segunda-feira, 17 de junho de 2024

📆 10 de Junho de 2024 (2ª feira)

 📆 10 de Junho de 2024 (2ª feira) 

_ _ _ _ _ _ 

SEGUNDA-FEIRA DA X SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia 

S. LANDERICO, BISPO DE PARIS

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

O Senhor é minha luz e salvação, de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei? São eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem. (Cf. Sl 26, 1-2)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

 Ó Deus, fonte de todos o bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - 1Rs 17,1-6

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, 1 o profeta Elias, tesbita de Tesbi de Galaad, disse a Acab: "Pela vida do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá nestes anos nem orvalho nem chuva, senão quando eu disser!" 2 E a palavra do Senhor foi dirigida a Elias nestes termos: 3 "Parte daqui e toma a direção do oriente. Vai esconder-te junto à torrente de Carit, que está defronte ao Jordão. 4 Lá beberás da torrente. E eu ordenei aos corvos que te deem alimento". 5 Elias partiu e fez como o Senhor lhe tinha ordenado, e foi morar junto à torrente de Carit, que está defronte ao Jordão. 6 Os corvos traziam-lhe pão e carne, tanto de manhã como de tarde, e ele bebia da torrente.

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - 1Rs 17, 1-6

Reflexão - o Senhor também nos manda ir para o oriente

Em obediência às ordens de Deus, Elias partiu em direção ao oriente para junto da torrente de Carit onde encontrou, a água, para matar a sua sede e os corvos, que lhe serviram de alimento e saciaram a sua fome. Quando na nossa vida também não cai chuva nem mesmo o orvalho e nós nos sentimos fracos e sem esperança, o Senhor também nos manda ir para o oriente e seguir Suas orientações, a fim de encontrar a torrente do Seu amor se derramando sobre nós pelo Espírito Santo. Assim como fez com Elias, Ele também nos chama a aproximarmo-nos Dele para tomarmos a direção do oriente, isto é, uma nova rota, um novo modo de ação, uma nova vida. Perto da torrente nós encontraremos comida e bebida para matar a nossa fome e sede espiritual. Mesmo que ao redor de nós não estejamos encontrando o que comer nem beber, mesmo que as perspectivas sejam as mais negras, nós podemos confiar que, indo para o oriente nós estaremos salvos, pois assim o Senhor nos garante. Precisamos apenas obedecer às Suas ordens o que significa, confiar na Sua misericórdia, no Seu chamado, na Sua ação poderosa. Porém, a ação do Senhor na nossa vida, mudará a nossa sorte e, também, os nossos planos e nem sempre aceitamos essas mudanças. Deus é o Senhor do céu e da terra, portanto, se confiarmos no Senhor não precisaremos ficar preocupados porque “comeremos pão e carne trazidos pelos corvos e beberemos da torrente”.  A graça que nos sustenta vem do Espírito de Deus. – Você quer se aproximar também desta torrente do Senhor, mesmo sabendo que muita coisa mudará na sua vida? – Você ainda tem água e alimento suficientes para a sua caminhada espiritual? – Onde você está buscando isso? -  Como o Senhor tem o (a) alimentado?

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 120 (121) 

🗣 Do Senhor é que vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Eu levanto os meus olhos para os montes:de onde pode vir o meu socorro? "Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!" 🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Ele não deixa tropeçarem os meus pés, e não dorme quem te guarda e te vigia. Oh! Não! Ele não dorme nem cochila, aquele que é o guarda de Israel! 🗣 

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, é uma sombra protetora à tua direita. Não vai ferir-te o sol durante o dia, nem a lua através de toda a noite. 🗣

 _ _ _ _ _ _ 

4️⃣ O Senhor te guardará de todo o mal, ele mesmo vai cuidar da tua vida! Deus te guarda na partida e na chegada. Ele te guarda desde agora e para sempre!  🗣

_ _ _ _ _ _

Reflexão - Levantar os olhos para os montes é colocar a nossa atenção e a nossa esperança, voltadas para dentro do nosso coração e, então, encontrar Aquele que nos vigia, que nos guarda e protege. O salmista é quem afirma com convicção que o Senhor nos guarda na partida e na chegada. É Ele quem cuida da nossa vida e só a Ele devemos pedir socorro. Temos então que tomar consciência desta realidade: não estamos sós, o Senhor vigia os nossos passos e atende ao nosso pedido de socorro bastando somente que levantemos os olhos para Ele. O Senhor fez o céu e a terra!

