os homens. Fomos constituídos profetas no momento da nossa opção por Cristo (Baptismo). Como se tem “cumprido” a nossa missão profética? Na fidelidade e no empenho, ou na preguiça e no comodismo? No medo que paralisa, ou na inquebrantável confiança no Deus que está ao nosso lado? Como acolhemos a interpelação e o questionamento dos outros profetas que Deus envia ao nosso encontro? Com desprezo e arrogância, com frieza e indiferença? Ou com a convicção de que é o próprio Deus que, através deles, nos interpela? Este texto garante-nos que o sofrimento por causa do testemunho profético não é em vão. Do testemunho profético – mesmo quando “cumprido” na dor, na dificuldade, no fracasso aos olhos do mundo – resultará sempre a transformação dos corações, a conversão e, portanto, o nascimento de um mundo novo.”

_ _ _ _ _ _


📖 Salmo - 62


🗣 A minh’alma tem sede de vós, como a terra sedenta, ó meu Deus!”

_ _ _ _ _ _


1⃣ Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja. 🗣

_ _ _ _ _ _


2⃣ Como terra sedenta e sem água, venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam. 🗣

_ _ _ _ _ _


3⃣Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor! 🗣

_ _ _ _ _ _


4️⃣ Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta. 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo - 62


 Reflexão - “O salmista retrata neste cântico o itinerário da nossa alma que tem sede de Deus: “Desde a aurora, ansioso vos busco! A minha alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja como terra sedenta e sem água”!  A nossa maior esperança é, portanto, saciar a nossa alma no grande banquete do reino dos céus. O amor do Senhor vale muito mais que a nossa vida, nele, pois, deve estar colocada a nossa alegria e a nossa ventura. Reze o salmo de hoje com um cântico que o Espírito lhe inspirar.”

_ _ _ _ _ _ 


📖 2a Leitura - Gálatas 3, 26-29 


✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.


Irmãos: 26Vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 27Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.

28O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo.

29Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _ 


↪ 2a Leitura - Gálatas 3, 26-29


 Reflexão - “O cristão é, fundamentalmente, aquele que se “revestiu de Cristo”


“O cristão é, fundamentalmente, aquele que se “revestiu de Cristo”. Que significa isto, em concreto? Que assinamos um documento no qual nos comprometemos a viver como baptizados? Que respeitamos apenas as leis e orientações da hierarquia? Que nos comprometemos somente a ir à missa ao domingo, a ir a Fátima uma vez por ano e a rezar o terço de vez em quando? Ou significa que assumimos o compromisso de viver como Cristo, de assumir os seus valores, de fazer da nossa vida um dom de amor, de nos entregarmos até à morte para construir um mundo de justiça e de paz para todos? Para os judeus, contemporâneos de Jesus e de Paulo de Tarso, os pagãos e as mulheres eram gente discriminada. “Dou-te graças, Deus altíssimo – diz uma célebre oração rabínica – porque não me fizeste pagão, escravo ou mulher”. Paulo proclama, neste texto, que, a partir da nossa identificação com Cristo, toda a discriminação entre os homens e, sobretudo entre os cristãos, carece de sentido. A Igreja soube tirar as consequências deste facto? Como acolhemos os estrangeiros, os discriminados, os divorciados, os homossexuais, os drogados, as mulheres? Como filhos iguais do mesmo Deus, ou como irmãos “coitados”, que é preciso tolerar e tratar com caridade mas que não são iguais nem têm a mesma dignidade dos outros?”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Lucas 9, 18-24

_ _ _ _ _ _


 Aleluia, aleluia, aleluia.


Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar. (Jo 10, 27)

_ _ _ _ _ _


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.


Certo dia, 18Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?”

19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.

20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”.

21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”.


 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _


↪ REFLEXÃO


 “E vós”, católicos, “quem dizeis que eu sou?”


