quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

📆 *16 de Fevereiro de 2024 (6a Feira)*

 📆 *16 de Fevereiro de 2024 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DEPOIS DAS CINZAS* (Roxo, Of. do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. JULIANA, VIRGEM E MÁRTIR DE NICOMEDIA, NA CAMPÂNIA, ITÁLIA / SÃO ONÉSIMO / ELIAS, JEREMIAS, DANIEL, GILBERTO DE SEMPRINGHAM E JOSÉ ALLAMANO. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, meu abrigo protetor! *(Cf. Sl 29, 11)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Nós vos pedimos, Senhor, acompanhai com vossa bondade a penitência que iniciamos, para que possamos realizar com sinceridade de coração o que corporalmente praticamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 58, 1-9a*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.  

Assim fala o Senhor Deus: 1“Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. 

2Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus: 

3ʽPor que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignorastes, quando nos humilhávamos?ʼ — É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis os vossos empregados. 

4É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas. Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. 

5Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor?

6Acaso o jejum que prefiro não é outro: — quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? 

7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.

8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 

9aEntão invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: ʽEis-me aquiʼ”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 58, 1-9a*

*Reflexão - “O espírito do jejum”*

“A leitura de hoje nos motiva a uma reflexão atenciosa sobre a maneira como nós oferecemos sacrifícios ao Senhor neste tempo da Quaresma. O próprio Senhor por meio do profeta Isaías denuncia os crimes do povo de Israel que se vangloriava de cumprir a lei e de praticar a justiça somente porque jejuava e buscava a Deus.  Assim, o Senhor o recomendava: “Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu!” Nós também precisamos ter consciência de como estamos praticando o jejum e nos sacrificando no tempo da quaresma. A oração, e o jejum que oferecemos a Deus devem ser acompanhados com o espírito de caridade, de acolhida, de reconciliação, de partilha, do contrário não terão valor nem sentido. Aos olhos de Deus o verdadeiro jejum é aquele que nos leva a pôr um termo às injustiças para acolher o que estão necessitados vendo no rosto de cada irmão, outro Cristo. Jejum e oração não têm razão de ser se não forem vivenciados acompanhados de um verdadeiro espírito de caridade e de obras de justiça. Assim fazendo a nossa luz brilhará nas trevas e veremos atendidos os nossos pedidos de socorro. – Com que espírito você jejua? – O que você acha mais importante: jejuar às sextas feiras ou perdoar a alguém que o(a) ofendeu? – O jejum que você pratica tem alguma razão de ser ou é apenas para cumprir uma obrigação?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 50* 

🗣 *Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 50* 

*Reflexão* - “O arrependimento é a porta para o perdão e tem muito mais valor do que holocaustos ou sacrifícios. O salmista, arrependido, diz que o seu sacrifício é a sua alma penitente, isto é, arrependida, suplicante. O pecado nos afasta dos irmãos e por isso, nos afasta de Deus, mas a misericórdia do Senhor nos faz voltar ao convívio com os nossos irmãos e nos aproxima do céu porque Deus nunca despreza um coração arrependido.“                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 9, 14-15*

_ _ _ _ _ _ 

 _Salve, Cristo, Luz da vida, companheiro na partilha!_ 

 _Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; então, o Senhor, nosso Deus, convosco estará! *(Cf. Am 5, 14)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”

15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”O jejum nas sextas-feiras da Quaresma”*

“Para jejuar, é preciso ficar sem comer em absoluto? Por que, quando nos abstemos de carne, está liberado comer peixe? Nesta homilia, Padre Paulo Ricardo explica, através de dicas práticas, com que espírito se deve viver o jejum nas sextas-feiras da Quaresma. Toda sexta-feira do ano, quando não é solenidade, é dia de abstinência de carne, ou seja, dia de fazer penitência. E isso deve ocorrer de forma ainda mais especial nas sextas-feiras da Quaresma. Por isso, embora tenhamos saído de um dia de jejum e abstinência, que foi a Quarta-feira de Cinzas, hoje podemos e devemos intensificar a nossa penitência. Jesus, no Evangelho de hoje, fala sobre o jejum e, portanto, nós podemos também realizá-lo nesta sexta-feira. Há algumas dicas para vivermos o jejum de forma bastante prática na Quaresma. Em primeiro lugar, não existe somente o jejum absoluto, já que nem todos conseguem fazê-lo por razões como um trabalho exigente, um trabalho braçal ou um esforço físico durante o dia, que precisa claramente de energia, ou quando a pessoa sofre de algum problema de saúde, como pressão baixa ou hipertensão. Logo, existem outros jeitos de se fazer essa penitência, como deixar de comer o tanto que gostaríamos; ou ainda, deixar de comer alimentos saborosos e alimentar-se só de salada e verduras, alimentos que não dão muito tempo de saciedade, assim como o peixe. Muita gente pergunta por que se pode comer peixe nos dias de abstinência, mas não carne de gado ou carne de frango. A razão é que o peixe é um alimento de fácil digestão, que a pessoa come e, logo depois, já está com fome. É diferente de comermos um churrasco, que ficamos digerindo pelo resto do dia, e a fome nunca vem. É uma forma de acrescentar um pouco de desconforto para que, através desse pequeno sofrimento, aprendamos a transformar a dor em amor. Não precisamos ser uma espécie de faquir, que sabe fazer o seu corpo passar por duros sofrimentos, como deitar-se numa cama de pregos. Trata-se de nós, através de uma pequena penitência e das pequenas cruzes dela decorrentes, aprendermos a abraçar a grande cruz da vida e do amor. Então, saibamos fazer um jejum moderado nas sextas-feiras, conforme a nossa possibilidade. Porém, é claro que podemos fazer um jejum mais rigoroso se tivermos saúde para isso. O que a Igreja quer não é prejudicar nosso corpo ou tirar nossa energia, de que precisamos para cumprir a nossa missão ou até mesmo para amar a Jesus na prática, mas, sim, que nos unamos à Paixão de Cristo, de forma que contrariemos as vontades do corpo, porque só assim o Espírito Santo irá mandar na alma, e a alma, por sua vez, irá mandar no corpo.Essa é a hierarquia adequada, para combater a desordem causada pelo pecado, em que o corpo manda na alma, e a alma expulsa o Espírito Santo da nossa vida. Precisamos, pois, dar lugar ao Espírito de Amor, unindo-nos ao jejum que o próprio Cristo realizou nos seus quarenta dias no deserto..”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...