sexta-feira, 10 de maio de 2024

📆 *12 de Maio de 2024 (Domingo)*

 


 📆 *12 de Maio de 2024 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*ASCENSÃO DO SENHOR (Branco, Glória, Creio, Prefácio da Ascensão – Ofício da Solenidade)*

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SS. NEREU E AQUILEU, MÁRTIRES, NA VIA ARDEATINA / S. PANCRÁCIO, MÁRTIR, NA VIA AURÉLIA / S. GERMANO DE CONSTANTINOPLA, BISPO / LEOPOLDO MANDIC.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu, aleluia. *(At 1, 11)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração da Coleta*

Deus todo-poderoso, fazei-nos exultar de santa alegria e fervorosa ação de graças, pois na ascensão de Cristo vosso Filho nossa humanidade foi elevada junto a vós e, tendo ele nos precedido como nossa cabeça, nos chama para a glória como membros do seu corpo. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 1, 1-11*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Ato dos Apóstolos.

No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 

2até ao dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 

3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus. 

4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar:

5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”.

6Então, os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino em Israel?”

7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 

8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”. 

9Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo.

10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 

11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 1, 1-11*

 *Reflexão - “Onde fica Jerusalém?”*

“Antes de elevar-se ao céu, pelo Seu próprio poder, Jesus revelou ao mundo o porquê da Sua vinda, da Sua entrega na Cruz e da sua Ressurreição quando disse: 'Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar”. A promessa do Pai é o Espírito Santo que vem para fazer uma verdadeira metamorfose em nós. Assim como subiu aos céus, assentando-se à direita do Pai, Jesus virá um dia, glorioso, para julgar a nossa transformação em vista do Espírito Santo que recebemos no nosso Batismo. Jerusalém é o lugar onde nos reunimos em Nome de Jesus para receber o dom do Espírito Santo que nos faz ser testemunhas da Sua salvação por onde andarmos, nas nossas ações, com as nossas palavras, enfim, com a nossa vida. Jerusalém é a nossa família, é a nossa Comunidade é a Igreja, que nos reúne e nos congrega para a vivência do amor. Quando nos reunimos em Nome de Jesus o Espírito Santo se manifesta e nos esclarece todas as dúvidas. Assim sendo, é o Espírito quem nos dá forças e direcionamento para uma vida plena de conformidade com a vontade do Pai. Às vezes nós ficamos esperando do céu algum direcionamento para começar a nossa missão e esquecemos de que Jesus já nos convidou a colocar nossas “mãos à obra”. - Por que demoramos em atender o Seu chamado? – Será que você acredita mesmo na Palavra de Jesus? – O que você tem esperado acontecer para assumir a missão que o Senhor lhe destinou? – O que você tem deixado para depois? – Depois de que? – Quando? – Aonde?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 46*

🗣 *Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 46*

 *Reflexão* - “O salmo exalta a Jesus, o Deus que se elevou ao céu por entre aclamações e admiração dos Seus seguidores, portanto, poderoso, vencedor da morte e Rei de todas as nações. Jesus subiu ao toque da trombeta e voltará a nós atendendo às preces do nosso coração que clama: “Vem Senhor Jesus”!   Ele é o grande rei de toda a terra e a Ele rendemos adoração e louvor.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Efésios 1, 17-23* 

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos: 17O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 

18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 

19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente.

20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 

21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa mencionar, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro.

22Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 

23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *2a Leitura - Efésios 1, 17-23*

 *Reflexão - “A nossa herança é a glória do céu, juntos dos santos.”*

“São Paulo roga ao Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo a quem pertencem a glória e o poder, que nos dê um espírito de sabedoria que nos faça conhecer verdadeiramente o que Ele tem preparado para a nossa felicidade. Precisamos ter o nosso coração aberto à luz de Cristo a fim de que saibamos qual a esperança a que somos chamados e como nos apossamos da riqueza da glória que é a herança que receberemos juntamente com todos os santos, no céu.  A esperança da nossa vida está no chamado à salvação, herança que recebemos do Pai por meio de Jesus, é a glória do céu, juntos dos santos. O poder de Jesus nos ressuscitará porque Ele mesmo foi ressuscitado pelo poder de Deus Pai e está entronizado nos céus, sentado à Sua direita. Ao elevar-se ao céu e sentar-se à direita do Pai, acima de toda a autoridade, poder, potência e soberania Jesus pôs tudo sob os Seus pés e fez com que nós também estivéssemos juntos com Ele, porque, se somos membros do mesmo Corpo e se Ele é a Cabeça, estamos todos reunidos num só coração. Que o Senhor nos conceda o espírito de sabedoria para que, desde já, nos comportemos como cidadãos do céu.   – Você sabia que está ligado (a) ao céu e pertence ao Corpo do Cristo glorioso? – Você tem dado testemunho de que participa desta glória? -  Você já acolheu o espírito de sabedoria que Jesus prometeu? – Você é uma pessoa que transmite esperança?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 16, 15-20*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus. *(Mt 28, 19a. 20b)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.*

