quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

📆 *31 de Janeiro de 2024 (4a Feira)*

 📆 *31 de Janeiro de 2024 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

 *SÃO JOÃO BOSCO, PRESBÍTERO, MEMÓRIA* (Cor Branco, Pref. Comum ou dos Pastores - Ofício da memória)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. JOÃO BOSCO, PRESBÍTERO, FUNDADOR DOS SALESIANOS, PAI E MESTRE DOS JOVENS / S. MARCELA, ROMANA, DISCÍPULA DE S. JERÔNIMO / LUISA ALBERTONI.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Deixai as crianças virem a mim, e não as impeçais; porque o reino de Deus pertence aos que se parecem com elas, diz o Senhor. *(Cf. Mc 10, 14)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Ó Deus, que suscitastes o presbítero São João Bosco como pai e mestre dos jovens, concedei que, inflamados pelo mesmo fogo da caridade, possamos procurar a salvação de nossos irmãos e irmãs e colocar-nos inteiramente ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 2 Samuel 24, 2. 9-17)*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Segundo Livro de Samuel. 

Naqueles dias, 2disse o rei Davi a Joab e aos chefes do seu exército que estavam com ele: “Percorre todas as tribos de Israel, desde Dã até Bersabeia, e fazei o recenseamento do povo, de maneira que eu saiba o seu número”.


9Joab apresentou ao rei o resultado do recenseamento do povo: havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que manejavam a espada; e, em Judá, quinhentos mil homens. 10Mas, depois que o povo foi recenseado, Davi sentiu remorsos e disse ao Senhor: “Cometi um grande pecado, ao fazer o que fiz. Mas perdoa a iniquidade do teu servo, porque procedi como um grande insensato”. 11Pela manhã, quando Davi se levantou, a palavra do Senhor tinha sido dirigida ao profeta Gad, vidente de Davi, nestes termos: 12“Vai dizer a Davi: Assim fala o Senhor: dou-te a escolher três coisas: escolhe aquela que queres que eu te envie”. 13Gad foi ter com Davi e referiu-lhe estas palavras, dizendo: “Que preferes: três anos de fome na tua terra, três meses de derrotas diante dos inimigos que te perseguem, ou três dias de peste no país? Reflete, pois e vê o que devo responder a quem me enviou”. 14Davi respondeu a Gad: “Estou em grande angústia. É melhor cair nas mãos do Senhor, cuja misericórdia é grande, do que cair nas mãos dos homens!”


15E Davi escolheu a peste. Era o tempo da colheita do trigo. O Senhor mandou, então, a peste a Israel, desde aquela manhã até o dia fixado, de modo que morreram setenta mil homens da população, desde Dã até Bersabeia. 16Quando o anjo estendeu a mão para exterminar Jerusalém, o Senhor arrependeu-se desse mal e disse ao anjo que exterminava o povo: “Basta! Retira agora a tua mão!” O anjo estava junto à eira de Areuna, o jebuseu. 17Quando Davi viu o anjo que afligia o povo, disse ao Senhor: “Fui eu que pequei, eu é que tenho a culpa. Mas estes, que são como ovelhas, que fizeram? Peço-te que a tua mão se volte contra mim e contra a minha família!”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Samuel 24, 2. 9-17)*

*Reflexão - “Os homens são implacáveis e injustos, Deus, no entanto, é justo e misericordioso!”*

