quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

📆 *12 de Janeiro de 2024 (6a Feira)*

 

📆 *12 de Janeiro de 2024 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DA I SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia*

S. ARCÁDIO, MÁRTIR / S. ANTÔNIO MARIA PUCCI, PRESBÍTERO / .MODESTO, TACIANA, BERNARDO DE CORLEONE E ERNESTO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Vi um homem sentado num trono excelso; a multidão dos Anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo nome e império permanecem eternamente.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Senhor, atendei com bondade paterna as preces do vosso povo suplicante; dai-lhe luz para ver o que deve ser feito e coragem para realizar o que viu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Samuel 8, 4-7. 10-22a*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início do Primeiro Livro de Samuel.

Naqueles dias, 4todos os anciãos de Israel se reuniram, foram procurar Samuel em Ramá, 

5e disseram-lhe: “Olha, tu estás velho, e teus filhos não seguem os teus caminhos. Por isso, estabelece sobre nós um rei, para que exerça a justiça entre nós, como se faz em todos os povos”.

6Samuel não gostou, quando lhe disseram: “Dá-nos um rei, para que nos julgue”. E invocou o Senhor. 

7O Senhor disse a Samuel: “Atende a tudo o que o povo te diz. Porque não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, para que eu não reine mais sobre eles”.

10Samuel transmitiu todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedira um rei, 

11e disse: “Estes serão os direitos do rei que reinará sobre vós: Tomará vossos filhos e os encarregará dos seus carros de guerra e dos seus cavalos e os fará correr à frente do seu carro. 

12Fará deles chefes de mil, e de cinquenta homens, e os empregará em suas lavouras e em suas colheitas, na fabricação de suas armas e de seus carros.

13Fará de vossas filhas suas perfumistas, cozinheiras e padeiras. 

14Tirará os vossos melhores campos, vinhas e olivais e os dará aos seus funcionários. 

15Das vossas colheitas e das vossas vinhas ele cobrará o dízimo, e o destinará aos seus eunucos e aos seus criados. 

16Tomará também vossos servos e servas, vossos melhores bois e jumentos, e os fará trabalhar para ele. 

17Exigirá o dízimo de vossos rebanhos, e vós sereis seus escravos.

18Naquele dia, clamareis ao Senhor por causa do rei que vós mesmos escolhestes, mas o Senhor não vos ouvirá”. 

19Porém, o povo não quis dar ouvidos às razões de Samuel, e disse: “Não importa! Queremos um rei, 

20pois queremos ser como todas as outras nações. O nosso rei administrará a justiça, marchará à nossa frente e combaterá por nós em todas as guerras”.

21Samuel ouviu todas as palavras do povo e repetiu-as aos ouvidos do Senhor. 

22aMas o Senhor disse-lhe: “Faze-lhes a vontade, e dá-lhes um rei”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Samuel 8, 4-7. 10-22a*

*Reflexão - “Não precisamos de nenhum rei humano para vencer na vida.”*

“Desejando ser igual a todas as outras nações, o povo de Israel insistia para que Samuel estabelecesse um rei que lhe governasse. Samuel, então se dirigiu a Deus e fez queixas das exigências do Seu povo, mas o Senhor esclareceu, dizendo: “não é a ti que rejeitam, mas a mim”. “Não querem mais que Eu reine sobre eles”. “Faze-lhes a vontade e dá-lhes um rei”. Acontece assim também conosco quando ficamos fartos de seguir as orientações do Senhor e nos cansamos de esperar pelas Suas promessas. Desprezamos o reinado de Deus, com todas as Suas riquezas e o Seu poder para confiar nos reis da terra que nos tiram tudo o que temos e nos enganam com falsos juramentos. Eles desviam o dinheiro com que nós contribuímos e, muitas vezes, até entramos em litígio com as pessoas mais próximas, quando tomamos partido por um ou por outro rei. Querendo ser, também, “como as outras nações”, isto é, como a maioria das pessoas que gosta de chamar a atenção por causa do poder, do sucesso, da beleza, da riqueza, nós rejeitamos viver sobre o reinado de Deus e nos submetemos aos reis do mundo que nos escravizam. Como aquele povo, nós também não ponderamos sobre as consequências da nossa irreverencia, desprezamos a Palavra de Deus e vislumbramos tão somente aquilo que poderemos usufruir materialmente ou profissionalmente quando nos acenam com algo agradável aos nossos olhos e entendimento racional. Os reis de hoje podem ser status, carreira profissional brilhante, dinheiro no banco, sucesso, tudo isso proporcionado pelos fabricantes de sonhos propagados pela TV e pelas mídias sociais. Por mais que tentemos, se não tivermos cuidado cairemos na fábula das outras nações e deixamos que outras realidades nos apontem o caminho. Somente quando temos consciência de que Jesus é o Rei e Senhor de nossas vidas e seguimos as Suas instruções é que verificamos que não precisamos de nenhum rei humano para vencer na vida e conquistar a glória. Deus combate por nós, e a nossa vitória é certa. É o Senhor quem vai à nossa frente e peleja por nós em todas as guerras da nossa vida. É Ele quem conquista para nós o galardão do sucesso e nos recompensa providenciando tudo de que nós precisamos. Sejamos, pois, dependentes do único Rei: Aquele que veio para nos salvar e nos libertar do reinado do mundo! – Você também tem vontade de ter um “rei humano” que o ajude a vencer a luta? – O que você acha dos “reis” da terra? – Você tem Jesus Cristo como Rei e Senhor da sua vida? – Você tem o rei que merece?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 88* 