“Se se perguntasse aos homens de hoje quem eles pensam ser Jesus Cristo, de modo geral, respostas muito positivas seriam dadas: uns diriam que é um “iluminado”; outros, que é um “espírito-guia”; outros ainda, que é um “profeta”. Mas, em um mundo contaminado pelo indiferentismo religioso, onde o que vale é “crer em alguma coisa”, quem está disposto a reconhecer no filho da Virgem Maria o “Cristo de Deus”, como fizeram os Apóstolos e como faz ao longo dos séculos a santa Igreja Católica? Meditação — 1.O Evangelho deste domingo traz à tona uma questão bastante atual: afinal, quem é Jesus de Nazaré? Boa parte de seus contemporâneos via-o com bons olhos, e chegava mesmo a acreditar que seria Elias ou João Batista. Seja como for, essas opiniões, por mais positivas que fossem, não correspondiam à identidade de Jesus. Eram apenas opiniões generalizadas. Do mesmo modo, as pessoas do mundo de hoje até gostam de Jesus e enxergam nele uma “pessoa iluminada”. Mas poucos estão convictos de que Ele seja mesmo o “Filho de Deus” encarnado. A pergunta sobre a real identidade de Jesus de Nazaré está fatalmente ligada àquela ideia religiosa, muito disseminada atualmente, de que “o importante mesmo é crer em alguma coisa”. De acordo com essa mentalidade, todas as religiões seriam expressão de um único e mesmo Deus. Portanto, não faria sentido defender a primazia de qualquer religião sobre as demais, pois, de um lado, isso seria uma grosseria e, do outro, geraria divisões na comunidade dos homens. A atitude religiosa mais correta seria, no fim das contas, a do indiferentismo. 2.O verdadeiro cristianismo, no entanto, é uma pedra de tropeço para essa mentalidade, pois a fé dos Apóstolos sustenta há dois mil anos que Jesus, o filho de Maria, não foi simplesmente um “profeta”, mas uma Pessoa Divina que se encarnou neste mundo, a fim de redimir a humanidade de seus pecados. Aquela criança na manjedoura era, por natureza, o regente de todo o universo, o alfa e o ômega, o princípio e o fim. A fé católica professa, pois, algo incompatível com o indiferentismo religioso. Para nós, Jesus não é um “iluminado” ou um “espírito-guia”. Ele é o próprio Deus. O escândalo do cristianismo é que ele põe em xeque todas as outras religiões. Ou elas estão certas e o cristianismo errado, ou o cristianismo está certo e nós temos de abraçá-lo. Não há outra alternativa. Ainda que muçulmanos e budistas vejam Jesus como um “profeta” ou “outro Buda”, não podemos dizer que a opinião deles vale tanto quanto a Tradição Apostólica. Deus tem de ser encontrado em Jesus Cristo, o Verbo encarnado que veio a este mundo para nos trazer a redenção. Qualquer doutrina diferente dessa não pode ser chamada de cristianismo, nem ser aceita pelos católicos como uma religião verdadeira. 3.Nos últimos 300 anos, uma mentalidade maçônica tomou conta da cultura, diluindo o cristianismo no caldo relativista que a maçonaria propõe às sociedades modernas. As pessoas estão pensando como os maçons, mesmo que não o sejam de fato. Para eles, tanto vale a Revelação da Bíblia Sagrada quanto a de qualquer outra religião. Mas isso não é cristianismo, nem jamais será. À pergunta de Jesus — “e vós, quem dizeis que eu sou?” — os católicos só podemos dar uma única resposta: “Meu Senhor e meu Deus”. Essa profissão de fé não significa, porém, um desprezo pelos que não creem em Cristo, mas um chamado para que eles venham fazer parte desta mesma família católica. E o mesmo dizemos aos cristãos não-católicos. Esse mesmo Jesus encarnado deixou-nos um sacramento pelo qual devemos dar a nossa própria vida. Dentro dos sacrários existe um ser humano vivo, ao qual todos devemos nos dobrar. A nossa santa Igreja Católica é a única e verdadeira Igreja de Cristo, que se fez homem na história e está presente na Divina Eucaristia. Por isso é que, unidos a Pedro, iremos professar até o fim dos séculos a única religião, que o Pai do Céu lhe revelou: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!” (Mt 16, 16). Oração— “Escutai, Senhor, a voz de minha oração, tende piedade de mim e ouvi-me. Fala-vos meu coração, minha face vos busca; a vossa face, ó Senhor, eu a procuro. Não escondais de mim vosso semblante” (Sl 26, 7-9). Propósito— Meditar, com o documento da Congregação para a Doutrina da Fé, sobre a inconciliabilidade entre fé cristã e maçonaria.”


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Dehonianos (Blog: https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3835)

📆 21 de Junho de 2025 (Sábado)

 📆 21 de Junho de 2025 (Sábado)

_ _ _ _ _ _


SÃO LUÍS GONZAGA, RELIGIOSO, MEMÓRIA (Cor Branca, Pref. Comum ou dos Santos - Of. da Memória)

_ _ _ _ _ _


😇 Santos do dia 


S. LUÍS GONZAGA, JESUÍTA, PADROEIRO DA JUVENTUDE CATÓLICA / DEMÉTRIA E ALBANO.

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada:


Quem tem mãos limpas e coração puro subirá à montanha do Senhor e permanecerá em seu santuário. (Cf. Sl 23, 4. 3)

_ _ _ _ _ _


☀ Oração da Coleta


Ó Deus, fonte dos dons celestes, reunistes em São Luís Gonzaga a prática da penitência e a admirável pureza de vida, concedei-nos, por seus méritos e preces, que, se não soubemos imitá-lo em sua vida inocente, sigamos fielmente seus exemplos na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _


📖 1a Leitura - 2 Coríntios 12, 1-10

_ _ _ _ _ _


✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.


