quarta-feira, 29 de maio de 2024

📆 16 de Maio de 2024 (5a Feira)

 📆 16 de Maio de 2024 (5a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

QUINTA-FEIRA DA VII SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Prefácio da Ascensão II)

_ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia 

S. ALEXANDRE, BISPO DE JERUSALÉM E MÁRTIR / S. UBALDO, BISPO DE GÚBIO

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Aproximemo-nos, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno, aleluia (Hb 4, 16)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

O vosso Espírito, Senhor, infunda em nós a riqueza dos seus dons e nos dê um coração que vos agrade, tornando-nos, em sua misericórdia, sempre mais dóceis à vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 22, 30; 23, 6-11

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1ª Leitura

Salmo

Evangelho

Primeira Leitura (At 22,30; 23,6-11)


Leitura dos Atos dos Apóstolos.


Naqueles dias, 30querendo saber com certeza por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus, o tribuno soltou-o e mandou reunir os chefes dos sacerdotes e todo o conselho dos anciãos. Depois fez trazer Paulo e colocou-o diante deles.


23,6Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra parte eram fariseus, Paulo exclamou no conselho dos anciãos: “Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou sendo julgado por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos”. 7 Apenas falou isso, armou-se um conflito entre fariseus e saduceus, e a assembleia se dividiu.


8Com efeito, os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito, enquanto os fariseus sustentam uma coisa e outra. 9Houve, então, uma enorme gritaria. Alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus, levantaram-se e começaram a protestar, dizendo: “Não encontramos nenhum mal neste homem. E se um espírito ou anjo tivesse falado com ele?” 10E o conflito crescia cada vez mais. Receando que Paulo fosse despedaçado por eles, o comandante ordenou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles, levando-o de novo para o quartel. 11Na noite seguinte, o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse: “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”.

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 22, 30; 23, 6-11

Reflexão - “O Espírito Santo é quem nos conduz”

Para permanecer fiel na sua missão de anunciar o Evangelho Paulo enfrentou as mais diversas situações e, em todas elas o Espírito Santo lhe mostrou uma saída. Arguido por fariseus e saduceus, Paulo teve a inspiração de falar sobre a ressurreição dos mortos defendida por uns e não admitida por outros, gerando assim o conflito que o tornou livre para nova empreitada. Por meio do comandante ele foi livre do meio da confusão, mas era o Senhor quem acompanhava todos os seus passos, o alentava e o amparava: “Tem confiança”.  Assim, o Espírito Santo dava-lhe instruções e animava-lhes para a missão: “assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”. Assim acontece também conosco! Jesus nunca vai parar de nos convocar enquanto tivermos vida e oportunidade para testemunhar a Sua Salvação. Ele precisa de nós, do nosso ardor, do nosso entusiasmo, mas principalmente do nosso coração dócil e confiante no Seu direcionamento. Muitas vezes nós queremos nos contentar com o que já fizemos e desejamos parar um pouco, descansar, curtir a vida, porém, de uma forma ou de outra o Senhor continua nos advertindo e nos chamando: “Eu preciso de ti em outro lugar”. O Espírito Santo é quem nos conduz e sabe quanto tempo ainda teremos para servir a Deus. Ele necessita do nosso hoje, agora! Portanto, que possamos prosseguir sem nunca desistir, animados pelo Espírito Santo e sabedores de que quem nos chama não nos deixará desamparados (as).  – Como você tem recebido as propostas de Deus para o trabalho no reino? – Você acha que já trabalhou demais?  – Você sabia que pode trabalhar para o reino dentro da sua casa, na sua família? – Você tem feito isso?


_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 15 

🗣 Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 15 

Reflexão - “Somente vós sois meu Senhor”, diz o salmista. Quando nós assim recitamos, devemos ter em mente que Jesus é o Senhor da nossa vida porque Ele adquiriu para nós uma herança. Por isso, o nosso destino está seguro em Suas mãos. Não precisamos duvidar nem questionar, mas apenas manter o coração em festa e a alma cheia de alegria. Jesus é o Senhor do passado, do presente e do porvir e nada deverá nos atemorizar. O Senhor não há de nos deixar entregues à morte nem à corrupção. Fomos criados (as) para a glória de Deus!

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - João 17, 20-26

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

Para que todos sejam um, diz o Senhor, como tu estás em mim e eu em ti, para que o mundo possa crer que me enviaste. (Jo 17, 21)

_ _ _ _ _ _ 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João 


— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. 22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.

26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

”Como progredir no amor?”

Estamos vendo Jesus rezar na intimidade; então, Ele se une à nossa oração. Estamos vendo nesses dias as três virtudes teologais. Por quê? Porque a vida de oração consiste nisso, na renovação das três virtudes. Rezar é fazer atos de fé, de esperança e de caridade o tempo todo: fé, esperança e caridade.

Em que sentido? Em primeiro lugar, temos a realidade do ato de fé. O ato de fé nos une a Cristo. A partir dessa união com Cristo pela fé, recebemos as graças necessárias pelas quais Deus ilumina nossa inteligência e convida nossa vontade a começar a amá-lo verdadeiramente, como quem quer se unir a Ele cada vez mais. O amor consiste nisso. No Evangelho de hoje, Jesus diz que precisamos nos unir a Ele, e intercede para que sejamos uma só realidade com Ele. Assim como Jesus está unido ao Pai, que nós estejamos unidos a Ele e entre nós. Essa é a característica típica do amor.

O amor não é somente querer o bem do outro. Sim, isso também faz parte do amor. Mas, por exemplo, quando estou assistindo a uma partida de futebol e escolho torcer por um dos times, eu até posso querer o bem do time ao torcer por ele, e isso é um amor de benevolência: eu quero o bem daquelas pessoas; mas isso ainda não é o amor em sua característica principal. Porque o amor, na sua característica principal, quer se unir ao amado.

Todo amante quer se unir ao amado, e Deus se revelou à humanidade porque quer se unir a nós. Essa realidade deve ser correspondida com o fato de que nós também queremos nos unir a Deus e estar com Ele. Então, é ser um só Corpo com Cristo, como a esposa que se une ao Esposo. Quando nós, na vida de oração, começamos a amar Jesus, o amor vai progredindo, até que finalmente começamos a querer nos unir a Ele.

Começa-se a amar a Deus procurando não ofendê-lo. É o que chamamos de amor servil. É o amor de quem está começando porque busca seguir os mandamentos, como Jesus mesmo disse no capítulo 15: “Se vós me amais, obedecereis aos meus mandamentos”. Então, demonstra-se o amor parando de ofender a Deus. Mas esse ainda não é o amor perfeito. Ele pode progredir e ser um amor de amizade com Deus, que significa não apenas fazer só aquilo que devemos fazer; começa-se a ser generoso. Pensamos, amamos e queremos o bem do amigo a todo momento. Exatamente porque Jesus morreu para nos dar a vida, queremos morrer e nos entregar por amor a Ele.

Mas esse amor se torna perfeito quando, finalmente, nós, que saímos do amor servil para o amor filial e de amizade, passamos para uma terceira categoria ou um terceiro tipo de amor, mais elevado ainda. É o amor esponsal, o amor da esposa que deseja se unir ao esposo. É disso que Jesus fala nesta oração, que nós nos unamos a Ele e sejamos um só com Ele, de tal maneira que possamos dizer que somos a esposa unida num só corpo com o Esposo. Isso é um grande desafio para a nossa vida, um progresso que só alcançamos com vida de oração, fazendo cada vez mais atos de fé, de esperança e de caridade. Peçamos, pois, o auxílio divino do Espírito Santo. 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...