sexta-feira, 10 de maio de 2024

📆 *10 de Maio de 2024 (6a Feira)*

  📆 *10 de Maio de 2024 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DA VI SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. JÓ / S. GORDIANO, MÁRTIR, NA VIA LATINA / S. JOÃO DE ÁVILA, SACERDOTE / SS. QUARTO E QUINTO, MÁRTIRES, NA VIA LATINA / SÃO DAMIÃO DE MOLOKAI / BLANDA E NAZÁRIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Vós nos redimistes, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações, e fizestes de nós um reino e sacerdotes para nosso Deus, aleluia. *(Cf. Ap 5, 9-10)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Escutai, Senhor, nossas preces, para que a promessa feita com a glorificação do vosso Verbo chegue à plenitude em toda parte pela pregação do Evangelho, e vossos filhos adotivos obtenham o que anunciou a Testemunha da Verdade, nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 18, 9-18*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Estando Paulo em Corinto, 9uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, 

10porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”. 

11Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus. 

12Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, 

13dizendo: “Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei”.

14Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: “Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. 

15Mas, como é questão de palavras, de nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas”. 

16E Galião mandou-os sair do tribunal.

17Então todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e espancaram-no diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. 

18Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencréia, Paulo rapou a cabeça, pois tinha feito uma promessa.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 18, 9-18*

*Reflexão - “Há um povo à espera de nós.”*

“Baseados no exemplo dos apóstolos nós também poderemos ter fé na intervenção de Deus quando nos dispusermos a cumprir com a nossa missão de construtores do reino de Deus aqui na terra.  A certeza de que Ele está conosco e que ninguém poderá nos fazer mal algum é o que nos motivará a ir em busca do povo numeroso que ainda não O conhece e a quem Ele quer tocar por meio de nós. Jesus quer salvar o povo que o Pai deu a Ele e conta com todos nós que nos propomos a segui-Lo. Todavia, as nossas conveniências, os nossos melindres, os nossos medos nos empurram para longe da vontade do Senhor, mas a Sua voz clama no nosso pensamento: “não desista”, “estou aqui”, “continua, eu te fortaleço, eu te sustento”. “Porque eu estou contigo”! É esta a garantia que o Senhor nos dá para enfrentarmos as dificuldades da nossa vida e da nossa caminhada espiritual. Muitas vezes queremos parar de falar, desistir e não mais nos importar com as coisas, mas o Senhor não nos deixa desanimar: ”Ninguém te porá a mão para fazer mal”!   O socorro do Senhor, muitas vezes, vem na hora em que nem estamos esperando mais e já nos sentimos derrotados, mas a fé na Sua Palavra leva a perseverar. – Você também já pensou em desistir diante das dificuldades da missão? – Você permanece calado (a), quando as pessoas a sua volta zombam das coisas de Deus? – Os comentários o (a) fazem ficar mais fraco (a) ou mais firme na fé.””

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 46* 

🗣*”O Senhor é o grande Rei de toda a terra.”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Os povos sujeitou ao nosso jugo e colocou muitas nações aos nossos pés. Foi ele que escolheu a nossa herança, a glória de Jacó, seu bem-amado.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 46* 

*Reflexão* - ““O Senhor é o grande rei de toda a terra”. É Ele quem sustenta o universo, a Sua presença envolve o céu e a terra. Não estamos sós!  A nossa herança é a glória do Senhor que domina toda a terra. Ao toque da trombeta o Senhor subiu aos céus, no entanto, continua habitando no meio dos nossos louvores. E a Ele prestamos culto entre louvores e cânticos de júbilo. Aclamemos, pois o Senhor Deus com alegria!”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 16, 20-23a*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos para entrar em sua glória. *(Lc 24, 46. 26)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 

21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.

22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 

23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Sofrimento: o caminho para a felicidade.”*

“A vida presente é como as dores de um parto: enquanto peregrinamos neste mundo, lutamos para dar à luz o homem novo, à estatura de Cristo, a fim de entrarmos um dia nos gozos eternos do Pai. Hoje, o Senhor nos fala dos dois aspectos do mistério pascal: tristeza e alegria, morte e ressurreição, aspectos dos quais todos, para sermos bons cristãos, devemos participar. Se queremos ressuscitar com Cristo, algo em nós tem de morrer; se queremos entrar no gozo de Nosso Senhor, hemos de suportar antes as tristezas e amarguras da vida presente, enquanto caminhamos longe da pátria celeste. Recolhido hoje no Cenáculo com seus discípulos, Jesus lhes diz, referindo-se à sua morte e sepultura: “Vós ficareis tristes”, porque a tristeza não é mais do que a paixão decorrente de estar privado de um bem querido. E é por isso mesmo que devemos vê-la como um grande dom de Deus: com efeito, se não nos pudéssemos entristecer, tampouco seríamos capazes de arrependimento, de sorte que o nosso pecado seria a “palavra definitiva”, pois não teríamos como olhar para trás e, de coração contrito, retornar para a casa do Pai. Mas o Senhor, que não nega a ninguém o seu auxílio, nos garante: “A vossa tristeza se transformará em alegria”. Essa transformação, no entanto, se assemelha a um parto: “A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos”. Mas é preciso, sim, passar pelos sofrimentos; não há outro caminho para a alegria “de um homem ter vindo ao mundo”. Também nós, para sermos fiéis à nossa vocação de batizados, temos de suportar as dores de parto deste mundo, da luta espiritual que aqui devemos travar com o homem velho, a fim de dar à luz o homem novo, configurado à imagem e à perfeição de Cristo. Sofrer, lutar, resistir, tudo isso faz parte da vida cristã, da vida no Espírito: se renunciarmos à participação que nos cabe nas dores e tribulações de nossa Cabeça, também teremos de renunciar à glorificação prometida aos membros de seu Corpo. Que Ele nos dê, pois, a graça de abraçarmos a Cruz para, subindo o nosso monte Calvário, podermos entrar no Reino em que Ele, com o Pai e o Espírito Santo, está à nossa espera.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...