Irmãos, 1 será que é preciso gloriar-me? Na verdade, não convém. No entanto, passarei a falar das visões e revelações do Senhor. 2 Conheço um homem, unido a Cristo, que, há quatorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu. Se ele foi arrebatado com o corpo ou sem o corpo, eu não o sei, só Deus sabe. 3 Sei que esse homem - se com o corpo ou sem o corpo, não sei, Deus o sabe - 4 foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis que nenhum homem consegue pronunciar. 5 Quanto a esse homem eu me gloriarei, mas, quanto a mim mesmo, eu não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas. 6 No entanto, se eu quisesse gloriar-me, não seria insensato, pois só diria a verdade. Mas evito gloriar-me, para que ninguém faça de mim um ideia superior àquilo que vê em mim ou que ouve de mim. 7 E para que a extraordinária grandeza das revelações não me ensoberbecesse, foi espetado na minha carne um espinho, que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me, a fim de que eu não me exalte demais. 8 A esse propósito, roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim. 9 Mas ele disse-me: "Basta-te a minha graça. Pois é na fraqueza que a força se manifesta". Por isso, de bom grado, eu me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim. 10 Eis porque eu me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor a Cristo. Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte. 


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 2 Coríntios 12, 1-10


 Reflexão - “é na nossa fraqueza que a força de Deus se manifesta”


São Paulo nos dá testemunho, tanto do seu lado espiritual e das maravilhas que tem vivido na intimidade com o Senhor como também das suas fraquezas humanas. Por isso, ele nos fala das visões e revelações que tem, sem, no entanto, esquecer-se de que tudo o que lhe acontece é por bondade de Deus e para Sua glória. Na nossa caminhada espiritual e nas horas de intimidade com o Espírito Santo nós também podemos vislumbrar o paraíso e sentir a graça do Senhor se manifestar nos arrebatando da nossa humanidade decaída. No entanto, não podemos nos esquecer de que tudo isso nos acontece como uma graça especial de Deus na nossa vida. Como São Paulo, nós também temos um espinho espetado na carne que é consequência do germe do pecado que foi inoculado em nós. Por isso, também temos a tendência de querer nos encher de orgulho e vaidade pelos nossos grandes feitos. O pecado é como um aguilhão que nos encarcera, contudo não podemos ficar presos literalmente a ele. “Basta-te a minha graça” diz o Senhor também para cada um de nós. Com efeito, não podemos nos entristecer pelas nossas fraquezas, mas sim, louvar a Deus por nos ter dado tão grande Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo. É na nossa fraqueza que a força de Deus se manifesta!  Quando nos sentimos fracos, aí então é que a força de Deus nos alcança e age em nós e por meio de nós. Mesmo que para nós seja difícil entender, tudo o quanto sofrermos por amor a Cristo deverá ser motivo de alegria e de glória. Peçamos, pois a Ele a graça de tudo fazer por amor! – Você tem necessidade de mostrar ao mundo os seus grandes feitos? – Você tem tendência a ser uma pessoa orgulhosa de si mesmo? – Você reconhece as suas fraquezas e limitações? – Você já se apossou da graça de Cristo, assim como Ele lhe oferece?

_ _ _ _ _ _


📖 Salmo - 33(34)


🗣 Provai e vede quão suave é o Senhor!

_ _ _ _ _ _


1⃣ O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! 🗣

_ _ _ _ _ _


2⃣ Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada. 🗣

_ _ _ _ _ _


3⃣ Meus filhos, vinde agora e escutai-me: vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus. Qual o homem que não ama sua vida, procurando ser feliz todos os dias? 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo - 33(34)


Reflexão - “Nada faltará aos que temem o Senhor, mesmo que sejam eles, os mais pobres, diz o salmista. A nossa felicidade é um tesouro concedido pelas Mãos de Deus, assim, só Ele poderá nos dar o que projetou para nós. O anjo do Senhor está sempre perto dos que esperam no Senhor. O Senhor é suave e terno, longânime e generoso quando nos entregamos à Sua providência.”

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 Evangelho - Mateus 6, 24-34

_ _ _ _ _ _


 Aleluia, aleluia, aleluia.


Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos, mediante sua pobreza. (2 Cor. 8, 9)

_ _ _ _ _ _


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24 "Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 25 Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26 Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? 27 Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28 E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29 Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? 31 Portanto, não vos preocupeis, dizendo: 'O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir?' 32 Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33 Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34 Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas".