“A confiança é a atitude do homem que mais é apreciada por Deus. Neste relato nós vimos que Davi, irritado com o povo de Israel, mandou fazer um recenseamento a fim de que pudesse ter ciência do número exato dos seus subordinados.  Assim agindo, David mostrou confiar mais nos efetivos humanos do que em Deus, pois, desejou ter conhecimento para ter domínio da situação e mostrar o seu poder.  Depois, arrependido Davi sentiu remorso e pediu clemência ao Senhor, mesmo assim sofreu as consequências da sua insensatez.  Teve então, que escolher uma entre as três punições previstas pela Lei para quem atraiçoasse a Aliança. Três anos de fome; três meses de derrota diante dos inimigos; três dias de peste. “É melhor cair nas mãos do Senhor cuja misericórdia é grande, do que cair nas mãos dos homens,” disse David. Ele, então, prefere a peste à guerra, porque um castigo vindo da mão de Deus permite esperar na misericórdia divina. De fato, Deus sente compaixão por Jerusalém e poupa-a. O próprio rei intercede pelo povo inocente e assume as responsabilidades pelo sucedido. Podemos constatar até hoje que os homens são implacáveis e injustos. Deus, no entanto, é justo e misericordioso. Não nos trata segundo as nossas faltas.  Diante desta narrativa, temos entendimento da lógica da história da nossa salvação: pecado, castigo, arrependimento, perdão, e percebemos também que o pecado de um, pode ter consequências na vida de todos.  A conduta de uma pessoa pode repercutir-se, para o bem e para o mal, em toda a comunidade, principalmente se esta pessoa tiver responsabilidades sobre ela. Por exemplo, se for um governante, um rei, alguém que estiver à frente do povo, todos suportarão as implicações dos seus atos. Aprendemos também, que, às vezes, o querer saber demais com o intuito de dominar e mostrar poder, desperta a ira de Deus contra nós.  Portanto, precisamos dar provas de que fazemos a nossa parte, mas o Senhor é soberano e é Ele quem nos dá resposta para os nossos questionamentos e dúvidas. – Você é uma pessoa que gosta de fazer muitos cálculos para não ser pego de surpresa? – Você confia na providência de Deus? – Quem é que dá resposta para os seus questionamentos e dúvidas? – Você confia na misericórdia de Deus?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 31*

🗣 *Perdoai-me, Senhor, meu pecado!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Todo fiel pode, assim, invocar-vos, durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais.🗣 

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós.🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 31* 

*Reflexão* - “A decisão que tomamos de confessar o nosso pecado e pedir perdão ao Senhor pelas nossas faltas nos traz como consequência uma experiência de grande felicidade e a certeza do amor misericordioso do Pai. Por isso, o salmista proclamou: “Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer... E perdoastes, Senhor minha falta”. Enquanto guardamos conosco as nossas faltas e não reconhecemos os nossos pecados para confessá-los, nós encurralamos a nossa alma e não deixando que ela se sinta livre, por isso, seremos eternos prisioneiros de nós mesmos. Aquele que confessa o seu pecado merece ser perdoado e quando invocar o Senhor durante a sua angústia, será escutado e acolhido.”                          

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 6, 1-6* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Minhas ovelhas escutam minha voz; eu as conheço e elas me seguem. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Pescar o jovem com amor e desafiá-lo a amar.”*

“Hoje, celebramos a memória de São João Bosco, Padroeiro dos jovens. São João Bosco é um verdadeiro farol para a evangelização dos jovens porque revolucionou o método de abordagem da juventude. Antes, a Igreja estava acostumada com uma sociedade cristã e tratava os educandos como seus filhos. Porém, a sociedade foi aos poucos sendo descristianizada, e logo os jovens começaram a se comportar como rebeldes, de modo que o professor deixou de ser verdadeiramente um pai. Por causa disso, foram sendo adotados métodos um pouco mais “coercitivos” que, no fundo, não conseguiam transformar o coração do jovem. Diante dessa situação, este santo tão compassivo se tornou um “pescador de homens”, ou seja, ao conquistar os jovens com seu Oratório Festivo e com seu amor, ele foi transformando aos poucos suas vidas. Hoje em dia, parece que estamos dando aos jovens apenas o que eles desejam ouvir, alimentando sua mentalidade mundana. Não basta somente ser simpático com eles. Existe algo de profundamente equivocado em algumas de nossas pastorais que lidam com a juventude, pois fazem com que a Igreja se adapte tanto ao jovem que ela vai se mundanizando e perdendo a sua capacidade transformadora.  Temos de entender que o jovem é um desafio. Sobre isso, o Papa Pio XII nos recorda: “O jovem é feito para o heroísmo”. Se você pedir apenas uma coisa para o jovem, ele não vai te dar nada, mas se você pedir tudo, ele te dará tudo. Todavia, para isso, é necessário primeiro mudar a vida dele. Não podemos simplesmente pegar os jovens mundanos e trazê-los para dentro da Igreja, para que nela eles continuem sendo profanos do jeito que eram lá fora. Precisamos, assim como São João Bosco, “pescar” o  jovem com amor, a fim de que, desafiado por um amor ainda maior, ele mude verdadeiramente sua vida. São João Bosco dizia: “Nossa vida é um presente de Deus, e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele”. Façamos dessa frase um lema para nossas vidas, a fim de servirmos a Deus da forma que Ele merece e alcançarmos, desse modo, a genuína felicidade.”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

