segunda-feira, 23 de junho de 2025

📆 *27 de Maio de 2022 (3a Feira)*

  📆 *27 de Maio de 2022 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*TERÇA-FEIRA DA VI SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. AGOSTINHO, ARCEBISPO DE CANTUÁRIA / MELÂNGELA, RANULFO E BRUNO DE WÜRZBURG.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Alegremo-nos e exultemos, demos glória a Deus. O Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso passou a reinar, aleluia. *(Cf. Ap 19, 7. 6)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Deus todo-poderoso e Pai de misericórdia, fazei-nos participar verdadeiramente da ressurreição de Cristo, vosso Filho. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 16, 22-34*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 22a multidão dos filipenses levantou-se contra Paulo e Silas; e os magistrados, depois de lhes rasgarem as vestes, mandaram açoitar os dois com varas. 

23Depois de açoitá-los bastante, lançaram-nos na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 

24Ao receber essa ordem, o carcereiro levou-os para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco.

25À meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. 

26De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. 

27O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. 

28Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Nós estamos todos aqui”.

29Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. 

30Conduzindo-os para fora, perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” 

31Paulo e Silas responderam: “Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família”.

32Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua família. 

33Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado junto com todos os seus familiares. 

34Depois fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 16, 22-34*

*Reflexão - “Ninguém prende o Espírito de Deus!”*

“O louvor a Deus é uma ação libertadora que faz com que saiamos de nós mesmos (as), quando estamos presos (as) ao medo, à tristeza, à falta de esperança e de segurança. Paulo e Silas nos dão uma demonstração disso! O louvor a Deus poderá nos libertar quando estivermos passando por dificuldades ou até mesmo quando nos sentirmos presos, algemados e chicoteados pelos açoites da vida. O carcereiro conseguiu prender no tronco os pés dos dois discípulos, no entanto, não conseguiu fazer o mesmo com o Espírito Santo que os acompanhava. Por isso, mesmo algemados e presos no madeiro eles rezavam e cantavam hinos de louvores a Deus. O louvor dos dois discípulos era tão forte que “sacudiu os alicerces da prisão e todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram.  É na hora da tribulação e da provação que o louvor tem mais poder sobre nós, pois o Espírito Santo é quem faz acontecer o “terremoto” quebrando as correntes que nos prende. O louvar a Deus nos momentos de aflição nos faz evangelizar porque chama a atenção de outros prisioneiros como nós, que passam pela mesma situação, mas vivem no mundo tristes e acabrunhadas por causa das adversidades. Todos nós temos a oportunidade de atrair as outras pessoas para Ele justamente na hora dos maiores sofrimentos quando continuamos louvando com paciência e confiando naquele que pode abrir para nós as portas da prisão. Aceitando a Palavra de Jesus o carcereiro foi batizado junto com todos os seus familiares. Assim também Deus quer chamar as pessoas e converter as famílias por meio do nosso testemunho. A fé em Jesus nos leva à conversão e a ser luz para a conversão da nossa família.  Ninguém prende o Espírito de Deus! - Como você se comporta diante das dificuldades? – Você já se sentiu preso (a), amarrado (a) por algum motivo? – Qual foi a sua reação? – Você já experimentou louvar na hora do sofrimento, da traição, da dificuldade? – Qual foi o entendimento que outras pessoas tiveram disso?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 137* 

🗣*”Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 137* 

*Reflexão* - “Louvando na hora das dificuldades nós dizemos como o salmista: “Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes, naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma!” O louvor que sai dos nossos lábios é um grito de súplica a Deus que nos atende em todas as nossas necessidades. Deus que nos chamou e nos deu vida nunca deixará a Sua obra em nós inacabada, pois a Sua bondade é para sempre e o Seu amor por cada um de nós é eterno. Quando louvamos a Deus aqui na terra nós estamos nos ajuntando aos anjos do céu no mesmo hino e na mesma adoração.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 16, 5–11*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Eu hei de enviar-vos o Espírito da verdade; ele vos conduzirá a toda a verdade. *(Cf. Jo 16, 7. 13)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 

6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 

7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 

8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 

9o pecado, porque não acreditaram em mim; 

10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 

11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Mártires ou idólatras.”*

“A vocação do cristão é seguir a Cristo em tudo, suportando heroicamente as tribulações e perseguições de um mundo que não conhece o Pai nem a verdade de seu Filho. No Evangelho de hoje, o Senhor fala-nos da vida da Igreja, conduzida pelo Espírito Santo à plenitude da verdade e fortalecida para dar testemunho de Cristo diante do mundo. É o Espírito Santo quem, em primeiro lugar, dá testemunho de Jesus dentro de nós, membros de seu Corpo místico; é isso que nos permite, em seguida, testemunhá-lo externamente, com nossas obras e palavras, para que todos nele creiam e glorifiquem o Pai que nos adotou em seu Filho. No entanto, apesar de o Espírito Santo ser, sim, nosso defensor e paráclito, isso não significa que estamos eximidos de enfrentar as dificuldades humanas com que depara todo cristão fiel aos deveres do Batismo. Porque estamos com Cristo e dele não nos queremos apartar, seremos execrados, levados aos tribunais, privados injustamente dos direitos mais básicos e, não raro, condenados à morte. Os que assim nos maltratarem chegarão a isto por não terem conhecido nem ao Pai nem o seu enviado. Nenhuma dessas tribulações, porém, deve fazer-nos perder a esperança e a fé na proteção contínua de Deus e do seu Espírito. Tudo o que a Igreja sofre desde o início (perseguições, calúnias, injustiças etc.) mostra que o caminho de todo cristão é o mesmo caminho de Cristo: caminho de dor, de sofrimento, caminho de abnegação, não de “suicidas” e insensatos, mas de quem está disposto a padecer pela verdade, pela honra e o amor do Pai. Conscientes de que a nossa vocação é a cruz e de que a nossa glorificação há de passar pelo Calvário, roguemos a Nosso Senhor que nos dê fortaleza e constância no seguimento de suas palavras e na confissão de seu santo Nome. Peçamos também à Virgem SS., Rainha dos Apóstolos e mártires, a graça de sermos fiéis ao seu Filho até o fim, contra toda tentação do diabo e perseguição do mundo.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


📆 26 de Maio de 2025 (2a Feira)

 📆 26 de Maio de 2025 (2a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 


SEGUNDA-FEIRA DA VI SEMANA DA PÁSCOA (Branco, memória – Prefácio dos Pastores)

_ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia 


S. Filipe Néri, presbítero, fundador da Congregação dos Padres do Oratório / S. Eleutério, papa / S. Simétrio, mártir, na via Salária Nova

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


O amor de Deus foi derramando em nossos corações pelo seu Espírito que habita em nós! (Rm 5, 5)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade aqueles que vos servem fielmente, concedei, benigno, que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia maravilhosamente no coração de São Filipe Néri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 16, 11-15

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.


11Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, 12de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia, e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade.

13No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentados, começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. 14Uma delas chamava-se Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo.

15Após ter sido batizada, assim como toda a sua família, ela convidou-nos: “Se vós me considerais uma fiel do Senhor, permanecei em minha casa”. E forçou-nos a aceitar.


Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 16, 11-15


Reflexão - “Mulheres em oração.”


“Os discípulos, que viviam entregues ao vento do Espírito Santo foram atraídos para um lugar junto ao rio onde “havia oração”. Lá, eles encontraram mulheres em oração que ao ouvirem-nos falar de Jesus abriram o seu coração para tudo quanto lhes era anunciado. Quando estamos a serviço de Deus e fazemos a Sua vontade o Senhor nos atrai para os ambientes onde podemos parar para entrar em sintonia com Ele. Jesus quer hoje também tocar o coração de homens, de mulheres, de famílias que desejam ter uma vida de intimidade com Ele através da oração, do louvor, da contemplação, da adoração ao Santíssimo, da Eucaristia, mas também e principalmente, pela oração em casa onde um ou mais, se reúnem para partilhar a Palavra e a vida. A oração que se fizer, pessoalmente, a sós com Deus, repercutirá nas nossas ações dentro da nossa casa, na nossa comunidade e no mundo, pois, “família que reza unida permanece unida”! Quando nos reunimos para rezar em família, o Senhor permanece conosco e, assim, também conseguimos abrir as portas da nossa casa para homens e mulheres de boa vontade que vêm nos trazer a alegria da boa nova. Os membros de uma família que, louva, ora, e adora, hão de ter um coração alegre, pacificado e consciente de que são muito amados (as) pela Santíssima Trindade. Quando oramos nós colocamos a Santíssima Trindade no centro da nossa vida. – Na sua casa há oração? – A sua família reza unida para permanecer unida? – Na sua casa se fala de Deus? – Você acolhe as pessoas que vêm trazer a paz para a sua família?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 149 


🗣 ”O Senhor ama seu povo de verdade.”

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!🗣

_ _ _ _ _ _ 


2️⃣ Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.🗣 

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 149 


Reflexão - “Só saberemos que o Senhor nos ama de verdade, se pararmos para nos abrir às suas manifestações de Amor. Aí então nós também sabemos corresponder ao Seu amor com cânticos e louvores. Jesus é a alegria dos homens e quando nós cantamos, dançamos e enaltecemos a Deus nós estamos humildemente assumindo a coroa da vitória. O canto novo é o canto que provêm do nosso coração reconhecido e a nossa glória é exaltar o Nome de Deus cantando a Ele um canto novo.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - João 15, 26–16, 4a

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 


O Espírito Santo, a verdade, dará testemunho de mim; depois, também vós, neste mundo, de mim ireis testemunhar. (Jo 15, 26b. 27a)

_ _ _ _ _ _ 


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João 


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 

16, 1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.


Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


”Mártires ou idólatras.”


“A vocação do cristão é seguir a Cristo em tudo, suportando heroicamente as tribulações e perseguições de um mundo que não conhece o Pai nem a verdade de seu Filho. No Evangelho de hoje, o Senhor fala-nos da vida da Igreja, conduzida pelo Espírito Santo à plenitude da verdade e fortalecida para dar testemunho de Cristo diante do mundo. É o Espírito Santo quem, em primeiro lugar, dá testemunho de Jesus dentro de nós, membros de seu Corpo místico; é isso que nos permite, em seguida, testemunhá-lo externamente, com nossas obras e palavras, para que todos nele creiam e glorifiquem o Pai que nos adotou em seu Filho. No entanto, apesar de o Espírito Santo ser, sim, nosso defensor e paráclito, isso não significa que estamos eximidos de enfrentar as dificuldades humanas com que depara todo cristão fiel aos deveres do Batismo. Porque estamos com Cristo e dele não nos queremos apartar, seremos execrados, levados aos tribunais, privados injustamente dos direitos mais básicos e, não raro, condenados à morte. Os que assim nos maltratarem chegarão a isto por não terem conhecido nem ao Pai nem o seu enviado. Nenhuma dessas tribulações, porém, deve fazer-nos perder a esperança e a fé na proteção contínua de Deus e do seu Espírito. Tudo o que a Igreja sofre desde o início (perseguições, calúnias, injustiças etc.) mostra que o caminho de todo cristão é o mesmo caminho de Cristo: caminho de dor, de sofrimento, caminho de abnegação, não de “suicidas” e insensatos, mas de quem está disposto a padecer pela verdade, pela honra e o amor do Pai. Conscientes de que a nossa vocação é a cruz e de que a nossa glorificação há de passar pelo Calvário, roguemos a Nosso Senhor que nos dê fortaleza e constância no seguimento de suas palavras e na confissão de seu santo Nome. Peçamos também à Virgem SS., Rainha dos Apóstolos e mártires, a graça de sermos fiéis ao seu Filho até o fim, contra toda tentação do diabo e perseguição do mundo.” 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

📆 25 de Maio de 2025 (Domingo)

 📆 25 de Maio de 2025 (Domingo)


_ _ _ _ _ _


VI DOMINGO DA PÁSCOA (Branco, Glória, Creio – II Semana do Saltério)

_ _ _ _ _ _


😇 Santos do dia 


S. Gregório VII, papa / S. Beda Venerável, presbítero beneditino, doutor da Igreja / S. Maria Madalena de Pazzi, virgem

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada:


Anunciai com gritos de alegria, proclamai até os confins da terra: o Senhor libertou o seu povo, aleluia! (Cf. Is 48, 20)

_ _ _ _ _ _


☀ Oração da Coleta


Deus todo-poderoso, dai-nos viver com ardor estes dias de júbilo em honra do Senhor ressuscitado, para que sempre manifestemos com nossas obras o mistério que celebramos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _


📖 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 15, 1-2. 22-29

_ _ _ _ _ _


✉ Leitura do Ato dos Apóstolos.


aqueles dias, 1chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”.

2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.

22Então os apóstolos e os anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, resolveram escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos.

