terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

📆 13 de Fevereiro de 2024 (Terça-feira)

 📆 13 de Fevereiro de 2024 (Terça-feira) 

_ _ _ _ _ _ 

TERÇA-FEIRA DA VI SEMANA  DO TEMPO COMUM (verde – anos pares)

_ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia. 

B. JORDÃO DA SAXÔNIA, PRESBÍTERO DOMINICANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Sede para mim um Deus protetor e um lugar de refúgio, para me salvar. Porque sois minha força e meu refúgio e, por causa do vosso nome, me guiais e sustentais. (Cf. Sl 30, 3-4)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Ó Deus, que prometeis permanecer nos corações retos e sinceros, concedei-nos por vossa graça viver de tal maneira que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Tg 1, 12-18

_ _ _ _ _ _ 

Leitura da Carta de São Tiago.

12Feliz o homem que suporta a provação. Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu àqueles que o amam.

13Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: “É Deus que me está tentando”, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco ele tenta a ninguém. 14Antes, cada qual é tentado por sua própria concupiscência, que o arrasta e seduz. 15Em seguida, a concupiscência concebe o pecado e o dá à luz, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

16Meus queridos irmãos, não vos enganeis. 17Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de variação. 18De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas.”.

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Tg 1, 12-18

Reflexão - “O Senhor transforma a nossa dor em AMOR!”

Com sabedoria São Tiago nos revela que a provação é uma consequência natural da vida e nos exercita para que estejamos firmes no amor de Deus, confiantes no Seu livramento. O homem que suporta a provação receberá a

coroa da vida que o Senhor prometeu àqueles que O amam, e por isso, suportam as dificuldades por AMOR. O Senhor transforma a nossa dor em AMOR! A tentação, porém, não vem de Deus. A tentação vem do mal e é uma decorrência da nossa própria concupiscência que concebe em nós o pecado, nos arrasta e nos seduz e faz com que demos luz a ele e o pratiquemos,

gerando a morte da nossa alma. Deus é Pai de todo dom precioso e de toda a dádiva perfeita. Tudo o que é bom, belo, agradável, vem do alto e é dom perfeito de Deus. Deus é imutável, não muda conforme nós mudamos. Ele nos gerou para o bem e não deseja para nós, nenhum mal, por isso, Ele não nos tenta! Não podemos continuar dizendo que caímos nos erros porque Deus assim o quis. De maneira alguma! Somos livres para escolher o caminho do 33bem, se caímos no mal é porque cedemos à tentação que nos leva para o mal, o pecado e a morte. Toda provação, dificuldade e até o sofrimento quando são colocados na Cruz de Jesus, purificam e modelam a nossa alma e nos

exercitam para continuar caminhando!

 – Você tem sido mais: provado (a) ou tentado ? Você distingue a diferença entre as duas situações?

  - Você já aprendeu a colocar as dificuldades da sua vida na Cruz de Jesus?

   – Experimente fazer isto!    

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 93

🗣 Bem-aventurado é aquele a quem ensinais vossa lei!. 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ É feliz, ó Senhor, quem formais e educais nos caminhos da Lei, para dar-lhe um alívio na angústia.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O Senhor não rejeita o seu povo e não pode esquecer sua herança: voltarão a juízo as sentenças; quem é reto andará na justiça🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Quando eu penso: “Estou quase caindo!” Vosso amor me sustenta, Senhor! Quando o meu coração se angustia, consolais e alegrais minha alma.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo – 93 

Reflexão - "A nossa fé e confiança no amor misericordioso de Deus Pai e a nossa humildade em reconhecer o nosso pecado são o caminho que nos leva à justiça.* 

Por isso, o salmista diz que é feliz quem é formado e educado nos caminhos da lei. O Senhor não nos rejeita, Ele espera o nosso

arrependimento. Quando nós pensamos que estamos caindo, o Amor do Senhor nos sustenta e ampara. Um coração arrependido e suplicante é uma alma consolada pela graça de Deus. Por isso, não percamos tempo aninhando o pecado dentro de nós, voltemo-nos para o Deus misericordioso e teremos de novo a vida em abundância."               

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 Evangelho - Marcos  Mc 8, 14-21 

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia 

 Quem me ama realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos.  (Jo 14, 2)

_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos. 

"Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, vós não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”

Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E vós ainda não compreendeis?”

 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

  “O fermento dos fariseus são a desconfiança, a falta de fé e a falsidade.”  

Os discípulos, de Jesus tinham dificuldade em compreender o que Jesus lhes falava, quando dizia, que tivessem cuidado com “o fermento dos fariseus e de Herodes” O fermento dos fariseus são a desconfiança, a falta de fé e a falsidade, mas eles não entendiam porque ainda não compreendiam bem as coisas espirituais e pensavam que Jesus estava se referindo ao pão, alimento

material. Mesmo depois dos milagres da multiplicação dos pães eles continuavam inseguros quanto a sua sobrevivência. Por isso, Jesus replicou:

“Por que discutis sobre falta de pão? Ainda não entendeis nem compreendeis?

Tendes o coração endurecido?” “Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas”? Assim também somos nós! Como os discípulos de Jesus, “tendo olhos, nós não vemos e tendo ouvidos, nós não ouvimos”.

Nós também temos o coração endurecido, e não enxergamos o poder de Deus para providenciar tudo de que precisamos na nossa vida. Temos em nós o fermento dos fariseus, a desconfiança, a falta de fé e a hipocrisia!

Esquecemo-nos da Sua força misteriosa e de quantas coisas maravilhosas já aconteceram na nossa vida! No entanto, nós, às vezes, nos apegamos à situação do momento e desconfiamos de que Ele, o Senhor, tem poder para fazer por nós muito mais do que imaginamos.

 - Você tem medo de passar necessidades no futuro? 

-Você acredita na providência de Deus? 

- Qual é o pão que você precisa para alimentar a sua vida?

– Quem pode dá-lo?

Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_/)*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...