segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 30 de Agosto de 2024 (6a Feira)

 📆 30 de Agosto de 2024 (6a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

SEXTA-FEIRA DA XXI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde, Prefácio do Tempo Comum) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 SANTOS DO DIA. 

SS. Félix sacerdote, e Adauto, mártires, na via Ostiense

S. Pamáquio, senador romano


_ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Inclinai, Senhor, vosso ouvido para mim e escutai-me. Salvai , vosso servo que confia em vós, meu Deus. Tende compaixão de mim, Senhor, pois clamei por vós o dia inteiro. (Cf. Sl 85, 1-3)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num único desejo, concedei ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometido, para que na instabilidade deste mundo nossos corações estejam ancorados lá onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - 1Cor 1,17-25 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 


Irmãos, 17 de fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria. 18 A pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, para nós, ela é poder de Deus. 19 Com efeito, está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e frustrarei a perspicácia dos inteligentes". 20 Onde está o sábio? Onde o mestre da Lei? Onde o questionador deste mundo? Acaso Deus não mostrou a insensatez da sabedoria do mundo? 21 De fato, na manifestação da sabedoria de Deus, o mundo não chegou a conhecer Deus por meio da sabedoria; por isso, Deus houve por bem salvar os que creem por meio da insensatez da pregação. 22 Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23 nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24 Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25 Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 1Cor 1,17-25 


Reflexão - “chamados a anunciar a Cruz de Cristo”


Por causa de Jesus Cristo, a Cruz, que antes era um sinal de maldição, tornou-se, agora sinal de salvação! Ao invés de ser um instrumento de desgraça, é um meio de se alcançar a graça. Por isso, São Paulo nos faz entender que “a pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, ela é poder de Deus!” Isso significa que quando não abraçamos a Cruz porque ainda não acolhemos a Salvação de Jesus, nós a rejeitamos pois a consideramos um sinal de loucura. No entanto, a partir do momento em que nos rendemos à pregação da Boa Nova da Salvação e assumimos Jesus Cristo, Crucificado, Morto e Sepultado, Ressuscitado e Glorificado como Senhor da nossa vida, todos os nossos medos e, também, a nossa sabedoria humana, caem por terra. E assim, passamos a viver sob o poder de Deus e o Senhorio de Jesus. Deus Pai manifestou a Sua sabedoria quando criou o mundo e o homem dando a ele uma Lei para seguir e mandando-lhe profetas para ensiná-lo a vivê-la e o alertar quando se desviasse do caminho. No entanto, o homem pecou e a humanidade fez ouvido de mercador e foi preciso que o Seu próprio Filho, em pessoa, viesse até nós e morresse para nos salvar de uma maneira completamente absurda aos nossos olhos. Jesus veio salvar toda a humanidade, todavia será preciso a aquiescência de todos para que o seu efeito aconteça. Por isso, hoje, mesmo com toda a sua eficácia, a salvação de Jesus depende da nossa pregação. Todos os que já acolheram a pregação da salvação de Jesus e assumiram a vida nova no Espírito Santo são chamados a anunciar a Cruz de Cristo, loucura para os homens, mas sabedoria de Deus. A Cruz de Jesus é poderosa para quem O segue e a tem como um instrumento de amor, de doação e vida. E quanto mais anunciarmos Jesus Cristo, nascido de Maria, que veio instaurar o reino do céu aqui na terra, que morreu e ressuscitou para nos enviar o Seu Espírito Santo, mais também, nós daremos testemunho de que “o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens!”  Não podemos perder tempo, pois também, como São Paulo, não viemos para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, não com os recursos da oratória, mas com o poder de Deus manifestado em Jesus Cristo na Cruz e na nossa vida. – Você entende a metodologia de Deus? – Você tem tentado entendê-la ou já se rendeu ao Seu poder sem questioná-Lo? – Você já assumiu Jesus como Senhor e Salvador? – Como você tem anunciado Jesus?

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 32(33) 

🗣 Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ó justos, alegrai-vos no Senhor! aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! 🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça. 🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 32(33) 


Reflexão - “A bondade do Senhor transborda em toda a terra por meio de todos nós que já assumimos a Sua Salvação e Lhe damos graças. A Palavra do Senhor é reta, apesar de que a nossa mente humana não consiga entendê-La, no entanto, pela fé nós a acolhemos de coração e assim nos tornamos justos. Do Senhor nós recebemos a graça da santidade para vivermos de acordo com os Seus desígnios eternos e conforme os pensamentos que Ele traz no coração. Assim vivendo, somos felizes e nos alegramos enfrentando a vida com amor no coração.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Mateus 25,1-13

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia 

 Vigiai e orai para ficardes de pé, ante o Filho do Homem! (Lc 21, 36)

_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus. 


