segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 19 de Agosto de 2024 (SEGUNDA-FEIRA)

 📆 19 de Agosto de 2024 (SEGUNDA-FEIRA) 

_ _ _ _ _ _ 


SEGUNDA-FEIRA DA XX SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde 🟩 - ofício do dia da II semana)

_ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia 

S. JOÃO EUDES, PRESBÍTERO, FUNDADOR DOS EUDISTAS.

S. SISTO III, PAPA.

S. MAGNO, MÁRTIR NO LÁCIO.

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, vede a face do eleito, vosso ungido! Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! (Sl 83,10s).

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade, para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 


📖  1a Leitura  - Ez 24,15-24)

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura da profecia de Eze­quiel:


15A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 16“Filho do homem, vou tirar de ti, por um mal súbito, o encanto de teus olhos. Mas não deverás lamentar-te nem chorar ou derramar lágrimas. 17Geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos. Põe o turbante na cabeça, calça as sandálias nos pés, sem encobrir a barba, nem comer o pão dos enlutados”.

18Eu tinha falado ao povo pela manhã, e à tarde minha esposa morreu. Na manhã seguinte, fiz como me foi ordenado. 19Então o povo perguntou-me: “Não nos vais explicar o que têm a ver conosco as coisas que tu fazes?” 20Eu respondi-lhes: “A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 21Fala à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Vou profanar o meu santuário, o objeto do vosso orgulho, o encanto de vossos olhos, o alento de vossas vidas. Os filhos e as filhas que lá deixastes, tombarão pela espada.

22E fareis assim como eu fiz: Não cobrireis a barba, nem comereis o pão dos enlutados, 23levareis o turbante na cabeça, as sandálias nos pés, sem vos lamentar nem chorar. Definhareis por causa de vossas próprias culpas, gemendo uns para os outros. 24Ezequiel servirá para vós como sinal: Fareis exatamente o que ele fez; quando isso acontecer, sabereis que eu sou o Senhor Deus”.


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!

_ _ _ _ _ _


↪  1a Leitura  - Ez 24,15-24)


Reflexão - “O Senhor também nos escolhe para dar testemunho de firmeza, fé, fortaleza e acolhimento à Sua vontade!"

 

Deus usa os acontecimentos da nossa vida para nos abrir os olhos e nos fazer reconhecer a Sua ação salvadora, apesar de que eles, muitas vezes, sejam uma consequência dos nossos atos. Das nossas ações brotarão consequências que são permitidas pelo Senhor visando o nosso arrependimento e conversão. Assim, o Senhor tomou o profeta Ezequiel como exemplo quando retirou sua mulher e recomendou-lhe um comportamento especial como testemunho para o povo de Israel. Não se lamentar, não chorar, gemer em silêncio, não fazer luto, cobrir a cabeça e pôr sandália aos pés.  Deus sabia o que iria acontecer com aquele povo e o motivo pelo qual teria que passar pela destruição. Assim, Ele prevenia à casa de Israel a destruição do templo que era objeto de seu orgulho, o alento das suas vidas e exortava a que tivesse o mesmo comportamento do profeta Ezequiel. E abria-lhes os olhos para que enxergassem as suas más ações.  Algumas vezes também o Senhor nos escolhe para dar testemunho de firmeza, de fé, de fortaleza e de acolhimento à sua vontade, quando permite que também passemos pelos sofrimentos:  “geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos”.  Nestes momentos podemos sofrer e entristecer-nos, porém, confiando Nele, teremos o coração apascentado e serviremos de sinal para a edificação dos nossos irmãos. 


– Como você se comporta nas horas de sofrimento, de perda, de tribulação?


 – Você fica com o coração em paz?

 

 – Você consegue sentir o amor de Deus na hora da dor?

 

 – Qual o testemunho que você deixará para seus descendentes?

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – Dt 32, 18-21) 


🗣 ”Esqueceram o Deus que os gerou.”

_ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Da Rocha que te deu à luz, te esqueceste, do Deus que te gerou, não te lembraste. Vendo isto, o Senhor os desprezou, aborrecido com seus filhos e suas filhas.🗣

_ _ _ _ _ _ 


2️⃣ E disse: “Esconderei deles meu rosto e verei, então, o fim que eles terão, pois, tornaram-se um povo pervertido, são filhos que não têm fidelidade.🗣 

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Com deuses falsos provocaram minha ira, com ídolos vazios me irritaram; vou provocá-los por aqueles que nem são um povo, através de gente louca hei de irritá-los.”🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – Dt 32, 18-21) 


Reflexão - “Esta oração nos lembra o quanto somos infiéis com Deus e nos esquecemos Dele e de Suas obras na nossa vida. Precisamos estar sempre conscientes desse nosso estado vulnerável de homem pecador e ficarmos alertas, invocando sempre o auxílio do Senhor para que a nossa iniquidade não recaia sobre nós.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇  Evangelho - Mt 19, 16-22)

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5, 3)

_ _ _ _ _ _ 


O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus 


Glória a vós Senhor!


Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”.

20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.


 Palavra da Salvação.

 Glória a vós Senhor!

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 ”crer em Jesus e seguir a Sua Lei é o passaporte que nos levará a uma vida plena na casa do Pai.”


O Senhor nos deixou a Sua Lei para que, cumprindo-a, possamos viver, desde já, o reino dos céus. Os mandamentos de Deus, portanto, nos são dados para que tenhamos aqui uma vida feliz, entregues à providência divina.  Por isso, Jesus é afirmativo quando nos avisa que não chegaremos ao céu pelo que fizermos de bom, porque só Deus é Bom, mas nos orienta:  “Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”.  Portanto, os mandamentos são o caminho que nos levam a possuir a eternidade.  A vida eterna começa aqui, por isso, atingir a perfeição do céu implica em desapegarmo-nos de tudo o quanto nos prende aqui na terra, projetos pessoais, vontade própria, ideias humanas, bens materiais e colocá-los à disposição de Deus em favor de alguém. Todas as nossas ações devem ter um motivo, uma razão de ser e um objetivo dentro do que Deus nos propõe.   O jovem da parábola, cheio de tristeza, afastou-se de Jesus, porque era muito rico. Ele não percebeu que o apego à sua riqueza estava tirando dele o direito de perseguir a perfeição seguindo a Jesus. Que Jesus é o único que pode nos salvar, e com Ele, não precisaremos das riquezas aqui da terra, pois o nosso tesouro está guardado no céu, para onde caminhamos.  Com efeito, crer em Jesus e seguir a Sua Lei é o passaporte que nos levará a uma vida plena na casa do Pai.


– Você é uma pessoa apegada ao que possui?


– Você também fica triste com esta palavra de Jesus?


– O que mais prende você aqui na terra?


– Para você o que significa a vida eterna?


Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_/)*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...