segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 07 de Agosto de 2024 (4ª Feira)

 📆 07 de Agosto de 2024 (4ª Feira)

_ _ _ _ _ _

QUARTA-FEIRA DA XVIII SEMANA DO TEMPO COMUM (Vermelho, São Susto II, Papa e companheiros mártires)

_ _ _ _ _ _

😇 Santos do dia 

SS. Sisto II, papa, e Companheiros, mártires

S. Donato, bispo de Arezzo

S. Alberto, presbítero carmelita


_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada:

Vinde ó Deus em meu auxílio, apressai-vos, ó Senhora, em socorrer-me. Sois meu Deus libertador e meu auxílio. Não tardeis em socorrer-me, ó Senhor! (CF. Sl 69, 2.6)


_____

☀ Oração da Coleta

Assisti, Senhor, os vossos fiéis e cumulai com vossa inesgotável bondade, aqueles que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 1a Leitura - Jeremias 31,1-7

_ _ _ _ _ _

✉Leitura do Livro do Profeta Jeremias 


Naquele tempo, diz o Senhor, serei Deus para todas as tribos de Israel, e elas serão meu povo. 2Isto diz o Senhor: Encontrou perdão no deserto o povo que escapara à espada; Israel encaminha-se para o seu descanso.' 3O Senhor apareceu-me de longe: 'Amei-te com amor eterno e te atraí com a misericórdia. 4De novo te edificarei, serás reedificada, ó jovem nação de Israel; de novo teus tambores ornarão as praças e sairás entre grupos de dançantes. 5Hás de plantar vinhas nos montes de Samaria; os cultivadores hão de plantar e também colher. 6Virá o dia em que gritarão os guardas no monte Efraim: 'Levantai-vos, vamos a Sião, vamos ao Senhor, nosso Deus`. 7Isto diz o Senhor: Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: 'Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel.

 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Jeremias 31,1-7


 Reflexão - “não podemos mais desanimar nem ficar tristes por causa do desamor dos homens”


O amor Deus por nós é eterno e a Sua misericórdia infinita nos atrai para Si! O Seu perdão nos faz reviver e Ele mesmo nos declara isso quando nos dirige palavras de esperança e de ânimo e demonstra o Seu grande amor por cada um de nós dizendo: “Amei-te com amor eterno e te atraí com a misericórdia”! Se compreendêssemos isso a nossa vida seria diferente!  Saber que contamos com a Misericórdia de Deus e que Ele mesmo nos promete dias melhores fará com que tenhamos ânimo e coragem para semear mais, trabalhar e produzir mais, e assim, colher os frutos que nos farão vivenciar uma existência cheia de graças, gozando da alegria eterna com o Senhor. Nesta leitura o Senhor promete nos restaurar a fim de que sejamos instrumentos de edificação no Seu reino. Por isso, também gritam para nós “os guardas do monte Efraim: ‘Levantai-vos, vamos ao Senhor, nosso Deus!”  Todos nós que temos Fé, porque cremos, confiamos e Dele dependemos, não podemos mais desanimar nem ficar tristes por causa do desamor dos homens. Deus nos ama com Amor eterno, e isso, não depende do nosso esforço nem das nossas boas ações, pois, é gratuito, incondicional, misericordioso, apaixonado, infinito, pessoal, compassivo e muito mais. A maior prova disso é que apesar das nossas misérias, desacertos e infidelidades Deus nos acolhe de novo a cada hoje da nossa vida.  – O que passou é passado – pense nisto! -  Você se sente restaurado (a) por Deus? – Você tem sido instrumento de edificação do Reino dos céus aqui na terra? – Você confia na Misericórdia do Senhor?


_ _ _ _ _ _

📖 Salmo - Sl (Jr 31)


🗣 O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: 'Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho! 🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor: 🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra. 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo - Sl (Jr 31)


 Reflexão - “Apesar do exílio em que vivemos nós nunca poderemos esquecer de que Jesus é o Bom Pastor, e só Ele mudará em alegria o nosso luto e será consolo e conforto para nós após a guerra. Reze hoje este salmo com alegria colocando-se no contexto, assumindo o lugar de Israel, de Sião, de Jacó, da virgem, do jovem e do velho! Ele foi feito para você."


