segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 02 de Setembro de 2024 (2a Feira)

 📆 02 de Setembro de 2024 (2a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

SEGUNDA-FEIRA DA XXII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde, Prefácio do Tempo Comum) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 SANTOS DO DIA. 

S. Zenão, mártir de Nicomédia


_ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Ó Senhor, vos sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. (Cf. Sl 85, 3.5)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Deus onipotente, fonte de todos dom perfeito, semeai em nossos corações o amor ao vosso nome e, estreitando os laços que nos unem convosco, fazei crescer em nós o que é bom e guardai com amorosa solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - 1Cor 2,1-5 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 


Irmãos, quando fui à vossa cidade anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri a uma linguagem elevada ou ao prestígio da sabedoria humana. 2 Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. 3 Aliás, eu estive junto de vós, com fraqueza e receio, e muito tremor. 4 Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, 5 para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens.

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 1Cor 2,1-5 


Reflexão - “a fé se baseia no poder de Deus”


Pregando aos coríntios, São Paulo mais uma vez nos ensina que ter fé não é confiar na nossa própria capacidade, nem nos nossos talentos humanos ou mesmo na nossa intelectualidade e cultura. Tem fé, aquele (a) que se dispõe a ser orientado (a) pelo Espírito Santo de Deus que é quem tem poder para fazer em nós muito mais do que queremos e ansiamos. Não precisamos recorrer a uma linguagem elevada nem tampouco ao prestígio da nossa sabedoria humana para que possamos tocar o coração das pessoas quando falamos de Deus. Quanto mais fracos e impotentes nós nos sentirmos mais poderemos nos apoderar da força e do poder do alto que não supõe nenhuma sabedoria humana. Pela força do Espírito Santo é que nós adquirimos a competência para pregar a Palavra de Deus e dar testemunho de que Ela é vida na nossa vida. A Palavra de Deus é o próprio Jesus que nos apresenta o plano do Pai para a nossa felicidade. Ela é, portanto, o Manual de Instrução que o Espírito Santo nos apresenta. Procuremos, pois, crescer na fé entregando-nos à ação poderosa do Espírito de Deus, o qual operará maravilhas na nossa vida e na vida do mundo, por nosso intermédio. – Você se impressiona com as pessoas muito instruídas e falantes das coisas do mundo? – Você acha que elas são mais poderosas do que você que medita com a palavra de Deus todos os dias? – Qual a mensagem que elas lhe transmitem?

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 118(119) 

🗣 Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei!

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei! Permaneço o dia inteiro a meditá-la. 🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Vossa lei me faz mais sábio que os rivais, porque ela me acompanha eternamente. 🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Fiquei mais sábio do que todos os meus mestres, porque medito sem cessar vossa Aliança. 🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Sou mais prudente que os próprios anciãos, porque cumpro, ó Senhor, vossos preceitos. 🗣

_ _ _ _ _ _

5️⃣ De todo mau caminho afasto os passos, para que eu siga fielmente as vossas ordens. 🗣

_ _ _ _ _ _

6️⃣ De vossos julgamentos não me afasto, porque vós mesmo me ensinastes vossas leis. 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 118(119) 


Reflexão - “O salmista nos faz entender que o seguimento da Lei de Deus é o princípio da nossa sabedoria. Por meio da meditação da sua Palavra nós nos tornamos mais sábios que os “nossos rivais” e  os “nossos mestres”. Assim também o cumprimento da lei de Deus nos torna mais prudentes que os próprios anciãos e, além do mais, nos mantém firmes no bom caminho. Por isso, nos tornamos agradáveis a Deus e aos Seus julgamentos.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Lucas 4,16-30

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia 

 O Espírito do Senhor repousa sobre mim; e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho. (Lc 4,18)

_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas. 


