quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

📆 *18 de Janeiro de 2024 (5a Feira)*

📆 *18 de Janeiro de 2024 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUINTA-FEIRA DA II SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia*

S. PRISCA, FUNDADORA DA IGREJA HOMÔNIMA NO AVENTINO / SANTA MARGARIDA DA HUNGRIA / LIBERATO, AMÂNCIO E BV. REGINA PROTTMANN.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Toda a terra vos adore com respeito, e proclame o louvor do vosso nome, ó Altíssimo. *(Cf. Sl 65, 4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai clemente as súplicas do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Samuel 18,6-9; 19,1-7*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Primeiro Livro de Samuel. 

Naqueles dias: 6Quando Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, dançando e cantando alegremente ao som de tamborins e címbalos. 

7E, enquanto dançavam, diziam em coro: 'Saul matou mil, mas Davi matou dez mil'. 

8Saul ficou muito encolerizado com isto e não gostou nada da canção, dizendo: 'A Davi deram dez mil, e a mim somente mil. Que lhe falta ainda, senão a realeza?'

9E, a partir daquele dia, não olhou mais para Davi com bons olhos. 19,1Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos sobre sua intenção de matar Davi. Mas Jônatas, filho de Saul, amava profundamente Davi,

2e preveniu-o a respeito disso, dizendo: 'Saul, meu pai, procura matar-te; portanto, toma cuidado amanhã de manhã, e fica oculto em um esconderijo.

3Eu mesmo sairei em companhia de meu pai, no campo, onde estiveres, e lhe falarei de ti, para ver o que ele diz, e depois te avisarei de tudo o que eu souber'.

4Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e acrescentou: 'Não faças mal algum ao teu servo Davi, porque ele nunca te ofendeu. Ao contrário, o que ele tem feito foi muito proveitoso para ti. 

5Arriscou a sua vida, matando o filisteu, e o Senhor deu uma grande vitória a todo o Israel. Tu mesmo foste testemunha e te alegraste. Por que, então, pecarias, derramando sangue inocente e mandando matar Davi sem motivo?'

6Saul, ouvindo isto, e aplacado com as razões de Jônatas, jurou: 'Pela vida do Senhor, ele não será morto!' 

7Então Jônatas chamou Davi e contou-lhe tudo isto. Levou-o em seguida a Saul, para que ele retomasse o seu lugar, como antes. 

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Samuel 18,6-9; 19,1-7*

*Reflexão - “A inveja é o atestado da nossa incapacidade.”*

“Saul não gostou do sucesso de David quando venceu o Golias  e ficou encolerizado porque este havia atraído a atenção das mulheres de todas as cidades de Israel quando saíram dançando e cantando alegremente para apregoar o seu grande feito.  Desde então, o sentimento de inveja entrou no coração de Saul e ele começou a sua perseguição contra aquele que colocou em risco a sua própria vida para defendê-lo da mão do filisteu. Diante de Deus e sob a Luz do Espírito Santo nós também precisamos nos colocar para examinar a nossa consciência e pedir perdão pelas vezes em que, nos sentindo ameaçados pelo sucesso das outras pessoas, começamos a invejá-las. Por causa da nossa fragilidade humana, muitas vezes as conquistas das outras pessoas nos levam também a invejá-las e até a tramar contra elas no nosso coração.  A verdade, porém, consiste em que, quando nos sentimos incapazes de alguma proeza e observamos que outras pessoas são mais preparadas que nós, as olhamos com olhos de crítica e de despeito. Não sabemos elogiá-las e o sucesso delas nos incomoda, pois, é um atestado da nossa incapacidade. No entanto, o certo seria agradecer a Deus pelo sucesso dos nossos irmãos e irmãs e pedir a Ele que também nos capacite para algumas coisas que ainda não conseguimos conquistar. Só Deus poderá nos ajudar a vencer as nossas limitações e quanto mais nos congratularmos com a prosperidade do nosso próximo mais abertura daremos ao Senhor para trabalhar nas nossas áreas improdutivas. – Você costuma se alegrar com o sucesso das outras pessoas? – Você olha para elas com olhos de aprovação ou de crítica? – Você tem inveja de alguém que conseguiu alguma coisa que ainda não conseguiu? – Você já pediu ao Senhor que o capacite. ”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 55* 

🗣É no Senhor que eu confio e nada temo!

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Tende pena e compaixão de mim, ó Deus, pois há tantos que me calcam sob os pés, e agressores me oprimem todo dia! Meus inimigos de contínuo me espezinham, são numerosos os que lutam contra mim!🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Do meu exílio registrastes cada passo, em vosso odre recolhestes cada lágrima, e anotastes tudo isso em vosso livro. Meus inimigos haverão de recuar em qualquer dia em que eu vos invocar; tenho certeza: o Senhor está comigo!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Confio em Deus e louvarei sua promessa. É no Senhor que eu confio e nada temo: que poderia contra mim um ser mortal? Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, e vos oferto um sacrifício de louvor.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 55* 

Reflexão - “O salmo é a prece do homem que tem consciência de que recebe a proteção do Senhor, embora que os seus inimigos por isso, o invejem. Mesmo perseguido, oprimido e humilhado ele sabe que Deus está sempre perto e atento à sua oração. “É no Senhor que eu confio e nada temo”, “por isso, louvarei sua promessa e vos oferto um sacrifício de louvor”. Que esta seja a oração que os nossos lábios pronunciem em todos os momentos em que nos sentirmos acossados.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 3, 7-12* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis. *(Cf. 2Tm 1, 10)*

_ _ _ _ _ _ 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos 

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 

8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia.

9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. 

10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 

11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 

12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

  *”Deus nos quer na sua Igreja.”*

“A Igreja é o novo Israel, fundado pelo Filho de Deus encarnado como sacramento universal de salvação para todos os povos e nações. No Evangelho de hoje, S. Marcos nos apresenta de forma bem resumida o sucesso da pregação de Nosso Senhor. Suas obras e palavras, além de granjear muitos seguidores, vêm despertando o interesse e a curiosidade de quantos habitam Israel e seus entornos, mas também o ódio e a indignação dos fariseus: de um lado, a luz do Cristo prometido brilha e se expande; de outro, as trevas, servindo-se da inveja de uns poucos, pretendem ofuscá-la a todo custo. É no contexto desse antagonismo que Jesus dá início ao seu projeto de ir pouco a pouco lançando as bases da Igreja. De fato, como ouviremos no Evangelho de amanhã, Ele escolherá seus doze Apóstolos, colunas do novo Israel, numa clara alusão aos doze filhos de Jacó. Por isso, ao subir hoje na barca de S. Pedro, Jesus nos deixa sinalizado que é por meio de sua única Igreja, cimentada no testemunho apostólico, que Ele quer conduzir-nos através do mar deste mundo em direção à nossa pátria no céu. Este trecho de S. Marcos, portanto, mais do que narrar um episódio em particular, quer ser uma “janela” aberta pela qual possamos enxergar a realidade da Igreja e a dimensão eclesiológica da nossa salvação: se Deus, com efeito, deseja que todos os homens se salvem (cf. 1Tm 2, 4), não o quer senão pelo conhecimento da verdade de seu Filho, que nos chama hoje a embarcar com Ele na única Igreja verdadeira, fora da qual não há salvação — “extra quam nulla est salus”. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...