terça-feira, 16 de abril de 2024

📆 12 de Abril de 2024 (Sexta-feira)

📆 12 de Abril de 2024 (Sexta-feira) 

_ _ _ _ _ _ 

SEXTA-FEIRA DA II SEMANA DA PÁSCOA (Branco⬜️ - Ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia. 

S. JÚLIO I, PAPA.

S. ZENÃO, BISPO DE VERONA.

S. JOSÉ MOSCATI, MÉDICO DE NÁPOLES.

 _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 


Vós nos redimistes, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações, e fizestes de nós um reino e sacerdotes para nosso Deus, aleluia. (Cf. Ap 5, 9-10)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, esperança e luz dos que vos procuram com sinceridade, humildemente vos suplicamos: concedei aos nossos corações dirigir-vos uma fervorosa oração e sempre participar do cântico de louvor em vossa honra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 5, 34-42)

_ _ _ _ _ _ 

✉Leitura dos Atos dos Apóstolos.

  

Naqueles dias, 34um fariseu, chamado Gamaliel, levantou-se no Sinédrio. Era mestre da Lei e todo o povo o estimava. Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante.

35Depois disse: “Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens. 36Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou.

37Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. 38Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. 39Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!” E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel.

40Chamaram então os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41Os apóstolos saíram do Conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus. 42E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo.


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 5, 34-42 

Reflexão - “Precisamos avaliar a nossa disposição para padecer pelo reino de Deus.”


Os projetos de Deus visam sempre a nossa felicidade e santidade a fim de que vivamos, desde já, a harmonia interior e o bom relacionamento com todos os nossos irmãos. Os nossos projetos, no entanto, nem sempre têm como fundamento o nosso bem espiritual e o do nosso próximo, por isso também nem sempre têm um final feliz. Nós também nos pomos em luta contra Deus quando insistimos nas tentativas frustrantes dos nossos projetos pessoais perseguindo o que não é bom para nós. Se confiarmos em Deus todos podemos, livremente, colocar os nossos projetos em Suas mãos aceitando o que for da Sua vontade e tudo acontecerá de acordo com a Sua aspiração.  Muitas vezes  lutamos pelos desejos da nossa humanidade, pelos projetos da nossa mente e nos angustiamos quando eles não acontecem. Precisamos ter consciência de que muitas coisas que ansiamos não é desejo de Deus que elas aconteçam e tudo o que é da vontade de Deus para nossa vida tem uma razão de ser e traz paz ao nosso coração. Às vezes insistimos nos nossos planos e não entendemos a razão do sofrimento e nos sentimos angustiados (as) e falta-nos a paz.  Por essa razão, ainda hoje é válido para nós o sábio conselho de Gamaliel: “se esse projeto é de origem humana será destruído, mas se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!” Os discípulos de Jesus perseguiam a vontade de Deus, por isso, aceitavam sofrer injúrias por causa do Seu nome   e ficavam felizes por isso. Até mesmo quando eram açoitados e ameaçados eles não se rendiam e saiam contentes por serem dignos de sofrer pela causa de Cristo. Nós também precisamos avaliar a nossa disposição para padecer pelo reino de Deus na medida em que somos convocados, pois somente assim   seremos fiéis ao nosso chamado.

  – O conselho de Gamaliel vale para você hoje?

   – Você percebe quando o projeto que você sonha é da vontade de Deus? 

   – Você fica contrariado (a) quando as coisas não acontecem do jeito que planejou? – Você está disposto (a) a sofrer pelo reino de Deus?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 26

🗣 Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor. 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo – 26 

Reflexão -  “Este salmo retrata o anseio da nossa alma para contemplar a Deus, saborear Sua ternura e misericórdia. Enquanto aqui vivermos, teremos somente um vislumbre da realidade divina. No entanto, a esperança e o desejo nos dão a certeza de que sem dúvida alguma a nossa espera não será em vão. Enquanto esperamos o nosso dia, nós também, como o salmista, poderemos afirmar: “O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo”?”        

 _ _ _ _ _ 

🍞🍇 Evangelho - João 6, 1-15)

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

 O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus. (Mt 4, 4b)

_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo João. 

 

 Glória a vós, Senhor.

 

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.

8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.

11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”

13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.


Palavra da Salvação.

 Glória a vós Senhor!

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

 “O único Pão que mata a fome.”


“Quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte”. COM CINCO PÃES E DOIS PEIXES SACIA CINCO MIL HOMENS. — Ponto 1.— “Agrupados em volta dEle, os discípulos disseram-lhe: ‘Este lugar é deserto e a hora é avançada. Despede esta gente para que vá comprar víveres na aldeia’” (Mt 14, 15). Que constante e fervorosa a multidão em escutar a Cristo! Tu, porém, que lânguido e descuidado és em lhe seguir as inspirações! O cuidado dos Apóstolos indica desconfiança: pedem que se dispensem as turbas, para que providenciam o próprio alimento; dizem não ter provisões o bastante para todos etc. Tu, ao contrário, põe toda a tua confiança em Deus, sobretudo naqueles assuntos que por tuas próprias forças não podes remediar, e diz com todo o afeto: “É a vós que se abandona o infortunado” (Sl 9, 35). Ponto 2.— “Mandou, então, a multidão assentar-se na relva” (Mt 14, 19). Aos que alimenta com a graça quer que repousem no humilde conhecimento de si, representado na relva em que se assenta a multidão. “Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam” (Jo 6, 11). Nas mãos de Cristo multiplicam-se os pães. Por menores que sejam tuas oferendas e sacrifícios, dEle sempre receberás de volta, e com juros. Se nadas recebes, não é por falta de liberalidade da parte de Deus, mas da tua, pois nada lhe confiaste para ser multiplicado. Priva-te por amor a Ele de teus menores desejos, e Ele dará à tua alma uma recompensa incomparável. Ponto 3.— “Quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte” (Jo 6, 15). Tens naquela turba um espírito agradecido, que, agraciado com tão grande milagre, o reconheceu como profeta e o quis proclamar rei. Quão ingrato és tu, que até das graças de Deus abusas para o ofenderes! Tens em Cristo a fuga às honras do mundo; antes, corre até a cruz, ardentemente desejada (cf. Lc 22, 15): “Foi maltratado, porque o quis” (Is 53, 7). Cristo foge às honras, e tu fazes o contrário? Não te envergonhas? Deus abençoe você!” 


Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_/)*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...