 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _


↪ REFLEXÃO


 ”Sob a proteção da Providência divina”


O Evangelho de hoje nos ensina a termos confiança na Providência de Deus. Uma pessoa que está em estado de graça prontamente se coloca debaixo do olhar da Providência divina. É importante sabermos disso, e recordarmos uma frase bem concreta de São Paulo: “Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8, 28). Ou seja, precisamos amar a Deus verdadeiramente para nos colocarmos sob a ordem da Providência. Isso não significa que nossa vida será sem sofrimentos, mas que absolutamente tudo, até as nossas maiores tragédias, serão usadas por Deus para o nosso bem. Contudo, para o ímpio, nem tudo contribui; pois existem coisas que agravam a sua situação e o levam para o abismo. Assim, com os seus pecados, ele se afasta da Providência divina. É como se existisse um círculo onde estão apenas aqueles que livremente se colocaram debaixo do “raio de ação” da Providência divina, separando-se dos que estão no pecado e que se puseram fora do círculo. Deus não quer que sejamos escravos, mas livres. Por isso, há o mistério da iniquidade, pelo qual as pessoas escolhem ficar longe da Providência maravilhosa de Deus. No entanto, se estamos em estado de graça, podemos ter certeza absoluta de que tudo contribuirá para o nosso bem. Certeza esta que observamos na vida dos santos, que sofreram muitas tragédias, mas sempre buscando se unir ao mistério da Cruz e da Ressurreição de Nosso Senhor.  Nossa vida é como a de Cristo; é a passagem da morte para a Ressurreição. Então, é uma grande alegria sabermos que, se Deus permite o mal, é porque Ele saberá tirar disso um bem maior. Portanto, coloquemos diante do Senhor nossas preocupações e sofrimentos, pois sabemos que Ele sempre cuida de nós.


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

📆 20 de Junho de 2025 (6a Feira)

 📆 20 de Junho de 2025 (6a Feira)

_ _ _ _ _ _


SEXTA-FEIRA DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde, Of. da III Semana do Saltério)

_ _ _ _ _ _


😇 Santos do dia 


São Silvério, Papa e mártir

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada:


Escutai, Senhor, a voz do meu apelo. Sede meu amparo; não me rejeitei, nem me abandoneis, ó Deus, meu Salvador! (Sl 26, 7. 9)

_ _ _ _ _ _


☀ Oração da Coleta


Ó Deus, força daqueles que em vós esperam, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme a vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _


📖 1a Leitura - 2 Coríntios 11, 18.21b-30

_ _ _ _ _ _


✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.


Irmãos, 18 já que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei. 21b O que outros ousam dizer em vantagem própria, eu também o digo a meu respeito, embora fale como insensato. 22 São hebreus? Eu também. São israelitas? Eu também. São da descendência de Abraão? Eu também. 23 São servos de Cristo? Como menos sensato digo: Eu ainda mais. De fato, muito mais do que eles: pelos trabalhos, pelas prisões, pelos açoites sem conta. Muitas vezes, vi-me em perigo de morte. 24 Cinco vezes, recebi dos judeus quarenta açoites menos um. 25 Três vezes, fui batido com varas. Uma vez, fui apedrejado. Três vezes, naufraguei. Passei uma noite e um dia no alto mar. 26 Fiz inúmeras viagens, com inúmeros perigos: perigos de rios, perigos de ladrões, perigos da parte de meus compatriotas, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos em lugares desertos, perigos no mar, perigos por parte de falsos irmãos. 27 Trabalhos e fadigas, inúmeras vigílias, fome e sede, frequentes jejuns, frio e nudez! 28 E, sem falar de outras coisas, a minha preocupação de cada dia, a solicitude por todas as igrejas! 29 Quem é fraco, que eu também não seja fraco com ele? Quem é escandalizado, que eu não fique ardendo de indignação? 30 Se é preciso gloriar-se, é de minhas fraquezas que me gloriarei!


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 2 Coríntios 11, 18.21b-30


 Reflexão - “Enfrentando barreiras.”