_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Mt 15, 21-28

_ _ _ _ _ _

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16)

_ _ _ _ _ _

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.


Naquele tempo: 21Jesus foi para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananéia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: 'Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!' 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: 'Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós.' 24Jesus respondeu: 'Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel.' 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: 'Senhor, socorre-me!' 26Jesus lhe disse: 'Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos.' 27A mulher insistiu: 'É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!' 28Diante disso, Jesus lhe disse: 'Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!' E desde aquele momento sua filha ficou curada.


 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _

↪ REFLEXÃO

 "As virtudes fundamentais da vida espiritual”


O Evangelho de hoje nos coloca diante da cena, bela mas ao mesmo tempo desconcertante, de uma mulher siro-fenícia que suplica a Jesus um milagre pela filha. É desconcertante ver, ao mesmo tempo, a piedade daquela mãe e Jesus, a fonte da piedade, ficar em silêncio.

A piedade é a virtude da mãe que cuida do filho, mas essa mulher manifesta piedade em dois sentidos: a piedade de mãe, pois quer a cura da filha, e piedade de filha, pois se coloca confiante debaixo da proteção de Jesus. No entanto, Jesus, a fonte da piedade, permanece em silêncio. Por que Ele age assim? 

Isso é algo que ilumina a nossa vida espiritual e de oração. Deus, quando silencia, quer que lhe mostremos mais fé e mais humildade, as duas virtudes principais sobre as quais está edificado o edifício da nossa oração. Mais fé, por isso ela diz: “É verdade, Senhor”, o que quer dizer que ela crê, de um lado, que Jesus veio em primeiro lugar para os judeus e, de outro, que Ele pode curar sua filha. 

Ela professa sua fé no poder de Cristo, mas o faz com humildade, dizendo: “Os cachorrinhos recebem também do seu senhor as migalhas que caem da mesa”. Ela, embora se rebaixe como um cachorrinho, demonstra a piedade e a fidelidade de uma verdadeira filha de Deus.

Temos aqui uma baliza para a nossa vida espiritual. Se queremos ter vida espiritual, o primeiro passo é humilhar-nos diante de Deus. Quando as pessoas começam a ter vida de oração, uma das grandes dificuldades está em se livrarem da vaidade. É necessário ser humilde, como diz São Felipe Neri aos seus filhos: “Sejam humildes, sejam pequenos”, porque, se não formos humildes e pequenos, Deus resiste aos soberbos.

Essa palavra, que está no livro de Provérbios, é citada duas vezes no Novo Testamento, uma na Primeira Carta de São Pedro, outra na Carta de São Tiago. Na carta de São Pedro, temos um belíssimo comentário ao Evangelho de hoje: “Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, sob a poderosa mão de Deus para que, na hora oportuna, ele vos exalte. Lançai sobre Ele as vossas preocupações, pois é Ele quem cuida de vós”.

Eis aqui, meus irmãos, como podemos imitar essa mulher pagã que lança sobre Jesus as suas preocupações. Essa é a atitude do orante que tem fé. Mas ela o faz não com soberba, não como quem se apresenta diante de um balcão de serviço de atendimento ao consumidor, exigindo os seus direitos. Não, porque Deus resiste aos soberbos.

A atitude é outra; a atitude é rebaixar-se: “Eu sou um nada, é verdade; sou somente um escravo, e dos escravos mais miseráveis; sou realmente inútil, mas confio em vós, Senhor”. “Humilhai-vos debaixo da poderosa mão de Deus”, eis aí a atitude da humildade; “lançai sobre ele as vossas preocupações, pois Ele tem cuidado de vós”, eis aí a atitude da fé — humildade e fé, duas virtudes fundamentais para a vida espiritual.

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...