quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

📆 *06 de Janeiro de 2024 (Sábado)*

 📆 *06 de Janeiro de 2024 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DO TEMPO DO NATAL ANTES DA EPIFANIA* (Branco, Prefácio da Epifania – Ofício do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

DIA DE REIS / S. CARLOS DE SEZZE / S. RAFAELA DO SAGRADO CORAÇÃO / ANDRÉ CORSINO E NILAMÃO. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, para que todos recebêssemos a filiação adotiva. *(Gl 4, 4-5)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Deus eterno e todo-poderoso, pela vinda do vosso Filho Unigênito, vos manifestastes em nova luz. Assim como merecemos que ele participasse da nossa humanidade, nascendo da Virgem, possamos também participar de sua vida no Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 João 5, 5-13*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São João. 

Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 

6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue). E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 

7Assim, são três que dão testemunho: 

8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.

9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. 

10Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 

11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 

12Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida. 

13Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna.

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 João 5, 5-13*

*Reflexão - “O Espírito Santo é a verdade”.*

“Se quisermos vencer o mundo e as suas armadilhas e nos apossar da vida eterna precisamos crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus feito homem! Ele veio para nos salvar dando provas do Seu grande amor por nós, quando, na Cruz, derramou sangue e água e entregou o Seu Espírito. O Espírito Santo é a verdade e, unicamente por meio d’Ele é que somos convencidos (as) de que Jesus Cristo é o Filho muito amado de Deus. São João nos esclarece que são três os que dão testemunho de Cristo: a água, o sangue e o Espírito. A água que verteu do lado de Cristo testemunha o Batismo que nos imerge na vida de Cristo e nos purifica. O sangue jorrado do peito de Cristo na Cruz testemunha a Eucaristia que nos une a Jesus Sacramentado e nos redime. E o Espírito que foi entregue por Jesus ao Pai para ser derramado nos nossos corações, nos santifica. Apossados (as) desta realidade todos nós seremos vencedores do mundo e receberemos a vida eterna que está em Jesus Cristo, pois “quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.” Vencer o mundo significa contrariar a nossa carne e suas concupiscências que almeja descanso, luxo, grandeza e rejeita sacrifício, purificação e penitência. - Você já se considera um vencedor do mundo ou o mundo ainda consegue vencê-lo (a)? – Você crê no testemunho que Deus dá de que Jesus é o Seu Filho? – Você já tomou posse do direito de possuir a vida eterna, em Jesus?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 147* 

🗣 *Glorifica o Senhor, Jerusalém!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou;🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ a paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 147* 

*Reflexão* - “O salmista conclama a todos os que são descendentes do Senhor a glorificá-Lo pelos Seus grandes feitos. Jerusalém somos nós, templos do Senhor e vivemos em segurança, pois, temos a benção como proteção e a  paz como alimento. Assim, nós recebemos carinho e temos acesso aos preceitos do Senhor por meio da Sua Palavra.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 1, 7-11*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Abriram-se os céus, e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós! (Cf. Mc 9, 7)._

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 7João pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 

8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 

9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 

10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 

11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“A Epifania nos braços de Maria.”*

Foi nos braços de Maria que se deu a Epifania. Ela, como primeiro ostensório em que Cristo foi adorado, é ainda hoje o meio de que Deus quer se servir para levar-nos ao seu Filho. O Evangelho próprio da Epifania, que iremos escutar neste domingo próximo, mostra-nos os reis magos em viagem, à procura do menino cujo nascimento fora predito pelos astros. Chegados a Belém, eles encontram a Cristo e, de joelhos, adoram-no nos braços mesmos de Maria. É um detalhe que o evangelista S. Mateus faz questão de registrar: os magos, “entrando na casa” em que estava hospedada a Sagrada Família de Nazaré, “acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele”, aninhado ainda no colo da Virgem, “o adoraram” (Mt 2, 11). Maria SS. foi, nesse sentido, como o primeiro ostensório em que Jesus quis ser manifestado ao mundo e adorado como rei e dominador de todas as coisas. Na Epifania do Senhor, por conseguinte, nos é revelado também o papel salvífico desempenhado por Maria. Ela é, com efeito, muito mais do que simples intercessora, pois ninguém dentre os santos pode dizer ter gerado o Filho de Deus. É, portanto, por Maria que Ele será gerado espiritualmente em nossas almas; não há outro caminho. Deus dela quis servir-se para vir ao mundo e dela, em cujos braços o Senhor se deu a conhecer aos reis magos, há de servir-se ainda hoje para vir a cada um de nós. Aproveitemos, pois, este ano que se inicia e façamos o propósito de crescer diariamente na devoção a Nossa Senhora. Recorramos a ela com mais frequência, crentes, não só em sua poderosíssima intercessão, mas ainda no zelo materno que ela dispensa ao cuidado de nossos corações, onde Cristo quer nascer, ser adorado, servido e, acima de tudo, amado familiarmente.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...