Talvez, por causa incompreensões dos seus próprios companheiros, São Paulo continua o seu desabafo e faz desfilar todas as grandes dificuldades pelas quais teve que passar a fim de ser fiel ao chamado de Cristo. Neste relato nós percebemos que ele foi perseguido até pelos seguidores de Cristo que não o legitimavam, por causa do seu passado. Na nossa vida também sempre há barreiras que se propõem a nos afastar da nossa verdadeira conversão. Às vezes, o nosso passado também nos condena porque não fazemos parte do bloco escolhido antes ou por não termos correspondido logo ao nosso chamado. Deus nos chamou desde o nosso Batismo para sermos Seus filhos e filhas, no entanto, não assumimos logo a nossa real condição.  Precisamos, porém, estar firmes e convencidos de que fomos comprados pelo sangue precioso de Cristo e batizados na Sua Morte e Ressurreição. Pelo nosso Batismo nós também somos chamados a viver a nova vida no Espírito Santo e, portanto, possuímos na nossa carteira de identidade do cristão, todas as características próprias do seu seguimento, inclusive as tribulações. Portanto, é fiel ao seu chamado todo aquele (a) que continua de pé, apesar de toda oposição. Em Jesus nós recebemos a graça da disposição para sermos fracos  com o  fraco , solícitos com os necessitados, mesmo que estejamos no mais “alto posto” hierárquico. Em Jesus nós também recebemos a força para enfrentar “trabalhos e fadigas, inúmeras vigílias, fome e sede, jejuns, frio e nudez!” Portanto, ninguém pode nos deslegitimar mesmo que no passado nós não tenhamos sido fiéis ao nosso Batismo. – Você tem convicção de que foi chamado (a) por Deus para construir o Seu reino aqui na terra? – Você tem consciência da graça que recebeu no Batismo? – Você se admira quando é perseguido (a) na sua resolução de ser cristão? – Você tem cedido às provocações ou permanecido firme no seu ideal?

_ _ _ _ _ _


📖 Salmo - 33(34)


🗣 O Senhor liberta os justos de todas as angústias!

_ _ _ _ _ _


1⃣ Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem! 🗣

_ _ _ _ _ _


2⃣ Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou. 🗣

_ _ _ _ _ _


3⃣ Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia. 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo - 33(34)


Reflexão - “Faz parte da nossa vivência de filhos e filhas de Deus a conscientização de que Ele nos ampara em todas as situações da nossa vida. Por isso, mesmo antes que sejamos afligidos nós já podemos bendizê-Lo incessantemente. Não precisamos nos abater quando sobre nós vier a angústia, pois o Senhor já ouviu o nosso grito de louvor e já tomou providências a nosso favor. O nosso louvor engrandece o Senhor e nos alegra o coração. Louvemos o Senhor!”

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 Evangelho - Mateus 6, 19-23

_ _ _ _ _ _


 Aleluia, aleluia, aleluia.


Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Rm 8, 15bc)

_ _ _ _ _ _


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 19 "Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20 Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21 Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22 O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23 Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão".


 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _


↪ REFLEXÃO


 ”Não juntemos tesouros na terra.”


“Não junteis tesouros aqui na terra”, diz hoje o Senhor. É uma constante no Evangelho sermos lembrados disso: os bens deste mundo são por natureza passageiros e perecíveis; o homem, porém, foi predestinado à posse de riquezas eternas: em primeiro lugar, da bem-aventurança celeste, que consiste na contemplação direta de Deus; em segundo, da companhia e do amor dos anjos e santos no Céu. Por isso temos de pôr o coração não no que passa, no que “a traça e a ferrugem destroem”, mas no que é perpétuo e duradouro, nos tesouros celestes que ladrão nenhum nos pode roubar. “Porque”, continua Jesus, “onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. Não é digno do homem, com efeito, contentar-se com as ninharias do mundo; antes, deve aspirar ao que há de mais alto, ao que lhe enobrece o coração e, por meio da verdadeira fé, o purifica de quanto turva a imagem divina que lhe foi impressa (cf. Gn 1,26).

Para vir em socorro do nosso apego às coisas temporais, o próprio Filho de Deus assumiu um Coração humano sempre voltado para as coisas do Pai. Ora, para chegarmos à posse definitiva da herança eterna, temos de passar primeiro por este mundo. Por essa razão, fomos dotados com a "lâmpada do corpo” a que se refere o Senhor. Este “olho” por que nos guiamos neste desterro é antes de tudo o nosso intelecto, que nos dita quais bens devemos buscar; mas é também a intenção de nossas obras e a fé que, unindo-nos a Jesus, deve nos levar a ser um só coração com Ele, a ponto de podermos dizer com São Paulo: “Eu vivo, mas não sou eu; é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). Colocando pois o nosso coração — tudo o que somos, temos e desejamos — no Coração de Cristo, teremos já na terra o tesouro preciosíssimo que gozaremos na glória do Céu.


