sexta-feira, 10 de maio de 2024

📆 26 de Abril de 2024 (6ª Feira)

 📆 26 de Abril de 2024 (6ª Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

SEXTA-FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia 

S. CLETO, PAPA E MÁRTIR / 

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Vós nos redimistes, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações, e fizestes de nós um reino e sacerdotes para nosso Deus, aleluia. (Cf. Ap 5, 9-10)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Ó Deus, autor da nossa liberdade e da nossa salvação, ouvi os que vos suplicam e concedei aos redimidos pela efusão do sangue do vosso Filho viver por vós e alegrar-se com a vossa constante proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 13, 26-33

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26"Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27 Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se lêem todos os sábados. 28 Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29 Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o colocaram num túmulo. 30 Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31 e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. 32 Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33 ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: 'Tu és o meu filho, eu hoje te gerei'".

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 13, 26-33

Reflexão - “A ressurreição de Jesus é o cumprimento da promessa do Pai”

Por onde passavam, os apóstolos, insistentemente, anunciavam o Evangelho da Salvação, mostrando a todos, através do relato da própria história do povo, que Deus já lhe mandara o Salvador. Paulo, sabiamente, procurava mostrar aos judeus o sentido para tudo o que estava acontecendo, mostrando aos homens que a promessa de Deus no Antigo Testamento já se cumprira em Jesus.  Por isso, também, quando conhecemos a origem do homem e a sua história de pecado nós começamos a entender o motivo pelo qual Deus nos prometeu um Salvador. Logo que o homem, (Adão e Eva), pecou, Deus na Sua misericórdia nos prometeu a Salvação.  A promessa se cumpriu em Jesus que, vindo até nós, morreu por nossos pecados, foi ressuscitado e voltou aos céus. A ressurreição de Jesus é, portanto, o cumprimento da promessa do Pai para nós. Jesus abriu o caminho para que também pudéssemos ser ressuscitados.  Apesar disso, até hoje tem sido difícil para os homens acreditarem nesta verdade. A humanidade continua descrente e insegura em relação às promessas de Deus, vivendo sem esperança e temerosa. Se todos soubessem acolher, com confiança, a promessa de salvação do Pai por meio de Jesus, a história seria outra. Não haveria suicídios, desarmonia, depressão e outros males e assim não precisaríamos de mais nada para vivenciar a santidade e a justiça, já aqui e, agora.  – Você acha que precisávamos mesmo de um Salvador? – Você alguma vez imaginou como seria se Jesus não tivesse vindo ao mundo? – Como você estaria? – Em que a sua vida mudaria?


_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 2 

🗣 Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ "Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei!" O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: "Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!"🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo – 2 

Reflexão - Jesus recebeu do Pai toda a autoridade sobre todas as nações. Somos propriedade Dele, herança e pertença a Ele. Toda a terra está sob o Seu domínio. Dentro da mentalidade humana, poderíamos pensar que a nossa vida é uma vida de servidão. Muito pelo contrário, o jugo e a autoridade de Jesus vêm do Amor do Pai, por isso, Ele é poderoso no Amor. Não somos seus serviçais, mas sim, Seus servos. Servir a Jesus significa render-Lhe graças e prestar-Lhe homenagem com respeito, tudo fazendo por amor.

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - João 14, 1-6

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (Jo 14, 6)

_ _ _ _ _ _ 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1 "Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3 e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4 E para onde eu vou, vós conheceis o caminho". 5 Tomé disse a Jesus: "Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?" 6 Jesus respondeu: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim".

Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

 “O que significa dizer que Jesus é a Verdade?”

A Última Ceia é o ambiente que nos irá conduzir durante o restante do Tempo Pascal, até chegarmos a Pentecostes.

Jesus, no capítulo 14, começa a fazer um discurso de despedida. É evidente que os Apóstolos começam a perceber com clareza de que se trata. Jesus tenta acalmá-los, não com palavras de consolação, mas com verdades. Nós cristãos sabemos que aquilo que aquieta o coração não são simples palavras de otimismo, como quem diz: “Não se preocupe, não. Vai dar tudo certo”. Nós não temos palavras de otimismo. Temos verdades sólidas. É isso o que Jesus evidencia no Evangelho de hoje.

Eis como Ele inicia o capítulo: “Não se perturbe o vosso coração”, ou seja, não se agite; “tendes fé em Deus, tendes fé em mim também”. A palavra “fé” nos recorda solidez, rocha firme, “amém”. A palavra “amém” quer dizer exatamente isso. Jesus é o nosso “amém”, a rocha firme em cima da qual podemos construir nossa casa. Então, se construirmos a casa na fé em Jesus, ou seja, na verdade de Cristo, podem vir ventos e tempestades, podem vir as agitações do mundo: nós sabemos que “céus e terra passarão”, mas “a sua Palavra não passará”, isto é, a sua verdade não passará. Começamos assim a compreender algo que o mundo moderno esqueceu. O mundo moderno esqueceu que a palavra “verdade” tem a ver com solidez, com o ser, com o que realmente é. O mundo moderno transformou a palavra “verdade” em mera opinião: “Ah, para mim é verdade”. A verdade, porém, é uma parede diante da qual se pode quebrar a cabeça, se não se obedece a ela. A verdade é algo muito sólido, é uma pedra firme em cima da qual se pode construir a vida. A verdade é o que é, a verdade é o ser das coisas; logo, o que não tem ser não é verdade. 

Jesus nos diz com toda a clareza: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. É o que Ele nos ensina neste Evangelho. Jesus é a verdade em cima da qual está construída, pelo menos, esperamos poder construir a nossa vida, a fim de alcançarmos a vida com vê maiúsculo, que é a vida de Deus. Mas como chegar à verdade? Ele mesmo o diz: “Eu sou o caminho”, ou seja, aquele ser humano, Jesus Cristo, é o caminho que nos leva à verdade de Deus e à vida divina. Vivemos em tempos de relativismo religioso, de relativismo moral, de relativismos em todos os campos, e não enxergamos como o nosso coração tem sede de uma verdade sólida e imperturbável, em cima da qual possamos construir a nossa vida. Por isso, aconteça o que acontecer — transtornos, problemas familiares ou de saúde, angústias e crises econômicas, guerras e perseguições etc. —, se temos a verdade, a rocha firme de Nosso Senhor Jesus Cristo, então a nossa casa está construída verdadeiramente em cima do que não passa.

Continuemos a seguir esse caminho, Jesus. Ele nos levará pela mão durante toda a vida, conduzindo-nos à verdade e à vida de Deus. 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...