sábado, 1 de fevereiro de 2025

📆 24 de Janeiro de 2025 (6a Feira)

 📆 24 de Janeiro de 2025 (6a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

SÃO FRANCISCO DE SALLES - BISPO E DOUTOR (Branco, pref. comum ou dos pastores - ofício da memória)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia.  

S. FRANCISCO DE SALES, BISPO DE GENEBRA, DOUTOR DA IGREJA, FUNDADOR DA ORDEM DA VISITAÇÃO, PADROEIRO DA IMPRENSA CATÓLICA / B. TIMÓTEO GIACARDO, PRESBÍTERO / URBANO E FELICIANO DA ÚMBRIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo o seu tesouro, o cumulou de todos os bens.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Ó Deus, quisestes que, na caridade apostólica, o bispo São Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Hebreus 8, 6-13

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 6agora, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores.

7De fato, se a primeira aliança fosse sem defeito, não se procuraria estabelecer uma segunda. 

8Com efeito, Deus adverte: “Dias virão, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança. 

9Não como a aliança que eu fiz com os seus pais, no dia em que os conduzi pela mão para fazê-los sair da terra do Egito. Pois eles não permaneceram fiéis à minha aliança; por isso, me desinteressei deles, diz o Senhor. 

10Eis a aliança que estabelecerei com o povo de Israel, depois daqueles dias – diz o Senhor: colocarei minhas leis na sua mente e as gravarei no seu coração, e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 

11Ninguém mais ensinará o seu próximo, e nem o seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’ Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior. 

12Porque terei misericórdia das suas faltas, e não me lembrarei mais dos seus pecados”. 

13Assim, ao falar de nova aliança, declarou velha a primeira. Ora, o que envelhece e se torna antiquado está prestes a desaparecer.

 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Hebreus 8, 6-13

Reflexão - “Uma Nova Aliança, de Amor e de Misericórdia”

“A primeira aliança de Deus com o povo hebreu feita por intermédio de Moisés foi quebrada pelo próprio povo que não cumpriu as Suas ordens e, desobedeceu e rejeitou a Sua Lei. A NOVA ALIANÇA, feita por meio de Jesus é uma nova chance que Deus dá a todos nós e é baseada na Sua Misericórdia e no Seu Amor que é a justiça para nós. É uma Aliança Eterna, porque está gravada em nosso coração e guardada na nossa mente para sempre, por isso, não a esqueceremos. Todos têm acesso a ela, do menor até o maior, pois a graça e o favor de Deus são para todos nós. Tudo o que era velho passou e em Jesus o Senhor Deus torna novas todas as coisas. Ele nos dá a garantia de que as nossas faltas são esquecidas. Portanto, não precisaremos ir longe nem pedir auxílio de homem algum: o próprio Deus concluiu conosco uma nova aliança e nos faz promessas melhores: “porque terei misericórdia das suas faltas e não me lembrarei mais dos seus pecados!” – Que promessa melhor Ele poderia dar a você? – Você já experimentou o perdão de Deus em toda a sua amplitude? – Você também é capaz de perdoar a quem o (a) feriu? -  Você ainda se sente devedor (a) diante de Deus?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 84 

🗣 A verdade e o amor se encontrarão.

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, concedei-nos também vossa salvação! Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo – 84 

Reflexão - “As promessas de Deus para nós se cumprem na medida em que nós vamos aderindo ao Seu projeto de salvação. Quando isso vai acontecendo nós vamos percebendo em nós o encontro da verdade e do amor, da justiça e da paz e no nosso coração começam a brotar os primeiros frutos: alegria, paciência, mansidão. É isso o que o Salmo de hoje nos faz refletir. Portanto peçamos ao Senhor que nos conceda a Sua Salvação e com isto nós receberemos Dele tudo o que é bom.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Marcos 3, 13-19

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia 

 Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou esta reconciliação (2Cor 5, 19)

_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos. 

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 

14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 

15com autoridade para expulsar os demônios. 

16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 

17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”; 

18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 

19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

 “Apóstolo sem oração?”

“O fundamento de todo apostolado é a vida íntima de oração, o único meio de conhecermos Aquele cuja verdade devemos anunciar ao mundo. Há poucos momentos na história da humanidade que sejam mais importantes e decisivos do que a escolha dos doze Apóstolos: “Naquele tempo”, anuncia-nos hoje a Santa Igreja, “Jesus subiu ao monte e chamou os que Ele quis”, escolheu aqueles cujo apostolado mudaria, de fato, o curso da história humana. Trata-se de doze homens sobre os quais se ergueria o novo Israel, o novo povo de Deus. Antes, sob a vigência do Antigo Testamento, para pertencer ao povo eleito era necessário descender de algum dos doze filhos de Jacó; agora, sob o signo da nova e eterna Aliança, o povo eleito é formado por aqueles que, escolhidos livremente por Cristo, são chamados antes de tudo “para ficar com Ele”, ou seja, para ter um relacionamento íntimo — de conversão e oração — que se transfigure depois em obras de amor, em apostolado. A primeira coisa que deve fazer o fiel que deseja sair em missão, portanto, é saber estar com Jesus: o primeiro passo do apóstolo, nesse sentido, não é para fora, esparramando-se no mundo, mas para dentro, encontrando-se com Deus no interior de si mesmo. Não caiamos no erro, tão comum nos tempos que correm, de sacrificar o único necessário — nossa santificação pessoal por meio da oração silenciosa e solitária aos pés do Senhor — a favor de um atividade apostólica agitadiça e desorientada, incapaz de levar aos outros Aquele que nos recusamos conhecer intimamente.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *30 de Junho de 2025 (2a Feira)*

  📆 *30 de Junho de 2025 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do dia*  ...