segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 23 de Agosto de 2024 (6a Feira)

 📆 23 de Agosto de 2024 (6a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

SANTA ROSA DE LIMA PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA (Branco, Glória, Prefácio das Virgens – Ofício da Festa) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 SANTOS DO DIA. 

SANTA ROSA DE LIMA / SS. ABÚNDIO E IRENEU / SS. CIRÍACO E ARQUELAU / ZAQUEU E TIAGO DE BEVAGNA.

_ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra da virgem Santa Rosa de Lima; os Anjos se alegram conosco e dão glória ao Filho de Deus.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Ó Deus, inspirastes Santa Rosa de Lima, inflamada por vosso amor, a deixar as coisas do mundo e dedicar-se inteiramente a vós, em austera penitência; concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e saborear no céu as alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - 2 Coríntios 10, 17–11, 2 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios. 

Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 

18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 

11, 1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 

2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - 2 Coríntios 10, 17–11, 2. 

Reflexão - “É aprovado somente aquele que é recomendado pelo Senhor.”

“Não somos donos de nada, pois, tudo o que possuímos nos foi concedido por Deus. Assim sendo, à Deus nós devemos a vida e os dons!  É Ele quem nos concede o Espírito Santo para que possamos manifestar ao mundo a Sua glória por meio dos dons, virtudes, e frutos que produzimos a cada momento. Recebemos esse Espírito, sem medidas, para que possamos ser aprovados nas nossas ações e realizações, diante do Pai. Por isso, apesar de nos sentirmos em estado de graça, nunca poderemos nos recomendar a outros pelas nossas boas obras, pois somente é aprovado aquele que é recomendado pelo Senhor. Por isso, São Paulo nos recomenda a não nos apropriarmos desta glória que pertence somente a Deus, mas nos deixemos ser glorificados pelo Seu amor ciumento que nos mantêm intocáveis e nos desposa ao Seu Filho Jesus Cristo. Podemos nos gloriar não dos nossos feitos, mas da obra do Senhor em nós. São Paulo nos ensina também a sermos responsáveis e zelosos por aquelas pessoas para quem nós somos instrumentos de Deus, a fim de levá-las a Jesus Cristo. Devemos ter por elas um zelo que chega até ser “um amor ciumento”, pois somos nós aqui na terra aqueles (as) a quem Deus escolheu para acompanhá-las, não deixando que se afastem da verdade que é Jesus Cristo. Quantas vezes nós somos instrumentos de Deus para as pessoas e depois nos descuidamos delas, não cultivamos este amor que Deus quer que tenhamos e as abandonamos e por isso, elas voltam para a mesma vida de antes.  – Com você tem acontecido isso? – Onde estão aquelas pessoas a quem você falou de Jesus, fazendo com que elas também viessem conhecê-Lo? – Elas ainda estão firmes na fé ou já se extraviaram como uma ovelha sem pastor? - Você sabia que é a glória de Deus no mundo? Como você irradia essa glória? Com ações, com palavras, com gestos, com testemunho?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 148 

🗣 Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus Santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo – 148 

Reflexão - “Todos nós somos chamados a louvar o Senhor, pois fomos criados para isto. Ninguém pode ficar de fora, até as criancinhas têm o seu papel no meio do povo que é convocado para exaltar a majestade de Deus. Os reis da terra, os príncipes, os ricos, os pobres, só estarão em paz quando cumprirem o seu papel de criatura que louva o seu Criador.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Mateus 13, 44-46

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia 

 Ficai em meu amor, assim fala o Senhor; quem em mim permanece e no qual permaneço, esse dá muito fruto! (Jo 15, 9b. 5b)

_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus. 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 

45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 

46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

 “A santa que via seu anjo da guarda.”