23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós.

25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 15, 1-2. 22-29


 *Reflexão - “Os circuncidados e os incircuncisos.”


“Jesus morreu por todos nós!  O Pai nos chamou à salvação, por meio do Seu Filho Jesus Cristo por isso, todos nós temos oportunidade para nos apossar desta graça. No entanto, hoje como naquele tempo, ocorre ter no meio do povo de Deus aqueles (as) que “causam perturbações com palavras que transtornam o espírito” de quem está sendo atraído (a) para Deus. São pessoas que olham mais para o legalismo do que, realmente, para a justiça de Deus que é o Seu Amor. O Pai é cheio de Misericórdia e de Amor e não nos impõe a Sua doutrina, mas nos dá liberdade para optarmos por Ele. Ninguém que venha com palavras de rejeição, de discriminação, pode ser considerado enviado em Nome de Jesus, pelo contrário, os que são enviados em Seu Nome, terão que ser os mais acolhedores, compreensivos e amorosos porque o jugo de Jesus é suave e o Seu fardo é leve. Portanto, se queremos seguir a Jesus precisamos nos conformar a Ele e assumir a mentalidade do Evangelho que recebe de braços abertos os circuncidados e os incircuncisos. – Você impõe condições para as pessoas que desejam aproximar-se de Jesus e lhe pedem ajuda? – Você é uma pessoa acolhedora? – Você tem medo de Deus? – Você trata as pessoas como Jesus fazia?”

_ _ _ _ _ _


📖 Salmo - 66


🗣 Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem!”

_ _ _ _ _ _


1⃣ Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.🗣

_ _ _ _ _ _


2⃣ Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.🗣

_ _ _ _ _ _


3⃣ Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo - 66


 Reflexão - “Todos os povos são chamados à salvação e precisam da graça e da bênção do Senhor. A alegria que nós sentimos por termos assumido a graça de Deus precisa se espalhar pela terra inteira, esse é o desejo do Pai. Somos chamados (as)a  exalar no mundo  o perfume do Amor de Deus para que todas as nações O glorifiquem e que o Senhor seja respeitado até os confins de toda a terra.”

_ _ _ _ _ _ 


📖 2a Leitura - Apocalipse 21, 10-14. 22-23 


Leitura do Livro do Apocalipse de São João.


Um anjo me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino.

12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel.

13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente.

14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

22Não vi templo na cidade, pois o seu Templo é o próprio Senhor, o Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro. 23A cidade não precisa de sol, nem de lua que a iluminem, pois a glória de Deus é a sua luz, e a sua lâmpada é o Cordeiro.


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _ 


↪ 2a Leitura - Apocalipse 21, 10-14. 22-23


 Reflexão - “O brilho do céu!”


“A visão de São João nos leva a refletir sobre a cidade santa, a Nova Jerusalém, lugar que passa a ser a nossa morada com Deus desde o momento em que nos abrimos à experiência com o Espírito Santo, dentro do nosso coração.  “A nova Jerusalém é dom de Deus e está aberta a todos os que dela quiserem participar. A Nova Jerusalém é a Igreja de Jesus Cristo, fundamentada no Antigo e no Novo Testamento, isto é, nas Doze tribos de Israel e nos Doze Apóstolos.  A glória de Deus brilha em nós e através do nosso testemunho de ser Igreja. Todos nós podemos mostrar ao mundo o brilho do céu, porque o Espírito Santo habita dentro do nosso coração, nós somos Igreja e formamos o templo vivo do Senhor, a Sua glória é a Luz que nos ilumina. – Você está esperando para usufruir da cidade Santa somente depois que você for para o céu? – Você alguma vez já sentiu o “clima diferente” do céu? – O Espírito Santo tem motivado a sua caminhada? – Ele tem feito diferença na sua vida?”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - João 14, 23-29

_ _ _ _ _ _


 Aleluia, aleluia, aleluia.


Quem me ama realmente guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos. (Jo 14, 23)

_ _ _ _ _ _


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 23“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou.

25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.

27Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.

28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis”.


 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _


↪ REFLEXÃO


 *“O Espírito Santo vos ensinará tudo.”


“1. A liturgia desta segunda parte do tempo da Páscoa, já tendo em vista a solenidade de Pentecostes, propõe-nos à meditação o Espírito Santo. No que é o ensinamento central do Evangelho deste domingo, Nosso Senhor diz aos Apóstolos: “Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito” (v. 26). Mais adiante, Ele será ainda mais claro e dir-lhes-á: “Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade” (Jo 16, 12-13). Ora, é fora de questão que Cristo Senhor, sendo a Palavra eterna de Deus que se fez carne, foi um professor perfeitíssimo, um pedagogo irretocável, e que ensinou a seus discípulos a doutrina celeste como ninguém jamais seria capaz de fazer. E, no entanto, esse a quem tantos (e com razão) chamavam “mestre”, esse de quem o Evangelho diz: “Ninguém jamais viu a Deus; o Filho único, que é Deus e está na intimidade do Pai, foi quem o deu a conhecer” (Jo 1, 18), passa a outro a missão de ensinar a plenitude da verdade. Esse “outro” é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, e sem a sua ação Jesus quer nos dar a entender que não será possível compreender o ensinamento que Ele nos deixou. Não é que a mensagem de Nosso Senhor tenha ficado incompleta; é que, da parte do receptor da mensagem, se não houver a intervenção do Espírito, a Palavra não produz toda a eficácia que tem o poder de produzir. 2. Essa tragédia, infelizmente, não está distante de nossas vidas. Quantos de nós não vamos à igreja e, mesmo com fé, mesmo em estado de graça, mesmo seguindo todo o script da liturgia ou das nossas orações particulares de piedade, terminamos não vendo acontecer em nosso interior a transformação de que tanto gostaríamos? Nós que temos à nossa disposição, na mais humilde das igrejas, o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor para ser adorado, que temos feito dessa graça? Os Apóstolos, simili modo, conviveram por três anos ininterruptos com Nosso Senhor, partilhando da mesma mesa que Ele… e, no entanto, que fizeram deste dom? Ao fim e ao cabo, só restou um discípulo aos pés da Cruz, enquanto um o havia traído, outro o havia negado e os outros nove haviam simplesmente fugido ou se escondido, clamorosamente. O que acontece é que as pessoas ouvem a Palavra de Cristo, mas elas a ouvem na carne, sem ter o Espírito de Cristo. Elas têm perto de si Jesus sacramentado, as verdades de Deus ensinadas pela Igreja, mas a terra de seus corações, porque não foi fecundada com a graça do Paráclito, não é capaz de absorver toda a força que tem o Evangelho. Notem bem que a criatura mais perfeita que já houve, a Santíssima Virgem Maria, teve o próprio Deus encarnado vivendo por nove meses em seu seio, mas antes que isso acontecesse o Anjo anunciou-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti” (Lc 1, 35). Não se encontra aqui, porventura, o grande segredo da santidade da Mãe de Deus? 3. A sequência Veni Sancte Spiritus, da Missa de Pentecostes, canta ao Divino Espírito: “Sine tuo numine, nihil est in homine, nihil est innoxium — Sem o vosso auxílio nada há no homem, nada de inocente.” A tradução litúrgica portuguesa diz: “Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele.” As palavras de Cristo a seus discípulos no Evangelho hoje são para convencê-los justamente disso, e também para que eles desde já desejem sobre si a vinda do Defensor, sem o qual eles nada conseguirão fazer, sem o qual nenhuma de suas orações terá força e eficácia, sem o qual tudo o que eles disserem não passará de palavras jogadas ao vento. Conscientes, pois, da necessidade que temos do Espírito, desejemo-lo ardentemente, invoquemos sem descanso a sua luz, a fim de compreendermos e colocarmos em prática a doutrina perene e imutável de Nosso Senhor. Não nos iludamos com uma ação do Espírito que “revolucione” o que a Igreja sempre e em todos os lugares ensinou; esperemos, sim, que ela revolucione nossa vidas, ao mesmo tempo que (e justamente porque) conserva as palavras de Cristo: Ele “vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.”


