quarta-feira, 29 de maio de 2024

📆 *01 de Junho de 2024 (Sábado)*

   📆 *01 de Junho de 2024 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO JUSTINO, MÁRTIR, MEMÓRIA* (Cor Vermelho)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. JUSTINO, FILÓSOFO E MÁRTIR / CÂNDIDA E HERCULANO DE PIEGARO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Os malvados me contaram coisas vãs ignorando vossa lei; eu, porém, anunciei vossa palavra diante dos reis sem me envergonhar. *(Cf. Sl 118, 85. 46)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Ó Deus, pela loucura da cruz, ensinastes de modo admirável ao mártir São Justino a sublime sabedoria de Cristo; concedei-nos, por sua intercessão, repelir os erros que nos cercam e permanecer firmes na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Judas 17. 20b-25*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Judas.

17Vós, porém, amados,lembrai-vos das palavraspreditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. 20bEdificai-vos sobre o fundamento da vossa santíssima fée rezai, no Santo Espírito, 21de modo que vos mantenhais no amor de Deus,esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo,para a vida eterna. 22E a uns, que estão com dúvidas, deveis tratar com piedade.23A outros, deveis salvá-los arrancando-os do fogo.De outros ainda deveis ter piedade, mas com temor,aborrecendo a própria veste manchada pela carne… 24Àquele que é capaz de guardar-vos da quedae de apresentar-vos perante a sua glóriairrepreensíveis e jubilosos, 25ao único Deus, nosso Salvador,por Jesus Cristo, nosso Senhor:glória, majestade, poder e domínio,desde antes de todos os séculos,e agora, e por todos os séculos. Amém.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Judas 17. 20b-25*

*Reflexão - ““o fundamento dos apóstolos era o Espírito Santo”

Na sua carta São Judas nos orienta a nos erguermos sobre o fundamento dos apóstolos, ou seja, ter fé na condução do Espírito Santo enviado em Pentecostes. O Espírito Santo é o prometido do Pai que nos foi dado em vista da Sua Misericórdia, por meio do Seu Filho Jesus Cristo. Agora, sob a luz do Espírito Santo, nós podemos entender melhor o que a liturgia deste tempo nos ensina para que possamos acolher a salvação de Jesus no dia a dia da nossa vida e ajudar àqueles que ainda não entenderam isso. Os conselhos de São Judas têm como intuito nos fazer experimentar de um modo concreto a vida nova que os apóstolos e discípulos de Jesus viveram, porque acreditaram. Portanto, o AMOR de Deus se revela a nós pela manifestação do Seu Espírito que age no nosso coração e tem influência na nossa vida, desde os nossos pensamentos, sentimentos e ações. Todos nós que tivemos um dia a experiência do amor do Pai e do Filho, por meio do Espírito Santo, estamos firmes na fé e nada poderá nos abalar. Mas existem aquelas pessoas que ainda duvidam e ainda outras, que vivem no pecado, porque ainda não tiveram este encontro pessoal com Jesus. A esses, o apóstolo nos ensina a ter piedade e paciência, sem no entanto, nos envolvermos com o seu pecado. Muitas vezes queremos ajudar a alguém que se encontra no vício, na desordem e conseguimos apenas cair com ele nas mesmas faltas. No entanto, continua São Judas, o Espírito Santo de Deus pela misericórdia de Cristo é o único capaz de nos guardar das quedas e de nos apresentar perante a glória que nos é oferecida. Assim sendo, confiantes no poder de Jesus não podemos desistir de salvar as almas aflitas dos que estão perdidos no mundo. O sangue de Jesus Cristo tem poder para nos libertar da escravidão do pecado, por isso não podemos nos justificar diante dos desafios que estão à nossa frente.– Você já teve um encontro pessoal com Jesus? – Você deseja que outras pessoas também experimentem? – Você tem medo de se contaminar com o pecado do irmão? – O Espírito Santo já é o seu motivador? – Você tem fé?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 62* 

🗣*”A minha alma tem sede de vós, ó Senhor!!”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 62* 

*Reflexão* - “Se fizéssemos uma sondagem no nosso interior verificaríamos a veracidade das palavras do salmista. Todos nós temos sede de Deus e ansiamos encontrá-Lo um dia, mesmo que não tenhamos muita consciência disso. Apesar de estarmos muito envolvidos no mundo material nós sentimos falta de algo ou de alguém e, isto, nós não podemos desmentir. Mesmo ainda longe do céu, no entanto, nós já podemos contemplar a Deus no templo do nosso coração e sentir o Seu Amor agindo em nós. A glória do Senhor, então, se manifesta e sentimos que a nossa alma é saciada, por isso, O louvamos elevando a nossa voz e as nossas mãos. Experimente fazer assim!” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 11, 27-33*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_A palavra de Cristo ricamente habite em vós, dando graças, por ele, a Deus Pai! *(Cf. Cl 3, 16a.17c)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos* 

Naquele tempo,27Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram:28“Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?”29Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso.30O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”.31Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ʽPor que não acreditastes em João?ʼ32Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta.33Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Um amor que sabe castigar.”

“Deus, que é Pai bondoso, castiga porque nos ama e permite que soframos para nos tornarmos melhores e, por meio da dor, generosos em amá-lo de volta. O Evangelho de hoje é uma como que reação ao de ontem. O Senhor, como vimos, entrara no Templo de Jerusalém, expulsou de lá os vendilhões oportunistas e agora, rodeado de seus inimigos, é confrontado: “Com que autoridade fazes essas coisas?” Esses gestos de Jesus nos ajudam a lembrar que Deus, embora nos ame infinitamente, nem sempre o faz da maneira como nós gostaríamos. De fato, queremos muitas vezes um amor acomodado, que não incomode nem faça realçar nossos defeitos, um amor que, numa palavra, não nos exija esforço algum. Mas o Coração bondosíssimo de Cristo, fonte da mais pura e perfeita caridade, nos ama tanto que não pode aquietar-se enquanto nos vir afundados no pecado e no erro. É por isso que Ele, sem vãos receios humanos, pega muitas vezes do chicote, dirige-nos palavras duras e permite, sempre para o nosso bem e com vistas à nossa conversão, que passemos por momentos de dor e sofrimento.Aos seus amorosos castigos a nossa reação é, frequentemente, de rebeldia, de incompreensão e até de certo despeito, como aqueles judeus que, irritados, hoje o interrogam: “Com que autoridade fazes essas coisas”, perturbando os nossos esquemas, transtornando os nossos planos, exigindo que mudemos o que somos? Ainda que nos custe compreender os modos com que Deus manifesta seu amor por nós, devemos ter sempre a certeza de que tudo o que Ele faz concorre para o bem dos que o amam. E podemos crescer nesta certeza à medida que cultivarmos a devoção aos doces Corações de Jesus e Maria: neles temos o nosso amor e a nossa salvação, uma fonte única de consolo nos momentos de dor e um manancial inesgotável de sabedoria para as horas de desconcerto e angústia. Que possamos aprender destes dois Corações — os que mais amaram e, por isso, mais sofreram — a submeter-nos à mão paterna de Deus, justo no castigo e suave na consolação.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...