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Mateus 5, 1-12

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

Alegrai-vos, vós todos, porque grande há de ser a recompensa nos céus que um dia tereis! (Mt 5,12a)

_ _ _ _ _ _ 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus 

Naquele tempo, 1 vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2 e Jesus começou a ensiná-los: 3 "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4 Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7 Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11 Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós".

Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

Uma "Radiografia" do Coração de Jesus

Com o Evangelho de hoje, iniciamos a leitura de um dos trechos mais importantes, mais famosos e mais conhecidos do Evangelho: o Sermão da Montanha. Trata-se dos capítulos 5 a 7 do Evangelho de São Mateus. Neles, encontramos verdadeiras pérolas preciosas do Coração de Nosso Senhor.

Jesus inicia subindo a montanha e realizando o que, no Antigo Testamento, era somente sombra e profecia: Moisés subira o Sinai para dar ao povo a Lei, Jesus agora leva à plenitude o que era somente uma sombra, por isso sobe novamente a montanha para dar a nova Lei.

Jesus, mais tarde, dirá, não nesse sermão, mas em outra passagem: “Vinde a mim e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”. É exatamente a frase que nos serve de chave de leitura para entender o que Jesus nos está apresentando no Sermão da Montanha. Ele está apresentando seu próprio Coração, modelo de todo coração verdadeiramente cristão. Assim, Jesus começa falando das bem-aventuranças.

O que são as bem-aventuranças? Há várias formas de apresentar as bem-aventuranças. Uma delas é entender que as bem-aventuranças são uma espécie de “radiografia” íntima do Coração de Jesus. Por quê? Porque o que Jesus quer fazer no coração de todos os seus santos, na verdade, já está no seu Coração.

Quando Jesus diz: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”, Ele está falando do seu Coração. Ele é o Coração pobre. Que quer dizer ‘pobre’? ‘Pobre’ quer dizer tudo entregar a Deus. Sim, pobre em espírito é aquele que se despoja, entrega, sacrifica. Eis aí o caminho cristão por excelência, eis aí o Coração de Cristo. Ele veio ao mundo para tudo entregar a Deus.

Na Cruz, Jesus é pobre. Paupérrimo, Ele não tem um pedaço de chão onde ser sepultado, não tem uma pedra sobre a qual reclinar a cabeça, não tem roupas, não tem um nome que as pessoas estejam elogiando: Jesus está totalmente despojado de tudo. Mas esse despojamento, Ele o fez por amor a Deus.

Aqui está a grande riqueza. Há algo de intimamente maravilhoso naquilo que, externamente, é catastrófico. Eis aí o Coração de Jesus. O Coração de Jesus, quem o olha por fora fica assustado: “Meu Deus! Cruz, miséria, desgraça!” O que nós vemos é um Coração transpassado por uma lança injusta, morto, executado; mas, por dentro, o que nós precisamos ver é um Coração que se entregou em supremo ato de amor a Deus, em supremo ato de amor a todos nós.

Quando lermos as bem-aventuranças, sempre nos aproximemos delas com a delicadeza e a intimidade de quem está entrando, pé ante pé, no Coração de Cristo, para conhecer aquilo que ninguém jamais imaginou e que olhos jamais contemplaram: “Ninguém jamais viu a Deus; mas o Filho unigênito, que está voltado para o peito do Pai, Ele nos deu a conhecer”. Ele nos narrou.

Reclinados no peito de Cristo, conheceremos quem Ele é, o princípio de todas as bem-aventuranças. Sim, Ele é o caminho, a verdade e a vida

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...