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

📆 24 de Maio de 2025 (Sábado)

 📆 24 de Maio de 2025 (Sábado) 

_ _ _ _ _ _ 


SÁBADO DA V SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia 


S. Vicente de Lérins, presbítero

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Com Cristo fostes sepultado no Batismo, com ele também fostes ressuscitados, por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos, aleluia! (Cl 2, 12)


_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, que renovastes na fonte do Batismo os que creem em vós, protegei os que renasceram em Cristo para que, vencidos os ataques do erro, permanecam fieis à graca da vossa benção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, qur é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 16, 1-10

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.


Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.

4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.

7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.


Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 16, 1-10


Reflexão - “Guiados pelo poder do Espírito Santo.”


“Impressiona-nos a ação do Espírito Santo na caminhada dos primeiros cristãos! Aqueles que iam conhecendo a Jesus tornavam-se logo missionários e eram guiados pelo Seu poder. Assim foi que mesmo sem conhecer Timóteo, Paulo confiou no testemunho dos irmãos de comunidade que o conheciam e levou-o consigo na missão que o Espírito Santo lhe recomendava. Acreditando no depoimento dos seus irmãos Paulo seguiu com Timóteo com a missão de transmitir as decisões que os apóstolos haviam tomado em relação aos problemas que surgiam nas comunidades.   Eles compreendiam claramente e obedeciam a todas as recomendações do Espírito: o que fazer ou não fazer, para onde ir e para onde não ir e, por isso, a Igreja fortalecia-se na fé e, crescia em número de seguidores. Se parássemos para pensar que o Espírito Santo é o mesmo daquele tempo e que ainda está pronto para nos orientar e nos dirigir na caminhada não ficaríamos por vezes tão angustiados (as) e aflitos (as) diante dos desafios. Muitos de nós ainda não entendemos que o Espírito Santo foi enviado para nos ajudar a superar as barreiras, iluminar o caminho pedregoso, revelar passo a passo o que é bom para nós. O Espírito Santo também é quem nos dá visão para enxergarmos as nossas limitações e nos capacita para que cresçamos nas nossas potencialidades. Ele nos revela por meio de sinais aonde precisamos ir e nos impulsiona a nos envolver no projeto de Deus para a vida das pessoas com quem convivemos. Assim como Paulo teve a visão do macedônio que lhe pedia ajuda, nós também, pelo poder do Espírito, intuímos sobre as sugestões de Deus para a nossa missão de edificadores do reino de Deus e anunciadores da Salvação de Jesus. – Você acredita no poder do Espírito Santo para ajuda-lo (a) a enfrentar os desafios? – O Espírito Santo tem lhe mostrado alguém que precisa da sua ajuda? – Você tem obedecido às Suas sugestões? – Você acha que poderá um dia ser cobrado pela desobediência ao Espírito Santo?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 99 


🗣 ”Aclamai o Senhor, ó terra inteira.”

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!🗣

_ _ _ _ _ _ 


2️⃣ Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.🗣 

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 99 


Reflexão - “Servir ao Senhor com alegria é a característica de quem é filho de Deus Pai. Se, servimos a Jesus, estamos também servindo ao Deus que nos criou. Nós sabemos que somos do Pai e só a Ele pertencemos e que o Seu amor é fiel eternamente e a Sua bondade perdura para sempre. Nunca podemos servi-Lo com má vontade, nem resmungando, pois o nosso desígnio é louvar, adorar e servir a Deus.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - João 15, 18-21

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 


Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentando à direita de Deus Pai. (Cl 3, 1)

_ _ _ _ _ _ 


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João 


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.

20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.


Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


”Por que o mundo nos odeia?”


