sábado, 10 de fevereiro de 2024

📆 *11 de Fevereiro de 2024 (Domingo)*

 📆 *11 de Fevereiro de 2024 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*VI DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio –IV Semana do Saltério)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia*

NOSSA SENHORA DE LOURDES / S. GREGÓRIO II, PAPA / S. PASCOAL I, PAPA / CASTRENSE, E LÚCIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Sede para mim um Deus protetor e um lugar de refúgio, para me salvar. Porque sois minha força e meu refúgio e, por causa do vosso nome, me guiais e sustentais. *(Cf. Sl 30, 3-4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Ó Deus, que prometeis permanecer nos corações retos e sinceros, concedei-nos por vossa graça viver de tal maneira que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Levítico 13, 1-2. 44-46*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro de Levítico. 

1O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo: 

2“Quando alguém tiver na pele do seu corpo alguma inflamação, erupção ou mancha branca, com aparência do mal da lepra, será levado ao sacerdote Aarão ou a um dos seus filhos sacerdotes.

44Se o homem estiver leproso é impuro, e como tal o sacerdote o deve declarar. 

45O homem atingido por este mal andará com as vestes rasgadas, os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando: ‘Impuro! Impuro!’

46Durante todo o tempo em que estiver leproso será impuro; e, sendo impuro, deve ficar isolado e morar fora do acampamento”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Levítico 13, 1-2. 44-46.*

*Reflexão -  “Cristo já nos libertou”*

“Antigamente, para os hebreus, a lepra era considerada uma maldição, um castigo divino. Todas as doenças eram consideradas um castigo, mas a lepra era o próprio símbolo do pecado”. Hoje, também, quando refletimos sobre as palavras deste trecho nós podemos avaliar a real situação a que o pecado nos condiciona. Assim como o leproso, naquele tempo, era declarado impuro e por isso, afastado do convívio social, o pecado também apodrece a nossa alma, desarmoniza o nosso interior e nos torna impuros nos afastando de Deus e dos irmãos. Todos nós trazemos em nós uma marca do pecado original, no entanto, aqueles que creem em Jesus e se apossam da Sua Salvação, recebem o antídoto para o germe do pecado. Jesus veio nos libertar desta doença maldita, no entanto, precisamos estar conscientes e vigilantes, pois quando nos afastamos de Deus querendo ser deuses de nós mesmos, o pecado se apossa da nossa alma e estamos fadados à morte eterna. Jesus instituiu o Sacramento da Reconciliação para que possamos reconhecer o nosso ser pecador e acolher a Misericórdia do Pai que não quer que nenhum dos Seus filhos se percam. Não somos obrigados a viver no pecado, pois Cristo já nos libertou. – Você reconhece que é pecador necessitado da Salvação de Jesus? – Você costuma procurar o sacerdote para se reconciliar com Deus? – Como você se sente quando comete um pecado grave? – O que você faz?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 31* 

🗣*Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!🗣

_ _ _ _ _ _ 


2️⃣ Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Regozijai-vos, ó justos, em Deus, e no Senhor exultai de alegria! Corações retos, cantai jubilosos!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 31* 

*Reflexão* - “Se confessarmos os nossos pecados Deus é fiel e justo para nos perdoar e restaurar o nosso corpo e o nosso espírito. O perdão do Senhor nos revigora a alma e nos devolve a alegria de viver. O reconhecimento do nosso ser pecador é o primeiro passo para o perdão do Senhor. Somos homens e mulheres justos quando nos submetemos ao julgamento de Deus e imploramos a Ele o perdão das nossas faltas. Assim a nossa alma cantará jubilosa, salmos de louvor e de gratidão. Experimente confessar os seus pecados e você fará o teste.”

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - 1 Coríntios 10, 31-11, 1* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos: 10, 31Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 

32Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a igreja de Deus.

33Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos. 

11, 1Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _  

↪ *2a Leitura - 1 Coríntios 10, 31-11, 1*

*Reflexão - “Fazer tudo para a glória de Deus”*

“Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. Com estas palavras São Paulo nos exorta a vivermos voltados para Deus e a pô-Lo no centro da nossa existência. Não precisamos nos restringir de nada, considerando que todas as coisas que acontecem na nossa vida são para a glória de Deus. Deste modo, nós colocamos o Senhor no núcleo das nossas ações e dos nossos ideais. Fazer tudo para a glória de Deus é dar a Ele graças e louvores em cada momento da nossa vida distinguindo a sua graça e a Sua bênção e providência nos mínimos detalhes dos acontecimentos. Comendo, bebendo, trabalhando, dançando, viajando, dormindo, sonhando, a nossa vida é um dom de Deus e é para Ele que devemos oferecê-la. Jesus irá ficar muito feliz se pensarmos assim, porque o Seu maior desejo é participar de todos os momentos da nossa vida, muito perto de nós, nos ensinando, nos orientando e caminhando conosco no nosso dia a dia. – Você pensa em Deus a todo o momento ou somente quando está em oração? – Para você o que significa orar sem cessar? – Como é o seu comportamento longe da comunidade quando você participa dos eventos sociais? – Você tem feito lá também tudo para glória de Deus?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 1, 40-45* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Um grande profeta surgiu, surgiu e entre nós se mostrou; é Deus que seu povo visita, seu povo, meu Deus visitou! *(Lc 7, 16)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos* 

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”.

41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado.

43Então Jesus o mandou logo embora, 

44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”

45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”A fé humilde lava, purifica, restaura e faz nova todas as coisas.”*

“Não importa o tamanho do meu pecado, da minha impureza ou da minha sujeira: “Se queres, tens o poder de curar-me”. “Eu quero: fica curado!”. Como Jesus quis que aquele homem ficasse curado e limpo, e ele ficou, pois a fé faz isso. Aquela fé que é autêntica e verdadeira, aquela fé de entrega, de se jogar, aquela fé que é humilde lava, purifica, restaura e faz nova todas as coisas. É com essa fé que vamos ao encontro de Jesus, que nos colocamos aos pés d’Ele, e Jesus nos renova, nos santifica e nos torna uma nova criatura. Joguemo-nos, hoje, aos pés de Jesus, nos coloquemos aos pés do Mestre de Jesus e peçamos: “Senhor, se queres, podes me curar”. Não é por causa de mim, não é porque sou importante, não é porque tenho esse cargo, essa ocupação, é porque o Senhor é Senhor e eu sou esse miserável e pecador necessitado do Seu amor e da Sua misericórdia. Imploremos pela misericórdia de Deus, para que Ele venha ao nosso socorro. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Blog Canção Nova: www.cancanova.com)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa._


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...