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 

15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 

16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 

17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 

18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus.

20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Ele transmitiu o que recebeu.”*

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Celebramos hoje São Marcos, grande evangelista e intérprete de São Pedro. Quem foi este homem que escreveu o segundo Evangelho? São Marcos era conhecido pelo nome de João Marcos. Era um rapaz de dupla cultura, helênica (por isso o nome grego Marcos) e judaica (por isso o nome hebraico João, ‘Iohannes’). Foi exatamente sua versatilidade em traduzir do aramaico para o grego que o levou a ser, na velhice de São Pedro, secretário do príncipe dos Apóstolos, como vemos na Primeira Leitura da Missa de hoje, em que São Pedro, concluindo sua carta, diz estar na comunidade de “Babilônia”, ou seja, em Roma, com o seu filho Marcos. É interessante notar esses pequenos detalhes históricos nos servem de chave de leitura para ver o Evangelho de Marcos com outros olhos. Uma das coisas que, poderíamos dizer, temos de admirar no Evangelho de São Marcos é exatamente o fato de que ele não transmitiu um “evangelho seu”, como qualquer pregador; ele fez questão de ser fiel ao que foi transmitido pelos Apóstolos, no caso, por São Pedro, apresentando as reminiscências do primeiro dos Apóstolos. Podemos até imaginar o velho Pedro, alquebrado, pregando o Evangelho, e Marcos traduzindo-o. Algumas palavras em aramaico presenciadas por São Pedro tocaram tão profundamente São Marcos, que no seu Evangelho ele as deixa no original. Por exemplo, quando São Pedro viu a ressurreição da filha de Jairo, as palavras de Jesus: “Talita cum”, “Menina, levanta-te”, ficaram marcadas no coração dele e penetraram também a alma de São Marcos, de forma que ele não ousou traduzi-las para o grego, mas as preservou no aramaico original. Cristo, no Horto das Oliveiras, reza: “Abbá, Pai”, e a palavra ‘abbá’, que quer dizer ‘papai’, exprimindo o grito de filho confiante, ficou marcada no coração de Pedro, que assistiu àquela cena, por isso Marcos a colocou no seu Evangelho.

Aliás, foi exatamente ali, no cenário do Horto das Oliveiras, que Marcos se permitiu, digamos assim, fazer uma reminiscência saudosa, uma recordação do seu coração, ocorrida na noite fatídica em que Jesus foi aprisionado. O pequeno Marcos estava lá. Sim, porque — conta a tradição — o Horto das Oliveiras, um jardim numa chácara que produzia olivas para azeite, era propriedade da família de João Marcos, assim como a casa em que Jesus celebrou a Última Ceia. Tanto o Horto das Oliveiras como o Cenáculo eram da família de João Marcos, que estava em Jerusalém quando Jesus celebrou a Última Ceia às portas fechadas com os doze Apóstolos. Ele certamente acompanhou os Apóstolos quando Jesus, saindo de Jerusalém, atravessou o vale do Cedron e subiu para o Monte das Oliveiras, onde foi aprisionado. João Marcos estava ali. Ele viu o momento em que o soldado romano veio por trás e tentou aprisioná-lo também e ele, envolto num lençol, saiu correndo. Essa cena está presente no seu Evangelho. Também nós, muitas vezes, diante de Cristo que sofre, saímos correndo covardemente, desmascarados e nus, como outro Adão, desnudados diante do nosso pecado. Peçamos a este Evangelista que interceda por nós e nos dê a conversão e a fidelidade de, ao transmitir o Evangelho, transmitirmos somente o que recebemos dos Apóstolos.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...