“Se no Evangelho de ontem nos falava Cristo do grande mandamento do amor, no de hoje nos fala da grande prova do amor cristão, que é suportar o ódio e a perseguição do mundo: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim”. Eis as duas caras da vida cristã que não podemos separar, se queremos preservar intacta a única fé ensinada por Cristo e sua Igreja, devemos amar-nos uns aos outros, mas havemos de ser odiados até por quem amamos: “Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome”. A razão disso, recorda-a S. Pedro em sua primeira carta, dirigida aos que o príncipe dos Apóstolos chama estrangeiros (cf. 1Pd 1, 1), não por viverem no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na Ásia ou na Bitínia, mas por não terem neste mundo sua pátria definitiva: “Vivei com temor durante o tempo da vossa peregrinação” (cf. 1Pd 1, 17). É a mesma razão que o Senhor dá aos discípulos, ao dizer por que hão de ser detestados por muitos: “Porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia”. O mundo a que se refere Jesus não é, obviamente, o cosmos material, criado por Deus com beleza e harmonia; é, longe disso, o “mundo” inventado pela maldade humana, com seus valores torpes, com seus princípios torcidos, com suas estruturas de pecado que induzem ao pecado. É, numa palavra, o ambiente anticristão que se respira entre os que vivem esquecidos de que foram criados para um fim mais alto, ambiente este que se traduz em formas mais ou menos institucionalizadas de julgar “normais” e “inevitáveis” atitudes que são moralmente reprováveis (v.gr., o aborto; os pecados sexuais como a masturbação, a pronografia, o homossexualismo; os métodos contraceptivos; as relações amasiadas; o divórcio; as múltiplas formas de injustiça social hoje grassantes etc.). É este mundo que nos irá odiar, sempre e invariavelmente, porque é contrário por princípio à doutrina de Nosso Senhor e ao Magistério de sua Igreja. Mas este mundo, se é um inimigo sobretudo externo, com a pressão de suas ideologias e a força de seus promotores, não deixa de ser um adversário interno, porque também nós, embora sejamos cristãos, trazemos algo de mundanidade em nossos corações, na nossa forma de pensar e agir. Por isso, são duas as frentes em que devemos lutar: primeiro, a da nossa própria consciência e interioridade, matando por uma conversão cada vez mais profunda os últimos vestígios do homem velho que habita em nós; segundo, a do nosso próprio ambiente, fazendo quanto for possível para que prevaleçam em todos os âmbitos da vida social e familiar os valores sagrados do Evangelho. Mas não percamos nunca de vista: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim”, pois “o servo não é maior que seu senhor”.” 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

📆 23 de Maio de 2025 (6ª Feira)

 📆 23 de Maio de 2025 (6ª Feira) 


_ _ _ _ _ _ 


SEXTA-FEIRA DA V SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia 


S. João Batista de Rossi, sacerdote romano

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


O Cordeiro imolado é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a glória e o louvor, aleluia. (Ap 5, 12)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Concedei-nos, Senhor, viver plenamente os mistérios pascais; e o que celebramos com alegria sempre nos fortaleça e nos comunique a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 15, 22-31

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.


Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”

30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.


Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 15, 22-31


Reflexão - “O Espírito Santo é o nosso instrutor.”


“A comunidade dos apóstolos reunida com o Espírito Santo chegou a um consenso sobre a circuncisão. O jugo que pesava sobre os pagãos foi retirado e o Deus de amor e misericórdia revelou a sua face àquele povo, que descobriu o Nome de Jesus. O Espírito Santo é quem nos dá a garantia no discernimento dos nossos questionamentos. Tudo o que Deus quer é a felicidade do homem. Deus não quer dificultar as coisas para nós, Ele quer que sejamos felizes seguindo o Seu mandamento. O santo é feliz e vive no amor e na alegria mesmo que possa passar por sofrimento e suplício. A vida aqui na terra já nos impõe muitas dificuldades, mas nem por isso deixamos de dar testemunho do grande amor que Deus tem por nós. Precisamos estar alertas! Às vezes passamos pelas tribulações para dar ao mundo um testemunho coerente de cristão que segue os passos de Jesus. Jesus venceu a morte, nós também podemos vencê-la confiando na Sua força.  O Senhor nos escolhe hoje, como escolheu os apóstolos e discípulos para que nós possamos, guiados pelo Espírito, ajudar a abrir as portas da salvação para os pagãos. - Você quer ser santo (a)? – O que você entende por santidade? – Peça ao Espírito Santo que o (a) revele como o Pai deseja que seja a sua santidade desde já. – Você entende os momentos de dificuldades? – Em que você cresceu durante os últimos tempos de isolamento?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 56 


🗣 ”Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.”

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração! Vou cantar e tocar para vós: desperta, minh'alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora!🗣

_ _ _ _ _ _ 


2️⃣ Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, dar-vos graças por entre as nações! Vosso amor é mais alto que os céus, mais que as nuvens a vossa verdade! Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, vossa glória refulja na terra!🗣 

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 56 


Reflexão - “Quando o nosso coração está pronto para louvar o Senhor, realmente, nós como o salmista, conseguimos “acordar a aurora”, pois nós começamos desde cedo a entrar em sintonia com o Senhor. O amor de Deus é mais alto que os céus, no entanto, ele se acomoda dentro do nosso coração. Por isso, o desejo da nossa alma é cantar e tocar para o Senhor com toda a alegria que existe dentro de nós, dizendo: “desperta, minha alma, desperta”!”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - João 15, 12-17

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 


Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou. (Jo 15, 15b)

_ _ _ _ _ _ 


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João 


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.

14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.


Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


”O amor vem de Deus.”


“Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Nestas palavras, de todos tão conhecidas e por todos tão repetidas, está contida in nuce a Lei evangélica, fundada no amor a Deus e ao próximo, e a economia da graça, sem a qual é impossível cumpri-la. Porque, se bem já na Antiga Aliança havia o povo de Israel recebido de Deus o mandamento de o amar sobre todas as coisas, e uns aos outros por amor a Ele, foi só na Nova Aliança que o povo do novo Israel, que é a Igreja, passou a receber em plenitude a graça de Cristo redentor, que cria em nós um coração novo, capaz de amar com amor verdadeiramente divino, absoluto e eficaz, segundo a promessa feita pela boca de Ezequiel: “Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne” (Ez 36, 26). Erram, portanto, os que pensam que o homem pode por si só, a partir de suas meras forças naturais e contando unicamente com o exemplo de Nosso Senhor, amar a Deus como Ele quer e deve ser amado, isto é, como autor e fim da ordem não apenas natural, mas sobrenatural. A Igreja, pelo contrário, ensina e professa, em plena conformidade com as SS. Escrituras, que se a todo ato salutar é necessária a graça interna, com mais forte razão será ela necessária ao maior e mais perfeito de todos os atos salutares, que é o amor a Deus. É por isso que o Concílio de Trento anatematiza quem quer que diga “que o homem, sem a inspiração preveniente do Espírito Santo e sem o seu auxílio, pode crer, esperar e amar ou arrepender-se como convém, para obter a graça da justificação” (DH 1553), e o Concílio Arausicano II reitera: “É pois dom de Deus o amar a Deus. Foi Ele, que ama antes de ser amado, quem nos deu o poder amá-lo. Quando éramos inimigos, fomos amados, para que se nos desse o amar como amigos. Difunde pois a caridade em nossos corações o Espírito do Pai e do Filho, a quem amamos com o Pai e o Filho” (Denz. 198). Daí se entendem, por último, as conhecidas palavras de S. Agostinho: “Donde vem aos homens o amor a Deus e ao próximo, senão de Deus? Ora, se não vem de Deus, mas dos homens, venceram os pelagianos; se porém vem de Deus, vencemos os pelagianos. Tome pois assento o Apóstolo João e nos julgue esta causa. ‘Caríssimos’, diz ele, ‘amemo-nos uns aos outros’. Nestas palavras de João, começam a deblaterar os pelagianos, dizendo: ‘Por que se nos prescreve isto, senão porque temos em nós mesmos donde nos amemos uns aos outros?’, esquecendo o que diz logo em seguida o mesmo João, para confusão deles: ‘Porque o amor vem de Deus’ (Jo 4, 7). Não é de nós, portanto, que vem a caridade, mas de Deus” (De gratia et libero arbitrio XVIII 37: PL 44, 903).” 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