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1 "O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2 Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3 As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4 As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5 O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6 No meio da noite, ouviu-se um grito: 'O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!' 7 Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8 As imprevidentes disseram às previdentes: 'Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando'. 9 As previdentes responderam: 'De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores'. 10 Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11 Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: 'Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!' 12 Ele, porém, respondeu: 'Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!' 13 Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora".


 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 “Como interpretar a parábola das dez virgens?”


No Evangelho de hoje, Jesus nos conta a parábola das dez virgens, cinco imprudentes e insensatas, outras cinco prudentes e sábias. O que Jesus quer nos ensinar com essa parábola? Há dois níveis de interpretação. Um nível de interpretação é o que fala da nossa vida: Jesus vem, ou seja, a parusia, o encontro definitivo com Cristo. Mas existe algo que é aplicável à vida de todas as pessoas, num outro nível de interpretação. É aquele da vida espiritual. Na nossa vida de oração, nós precisamos verdadeiramente encher nossas lâmpadas com óleo.

O que quer dizer isso? Quer dizer que nós, no nosso Batismo, recebemos a caridade sobrenatural — a caridade divina que une no Céu o Pai, o Filho e o Espírito Santo — como pequena sementinha. Isso foi colocado no nosso coração; mas nós, para desenvolver essa semente, precisamos estar em contato amoroso, em conversação, em trato de amizade, como diz Santa Teresa. É a vida de oração. Ou seja: se Deus colocou uma semente do seu amor divino em nosso coração, é porque Ele quer que o amemos de volta.

Mas isso só se dá no exercício do amor, que é a vida de oração. Exercitando a vida de oração, vamos enchendo nossa lâmpada com óleo, preparando-nos de tal forma que o amor que, hoje, somos capazes de dar a Deus na vida de oração possa florescer e tornar-se algo muito mais consistente. Se formos uma virgem sábia e prudente e verdadeiramente enchermos com óleo nossas lâmpadas, o Senhor virá e fará passarmos pela porta e entrar com as outras virgens prudentes. Ou seja: passaremos pela porta estreita e realmente começaremos a produzir frutos de caridade e de amor de forma extraordinária. É aquilo que nós chamamos de santidade.

Ninguém pense em ser santo sem rezar e rezar muito, mas não rezar como se estivesse livrando-se de uma obrigação: “Ah, espera lá! Vou fazer minhas orações de hoje”. Não! Rezar deve ser um trato de amor e de amizade, como uma realidade em que queremos amar Jesus cada vez mais. Quando isso ocorre, ficamos incomodados de não amá-lo o suficiente, e pedimos a Ele: “Senhor, eu quero esse amor, essa caridade no meu coração”, de tal forma que Ele vem em nosso auxílio a certo ponto, e então entramos — na linguagem de Santa Teresa — nas chamadas Quartas Moradas.

Na linguagem comum da Igreja, é aquilo que nós chamamos de santidade consumada, ou seja, uma realidade que você já vê naquela pessoa: ela tem sua vida, mas, no fundo, é Cristo que vive nela. Nos santos nós vemos que existe tal unidade entre o Esposo e a esposa, uma unidade de ação. Quando a alma esposa começa a agir, já não é mais ela; cada vez mais é o Cristo que vive nela. Então, a parábola das dez virgens nos ensina que nós precisamos ter óleo em nossas lâmpadas, ou seja, vida de oração.

De forma imprudente, louca e insensata, muita gente ama Jesus, mas diz: “Eu não preciso rezar, não. Não é minha vocação. Eu não sou contemplativo, sou mais ativo” e, como uma virgem imprudente e louca, fica de braços cruzados. O Senhor vem, mas nós podemos não estar prontos para passar pela porta estreita. Por isso, prestemos atenção e ouçamos o que diz Santo Agostinho: “Tenho medo do Deus que passa e não volta mais”. Tenhamos medo de que o Esposo venha e nós não estejamos preparados! Enchamos nossas lâmpadas com o óleo da oração, nutrindo esse trato amoroso de quem é amigo de Deus.


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (Blog: https://https://padrepauloricardo.org)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...