quarta-feira, 29 de maio de 2024

📆 29 de Maio de 2024 (QUARTA-FEIRA)

 📆 29 de Maio de 2024 (QUARTA-FEIRA) 

_ _ _ _ _ _ 


QUARTA FEIRA DA VIII SEMANA COMUM (verde 🟩 - ofício do dia da IV semana do Saltério)

_ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia 

S. ÚRSULA LEDOCHOWSKA, FUNDADORA DAS IRMÃS URSULINAS DO CORAÇÃO DE JESUS AGONIZANTE.

S. PAULO VI, PAPA.

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


O Senhor tornou-se meu protetor e me conduziu para um lugar espaçoso; ele me salvou, porque me ama. (Cf. Sl 17, 19-20)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Fazei, Senhor, que os acontecimentos deste mundo decorram na paz que desejais, e vossa Igreja vos possa servir alegre e tranquila. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - 1Pedro 1, 18-25

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura da Primeira Carta de São Pedro.


Caríssimos,18sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais,não por meio de coisas perecíveis,como a prata ou o ouro,19mas pelo precioso sangue de Cristo,como de um cordeiro sem mancha nem defeito.20Antes da criação do mundo, ele foi destinado para isso,e neste final dos tempos, ele apareceu, por amor de vós.21Por ele é que alcançastes a fé em Deus. Deus o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória,e assim, a vossa fé e esperança estão em Deus.

22Pela obediência à verdade, purificastes as vossas almas, para praticar um amor fraterno sem fingimento. Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor. 23Nascestes de novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a palavra de Deus, viva e permanente. 24Com efeito, “toda carne é como erva, e toda a sua glória como a flor da erva; secou-se a erva, cai a sua flor. 25Mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Ora, esta palavra é a que vos foi anunciada no Evangelho.


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 1Pedro 1, 18-25


Reflexão - “Tudo o que é da carne é corruptível, mas a Palavra do Senhor conserva-se eternamente".


A Palavra de Deus é o próprio Cristo, o Verbo que se fez carne e veio habitar no meio de nós! Por ela foram criados o mundo e tudo o que nele há. É também pela Palavra que nós adquirimos a vida nova em Jesus Cristo. O

sangue que Jesus derramou na Cruz nos redimiu, por isso, Ele tem poder para nos fazer renascer para uma vida santa. A Palavra é a semente incorruptível que foi plantada no nosso coração e que permanece para sempre. Fomos resgatados, não somente para que tenhamos um lugar no céu, na vida eterna, mas para que possamos, de almas purificadas, viver um amor fraterno e sem

fingimento uns com os outros. Para isso São Pedro nos instrui: “Amai-vos, pois, uns aos outros de coração e com ardor”. Fomos resgatados da vida fútil herdada dos nossos primeiros pais. Isto significa que o germe do pecado, inoculado em nós por causa da desobediência de Adão e Eva, não tem mais domínio sobre nós, porque o sangue de Cristo nos imunizou. Portanto, a nossa fé e esperança estão postas em Jesus, o Filho de Deus feito homem. Não obstante, só poderemos dar provas de que realmente estamos sadios, se vivenciarmos a Palavra de Deus que é o próprio Cristo. Não poderemos afirmar que estamos salvos se não damos ao mundo o testemunho desta salvação.

Tudo o que é da carne é corruptível, passa, não dura, mas a Palavra do Senhor conserva-se eternamente.


 – Qual a influência que a Palavra de Deus tem na sua vida?

 

  – Você tem consciência de que o pecado não tem mais domínio sobre si?

  

  – Você acredita que o sangue de Jesus tem poder para salvá-lo (a) do inimigo?

 

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 147 


🗣 ”Glorifica o Senhor, Jerusalém!”

_ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou;🗣

_ _ _ _ _ _ 


2️⃣ a paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.🗣 

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.🗣 

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 147 


 Reflexão - “Jerusalém somos todos nós, obra prima da criação de Deus, cidade edificada para ser morada do Senhor. A Palavra de Deus criou o céu e a terra e ainda hoje corre veloz anunciando ao mundo os preceitos do Senhor para nós. O carinho de Deus se manifesta por meio dos Seus decretos e Sua Lei, pois reforça com segurança as nossas portas, impedindo que caiamos na teia do inimigo. Por esta razão é que o salmista nos conclama a glorificar o Senhor que nos oferece a paz e nos alimenta com a flor do trigo que é a Sua palavra.

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Marcos 10, 32-45

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

Veio o Filho do Homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos. (Mc 10, 45)

_ _ _ _ _ _ 


O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Marcos 


Glória a vós Senhor!


Naquele tempo,32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele:33“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?”37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?”39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado.40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.


 Palavra da Salvação.

 Glória a vós Senhor!

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 ”Tudo por amor!”


Às vezes, quando lemos este Evangelho nós censuramos os dois filhos de Zebedeu pela sua pretensão! Porém, se refletirmos bem, chegaremos à conclusão de que os discípulos de Jesus não eram muito diferentes de nós que nos propomos também a segui-Lo por onde Ele for. Também nós, hoje, almejamos os lugares de honra, queremos serreconhecidos, desejamos as benesses, entretanto, também não queremos beber o cálice que Ele bebeu.

Enquanto tudo está bem somos os mais fiéis seguidores, mas falou em dificuldade, perseguição, sofrimentos, nós logo refugamos e queremos deixar o nosso corpo de fora. Os discípulos de Jesus também não entendiam o que Ele lhes falava, porque viam Nele alguém que poderia facilitar as suas vidas e nem atentavam no fato de que pudessem passar por dificuldades. Nós também agimos assim, não nos importamos com os meios, queremos apenas receber de Deus a solução para os problemas aos quais precisamos encarar. Jesus, então, 73 nos dá consciência de como devemos assumir o papel de cristãos autênticos. Primeiramente, nos mostra que Ele, o Enviado de Deus, o Messias, o Mestre, também teve que enfrentar os desafios para cumprir a Sua missão. Depois, ele nos adverte e diz a cada um de nós que pretendemos galgar posição perto de Deus. Deus: “vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado.” Mas o lugar que o Pai reservou a cada um cabe somente a Ele nos indicar. E o que mais vai chamar a atenção do Pai em nós é que sejamos parecidos com o Seu Filho Jesus o qual veio ao mundo não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida por nós. Jesus então

nos diz: “Mas, entre vós não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos”. O seguimento de Cristo implica em assumir a regra do amor ao próximo. Tudo por amor! O amar nos traz consequências que nem sempre desejamos, mas só assim, nós poderemos dizer que somos cristãos autênticos. 


- Você quer ser grande?


-  O que você entende por ser grande, segundo as palavras de Jesus?


-  Você também ousa pedir a Jesus um lugar privilegiado?


- Você aceita pagar o ônus de ser o primeiro?


 – Você acha que seguir a Jesus é fácil ou difícil?

 

-  Você tem sido servido pelos outros ou tem servido aos outros?


Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_/)*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...