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

📆 19 de Junho de 2025 (5a Feira)

 📆 19 de Junho de 2025 (5a Feira)

_ _ _ _ _ _


SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO (Branco, Glória, Sequência (facultativa), Credo, Prefácio da Eucaristia I ou II)

_ _ _ _ _ _


😇 Santos do dia 


S. Romualdo, abade, fundador dos Camaldulenses / S. Juliana Falconieri, virgem, fundadora das "Mantelatas" / SS. Gervásio e Protásio, mártires de Milão

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada:


O Senhor os alimentou com a flor do trigo e com o mel do rochedo os saciou. (Sl 80, 17) 

_ _ _ _ _ _


☀ Oração da Coleta


Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão; dai-nos venerar de tal modo o sagrado mistério do vosso Corpo e Sangue, que experimentemos continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus, e viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _


📖 1a Leitura - Gênesis 14, 18-20

_ _ _ _ _ _


✉ Leitura do Livro do Gênesis.


Naqueles dias, 18Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote do Deus Altíssimo, 19abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da terra! 

20Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos!” E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo.


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Gênesis 14, 18-20


 Reflexão - “Pão e vinho, frutos do trabalho”


“Desde as nossas origens o pão e o vinho são figuras muito presentes nas ofertas como nos fala o Livro do Gênesis.  Hoje, o pão e o vinho simbolizam os frutos do trabalho do homem colocados à disposição de Deus para que sejam transformados no Corpo e no Sangue de Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo. Contemplando a presença de Jesus Cristo nas espécies do pão e do vinho nós podemos também perceber qual tem sido a nossa participação na vida de Cristo e se estamos contribuindo para que o Seu projeto de salvação se propague aqui na terra. Como Abrão nós também somos abençoados quando colocamos nas mãos do Senhor os frutos do nosso labor. A Eucaristia é um milagre de Deus, alimento para nossa caminhada, prova do Seu amor e remédio para nossas enfermidades espirituais. Ela nos fortalece e ajuda a vencermos os desafios que nos sãos propostos para sermos protagonistas e canais da graça de Deus no mundo, pois Ele precisa da nossa contribuição para realizar milagres na nossa vida e na vida das pessoas a quem nós encontramos. – Você tem contemplado o milagre da presença de Deus na Eucaristia?  Qual o pão e o vinho que você tem ofertado ao Senhor? - A quem você tem oferecido os frutos do seu trabalho? - Quando você olha para Jesus Eucarístico você se vê em Cristo?”

_ _ _ _ _ _


📖 Salmo - 109


🗣 Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!”

_ _ _ _ _ _


1⃣ Palavra do Senhor ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!” 🗣

_ _ _ _ _ _


2⃣ O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: “Domina com vigor teus inimigos; 🗣

_ _ _ _ _ _


3⃣ tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!” Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!” 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo - 109


 Reflexão - “Este salmo exalta Jesus Cristo, Senhor e Rei que está assentado no Trono ao lado direito do Pai. O sacerdote é aquele que oferece ao Pai a oferta para o sacrifício. Jesus Cristo ao mesmo tempo é, OFERTA, ETERNO SACERDOTE e PRÍNCIPE VITORIOSO, que tem poder para ter domínio sobre todos os seres da terra e  para abater o inimigo que tenta atrair os filhos de Deus.  Ele foi gerado antes da Criação do mundo e tudo está sob o Seu controle. Que nós possamos permitir que Ele seja também o SENHOR das nossas vidas.”

_ _ _ _ _ _


📖 2a Leitura - 1 Coríntios 11, 23-26

_ _ _ _ _ _


✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.


Irmãos: 23O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”.

25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”.

26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.


Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 2a Leitura - 1 Coríntios 11, 23-26


 Reflexão - “A última ceia.”


“São Paulo revive a última ceia, quando Jesus celebrando a Páscoa com Seus discípulos tomou o pão e o vinho deu graças e entregou-os para que eles comessem o Seu Corpo e bebessem o Seu Sangue já antecipando o que iria acontecer com a sua entrega na Cruz. Naquele momento Jesus pronunciou as palavras que, hoje, nos dão a certeza de que todas as vezes que participamos da Eucaristia nós comungamos o Seu Corpo e o Seu Sangue: “ISTO É O MEU CORPO QUE É DADO POR VÓS. FAZEI ISTO EM MINHA MEMÓRIA”.  “ESTE CÁLICE É A NOVA ALIANÇA EM MEU SANGUE. TODAS AS VEZES QUE DELE BEBERDES, FAZEI ISTO EM MINHA MEMÓRIA! ” Assim, Jesus já proclamava a Nova e Eterna Aliança que iria ser perpetrada em favor dos homens. Por amor Jesus se ofereceu como alimento e bebida de vida plena para nós, por isso, o pão é verdadeira comida e o vinho verdadeira bebida.  Jesus instituiu a Eucaristia que é memória da sua Paixão, Morte e Ressurreição para que nós nos apossemos da Sua graça e tenhamos a nossa alma fortalecida.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Lucas 9, 11b-17

_ _ _ _ _ _


 Aleluia, aleluia, aleluia.


