segunda-feira, 8 de julho de 2024

📆 02 de Julho de 2024 (TERÇA-FEIRA)

 📆 02 de Julho de 2024 (TERÇA-FEIRA) 

_ _ _ _ _ _ 


TERÇA-FEIRA – XIII SEMANA DO TEMPO COMUM (verde 🟩, oficio do dia)

_ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia 

SS. PROCESSO E MARTINIANO, MÁRTIRES ROMANOS.

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria. (Cf. Sl 46, 2)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, pela graça da adoção nos tornastes filhos da luz; concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas permaneçamos sempre no esplendor da verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Am 3, 1-8; 4, 11-12)

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura da Profecia de Amós.


3, 1Ouvi, filhos de Israel, a palavra que disse o Senhor para vós e para todas as tribos que eu retirei do Egito: 2“Dentre todas as nações da terra, somente a vós reconheci; por isso usarei o castigo por todas as vossas iniquidades. 3Se duas pessoas caminham juntas, não é porque estão de acordo? 4Se o leão ruge na selva, não é porque encontrou a presa? Se no covil rosna o filhote do leão, não é porque agarrou sua parte?

5Acaso, sem armadilha, se prende uma ave no chão? Acaso dispara a armadilha, antes de capturar a presa? 6Se ressoa na cidade o toque da trombeta, não fica a população apavorada? Se acontece uma desgraça na cidade, não foi o Senhor que fez? 7Pois nada fará o Senhor Deus, que não revele o plano a seus servos, os profetas. 8Ruge o leão, quem não terá medo? Falou o Senhor Deus, quem não será seu profeta?”

4, 11“Eu arrasei-vos, como arrasei Sodoma e Gomorra, e ficastes como um tição, retirado da fogueira; e, contudo, não voltastes para mim”, diz o Senhor. 12“Por isso, assim te tratarei, Israel; e, porque sabes como te vou tratar, prepara-te, Israel, para ajustar contas com o teu Deus.


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Am 3, 1-8; 4, 11-12


Reflexão - “O Senhor não se cansa de nos chamar à conversão e à mudança de vida."


As revelações que os profetas fazem em nome do Senhor são exortação, aviso e sinal de Deus para nos exortar, admoestar, consolar e animar. Ao longo dos tempos, por meio deles Deus tem revelado o Seu plano e, ao mesmo tempo, tem orientado e repreendido a todos os que são escolhidos e reconhecidos por Ele, para ser o Seu povo. Ainda hoje os profetas são aqueles escolhidos pelo Senhor para nos mostrar o caminho da santidade. Assim como acontece quando ouvimos rosnar o leão, ou algum ruído estranho que nos avisa de que algo está acontecendo, os sinais do Senhor, muitas vezes, são como uma armadilha na qual caímos, mas têm o objetivo de nos fazer voltar atrás nas nossas iniquidades. O Senhor não se cansa de nos chamar à conversão e à mudança de vida. Convoca-nos para assumir a nossa parte no Seu projeto, por isso, não fará nada sem antes avisar aos seus servos, os profetas que são Seus instrumentos para, nos atrair e nos fazer viver uma vida em plenitude. Nunca poderemos dizer que o Senhor nos abandonou, porque toda a lei está contida no livro da vida que é ensinada e proclamada pelos profetas. Precisamos, portanto, estar atentos aos acenos de Deus. Tudo o que acontece na nossa vida tem um sentido e quando estamos ligados a Deus enxergamos nas entrelinhas, os Seus recados. 


- Você percebe os sinais de Deus através dos acontecimentos, do que dizem as pessoas e das diversas situações da sua vida?


– Você já aprendeu que o Senhor está sempre se comunicando com você e o exortando, a partir dos seus próprios pensamentos?


- Você tem um coração tranquilo em relação à justiça de Deus para consigo?

 

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 5 


🗣 ”Na vossa justiça, guiai-me, Senhor!”

_ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos.🗣

_ _ _ _ _ _ 


2️⃣ Detestais o que pratica a iniquidade e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador.🗣 

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Eu, porém, por vossa graça generosa, posso entrar em vossa casa. E, voltado reverente ao vosso templo, com respeito vos adoro.🗣 

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 5 


 Reflexão - “O Senhor guia o seu povo na justiça, reza o Salmo no. 5. Porque Ele é justo e sabe de todas as coisas, abomina o mal e acolhe o bem. É por graça e misericórdia que nós podemos adentrar na casa do Senhor e ter com Ele intimidade. Como pecador arrependido nós temos a chance de adorá-lo e com Ele caminharmos."

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Mateus 8, 23-27

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. (Sl 129, 5)

_ _ _ _ _ _ 


O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus 


Glória a vós Senhor!


Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.

25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”


 Palavra da Salvação.

 Glória a vós Senhor!

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 ”a tempestade acalmada”


O Evangelho da tempestade acalmada nos leva a refletir sobre o grau de confiança que temos na presença de Jesus na barca da nossa vida. Confiar em que Jesus está sempre perto de nós é uma grande garantia para que possamos enfrentar as tempestades que nos abalam. A nossa fé é o termômetro, portanto, o que está à nossa vista ou o que conseguimos tocar não se constitui para nós  um sinal de fé. Para viver a fé precisamos ir mais além, mesmo que nada comprovemos nem vejamos, nem sintamos.  Não conseguimos ver Jesus literalmente, mas sabemos que Ele está muito perto de nós e age na nossa vida. Mesmo que às vezes venhamos a nos angustiar, necessitamos ter consciência de que Ele está conosco, aparentemente, “dormindo”, mas tem conhecimento de tudo o que se passa conosco.  Quando damos lugar a Jesus na barca que nos abriga, conferimos também a Ele a autoridade para intervir e agir em nós em todos os momentos.     É importante que também saibamos clamar com confiança, pois Ele espera de nós a expressão do nosso desejo, o nosso apelo e a nossa súplica. É essa, portanto, a oração que devemos fazer nos momentos de sufoco: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!”  O nosso clamor é um sinal de humildade e reconhecimento da nossa incapacidade.  De uma maneira teológica nós sabemos que a Barca é a Igreja de Jesus que navega no mar do mundo. Como Igreja, nós sabemos que existe um chefe Supremo, aqui representado pelo Santo Padre, o Papa, que, inspirado pelo Espírito Santo não a deixará afundar, mesmo passando pelas dificuldades e perseguições do mar revolto do mundo.


– Você costuma pedir socorro a Jesus na hora das tempestades, ou você apela mais para o socorro dos homens?


 – Já aconteceu de você também achar que Jesus está “dormindo” e não o (a) escuta?


– O que você considera como tempestade na vida?


 - Você reconhece a autoridade do Santo Padre, o Papa Francisco?


Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_/)*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...