segunda-feira, 23 de junho de 2025

📆 03 de junho de 2025 (3a Feira)

 📆 03 de junho de 2025 (3a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 


TERÇA-FEIRA DA VII SEMANA DA PASCOA (Vermelho, Memória - Ofício dos Mártires)

_ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia 


SS. Carlos Lwanga e Companheiros, mártires de Uganda / S. Clotilde, rainha da França

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Como ouro na fornalha o Senhor provou os eleitos e aceitou-os como ofertas de holocausto; no tempo certo Deus se lembrará deles porque seus escolhidos receberão a graça e a paz. (Cf. Sb 3, 6-7.9)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, que fizestes do sangue dos Mártires semente de novos cristãos, concedei benigno que o campo da vossa Igreja, regado pelo sangue de São Carlos Lwanda e seus companheiros, produza para vós sempre mais abundante colheita. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - At 20, 17-27


_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 17 De Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18 Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: "Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19 Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus. 20 Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21 Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor. 22 E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá. 23 Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24 Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus. 25 Agora, porém, tenho a certeza que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26 Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27 pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito".


Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - At 20, 17-27


Reflexão - “O Espírito Santo nos exercita a suportar a pressão”


São Paulo nos dá exemplo de como servir a Deus no anúncio do Evangelho de Jesus. Assim, ele recorda o seu trabalho na edificação do reino de Deus enquanto se despedia dos anciãos da Igreja de Éfeso. Suas palavras deixam o nosso coração cheio de zelo e de ardor, pois dão um verdadeiro testemunho do servo fiel que percebe claramente o momento e a realidade em que vive e a missão que lhe foi confiada. Mesmo entre cadeias e tribulações ele seguia de cidade em cidade passando por todas as provações possíveis, confiando, porém, na assistência do Espírito Santo que o preparava, orientava e guiava.  Desse modo, se dizia “prisioneiro do Espírito”, numa atitude de verdadeira humildade e submissão a Deus. O Espírito Santo não tira os obstáculos do nosso caminho, mas nos exercita para que possamos suportar a pressão.  Ele tinha um único objetivo: servir a Deus, testemunhando o Evangelho e anunciando a Salvação para todos os homens. Consciente do dever cumprido, Paulo sente-se à vontade e diante dos anciãos da Igreja e os exorta: “eu não sou responsável se alguém de vós se perder, pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito”. Assim também acontece com cada um de nós! Quando cumprimos fielmente com a nossa missão em qualquer trabalho que desempenhamos, fazendo a parte que nos cabe, podemos ficar tranquilos em relação às pessoas a quem formamos, pois, o comportamento delas será um compromisso pessoal de cada um. À exemplo de São Paulo, também podemos permanecer firmes no desempenho da nossa missão dando testemunho do evangelho da graça de Deus, não considerando a nossa vida preciosa para nós mesmos, mas colocando-a a serviço da Igreja de Jesus Cristo.  - Como você se sente em relação às recomendações de Paulo? – Você já entendeu qual o projeto de Deus para você? – O que você está esperando: um carro novo, um bom trabalho, sucesso, fama, uma esposa, um esposo? Mas o que será mesmo que o Pai preparou para você? – Reflita!

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – Sl 67(68) 


🗣 "Reinos da terra, cantai ao Senhor."

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Derramastes lá do alto uma chuva generosa, e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; com carinho preparastes essa terra para o pobre. 🗣

_ _ _ _ _ _ 


2️⃣ Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte! 🗣 

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – Sl 67(68) 


Reflexão - “O salmista conclama a que todos cantem a bondade do Senhor, que derrama lá do céu uma chuva generosa no chão do nosso coração, a fim de nos restaurar para edificar o Seu reino de amor. A chuva que cai do céu é a graça do Senhor que se derrama copiosamente sobre nós. É o Espírito Santo, a chuva generosa que se derrama lá do céu e nos faz suportar o cansaço da caminhada. O Senhor carrega os nossos fardos e nos livra da morte eterna: “nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador”. Somente Ele tem o poder de nos livrar da morte eterna, portanto, cantemos ao Senhor, porque fazemos parte do Seu reino!” 

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - João 17, 1-11a

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 


Rogarei ao meu Pai e ele há de enviar-vos um outro Paráclito, que há de permanecer eternamente convosco. (Jo 14, 16)


_ _ _ _ _ _ 


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João 


Naquele tempo, 1 Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: "Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2 e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste. 3 Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4 Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5 E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse. 6 Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7 Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8 pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste. 9 Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10 Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11a Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti".


Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


”So o Filho leva ao Pai.”


“Jesus, que em diversas ocasiões proclamou ser o Filho de Deus em sentido natural, abre hoje aos Apóstolos a intimidade de seu relacionamento com o Pai, nesta que é uma de suas orações mais entranháveis: “Pai, chegou a hora”, e na qual se podem notar um gesto e uma expressão muito significativos. O gesto é levantar de olhos ao céu: “Jesus ergueu os olhos ao céu e disse”, com o que se nos indica a necessidade de buscarmos as coisas do alto, segundo a conhecida frase de S. Paulo: “Buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus” (Col 3, 1), e o “alto” em que o devemos buscar é, antes de tudo, o de nossas almas, na oração e contemplação dos mistérios divinos. Ora, uma vez que a oração de Cristo é modelo para a nossa, devemos sempre rezar a Deus começando pela sua glória, e não pelas nossas necessidades: “Santificado seja o vosso nome”, como dizemos no pai-nosso, e “Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti”, como reza Cristo em sua oração sacerdotal. A expressão é a que revela em que consiste a vida eterna, que é conhecer a Deus e o seu enviado: “A vida eterna é esta, que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo”. Porque a vida eterna, com efeito, não é outra coisa senão ver a Deus como é em si mesmo; mas como esse conhecimento é superior à nossa pobre natureza, só poderemos alcançá-lo se conhecermos antes, pela fé, o que sobre o Pai nos revelou o Filho encarnado, pois “ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou” (Jo 1, 18). Só Jesus, em resumo, nos manifesta quem e como é o Pai: “Manifestei o teu nome aos homens”, e só por Ele chegaremos um dia à plena visão de quem, por sua graça, nos adotou como filhos no Filho unigênito: “Agora eles sabem […]. Eu te rogo por eles” 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *30 de Junho de 2025 (2a Feira)*

  📆 *30 de Junho de 2025 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do dia*  ...