Eu sou o pão vivo descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver! (Jo 6, 51)

_ _ _ _ _ _


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.


Naquele tempo, 11bJesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam.

12A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”.

13Mas Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente”.

14Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”.

15Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 17Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram.


 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _


↪ REFLEXÃO


 “A humanidade de Jesus está viva e presente na Santíssima Eucaristia.”


“Muito se insiste, quando se fala da Eucaristia, que recebemos na comunhão o próprio Deus, e que é esta a forma mais íntima e perfeita de entrarmos em contato com Ele. Mas nunca é demais lembrar que essa união tão doce e divina é mediada pela santíssima humanidade de Cristo. No sacramento da SS. Eucaristia, como ensina a doutrina católica, estão presentes, não em signo, figura ou virtude, mas verdadeira, real e substancialmente o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, portanto, o Cristo inteiro (cf. Concílio de Trento, sess. XIII, cân. 1). Assim o quis a caridade de Nosso Senhor, que por nossa salvação assumiu um Corpo como o nosso e, para nos unir a si e a Deus, deixou neste sacramento a verdade de sua presença corporal (cf. S. Tomás de Aquino, STh III, 75, 1 c.), ainda que só alcançável pelos olhos da fé: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6, 56). Por isso, embora pela comunhão sejamos realmente unidos à Divindade, objeto e fim primário da nossa adoração, essa íntima união é mediada pela humanidade — Corpo, Sangue e Alma — de Cristo, de maneira que, ao recebermos o Filho de Deus na Eucaristia, entramos em comunhão também com um ser humano: Cristo, como ensina a fé católica e ortodoxa, não é uma pessoa humana, mas divina; no entanto, possui Ele tudo o que tem e compete a um homem íntegro e perfeito, e tudo isso está contido sacramentalmente na hóstia e vinho consagrados. A comunhão eucarística, por esse motivo, não deve ser vivida como uma vaga e, por assim dizer, “vaporosa” união espiritual com um Deus distante, mas como a relação mais estreita, interior, profunda e amorosa que podemos ter com um ser humano que é, ao mesmo tempo, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Com efeito, por mais que se amem os esposos, por maior que seja o carinho entre os irmãos, por mais firme que seja uma amizade, nenhum outro homem além de Cristo pode fazer o próprio Sangue correr nas nossas veias, a própria Alma penetrar e iluminar a nossa, o próprio Corpo como que fundir-se com cada célula do nosso. Sinal da mais perfeita caridade, a Eucaristia é pois a união com o Deus que se fez homem e com o Homem que é Deus: nela, recebemos não só a graça, mas o autor dela e o instrumento que no-la comunica; nela, recebendo a Cristo, recebemos também, por concomitância, toda a SS. Trindade, porque onde está o Filho, aí está o Pai; e onde estão os dois, ali está também o Espírito de amor que os une. Que a nossa comunhão eucarística seja pois cada vez mais devota e fervorosa, como um momento de encontro íntimo com aquele que, de tanto nos amar, não quis destituir-nos de sua presença real, mas unir-nos ao seu próprio ser em uma familiaríssima conjunção de corpo, alma e coração. — Graças e louvores se dêem a todo momento, ao santíssimo e diviníssimo sacramento!.” 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

📆 18 de Junho de 2025 (4a Feira)

 📆 18 de Junho de 2025 (4a Feira)

_ _ _ _ _ _


QUARTA-FEIRA DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde, III Semana do Saltério)

_ _ _ _ _ _


😇 Santos do dia 


SS. Marcos e Marceliano, mártires romanos / S. Gregório Barbarigo, bispo de Pádua e cardeal / s. Marina de Bitinia

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada:


Escutai, Senhor, a voz do meu apelo. Sede meu amparo; não me rejeiteis, nem me abandoneis,  ó Deus meu Salvador. (Cf. Sl 26, 7.9)

_ _ _ _ _ _


☀ Oração da Coleta


Ó Deus, força daqueles que em vós esperam, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme a vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _


📖 1a Leitura - 2 Coríntios 9, 6-11

_ _ _ _ _ _


✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.


Irmãos, 6“quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”. 8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”. 10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça. 11Assim, ficareis enriquecidos em tudo e podereis praticar toda espécie de liberalidade, que, através de nós, resultará em ação de graças a Deus. 