“Santa Rosa de Lima nos dá um exemplo luminoso de relacionamento íntimo com o mundo angélico, sem “pieguices” infantis. Como tantos outros santos, ela tinha a presença dos anjos como uma realidade muito clara. Com alegria celebramos hoje a festa de Santa Isabel Flores y Oliva, mais conhecida como Rosa de Lima, a primeira santa canonizada da América Latina. É de fato uma grande alegria saber que o nosso continente, desde o início, foi visitado pela graça de Deus na pessoa de seus santos. Como disse o Papa Bento XVI, de certa forma, Santa Rosa de Lima personifica a Igreja na América Latina, ou seja, uma Igreja que vive, sim, na pobreza material, mas tem grande devoção e proximidade espiritual a Nosso Senhor Jesus Cristo. Quem foi Santa Rosa de Lima? Rosa de Lima nasceu no final do século XVI, em 1586. O Peru, naquela época, era sinônimo de riqueza devido às suas jazidas de prata, o que tornava o país um foco de atração para muitos exploradores espanhóis à procura de riqueza. A família de Santa Rosa foi uma das muitas que saíram da Espanha com a esperança de fazer dinheiro na mineração. A empresa deles, no entanto, veio à falência, obrigando a menina a trabalhar para ajudar nas despesas. Ela vendia pequenos produtos artesanais e flores. Foi apelidada ainda pequena de Rosa, não só por sua beleza, mas em alusão ao seu modesto ofício. Os pais quiseram casá-la, mas ela fizera voto de celibato e, como quisesse consagrar-se inteiramente a Jesus, queixava-se de ser chamada com aquele apelido, que lhe parecia uma vaidade e excessiva apreciação de sua beleza física. Um dia, porém, Nossa Senhora apareceu-lhe e disse que era do seu agrado que ela fosse chamada de Rosa. Obediente, Isabel começou a chamar-se Rosa de Santa Maria dali em diante. Como Catarina de Sena, Rosa fez-se terciária da Ordem dos Pregadores, isto é, uma dominicana secular, que vivia a virgindade no meio do mundo. Ele habitava nos fundos da própria casa, sempre em íntimo colóquio com Jesus e Nossa Senhora. Era comum, aliás, que os dois lhe aparecessem, e conta-se que numa destas manifestações Cristo e sua Mãe santíssima impuseram-lhe sobre a cabeça uma coroa de rosas. Há ainda outro detalhe da vida de Santa Rosa que tem muito a nos ensinar espiritualmente. É o fato de ela ter-se mantido sempre na presença de seu anjo da guarda, um companheiro e amigo constante. O relacionamento entre eles é realmente comovedor. Muitos, infelizmente, desconhecem o mundo angélico, achando que é conversa para criancinhas, e por isso não se dão conta de que a devoção aos santos anjos é um elemento fundamental da espiritualidade de todo cristão maduro. De fato, enquanto vivemos neste mundo, estamos no meio de uma batalha e, como diz São Paulo, não é contra a carne e o sangue que lutamos, mas contra os espíritos malignos espalhados pelos ares. Ora, se estamos em tal situação, assediados por legiões de demônios que não fazem outra coisa a não ser tentar nos levar para o inferno, precisamos do auxílio de nossos anjos da guarda. É necessário tomar consciência disso. Santa Rosa de Lima é para nós um exemplo claríssimo de uma santa tão unida a Jesus e a Maria, que o seu anjo da guarda se lhe tornava visível constantemente. Deus não nos deu a graça de ver o nosso anjo, mas nos deu a de tê-lo sempre ao nosso lado. Agora pensemos: temos conosco uma pessoa santíssima, ao nosso serviço dia e noite, e no entanto a ignoramos! Isso raia quase à loucura! Por que não aproveitamos essa presença? E não só a do anjo da guarda, mas a de todas as miríades de santos anjos que Deus põe à nossa disposição, para nos proteger e iluminar? Santa Rosa de Lima nos dá um exemplo luminoso de relacionamento íntimo com o mundo angélico, sem “pieguices” infantis. Como tantos outros santos, ela tinha a presença dos anjos como uma realidade muito clara. Olhemos enfim para os nossos santos anjos e nos perguntemos: como podemos amar a Deus? Ora, nós que vivemos no mundo, e não na clausura, só temos um jeito de amar a Deus: tendo devoção e vida de oração, fazendo boas confissões e piedosas comunhões, amando o próximo para nele servir e amar a Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas não é justamente essa a forma que Deus escolheu para os nossos santos anjos da guarda amarem a Ele? Por que o anjo da guarda, com efeito, cuida de nós? Porque ele ama a Deus. Ou seja: ele, que é por natureza tão superior a nós, nos serve o tempo todo pelo amor abrasadíssimo que tem a Deus. Se os nossos anjos, sendo como são tão sublimes, servem aos que somos tão pequenos e miseráveis, sempre e acima de tudo por amor a Deus, por que não iríamos nós amar e servir ao próximo, sobretudo aos mais necessitados? Foi o que fez Santa Rosa de Lima. Com a ajuda do nosso santo anjo da guarda, amemos profundamente a Deus, tenhamos uma vida espiritual profunda e estejamos dispostos a servir a Deus servindo até aos seus menores servidores!” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (Blog: https://https://padrepauloricardo.org/episodios/a-santa-que-via-seu-anjo-da-guarda)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...