segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

📆 *23 de Janeiro de 2024 (3a Feira)*

 📆 *23 de Janeiro de 2024 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


 *TERÇA-FEIRA DA III SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia*

S. EMERENCIANA, MÁRTIR ROMANA / S. ILDEFONSO, BISPO DE TOLEDO / ÁQUILA E SEVERIANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira. Glória e esplendor, em sua presença, santidade e beleza no seu santuário. *(Cf. Sl 95, 1. 6)*

_ _ _ _ _ _ 


☀ *Oração da Coleta* 

Deus eterno e todo-poderoso, dirigi nossas ações segundo a vossa vontade, para que, em nome do vosso dileto Filho, mereçamos frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 2 Samuel 6,12b-15.17-19* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do segundo livro de Samuel.

6 12bFoi anunciado ao rei que o Senhor abençoava a casa de Obed-Edom e todos os seus bens por causa da arca de Deus. Foi então Davi e fê-la transportar da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi, no meio de grandes regozijos.

13Quando os carregadores da arca do Senhor completavam seis passos, sacrificavam-se um boi e um bezerro cevado.

14Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor, cingido com um efod de linho.

15O rei e todos os israelitas conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de alegria e tocando a trombeta.

17A arca foi introduzida e instalada em seu lugar, no centro do tabernáculo que Davi construíra para ela, e Davi ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos.

18Terminadas essas cerimônias, abençoou o povo em nome do Senhor dos exércitos,

19e distribuiu a toda a multidão do povo de Israel, tanto aos homens como às mulheres, a cada um, um bolo, um pedaço de carne e uma torta. E retirou-se toda a multidão, indo cada um para a sua casa.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Samuel 6,12b-15.17-19* 

 *Reflexão - “O Senhor deve estar no centro da nossa vida”*

Quando Davi, cheio de alegria, transportou a arca de Deus para Jerusalém, ofereceu a Ele sacrifícios em Sua honra, dançando, louvando, tocando trombetas, soltando gritos de júbilo, porque Deus ali estava presente. A Arca hoje também é a presença de Deus no nosso coração, que nos impulsiona a caminhar em busca da Jerusalém Celeste, a Terra Prometida, enfim, a vida eterna que todos nós buscamos. Por isso, enquanto vivemos aqui na terra, a nossa vida também é uma caminhada que devemos fazer com alegria, expressando e contagiando o mundo com o nosso testemunho de júbilo pela presença do Senhor na nossa vida. Hoje, nós adoramos o Senhor em espírito e verdade e, literalmente transportamos a Arca de Deus quando comungamos o Seu Corpo Eucarístico, também quando nos apossamos da Sua Palavra, e vivenciamos os Seus Mandamentos, quando O servimos e O adoramos. Há muita alegria em servir a Deus, em adorá-Lo, em nos reunir em Seu Nome, em propagar a Sua Palavra, fazer o que é do Seu agrado. Por essa razão devemos perceber que em Deus tudo é motivo de alegria e certeza de vitória! O Senhor deve estar no centro da nossa vida, ocupando os nossos pensamentos, sentimentos e ações e nos orientando para que possamos sempre seguir o rumo certo. Assim como Davi, nós também recebemos de Deus a Sua benção e podemos abençoar os que caminham conosco. A alegria do Senhor é a força que nos motiva a também, ir para nossa casa e dar testemunho de que transportar a Arca de Deus faz toda a diferença na vida de cada um. – Você tem consciência de que a Arca de Deus está consigo? – Como você tem transportado a “Arca de Deus” que está no seu coração? – Você sabe expressar alegria por isso? -  Você tem consciência de que também está caminhando para Jerusalém e que isto é motivo de alegria?”    

