quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

📆 *26 de janeiro de 2024 (6a Feira)*

  📆 *26 de Janeiro de 2024 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO TIMÓTEO E SÃO TITO, BISPOS, MEMÓRIA* (Branco, Glória, Pref. dos Pastores - Of. da Memória)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

SS. TIMÓTEO E TITO, BISPOS, DISCÍPULOS DE S. PAULO / S. PAULA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus. *(Ez 34, 11. 23-24)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que ornastes São Timóteo e São Tito com as virtudes dos apóstolos, concedei-nos, pela intercessão de ambos, viver neste mundo com piedade e justiça, para chegar ao céu, nossa pátria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 2 Timóteo 1, 1-8*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 

2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 

3Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados —, quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 

5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 

6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 

7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 

8Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Timóteo 1, 1-8*

*Reflexão - “Reavivar a chama do dom de Deus.”*

“Escrevendo a Timóteo São Paulo o exorta a não relaxar na fé e a reavivar a fogo do Espírito recebido no Batismo. O dom de Deus é o Espírito Santo! Nós também precisamos reavivar a chama do Espírito Santo todos os dias da nossa vida. A fé se manifesta em nós a partir do que ouvimos, apreendemos e vivenciamos, porém o motivador da nossa fé é o Espírito de Deus.   Se nos deixarmos levar pela voz do mundo, das nossas ocupações e preocupações, com certeza o fogo do Amor de Deus em nós irá sendo apagado aos poucos e já não conseguiremos mais experimentá-Lo como antes. Portanto, ouçamos e estejamos atentos: “Deus não nos deu espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade”. Não podemos desperdiçar as oportunidades que temos na oração, na meditação da Palavra e no serviço em comunidade para dar testemunho de nosso Senhor Jesus Cristo pela ação do Espírito Santo, sempre e em todo o lugar.  As dificuldades na missão ocorrem justamente para provar a nossa fidelidade e o poder do Espírito Santo agindo em nós. De fracos(as), que somos, com o Espírito Santo seremos transformados (as) em pessoas ousadas, decididas, corajosas e fortes para sofrer pelo evangelho de Jesus Cristo, fortificados pelo poder de Deus.  – Como você tem reavivado a chama do dom de Deus? -  Você tem sido assíduo(a), à reflexão da Palavra, à participação da Eucaristia, ao seu Grupo de Oração? – Você sente o fogo do Amor de Deus no seu coração? – Você tem um espírito decidido?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 95* 

🗣 *Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!🗣

_ _ _ _ _ _  

3️⃣ Ó família das nações, dai ao Senhor, nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 95* 

*Reflexão* - “Cantai, anunciai, publicai, são verbos no imperativo que nos dão consciência de que a Palavra de Deus é para valer. Não temos outra opção!  Somos criação de Deus e só seremos felizes se nos conscientizarmos de que Ele é o Rei do Universo e só alcançamos o destino para o qual fomos criados se dermos a Ele a glória que é devida ao Seu Nome! “Reina o Senhor”! Este é o anúncio que nos cabe publicar a todos!”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 10, 1-9*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho. *(Lc 4, 18)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 

2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 

3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 

4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 

5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 

6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 

7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 

8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 

9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Os bispos, sucessores dos Apóstolos.”*

“É pelo ministério dos bispos, sucessores dos Apóstolos, que a Igreja mantém-se indefectivelmente fiel às palavras do seu divino Fundador. Jesus Cristo quis que a sua Igreja, sacramento universal de salvação e verdadeira sociedade hierárquica, perdurasse ao longo da história até o Fim dos Tempos. Por essa razão, escolheu doze dentre os seus discípulos para estarem com Ele e testemunharem diante dos homens o fato da Ressurreição. No entanto, com a morte dos Apóstolos, a fim de que se perpetuasse a fidelidade ao Evangelho, era necessário que as novas gerações cristãs, que não viram a Cristo diretamente, se mantivessem sempre fiéis à fé e à doutrina apostólicas. Foi por isso que os Apóstolos, por ordenação divina, deixaram sucessores encarregados de transmitir e resguardar o sagrado depósito que o Senhor lhes tinha confiado. Trata-se dos bispos, que sucedem os Apóstolos, antes de tudo, na vida e na entrega à Igreja, ou seja, deixando tudo o que têm para seguir a Cristo (cf. Mc 10, 21); sucedem-nos, em segundo lugar, quanto ao poder de ensinar, reger e santificar os membros do Corpo de Cristo, alimentando-os com a doutrina e os sacramentos e conduzindo-os ao Reino celeste que está à nossa espera. Fazem-no, porém, com autoridade recebida de Cristo, isto é, como administradores bons e fiéis, cuja missão é cuidar de uma Igreja e de almas que são propriedade do Senhor. — Que os bispos S. Timóteo e S. Tito, cuja memória hoje celebramos, roguem por nós do alto do céu e, por sua intercessão, dêem ao nosso episcopado a graça de uma perfeita fidelidade ao seu próprio ministério.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...