📆 22 de Maio de 2025 (5ª Feira)

 📆 22 de Maio de 2025 (5ª Feira) 


_ _ _ _ _ _ 


QUINTA-FEIRA DA V SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia 


S. Rita de Cássia, religiosa agostiniana / S. Júlia, virgem e mártir na Córsega

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Cantemos ao Senhor, pois fez brilhar a sua glória. O Senhor é a minha força e meu canto, ele foi para mim a salvação, aleluia. (Cf. Ex 15, 1-2)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, cuja graça nos transforma de pecadores em justos, de miseros em bem-aventurados, acompanhai com vosso poder e vossos dons os que justificastes pela fé, para que jamais lhes falte a força da perseverança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 15, 7-21

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.


Naqueles dias, 7depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: “Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu, do vosso meio, para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem. 8Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 

9E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10Então, por que vós agora colocais Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais e nem nós mesmos tivemos força para suportar? 11Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles”.

12Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos. 13Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouvi-me: 14Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu Nome. 15Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 16ʽDepois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu Nome. É o que diz o Senhor, que fez estas coisas, 18conhecidas há muito tempo’.

19Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. 20Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 21Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade, Moisés tem os seus pregadores, que leem todos os sábados nas sinagogas”.


Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 15, 7-21


Reflexão - “Assinalados pelo Espírito Santo.”


“Os apóstolos discerniam sobre a circuncisão dos pagãos e Pedro lembrava aos seus companheiros que Jesus viera abolir este tipo de sacrifício, quando Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor dos pagãos, dando-lhes o Espírito Santo, assim como fez com eles próprios.  Deus não faz distinção de pessoas, portanto, precisamos nós também, hoje, ter consciência de que é pela graça de Jesus Cristo que somos salvos, e a prova disso é a nossa fé. O plano do Pai é que todos sejamos salvos e cheguemos ao conhecimento da verdade e ninguém pode ficar de fora. Às vezes rejeitamos as pessoas, achamos que elas não são dignas e queremos para elas um jugo que nem nós podemos suportar. Precisamos estar de olhos abertos para isso! Que nos adianta ter o corpo marcado se o nosso coração não estiver assinalado? Precisamos, antes, circuncidar o nosso coração retirando tudo o que não é de Deus e deixando que o Espírito Santo assinale nele o selo do Amor. Precisamos desejar ardentemente que todos os que ainda não receberam o Espírito Santo tenham o coração assinalado pelo Amor do Pai e do Filho para que todos experimentem os Seus frutos. -  Você tem o seu coração circuncidado? – Como é isso? – O que você entende por isso? – Você faz alguma objeção que pessoas consideradas “pecadoras públicas” (criminosos, estupradores, assaltantes, tenham acesso à Igreja, e ao direito de receber Sacramentos?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 95 


🗣 ”Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.”

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!🗣

_ _ _ _ _ _ 


2️⃣ Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!🗣 

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável pois os povos ele julga com justiça.🗣 

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 95 


*Reflexão - “O Espírito Santo é quem nos faz cantar e anunciar as maravilhas do Senhor em todos os lugares. É Ele o nosso motivador. Jesus é o Rei de quem tem um coração contrito e se apossa da salvação que Ele veio nos dar. Publicar entre as nações que o Senhor reina é tê-Lo como único Senhor e Salvador.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - João 15, 9-11

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 


Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar. (Jo 10, 27)

_ _ _ _ _ _ 


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João 


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.


Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


”Se Deus ama a Cristo, por que o entregou à morte?”


“Após falar aos discípulos da necessidade de estarmos unidos a Ele para termos vida, por ser Ele a videira e nós, os ramos, Nosso Senhor Jesus Cristo pronuncia hoje uma de suas falas mais sentidas do Evangelho, e também uma das mais misteriosas, se a lermos à luz do que acontecerá poucas horas depois do fim deste discurso no Cenáculo, lá em cima no monte Calvário: “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei”. Ora, sabemos que Cristo, por ser o Filho natural de Deus, é amado pelo Pai desde toda a eternidade, com aquele amor infinito que é o Espírito Santo. Mas como entender que, sendo Ele o Filho amado, em quem Deus pôs toda a sua complacência, o Pai o tenha entregado à morte? Como harmonizar aquele: “Como o Pai me amou”, que Cristo pronuncia momentos antes de padecer, com o decreto eterno, iníquo e cruel à primeira vista, com que o mesmo o Pai o quis entregar a seus inimigos? Não há dúvida, por certo, de que Deus é “Deus de lealdade, não de iniquidade” (Dt 32, 4), e por isso não podemos dizer que tenha sido nem injusto nem cruel por parte dele entregar Nosso Senhor à morte, senão que, ao contrário, nisto mesmo se manifesta o imenso amor que o Pai lhe devota e com que o Filho lhe corresponde: o Pai ama ao Filho escolhendo-o para a mais alta missão que jamais houve — redimir o gênero humano —, e o Filho ama ao Pai obedecendo-lhe em tudo, até a morte na cruz. Ao entregar, pois, seu Filho à morte, o Pai expressa ao mesmo tempo (a) a sua severidade (cf. Rm 11, 22), por não ter querido perdoar-nos sem a devida satisfação, e por isso “não poupou seu próprio Filho” (Rm 8, 32), e também (b) a sua bondade (cf. Rm 11, 22), por ter proporcionado aos homens quem os pudesse redimir, e por isso “o entregou por todos nós” (Rm 8, 32). E, apesar dos horrores do Calvário, o Pai não deixou de predestinar Cristo a uma glória sem comparação, permitindo que Ele, uma vez rebaixado sob as nossas mãos, fosse mais tarde exaltado acima de todos (cf. Fp 2, 9). Assim, por ter-se entregado à morte, mereceu Ele ser ressuscitado, como primícias dentre os mortos (cf. 1Cor 15, 20); por ter descido aos infernos, enquanto seu corpo jazia no sepulcro, mereceu ascender aos céus (cf. Ef 4, 9-10); por ter sido humilhado e confundido, mereceu sentar-se à direita do Pai, como glória e majestade; e por ter-se submetido ao poder dos homens, mereceu o direito de os julgar a todos. Foi assim “como o Pai me amou”, inspirando-me o desejo de por todos sofrer e morrer, a fim de a todos salvar, destruída de uma vez para sempre o poder da morte. E é assim que o Filho, escolhido com amor pelo Pai, hoje nos escolhe com o mesmo amor: “Assim também eu vos amei”, para que saibamos que a nossa vida é luta, é muitas vezes padecer e, a olhos humanos, ser derrotado vergonhosamente; mas é uma vida que, se combatida com fé, é já uma vitória, porque Ele mesmo já reina, vivo e triunfante no céu: “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16, 33).” 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

