segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 20 de Setembro de 2024 (6a Feira)

 📆 20 de Setembro de 2024 (6a Feira)

_ _ _ _ _ _

SEXTA-FEIRA DA XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Vermelho - Santo André Kim Taegon, presbítero, Paulo Chong Hasang e companheiros, mártires, memória - Prefácio Comum ou dos Mártires)

_ _ _ _ _ _

😇 Santos do dia 

SS. André Kim Tae-gon, presbítero, e Paulo Chong Ha-sang e Companheiros, mártires coreanos

S. Eustáquio, na sua igreja

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada:

Os santos mártires derramaram o seu sangue por Cristo na terra; por isso alcançaram o prêmio eterno.

_ _ _ _ _ _

☀ Oração da Coleta

Ó Deus, vos dignastes multiplicar filhos adotivos no mundo inteiro e tornastes o sangue dos Santos mártires André e seus companheiros uma fecunda semente de cristãos; concedei que cada vez mais sejamos fortalecidos por seu auxílio e revigorados por seu exemplo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 1a Leitura - 1 Coríntios 15,12-20

_ _ _ _ _ _


✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.


Irmãos, 12 se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dizer entre vós que não há ressurreição dos mortos? 13 Se não há ressurreição dos mortos, então Cristo não ressuscitou. 14 E se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vã e a vossa fé é vã também. 15 Nesse caso, nós seríamos testemunhas mentirosas de Deus, porque teríamos atestado - contra Deus - que ele ressuscitou Cristo, quando, de fato, ele não o teria ressuscitado - se é verdade que os mortos não ressuscitam. 16 Pois, se os mortos não ressuscitam, então Cristo também não ressuscitou. 17 E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor e ainda estais nos vossos pecados. 18 Então, também os que morreram em Cristo pereceram. 19 Se é para esta vida que pusemos a nossa esperança em Cristo, nós somos - de todos os homens - os mais dignos de compaixão. 20 Mas, na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram.

 Palavra do Senhor.


_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 1 Coríntios 15,12-20


 Reflexão - “a ressurreição de Jesus é o fundamento da nossa fé.”


Nesta carta São Paulo afirma com toda a convicção para aqueles que negavam a Ressurreição de Jesus: “Se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor e ainda estais nos vossos pecados”.  A fé de que Jesus ressuscitou como primícias para a nossa ressurreição é a nossa motivação para esperarmos uma vida em plenitude depois da nossa morte. Portanto, a ressurreição de Jesus é o fundamento da nossa fé e é o nosso estandarte para que continuemos caminhando com esperança, enfrentando os desafios da nossa vida. A nossa esperança não se firma na vida terrena, pois esperamos a vida eterna conquistada para nós por Jesus. A nossa alma não morrerá e continuaremos com os atributos que nos fazem imagem e semelhança de Deus: vontade, memória, imaginação, afetividade, inteligência. É muito importante para a nossa caminhada espiritual que estejamos consolidados (as) nesta verdade: “Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram”. Assim, portanto, seremos capazes de realizar grandes coisas, pois estamos ancorados (as) na expectativa de que a nossa existência não se restringirá somente ao tempo em que permanecemos aqui na terra. Caminhamos para a eternidade, dias melhores virão! Isso também nos motiva a ter serenidade diante da morte das pessoas a quem amamos. Diante da morte de alguém, todos costumam ficar desolados e com sentimentos de dó e compaixão para com aquele (a) que se foi. No entanto, se nos firmarmos na Palavra de Deus poderemos ultrapassar esses momentos com fé e alegria, porque mais uma alma foi acolhida pelo Pai de volta para casa. - Você acredita que Cristo ressuscitou e que também ressuscitará um dia? 

- Qual é a sua ideia de ressurreição? 

- Você deseja contemplar a face de Deus? 

- Como você tem enfrentado a morte de pessoas a quem ama? 

- Você já pensou que elas podem estar muito felizes?


_ _ _ _ _ _


📖 Salmo - 16(17)


🗣 Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor.