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 2 Coríntios 9, 6-11


 Reflexão - “A nossa alegre generosidade agrada a Deus”


“Deus ama quem dá com alegria”! São Paulo nos conscientiza de que Deus se agrada da nossa alegre generosidade, pois ela é uma forma de ação de graças. Assim, ele nos convida a ter um coração generoso, sem pesar nem constrangimento. Dar com alegria, sem constrangimento e de coração é partilhar o que possuímos com um propósito fiel de contribuir para o bem e promoção do próximo. Aquele que assim o faz receberá a graça de Deus para que tenha tudo e ainda tenha de sobra para “toda obra boa”, pois a colheita é dimensionada na proporção do que foi plantado. Quando a nossa doação é feita com alegria ela é colocada nas mãos do Senhor que a multiplicará em bênçãos e graças que voltam para nós. Isto agrada a Deus! Ele mesmo multiplicará as sementes da nossa oferta em nosso próprio proveito, a fim de que nos sobre muito mais ainda para que possamos espargir e semear. É só conferir!  A nossa natureza humana, decaída pelo pecado original nos leva a temer o futuro e assim faz com que tenhamos gestos limitados e estreitos no ato de partilhar com o próximo. Porém, a Palavra de Deus nos assegura que “Aquele que dá a semente ao semeador e que dá o pão como alimento, multiplicará as nossas sementes e aumentará os frutos da nossa justiça”. Precisamos confiar mais na Providência de Deus para ajudar a construir um mundo mais fraterno. – Você costuma partilhar com alegria ou com constrangimento? – Você confia na providência de Deus para a sua vida? – Você costuma envolver-se com a vida das pessoas mais necessitadas?”

_ _ _ _ _ _


📖 Salmo - 111


🗣 Feliz aquele que respeita o Senhor!

_ _ _ _ _ _


1⃣ Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos! 🗣

_ _ _ _ _ _


2⃣Haverá glória e riqueza em sua casa, e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos. 🗣

_ _ _ _ _ _


3⃣ Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder. 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo - 111


Reflexão - “Respeitar o Senhor não consiste somente em uma vida de oração e de louvor, mas também no exercício da caridade e da fraternidade.   O homem é correto, generoso e compassivo quando reparte com os pobres os seus bens. Aí, então, sempre haverá glória e riqueza em sua casa e sua descendência será forte sobre a terra. Ele é como uma luz que brilha nas trevas e permanece para sempre o bem que fez. ”

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 Evangelho - Mateus 6, 1-6.16-18

_ _ _ _ _ _


 Aleluia, aleluia, aleluia.


Quem me ama realmente guardará minha palavra e meu Pai o amará e a ele nós viremos. (Jo 14, 23)

_ _ _ _ _ _


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.


 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _


↪ REFLEXÃO


 ”O que significa ser hipócrita?”


“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles”. Alerta-nos Cristo no Evangelho de hoje contra o vício da hipocrisia, que de tão estendido entre os fariseus tornou-se quase sinônimo de farisaísmo. Mas em que consiste esse pecado, um dos mais condenados por Nosso Senhor? Peca por hipocrisia quem perverte de tal modo a intenção das próprias obras, que não as faz mais do que por ostentação, isto é, para dar exteriormente a impressão de agir bem, mas sem a conformidade interior da vontade a fazer verdadeiramente o bem. É por isso que a hipocrisia, diz S. Tomás de Aquino, é certa espécie de jactância que, para alardear santidade, se serve de todos os atos de virtude que são sinais de uma pessoa santa, como o jejum, a esmola e a oração (cf. In IV Sent., d. 16, q. 4 a. 1 qc. 2 c.). O que caracteriza a hipocrisia, portanto, é que sempre perverte a intenção de obras boas em si mesmas, convertidas pelo hipócrita em simples teatro, sem qualquer correspondência com a retidão interior da vontade. Por isso, Jesus adverte: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles”. A hipocrisia, porém, não deve confundir-se com a vanglória, que pode coexistir com uma intenção reta, mas surge de uma intenção secundária e parasitária de fazer o bem, não só por ser bom, mas também para ser admirado por si ou por outros. Enquanto a vanglória é um pecado relativamente comum, sobretudo nos estágios iniciais da vida espiritual, quando o exercício da virtude ainda se vê perturbado por essa afetação silenciosa ou desejo de aparecer, a hipocrisia é propriamente um vício e, portanto, um extremo moral mais ou menos raro, embora tanto mais perigoso quanto mais nos incapacita para o arrependimento. Se identificamos, pois, em nosso coração os desvios da vanglória, esse gosto oculto em sentir-se e parecer “santinho”, não desanimemos, porque a superação dela é parte normal da vida cristã; mas tampouco baixemos a guarda, porque a santidade verdadeira só é possível onde há pureza de intenção: “Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus”.”


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

📆 *24 de Junho de 2024 (4a Feira)*

 📆 *24 de Junho de 2024 (4a Feira)* _ _ _ _ _ _ *NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA* (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solen...