📆 21 de Maio de 2025 (4ª Feira)

 📆 21 de Maio de 2025 (4ª Feira) 


_ _ _ _ _ _ 


QUARTA-FEIRA DA V SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia)


_ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia 


SS. Cristóvão de Magalhães, sac., e Companheiros, mártires no México / S. Carlos Eugênio de Mazenod, bispo de Marselha, fundador dos Oblatos de Maria Imaculada


_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Vosso louvor é transbordante em minha boca; a alegria cantará sobre meus lábios, aleluia! (Sl 70, 8. 23)


_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, que amais e restaurais a inocência, orientai para vós os corações dos vossos filhos e filhas, a fim de que jamais se desviem da luz da vossa verdade aqueles que libertastes das trevas da incredulidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 15, 1-6


_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.


1Naqueles dias, chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.

3Depois de terem sido acompanhados pela comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos. 

4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 

5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé, levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 

6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.


Palavra do Senhor. 


_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 15, 1-6


Reflexão - “O objetivo da Lei de Deus é que vivamos no SEU AMOR”


“Na medida em que a Igreja crescia apareciam as primeiras dificuldades por causa de divergências e diferenças de opiniões e, consequentemente, também discussões e confusão. Depois da entrega de Jesus na Cruz para a salvação do homem, não havia mais sentido em ser cumprida a circuncisão que era uma regra judaica do Antigo Testamento. Porém, existiam naquele tempo, como existem hoje, aqueles (as) que são “zelosos (as) ” da lei e das regras, mas esquecem de que o objetivo da Lei de Deus é que se viva no SEU AMOR. Os apóstolos, no entanto, com grande sabedoria resolveram reunir-se para que o próprio Espírito Santo os conduzissem nas resoluções da comunidade cristã. Quando nos empenhamos em edificar o reino de Deus formando comunidade, para nós também, esse é um processo natural. Hoje  também existem aqueles que, motivados pela severidade e rigor, olham mais para as regras e não percebem a ação misericordiosa de Deus. Por isso mesmo as divergências sempre irão acontecer,  no entanto Deus deu a todos nós inteligência e a sabedoria do Seu  Espírito para que pudéssemos iluminados por Ele, chegar à unidade de pensamento, de ideal e de objetivo. Os apóstolos, ao mesmo tempo em que divergiam também se alegravam com os prodígios e  a conversão daqueles que nunca haviam ouvido falar de Jesus. Na  nossa comunidade e na nossa família precisamos também agir assim e não nos inquietarmos com os desacordos de opiniões e a diversidade de conceitos. Se nos reunirmos e colocarmos os nossos pensamentos e sentimentos à mostra de todos, sob a luz do Espírito Santo, com certeza, conseguiremos acertar as arestas e baseados (as) na regra do Amor, perceber o que é essencial para  chegarmos à unidade apesar das nossas diferenças. - Na sua família e na Comunidade que você participa há divergências e discussões? - Você se aflige por isso? - O que você tem feito quando isso acontece – Você tem enxergado os pontos positivos da sua família e da comunidade? – Você tem se alegrado com eles?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 121 


🗣 ”Que alegria, quando ouvi que me disseram: Vamos à casa do Senhor!”


 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.🗣


_ _ _ _ _ _ 


2️⃣ Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.🗣 


_ _ _ _ _ _


3️⃣ Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.🗣 


_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 121 


Reflexão - “Jerusalém é a cidade santa e significa para nós a Igreja que, mesmo ainda caminhando, tem um desígnio de santidade. Por isso, nós que nos consideramos Igreja, ficamos alegres, pois, caminhamos para a casa do Senhor. Jerusalém também é cada um de nós que somos moradas do Senhor.”


_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - João 15, 1-8


_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 


Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; quem em mim permanece há de dar muito fruto. (Jo 15, 4a. 5b)


_ _ _ _ _ _ 


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João 


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 


2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 


3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 


4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.


5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 


6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 


7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 


8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.


Palavra da Salvação. 


_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


”Podados para amar.”


“Jesus diz hoje aos Apóstolos: “Vós já estais limpos por causa da palavra que Eu vos falei”. Isso significa que a palavra de Deus, se escutada e acolhida como convém, tem a virtude de nos purificar. Mas para entendermos a fundo essa frase de Nosso Senhor, precisamos notar que ela depende da que vem imediatamente antes: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto Ele o corta; e todo ramo que dá fruto, Ele o limpa, para que dê mais fruto ainda”. Ou seja, a palavra de Deus nos purifica na medida em que, inseridos no Corpo de Cristo pelo Batismo e a graça santificante, recebemos a seiva de vida eterna que nos vem por meio da fé. Quanto mais unidos estamos a Cristo como ramos à videira, mais o Pai que está nos céus nos poda e purifica, a fim de que, recebendo o influxo de sua vida, cresçamos e frutifiquemos em abundância. Pelo Batismo, já somos ramos de Jesus; mas para que demos o fruto sazonado do amor — e não apenas folhas —, temos de deixar-nos podar, limpar, purificar por aquele que é o autor da nossa santificação. Essa poda consiste, entre outras coisas, em abandonar não só o pecado, mas também os amores, divertimentos e afetos que, mesmo não sendo pecaminosos, são próprios de um espírito mundano, hostil à mondadura que Deus quer levar a cabo em nossas almas. Por isso, entreguemo-nos sem medos às mãos do Pai celeste, que, como zeloso agricultor, não medirá esforços para arrancar todas as ervas daninhas que têm impedido de crescer no terreno dos nossos corações a flor de uma caridade mais pura e perfeita.” 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

📆 20 de Maio de 2025 (3ª Feira)

 📆 20 de Maio de 2025 (3ª Feira) 


_ _ _ _ _ _ 


TERÇA-FEIRA DA V SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia)


_ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia 


S. Bernardino de Sena, presbítero franciscano / S. Áurea, mártir de Óstia


_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Louvai o nosso Deus, todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes; pois chegou a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, aleluia! (Ap 19, 5; 12-10)


_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, na ressurreição de Cristo vós nos renovais para a vida eterna, dai ao vosso povo constância na fé e na esperança, para que jamais duvide do cumprimento das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 


_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 14, 19-28


_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.