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo - 23/24* 

🗣 *“Dizei-nos: "Quem é este rei da glória?" "É o Senhor, o valoroso, o grandioso!"* 

_ _ _ _ _ _ 

1⃣ "Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, A fim de que o rei da glória possa entrar!"🗣

_ _ _ _ _ _ 

2⃣ Dizei-nos: "Quem é este rei da glória?" "É o Senhor, o valoroso, o onipotente, O Senhor, o poderoso nas batalhas!"🗣

_ _ _ _ _ _ 

3⃣ "Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, A fim de que o rei da glória possa entrar!"🗣 

_ _ _ _ _ _ 

4⃣ Dizei-nos: "Quem é este rei da glória?" "O rei da glória é o Senhor o onipotente, O rei da glória é o Senhor Deus do universo!"🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo - 23/24* 

 *Reflexão* - “O Rei da glória é o Senhor Deus Todo Poderoso que pede passagem para entrar no nosso coração. O Senhor é valoroso e onipotente, mas não invade o nosso interior se não quisermos. As portas somos nós, que às vezes nos fechamos e não percebemos   o Senhor que pede abertura para que possa entrar e permanecer para sempre conosco. Enquanto caminhamos aqui precisamos fazer com que o nosso coração já entre em sintonia com Aquele com quem iremos nos encontrar face a face no céu.” 

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 3, 31-35* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do réu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! *(Mt 11,25).*

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✝ segundo São Marcos.* 

3 31Chegaram a mãe e os irmãos de Jesus e, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo.

32Ora, a multidão estava sentada ao redor dele; e disseram-lhe: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram."

33Ele respondeu-lhes: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?"

34E, correndo o olhar sobre a multidão, que estava sentada ao redor dele, disse: "Eis aqui minha mãe e meus irmãos.

35Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe." 

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO* 

 *“Eu vim para fazer a tua vontade!”*

“Ao entrar no mundo, Cristo disse ao Pai: “‘Eu vim para fazer a tua vontade’. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. E é graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas”. O autor da Epístola aos Hebreus põe hoje diante dos nossos olhos o fato de Cristo, pelo mistério de sua Encarnação, ter realizado perfeitíssimamente tudo o que Deus quisera para a humanidade desde o início do mundo: a generosa entrega de si mesma. Com efeito, se voltarmos às páginas iniciais da Bíblia, veremos que, no Livro do Gênese, a intenção de Deus ao criar os nossos primeiros pais era que eles, dominando a criação visível, lhe oferecessem em culto de adoração tudo o que dele tinham recebido. O homem, em outras palavras, foi criado por Deus para receber dele o mundo inteiro e, por sua vez, devolver-lhe em agradecimento esse mesmo dom recebido. Sabemos já que, ludibriados pela serpente, Adão e Eva “frustraram” os planos divinos: em vez de dominarem a criação e se entregarem com ela ao único Senhor de todas as coisas, os nossos primeiros pais se arrogaram os direitos de Deus e pretenderam decidir por conta própria o que lhe era devido ou não. Essa mesma atitude se repetirá em Caim, que, ao contrário de Abel, se negou a oferecer em oblação o melhor de sua lavoura. Mas Deus, com paciência de Pai, irá sanando pouco a pouco essa resistência dos homens: primeiro, escolherá Abraão, infundindo-lhe a fé necessária para que ele, pai já na velhice, confiasse no poder divino a ponto de sacrificar-lhe o seu amado Isaac; depois, instituirá o sacerdócio de Aarão, ensinando ao povo eleito a oferecer-lhe, com o auxílio de rituais externos, um sacrifício interior de ação de graças. E, como selo definitivo de suas obras, Ele mesmo se fará homem, na pessoa de seu Filho unigênito, para que este, como homem, pudesse oferecer-se de uma vez para sempre como vítima perfeita e sem mancha, a cuja entrega todos nós poderíamos nos unir espiritual e sacramentalmente, e não mais pela figura dos sacrifícios da Antiga Lei. Porque, como diz o autor sagrado, a “Lei possui apenas o esboço dos bens futuros e não o modelo real das coisas [...], ela é totalmente incapaz de levar à perfeição aqueles que se aproximam para oferecê-los” (Hb 10, 1). Só em Jesus Cristo se “suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo” (Hb 10, 9), em virtude do qual somos realmente santificados e podemos agora, pela graça merecida pela oferenda do corpo do Filho de Deus encarnado (cf. Hb 10, 10), entregar-nos a Deus, dizendo com Cristo, em Cristo e por Cristo: “Eu vim para fazer a tua vontade” (Sl 39, 7).”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...