Naquele tempo, 16 veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18 "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19 e para proclamar um ano da graça do Senhor". 20 Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir". 22 Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: "Não é este o filho de José?" 23 Jesus, porém, disse: "Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum". 24 E acrescentou: "Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25 De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26 No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27 E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio". 28 Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29 Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30 Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.


 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 “A Palavra de Vida e de Verdade”


No Evangelho de hoje, Jesus lê as Sagradas Escrituras. É interessante, neste mês dedicado à Bíblia, aprender com Jesus como ler com fruto as Sagradas Escrituras. Sobretudo quando se fala do Antigo Testamento, as pessoas têm uma enorme dificuldade de, naqueles textos tão cheios de guerras, de catástrofes e de problemas, enxergar ao Deus de amor.

Essa dificuldade até fez surgir dentro da Igreja uma heresia chamada marcionismo, que tinha a tendência de dividir a Bíblia — Antigo e Novo Testamento — entre dois deuses. O deus do Antigo Testamento era irascível, vingativo, mau; o deus do Novo Testamento é bondoso, um deus de amor a quem devemos seguir. A Igreja nunca aceitou essa heresia. A Igreja olha para o Antigo Testamento e vê nele, verdadeiramente, algo de que nós precisamos em nossa vida interior, mas é necessário ter uma chave de leitura para entendê-lo.

No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra que Ele é a chave de leitura do Antigo Testamento. Se nós, ao lermos uma página do Antigo Testamento, não vemos Jesus Cristo nela, é porque não estamos entendendo a Bíblia. Sim, porque a Palavra de Deus é uma só, Jesus Cristo. É em Jesus que iremos encontrar a chave de leitura para tudo aquilo que as Sagradas Escrituras ensinam. Deixe-me dizê-lo de forma mais clara. É evidente que a Bíblia tem um sentido literal, que é o sentido primário.

Se nós pegarmos o texto do Antigo Testamento que Jesus está lendo hoje na sinagoga da sua terra, veremos o profeta Isaías falar de forma bem específica sobre a proclamação de um ano de graça para o povo de Israel. Esse é o sentido literal, e é em cima dele que nós vamos construir o sentido espiritual; é o segundo andar da interpretação.

Mas é importante compreender o sentido literal, ou seja, o que é literalmente dito ali, e esse é o trabalho dos exegetas, aqueles que interpretam a Bíblia como um documento que tem a sua história, os seus autores, o seu processo de escritura. A ciência exegética tem o seu valor, mas não podemos parar no sentido literal, senão a Bíblia se torna um texto morto, algo do passado.

Ora, Jesus nos mostra no Evangelho que a Bíblia não é do passado. As Sagradas Escrituras se realizam no hoje. Ele entrega o rolo, fecha o volume e diz: “Hoje está acontecendo isso que acabastes de ouvir”. É o hoje de Cristo. É Jesus quem vem hoje realizar o sentido das Sagradas Escrituras. 

Por isso, ao lermos a Bíblia, precisamos encontrar Jesus, por exemplo, na criação de Adão. Precisamos ver que Deus, desde a eternidade, pensa na encarnação de seu Filho. Em Adão, ao dar origem a Eva a partir de uma costela, precisamos ver Jesus morto na Cruz, de cujo lado sai a Igreja, a nova Eva, a redimida. Em Noé, na arca que salva os filhos do grande dilúvio, vemos a Cruz de Cristo, que salva a cada um de nós como uma embarcação em que, depois do dilúvio do pecado, podemos ir para o Reino dos Céus. Em Abraão, ao receber a promessa de uma descendência, vemos que a promessa é Jesus Cristo, e assim por diante.

Todas as páginas do Antigo Testamento precisam nos falar de Jesus. Se elas falarem de Jesus, então serão aplicadas ao nosso hoje, porque terão aplicação na minha e na sua vida. Nós poderemos, então, ver que a Bíblia não é um documento do passado, mas uma Palavra de vida e de verdade que nos visita em nosso hoje.


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (Blog: https://https://padrepauloricardo.org)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...