Naqueles dias, 19de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 

20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé.

21Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecerem firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado.

24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado.

27Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos.


Palavra do Senhor. 


_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 14, 19-28


Reflexão - “Espírito de solidariedade.”


“Ancorados no poder do Espírito Santo e entregues à graça de Deus os discípulos de Jesus continuavam a Sua pregação. Ajudavam-se mutuamente e exortavam uns aos outros para que permanecessem firmes na fé em Jesus Cristo ressuscitado. Paulo e os outros discípulos atravessaram as maiores dificuldades a fim de anunciar o reino de Deus sem desanimar diante dos obstáculos protegendo um aos outros, com estratégias diversas. A solidariedade entre eles se revelava nos perigos que enfrentavam para socorrerem uns aos outros. Encorajavam-se com palavras de alento porque tinham consciência do chamado de Jesus para cada um: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no reino de Deus”.  As suas grandes armas eram a confiança em Jesus, a oração e o jejum. Assim sendo, a Igreja crescia e as portas da fé eram abertas para os pagãos. A experiência dos discípulos nos serve de modelo hoje na missão de levar o Nome de Jesus a todas as nações. Nós precisamos estar muito convictos de que nunca teremos a paz à moda que o mundo dá. A paz que o mundo dá é convite à acomodação, à boa vida, às coisas fáceis e nós somos chamados (as) a nos desinstalar, a nos despojar, a orar, jejuar, porque somente assim as portas da fé se abrirão também para a nossa família, os nossos amigos e todos àqueles (as) a quem pretendemos evangelizar.  O cristão deve estar sempre pronto a suportar ofensas e ultrages, se pretende seguir o Mestre e prosseguir rumo a santidade. Não nos admiremos, pois, de estarmos passando por tribulações, o Espírito Santo é quem nos sustenta e nos conduz. - Que exemplo Paulo e os outros discípulos deram a você hoje nesta leitura? – Você prestou atenção à solidariedade dos discípulos? – Você é uma pessoa solidária? – Você é capaz de correr risco para ajudar alguém? – Qual tem sido a sua grande arma para anunciar Jesus? – Qual a característica primeira de um bom evangelizador? – Como você tem evangelizado?”


_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 144 


🗣”Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.”


 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!🗣


_ _ _ _ _ _ 


2️⃣ Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.🗣 


_ _ _ _ _ _


3️⃣ Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos.🗣 


_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 144 


Reflexão - “Evangelizar é espalhar os prodígios de Deus entre os homens a fim de que todos percebam que o reino de Deus é para sempre e que nós podemos experimentá-lo, desde já. A boca que canta a glória do Senhor transmite a graça de Deus de geração em geração. Você sabia que quando canta louvores ao Senhor você espalha a glória de Deus fazendo com que ela alcance àqueles (as) que já se foram e os (as) que ainda virão?”


_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - João 14, 27-31a


_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 


O Espírito Santo, o Paráclito, haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado, aleluia. (Jo 14, 26)


_ _ _ _ _ _ 


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João 


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 


28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 


29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.


30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 


31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.


Palavra da Salvação. 


_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


”A minha paz vos dou.”


“Duas coisas nota Cristo no coração dos Apóstolos: de um lado, a perturbação que sentem por tudo o que ouvem e sabem que hão de sofrer dali a poucas horas; de outro, a paz que Ele mesmo lhes deixa, paz verdadeira e profunda, que nada tem a ver com a paz do mundo. Mas como é possível que em tais circunstâncias convivam na alma dos Apóstolos perturbação e paz: “Deixo-vos a paz”, inquietação e sossego: “Não se perturbe”, tristeza e alegria: “Se me amásseis, ficaríeis alegres”? A razão, lembra S. Tomás de Aquino, é que tanto a paz quanto a alegria são efeitos da caridade, de maneira que, onde há um coração em graça e amizade com Deus, nele também há paz e alegria, por mais agitadas que se encontrem as paixões. Chama-se propriamente alegria, com efeito, o prazer ou deleite que se experimenta pela apreensão interior de um bem (cf. II-II 35, 2 c.), em razão da presença do objeto amado (cf. II-II 28, 1 c.). Ora, uma vez que o estado de graça traz consigo a graça de inabitação, em virtude da qual o fiel tem presente em sua alma não só o sumo Bem, mas o poder de desfrutá-lo quando quiser, não há dúvida de que todo justo, pelo só fato de sê-lo, tem dentro de si a maior alegria que é dada ao homem nesta vida. Pela mesma razão se deve afirmar que em toda alma em graça há paz verdadeira: “A minha paz vos dou”, conquanto imperfeita: “Não se perturbe o vosso coração”: verdadeira, porque a paz implica concórdia, e a graça santificante, reordenando-o a Deus, faz o homem ter com Ele um só coração (cf. II-II. 29, 3 c.); mas imperfeita, porque neste mundo se experimentam ainda muitas paixões e desejos discordantes, apesar de o movimento principal de nossa alma já repousar em Deus (cf. II-II 29, 2 ad 4). Por isso, nada impede que os Apóstolos e os outros justos tenham, como um tesouro em suas almas, alegria profunda e paz verdadeira, mas experimentem ainda, na superfície das emoções e preocupações humanas, o medo, a inquietação e o desassossego conaturais ao nosso estado de viadores neste vale de lágrimas. Não deixemos que esses “entulhos” nos enturbem a vista, a ponto de já não enxergarmos os dons preciosíssimos que nos deu Cristo, como consolo em meio à prova e um lembrete de que, superada a nossa peregrinação terrena, entraremos por fim no gozo e na paz que não conhecem ocaso: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo”. 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

📆 *24 de Junho de 2024 (4a Feira)*

 📆 *24 de Junho de 2024 (4a Feira)* _ _ _ _ _ _ *NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA* (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solen...