quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

📆 *24 de Fevereiro de 2024 (Sábado)*

  📆 *24 de Fevereiro de 2024 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DA I SEMANA DA QUARESMA (Roxo – ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SS. EVÉCIO E PEDRO, MÁRTIRES / SÃO SÉRGIO / MONTANO E EDILBERTO

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

A lei do Senhor é perfeita, converte os corações. O testemunho do Senhor é fiel, dá sabedoria aos pequenos. *(Cf. Sl 18, 8)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Pai eterno, convertei para vós nossos corações, a fim de que, buscando sempre o único necessário e praticando as obras de caridade, nos dediquemos ao vosso culto. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Deuteronômio 26, 16-19*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Livro do Deuteronômio. 

Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse: 16“Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma.

17Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedeceres à sua voz. 

18E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos. 

19Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou, e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse”.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Deuteronômio 26, 16-19*

*Reflexão - “Cada dia em que se disser, HOJE!””

“Neste trecho do Livro do Deuteronômio, por três vezes, a palavra HOJE aparece em evidência, nos levando a refletir sobre a importância de acolhermos a proposta de Deus a cada dia em que se disser, HOJE!  Há uma correspondência mútua nesta proposta de Deus: “Tu escolhes, hoje, o Senhor para ser o teu Deus e o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular.”  No entanto, há, também, uma condição indispensável para que tudo seja real: “guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma”.  Tudo depende de nós e da nossa adesão aos Seus apelos. Ao mesmo tempo em que nos manda cumprir com Seus preceitos e decretos observando-os de todo coração e com toda a nossa alma, o Senhor também anuncia a nossa escolha e eleição para que sejamos seu “povo particular”.  Somos o povo eleito de Deus e mesmo que já tenhamos vivido alguns anos longe dos Seus mandamentos, ainda é tempo de usufruir das Suas bênçãos e da Sua promessa de vida nova. O Senhor nos convoca a viver o tempo atual da nossa vida de um modo diferente, como se fosse o começo da nossa história e estivéssemos nascendo, HOJE! A cada dia o Senhor Deus nos dá oportunidade e condições para assumir a nossa qualidade de parceiros do Seu projeto de Salvação abraçando de verdade a nossa filiação divina, aptos a “cumprir os seus preceitos e decretos”.  A cada instante também somos chamados (as) a fazer parte do Seu povo particular, eleito e escolhido vivendo de acordo com a sua Lei e os Seus decretos e obedecendo à Sua voz. Para que possamos viver a realidade do Seu amor, Deus, na sua paciência, nos atrai e nos forma de uma maneira abrangente e nova. O objetivo do Senhor é fazer de nós um povo ilustre entre todas as nações, isto é, um povo feliz, um povo santo que corresponde aos Seus desígnios de justiça. A experiência vivenciada será a nossa motivação para continuarmos firmes no propósito de andar de acordo com o que o nosso Criador nos propõe. – Você se considera parte do povo santo de Deus?   – Onde estão gravados os pensamentos de Deus para você? – Você acha que Deus pode HOJE, mudar a sua vida?  - Como você poderá ser ilustre entre as nações? – Pense sobre isso!” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 118*

🗣 *Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Quero louvar-vos com sincero coração, pois aprendi as vossas justas decisões. Quero guardar vossa vontade e vossa lei; Senhor, não me deixeis desamparado!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 118* 

*Reflexão* - “Se Deus levasse em conta as nossas faltas e se elas marcassem a nossa alma para sempre, com certeza, não haveria salvação para nós. Porém, diz o salmista: “mas em vós se encontra o perdão”. É no Senhor que está a nossa esperança e é por Ele que a nossa alma e espera mais que o vigia pelo amanhecer do dia. Por isso, também, neste tempo de misericórdia que o nosso clamor se faça ser ouvido pelo Senhor que está atento às preces dos nossos lábios. Clame ao Senhor pelo perdão, faça a sua renúncia ao pecado e experimente a graça da conversão, HOJE.”                       

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 5, 43-48* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Salve, ó Cristo, Imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!_ 

 _Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação. *(2Cor 6, 2b)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 

44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!

45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 

46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?

47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 

48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Por que amar a quem nos odeia?”*

“Devemos amar aos nossos inimigos e desafetos com verdadeiro amor de caridade. Amando-os, temos neles ocasião de retribuir o amor a Cristo, que nos deu todo o seu afeto e perdão enquanto o crucificávamos, blasfemávamos e ofendíamos. O Evangelho de hoje fala-nos do amor ao inimigo. Jesus leva aqui os limites da moral cristã até o que, à primeira vista, parece, não já impossível, mas até mesmo absurdo: amar a quem nos odeia, rezar por quem nos persegue. Ora, se repararmos bem, veremos que o Senhor, no fundo, fala de si mesmo. Com efeito, este trecho, tirado do Evangelho segundo S. Mateus, pertence ao Sermão da Montanha, que nada mais é do que uma “radiografia” do Coração de Cristo; ali estão compendiadas todas as suas virtudes, propostas aos fiéis como modelo insuperável a seguir e imitar. E o que fez Jesus senão morrer amando os que o estavam matando? Quando ainda éramos inimigos de Deus, o Pai entregou-nos o seu Filho para que, morrendo na cruz, Ele nos reconciliasse consigo. Ele morre, pois, perdoando a nós, inimigos seus, e é neste perdão que se deve fundamentar o nosso amor aos que nos fazem mal. Amando a quem não nos ama, retribuímos o amor infinito que o Senhor manifestou por cada um de nós no momento mais acerbo de sua vida, em que Ele a entregava gratuita e dolorosamente em reparação dos nossos pecados. Que o Pai nos conceda a graça de vermos em nossos inimigos e desafetos vigários de seu Filho encarnado, porque é a Ele que amamos ao amarmos a bons e maus. Assim nos tornaremos filhos de Deus e imagens vivas de Cristo Jesus. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...