_ _ _ _ _ _


1⃣ Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios! 🗣

_ _ _ _ _ _


2⃣ Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! Mostrai-me vosso amor maravilhoso, vós que salvais e libertais do inimigo quem procura a proteção junto de vós. 🗣

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Protegei-me qual dos olhos a pupila e guardai-me, à proteção de vossas asas, mas eu verei, justificado, a vossa face e ao despertar me saciará vossa presença. 🗣

_ _ _ _ _ _


 ↪ Salmo - 16(17)


 Reflexão - “A alma humana anseia pelo dia em que contemplará a face do Senhor. O Salmo diz que a presença do Senhor nos saciará quando despertarmos na outra vida. O nosso caminhar é uma eterna busca de Deus que é a nossa felicidade. Por isso, suplicamos ao Senhor que Ele ouça a nossa oração e atenda à aspiração da nossa alma.”


_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Lucas 8,1-3

_ _ _ _ _ _

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois, revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)


_ _ _ _ _ _


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.


Naquele tempo, 1 Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3 Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.


 Palavra da Salvação.


_ _ _ _ _ _


↪ REFLEXÃO


 "As desordens interiores e o combate espiritual”


O Evangelho de hoje nos fala das mulheres que seguiam Jesus e o ajudavam. Uma delas é Santa Maria Madalena, e o Evangelho, em breve nota, recorda que dela “tinham saído sete demônios”.

A tradição interpreta esses sete demônios como demônios ligados aos sete vícios capitais, o que nos dá ocasião de refletir a respeito dos vícios ou pecados capitais.

Na verdade, é um pouco difícil expressar o que é um pecado capital, porque as palavras “pecado” e “vício aqui” estão sendo empregadas de forma analógica. No fundo, trata-se de uma ferida ou desordem da natureza humana que, proveniente do pecado original, conduz ao pecado. São “tendências”.

Ora, essas tendências de desordem presentes na natureza humana se devem, como fundamento, à nossa natureza decaída, mas também à força dos ataques dos demônios.

Por isso, nós devemos sempre estar vigilantes espiritualmente. Por quê? Porque, apesar de possivelmente não estarmos cometendo pecados, há em nós, e ela pode ser facilmente identificada, uma tendência ao pecado, a qual pode ter três origens, chamadas de três inimigos da alma.

A tendência ao pecado pode vir do que chamamos de carne. Ou seja: os nossos pecados pessoais, assim como as próprias desordens do pecado original, fazem-nos ter uma tendência a certos pecados. Para dar um exemplo de pecado capital, é a tendência à ira, a tendência à tristeza, a tendência à preguiça, a tendência à avareza, a tendência aos pecados de luxúria, a tendência à gula, a tendência à vaidade e assim por diante.

Essas tendências, que todos temos, podem vir exatamente de nós mesmos, da desordem da nossa natureza. Mas elas também podem ser alimentadas pelo mundo. O mundo alimenta a avareza quando a cultura vive atrás de dinheiro; o mundo alimenta a luxúria quando toda a cultura é erotizada; o mundo alimenta a raiva e o ressentimento quando nos coloca em constantes lutas de interesses e assim por diante.

A terceira fonte dos pecados capitais, ou seja, das tendências ao pecado, podem ser também os demônios, ou seja, os inimigos da nossa alma, que vão instigando e alimentando quer as nossas tendências carnais quer a cultura do mundo.

Nosso Senhor Jesus Cristo, por sua misericórdia divina, teve compaixão de Santa Maria Madalena e expulsou dela sete demônios. Peçamos ao Cristo Senhor, pela intercessão de Santa Maria Madalena, que estejamos sempre vigilantes e atentos a essas tendências que estão em ação dentro de nós, quer venham da carne ou do mundo, quer sejam alimentadas pelos demônios, que são os inimigos da nossa alma.

Sempre vigilantes e constantes, sabendo que, quando lutamos por amor a Deus, estamos verdadeiramente participando das vitórias de Cristo, para que, com Ele no Céu, cantemos as suas misericórdias.


*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...