quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

📆 *21 de Fevereiro de 2024 (4a Feira)*

 📆 *21 de Fevereiro de 2024 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA I SEMANA DA QUARESMA (Roxo – ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. LEÃO DE CATÂNIA, BISPO / SÃO PEDRO DAMIÃO / SÉRVULO E FORTUNATO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Lembrai-vos, Senhor, de vossas misericórdias e de vosso amor, pois são eternos. Nunca dominem sobre nós os inimigos; libertai-nos, Deus de Israel, de todas as nossas angústias! *(Cf. Sl 24, 6. 2. 22)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Considerai, Senhor, com bondade o fervor do vosso povo, para que os que mortificam o corpo pela abstinência, pelo fruto de suas boas ações sejam fortalecidos no espírito. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Jonas 3, 1-10*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura da Profecia de Jonas. 

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 

2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.

3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 

4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.

5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 

6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza.

7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 

8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.

9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 

10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Jonas 3, 1-10*

*Reflexão - “Voltar atrás”*

“Jonas pela segunda vez foi intimado por Deus a ir até a cidade de Nínive para chamar seu povo à conversão. Ainda hoje o Senhor conta com os Jonas que são enviados por Ele para nos abrir os olhos, ligar os nossos ouvidos e tocar o nosso coração por meio da pregação da Sua Palavra. Algumas vezes, porém, somos nós os próprios Jonas, enviados por Deus para exortar as pessoas na “grande cidade de Nínive”. Nínive é o local para onde o Senhor nos manda ir e pode ser a nossa casa, o   nosso trabalho ou mesmo dentro da nossa comunidade. Na leitura vemos que o povo escutou e acreditou nas admoestações de Jonas, inclusive o próprio rei. Quando o rei, isto é, aquele que está à frente de um povo, atende e vive a Palavra de Deus, os seus seguidores são salvos. De certa forma somos “reis” diante de alguém, isto é, responsáveis pelo crescimento de alguma pessoa e, muita coisa para poder melhorar dependendo do nosso testemunho e da nossa decisão de mudar e de voltar atrás nas nossas concepções. A leitura também nos revela que Deus arrependeu-se do mal que resolvera fazer-lhes, e não o executou.  Será que Deus volta atrás? Voltar atrás é tão difícil para nós! Quando dizemos uma coisa, temos a pretensão de sustentar até o fim, mesmo que o mundo mude e as coisas se transformem. Nós sempre temos a razão! Como Deus age diferentemente de nós! Ele quer apenas a conversão do pecador: o voltar atrás de Deus está condicionado ao nosso voltar atrás. Ele é objetivo nos Seus planos e realizações: quer nos salvar!  Nós, hoje, podemos ser Jonas, ou um dos ninivitas. Somos mensageiros de Deus para salvar o mundo e estamos no mundo para sermos salvos através dos mensageiros de Deus. É tempo de conversão, tempo de mudanças e o Senhor nos diz: “enquanto há vida, há esperança”, portanto, ainda há tempo! – Como você tem recebido a exortação do Senhor por meio dos “Jonas” que o vêm advertir? – Qual é o seu propósito de conversão nesta quaresma? – Em que você precisa mudar?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 50*

🗣 *Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 50* 

*Reflexão* - “O amor de Deus nos purifica do nosso pecado e apaga completamente a nossa culpa. Clamar por misericórdia é apossar-se do amor infinito do Pai que nos criou para uma vida plena. O salmista pede a Deus que crie nele um coração que seja puro e que lhe dê de novo um espírito decidido. É disso que também nós precisamos: de um coração puro, um espírito decidido e de uma alma penitente. E é isso também que agrada ao Senhor.”                       

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 11, 29-32* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Jesus Cristo, sois bendito, sois o Ungido de Deus Pai!_ 

 _Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente. *(Jl 2, 12-13)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 

31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.

32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Dois exemplos de mudança de vida”*

“Durante a Quaresma, vivemos um itinerário de fé para conformar a nossa vida à vida de Jesus. É o caminho da imitação de Cristo, a “imitatio Christi”, e é um pouco daquilo que o Evangelho de hoje quer provocar em nós.  Neste Evangelho, Jesus está reclamando daqueles que parecem não entender quem Ele é. Eles pedem sinais e provas, mas o que Jesus quer é uma verdadeira atitude de fé, em que, renunciando a nós mesmos, sigamos o seu caminho. Cristo fala de dois exemplos de mudança de vida do Antigo Testamento. Primeiro, Ele diz sobre a rainha do Sul que, ouvindo falar de Salomão, vai até ele humildemente para aprender com sua sabedoria. Embora a rainha seja uma pessoa poderosa, ela enxerga a verdade e se submete a ela, à sabedoria de Salomão. Mesmo sendo pagã e não pertencente ao povo de Israel, ela vê a verdade; e nós, cristãos, sabemos: a verdade, onde quer que se encontre, é de Cristo. No segundo exemplo, vemos o contrário em Jonas. Deus o envia em uma missão a fim de que ele pregue a conversão aos ninivitas, um povo pagão, mas Jonas não quer que eles se convertam, e sim que sejam castigados, porque fizeram mal a Israel, ao povo de Deus. Contudo, é exatamente na conversão dos ninivitas que nós vemos a atitude de Jonas, que é do povo de Deus, mudar. Ele muda seu coração para se submeter verdadeiramente à vontade de Deus. E a vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade, seja a rainha do Sul, sejam os ninivitas. Relacionando às nossas vidas, vemos que somos nós que não queremos a conversão; somos nós que não queremos o nosso bem. Encontramos a verdade que a Rainha do Sul e os ninivitas aceitaram tão facilmente, mas nós não a aceitamos. Nós queremos mais provas e mais sinais. Por qual motivo? Porque sabemos que a verdade vai doer. Se Jesus é realmente o Deus verdadeiro, teremos de mudar de vida, tentando ser iguais a Ele, e isso custa para nós. Deus se ofereceu em sacrifício para nos amar, e, portanto, precisaremos corresponder a esse amor, oferecendo-nos em sacrifício para também amá-lo. A verdade está diante de nós; porém, exigimos mais provas. Não porque nós necessitamos delas, e sim porque sabemos que, se aceitarmos a verdade, precisaremos mudar e conformar nosso coração ao Coração de Cristo, amando de volta Aquele que nos amou. Por outro lado, se formos virtuosos e aceitarmos a verdade de Cristo, assim como os ninivitas aceitaram a verdade pregada por Jonas e a rainha do Sul aceitou a sabedoria de Salomão, então diremos como São Paulo: “O amor de Cristo nos impele” (2 Cor 5, 14), impele-nos a amar de volta Aquele que se entregou e morreu por nós.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...