segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 01 de Agosto de 2024 (5a feira)

📆 01 de Agosto de 2024 (5a feira)

_ _ _ _ _ _

SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, MEMÓRIA (Cor Branca)

_ _ _ _ _ _

😇 Santos do dia 

S. AFONSO MARIA DE LIGÓRIO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, FUNDADOR DA CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR / SS. SETE IRMÃOS MÁRTIRES MACABEUS / S. PEDRO FABRO, PRESBÍTERO / ESPERANÇA E CARIDADE.

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada:

Visitarei minhas ovelhas, diz o Senhor, e suscitarei um pastor que as apascentará; eu, o Senhor, serei o seu Deus. (Cf. Ez 34, 11. 23-24)

_ _ _ _ _ _

☀ Oração do Dia

Ó Deus, que despertais continuamente em vossa Igreja novos exemplos de virtude, dai-nos seguir de tal modo os passos do bispo Santo Afonso Maria de Ligório, em seu zelo pela salvação de todos, que alcancemos com ele o prêmio no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 1a Leitura - Jeremias 18, 1-6

_ _ _ _ _ _

✉Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

1Palavra dirigida a Jeremias, da parte do Senhor: 

2“Levanta-te e vai à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minhas palavras”. 

3Fui à casa do oleiro, e eis que ele estava trabalhando ao torno; 

4quando o vaso que moldava com barro se avariava em suas mãos, ei-lo de novo a fazer com esse material um outro vaso, conforme melhor lhe parecesse aos olhos.

5Fez-se em mim a palavra do Senhor: 

6“Acaso não posso fazer convosco como este oleiro, casa de Israel? diz o Senhor. Como é o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão, casa de Israel”.

 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Jeremias 18, 1-6

 Reflexão - ““nós somos apenas o barro, o Senhor é o Oleiro”

”O Senhor hoje também nos manda levantar e nos dirigir à Sua casa, para nos falar. Ele quer trabalhar para realizar em nós a obra que nos foi predestinada desde a eternidade e que a vida e o pecado têm deformado. Assim também como o oleiro toma o barro em suas mãos para fazer um vaso “conforme melhor lhe parecer aos olhos”, Deus também quer fazer conosco. Ele nos convida a nos deixar ficar em Suas mãos, pois, deseja nos instruir, nos orientar, nos remodelar. O barro é, nesse caso, a nossa vida, nossa essência, nossas experiências, nossa maneira de pensar e agir, enfim, nossas características. Deus não joga fora o barro que somos, mas nos transforma e nos modela na forma que for mais bela aos Seus olhos. O modelo, só Ele é quem tem e não nos compete escolher o melhor modo de sermos. Ele é o Oleiro, nós apenas o barro. Mesmo que estejamos nos sentindo defeituosos (as), trincados (as) ou mesmo quebrados (as), precisamos manter firme a esperança de que o Oleiro tem o poder para nos restaurar e nos transformar em um vaso novo.”

_ _ _ _ _ _

📖 Salmo - 145

🗣 Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Bendize, minh’alma, ao Senhor! Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Não ponhais vossa fé nos que mandam, não há homem que possa salvar. Ao faltar-lhe o respiro ele volta para a terra de onde saiu; nesse dia seus planos perecem.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança. O Senhor fez o céu e a terra, fez o mar e o que neles existe.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo - 145

 Reflexão - “O Salmo 145 nos convence: “É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó e que põe no Senhor a sua esperança”! Daí, podemos dimensionar o tamanho da nossa felicidade. Estamos colocando a nossa esperança em Deus ou estamos esperando mais das pessoas ao nosso redor, nos governantes? A quem estamos entregando a nossa vida, o nosso sustento? Para quem nós trabalhamos e a quem prestamos culto?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Mateus 13, 47-53

_ _ _ _ _ _

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Abre-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! (Cf. At 16, 14b)

_ _ _ _ _ _

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 

48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 

49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 

51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 

52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 

53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _

↪ REFLEXÃO

 “Seremos peixes estragados?”

“O Reino dos Céus é como uma rede lançada ao mar, que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores a puxam para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam”. A rede lançada ao mar.— Esta parábola, tomada da arte piscatória, é semelhante em significado à do joio, sobre a qual meditamos há dias. Imagem.— A Vulgata nos fala de sagēna (também verricŭlum, em latim), uma vasta rede de pesca, atada a um lado por pesos de chumbo, que a fazem submergir, e a outro por pequenos tocos ou rolhas de cortiça, que lhe permitem boiar. Lança-se em alto mar e, estendida entre duas barcas, é arrastada nas águas até chegar à margem. O Reino dos Céus, portanto, é semelhante a uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam (τὰ σαπρά, isto é, peixes imundos ou, segundo alguns autores, peixes probidios pela Lei, como o siluro: cf. Lv 11, 9-12). Doutrina espiritual.— Três coisas nos ensina esta parábola: a) a essa mística rede, isto é, à Igreja Católica todos podem ter acesso, sejam bons ou maus, porque Deus deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (1Tm 2, 4); b) no fim dos tempos, os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, para que estes gozem junto de Deus a glória dos santos, enquanto aqueles, lançados na fornalha de fogo, agonizem nos suplícios eternos; c) aí, haverá choro e ranger de dentes, isto é, o Inferno não só existe como é um lugar de verdadeiros tormentos para os réprobos, que livremente rejeitaram o tempo de misericórdia que aqui tiveram para, na rede da Igreja, se purificarem de suas imundícies. — Daí se vê, como já havíamos considerado na parábola do joio, que até o fim do mundo bons e maus hão de permanecer misturados na Igreja de Cristo; mas, no fim dos tempos, quando o Senhor vier para julgar, uns e outros serão definitivamente separados.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...