🗣*Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.**

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome, dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Pois sois vós, ó Senhor Deus, a sua força e sua glória, é por vossa proteção que exaltais nossa cabeça. Do Senhor é o nosso escudo, ele é nossa proteção, ele reina sobre nós, é o Santo de Israel!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 88* 

*Reflexão* - “Quando nos deixamos governar pelo Senhor Deus que nos criou, também, como o salmista, nós experimentamos a alegria de cantar eternamente o Seu Amor. A alegria está no coração de quem tem a Deus como Rei e segue pelo caminho, sempre à Luz da Sua Face. Precisamos nos apossar da verdade de que o Senhor é o nosso escudo e a nossa proteção e que com Ele nós estaremos seguros.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 2, 1-12* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia. *(Lc 7, 16)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos* 

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 

2Reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra.

3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 

4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 

5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 

6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 

7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”.

8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 

9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’?

10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, — disse ele ao paralítico: — 

11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!”

12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”O que é o perdão dos pecados?”*

“O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda?’” (Mc 2, 9). No Evangelho de hoje, Jesus perdoa os pecados a um paralítico. É a cena comovedora de quatro amigos que abrem um buraco no teto para descer aquele pobre infeliz e pô-lo diante de Jesus. O Senhor repousa sobre ele o seu olhar de misericórdia, vê que a maior necessidade dele não é andar, mas estar na graça de Deus. Por isso lhe perdoa os pecados. A reação das pessoas é de espanto, sobretudo ao verem um homem querer perdoar pecados. Seria uma blasfêmia, seria tomar o lugar de Deus. No entanto, para provar que tinha esse poder, Jesus cura o paralítico. Precisamos parar e refletir sobre o que significa, realmente, o perdão dos pecados. Em primeiro lugar, é importante notar que o perdão só existe no mundo espiritual, e não no mundo material. Quando somos feridos, fica em nós a cicatriz. A natureza não perdoa, mas deixa sequelas do que aconteceu. Se alguém quebra um objeto, é possível remendá-lo com cola; mas ele não voltará nunca a ser o que foi. No mundo material não existe o recriar; ora, é nisso que o perdão consiste. O perdão é como que uma recriação, um voltar ao estado originário, é dizer: “Sim, tu cometeste uma grave ofensa, eu porém, que não apenas te dei a vida e a graça, vou também te perdoar, isto é, dar-te muito mais”. Trata-se de uma realidade espiritual, desconhecida, portanto, no mundo material e animal. É por isso que, se nos apegamos ao mundo da carne, ao mundo do homem que não se eleva, tampouco saberemos o que é perdoar e ser perdoado. Quantas vezes as pessoas vêm-se confessar e, embora já tenham recebido antes o perdão, dizem: “Padre, eu já confessei esse pecado tantas vezes, mas eu não me ‘sinto’ perdoado”! É claro, o sentimento é algo animal, é parte daquela dimensão material, sensitiva, que não conhece o perdão. É preciso dar o passo da fé. É preciso enxergar com os olhos da fé, como nos mostra Jesus no Evangelho de hoje. Com o soerguimento daquele aleijado, nós vemos algo prodigioso acontecer também na natureza: a natureza, que não perdoa, está doente; aquela a paralisia não tem cura, não há como voltar atrás sem sequelas. Mas Jesus a faz dar um “salto”, um “pulo” para um estado que ela não tem força e capacidade de produzir. Com seu milagre, Jesus recria aquele corpo e, “perdoando” aquela doença, aponta para algo além, invisível, a saber: para o fato do que, pelo perdão de nossos pecados no confessionário, Ele opera algo tão ou mais prodigioso do que a cura física. S. Agostinho chega a dizer que o milagre da salvação de um pecador e da justificação de um ímpio é maior do que a criação do céu e da terra, por ser um ato superior a toda a matéria. Para vivermos o perdão, precisamos nos colocar diante do olhar de Deus, mesmo que seja preciso abrir o teto de casa, mesmo que custe estar sob o olhar de Cristo e, no confessionário, ouvir dele: “Teus pecados estão perdoados”. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...