segunda-feira, 17 de junho de 2024

📆 15 de Junho de 2024 (SÁBADO)

 📆 15 de Junho de 2024 (SÁBADO) 

_ _ _ _ _ _ 


SÁBADO -  X SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde 🟩 - ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia 

S. VITO, MÁRTIR EM LUCÂNIA NA ITÁLIA.

S. BERNARDO DE MENTHON, CÔNEGO REGULAR DE S. AGOSTINHO.

S. GERMANA COUSIN, VIRGEM.

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


O Senhor é minha luz e salvação, de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei? São eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem. (Cf. Sl 26, 1-2)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, fonte de todo o bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - 1Reis 19, 19-21)

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Primeiro Livro dos Reis.


Naqueles dias, 19o profeta Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; e ele mesmo conduzia a última. Elias, ao passar perto de Eliseu, lançou sobre ele o seu manto. 20Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: “Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei”. Elias respondeu: “Vai e volta! Pois o que te fiz eu?” 21Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se ao seu serviço.


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 1Reis 19, 19-21


Reflexão - “Elias e Eliseu"


Deus não dispensa ninguém! Ele está sempre em busca de alguém para dar continuidade à missão que idealizou. Ao longo dos tempos e das gerações o Senhor vai realizando a sua obra de Salvação da humanidade e, a cada momento, chama a um e a outro para colaborar no Seu Plano. Assim aconteceu com Elias e Eliseu! Ao ser chamado por Elias, Eliseu disse: “Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei'. Ao que Elias respondeu: 'Vai e volta!” Quando somos chamados para seguir o Senhor acompanhando os passos de alguém que nos motiva, nós também temos condições de nos despojar de tudo o quanto nos prende: pessoas, bens, cadeias, vícios, ídolos. Assim a obra do Senhor vai tendo prosseguimento e mais e mais herdeiros da Sua graça vão sendo beneficiados. Não somos eternos aqui na terra e precisamos perceber que a nossa missão terá continuidade por meio das pessoas que o Senhor nos colocar na beira do caminho como foi o caso de Eliseu para Elias. Devemos, então, estar atentos (as) às investidas do Senhor e nos colocar à Sua disposição para ensinar o caminho a quem Ele nos mostrar.  Podemos, hoje, ser Elias ou Eliseu!


 – Eliseu sucedeu a Elias e você a quem está sucedendo?

 

 – Você tem seguido os passos de alguém em busca de Deus?

 

 – Você tem aberto caminho para que outros encontrem Jesus?

 

 – A quem Jesus lhe manda acompanhar?

 

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 15 


🗣 ”O Senhor é a porção da minha herança.”

_ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!”🗣

_ _ _ _ _ _ 


2️⃣ Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.🗣 

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.🗣 

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 15 


 Reflexão - “A graça do Senhor é a herança do justo.  Somente ela nos basta para que estejamos em segurança. Não precisamos ambicionar riqueza nem poder aqui na terra, pois não é disto que a nossa alma necessita. A nossa alma se rejubila de alegria quando experimenta o clima de festa     e se dá  conta de que o Senhor está sempre perto.  Até o nosso corpo no repouso fica tranqüilo, pois não veremos a morte nem a corrupção. Para nós está reservada a herança dos justos! Amem! Aleluia!"

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Mateus 5, 33-37

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

Inclinai meu coração às vossas advertências, e dai-me vossa lei como um presente vantajoso! (Sl 118 (119), 36a. 29b)

_ _ _ _ _ _ 


O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus 


Glória a vós Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falsoʼ, mas ʽcumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. 36Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.


 Palavra da Salvação.

 Glória a vós Senhor!

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 ”Que as nossas ações acompanhem as nossas palavras”


Com a Sua Palavra Jesus veio aprimorar a Lei que antes fora entregue a Moisés e nos revelar o que é ou não do agrado do Pai. Ao longo dos anos os homens deturparam a Lei de Deus, acrescentando costumes, por isso, neste Evangelho Jesus nos ordena: “Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum”.   Entendemos, então, que não somos senhores da nossa existência, por isso, não podemos dar garantia de coisas de que não temos o alcance. Não podemos ser senhores da verdade, porém, podemos ser firmes naquilo que é a verdade de Deus, dizendo sim ou não de acordo com a Sua Palavra, com Seus ensinamentos. Não podemos acrescentar nenhum dia à nossa existência nem tampouco comandar a rotina da nossa vida. Até os cabelos da nossa cabeça não estão sob o nosso governo, por isso, humildes e conscientes necessitamos nos abandonar às sugestões do Senhor e dizer sim, quando for do Seu agrado, e não, quando Ele nos permitir. Que as nossas ações acompanhem as nossas palavras! 


  - Você tem sido fiel ao sim que dá a Deus?


 – A que ou a quem você tem dado não?


– Você tem dado a sua vida em garantia para algum propósito seu?


 – O que você, seguramente, acha que lhe acontecerá?


Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_/)*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...