📆 *30 de Janeiro de 2024 (3a Feira)*

 📆 *30 de Janeiro de 2024 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*TERÇA-FEIRA DA IV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. MARTINHA, MÁRTIR / S. JACINTA MARISCOTTI, VIRGEM ROMANA / 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor. *(Sl 105, 47)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração, e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 2 Samuel 18, 9-10. 14b. 24-25a. 30-19, 3*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Segundo Livro de Samuel. 

Naqueles dias, 10, 9Absalão encontrou-se por acaso na presença dos homens de Davi. Ia montado numa mula e esta meteu-se sob a folhagem espessa de um grande carvalho. A cabeça de Absalão ficou presa nos galhos da árvore, de modo que ele ficou suspenso entre o céu e a terra, enquanto a mula em que ia montado passou adiante.

10Alguém viu isto e informou Joab, dizendo: “Vi Absalão suspenso num carvalho”.

14bJoab tomou então três dardos e cravou-os no peito de Absalão. 

24Davi estava sentado entre duas portas da cidade. A sentinela que tinha subido ao terraço da porta, sobre a muralha, levantou os olhos e divisou um homem que vinha correndo, sozinho.

25aPôs-se a gritar e avisou o rei, que disse: “Se ele vem só, traz alguma boa nova”. 

30O rei disse-lhe: “Passa e espera aqui”. Tendo ele passado e estando no seu lugar, 31apareceu o etíope e disse: “Trago-te, senhor meu rei, a boa nova: O Senhor te fez justiça contra todos os que se tinham revoltado contra ti”.

32O rei perguntou ao etíope: “Vai tudo bem para o jovem Absalão?” E o etíope disse: “Tenham a sorte deste jovem os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para te fazer mal!”

19, 1Então o rei estremeceu, subiu para a sala que está acima da porta e caiu em pranto. Dizia entre soluços: “Meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar? Absalão, meu filho, meu filho!”

2Anunciaram a Joab que o rei estava chorando e lamentando-se por causa do filho. 

3Assim, a vitória converteu-se em luto, naquele dia, para todo o povo, porque o povo soubera que o rei estava acabrunhado de dor por causa de seu filho.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Samuel 18, 9-10. 14b. 24-25a. 30-19, 3*

*Reflexão - “Nem todas as vitórias que conquistamos são desejadas pelo nosso coração.”*

“Ao perseguir seu pai para apoderar-se do seu trono, Absalão encontrou a morte numa fatalidade. Mesmo tendo sido perseguido pelo filho, Davi  chorou a sua morte. Davi conquistou a vitória e finalmente se viu livre da perseguição que seu filho lhe impunha, mas pagou alto preço com a dor pela sua morte. Estava se cumprindo o que o profeta Natã havia lhe dito da parte do Senhor: “Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa”  Fazendo uma reflexão sobre a história de Davi com o seu filho Absalão, nós temos a oportunidade de também perceber que os sentimentos do nosso coração valem muito mais do que a nossa própria razão.  Nós também, muitas vezes conquistamos a vitória, ela nos foi justa, mas ficamos tristes e, por isso, pagamos um preço alto. Diante da dor de Davi, o povo, que se considerava vitorioso, se solidarizou com ele, se entristeceu e respeitou o seu luto. Chegamos à conclusão de que nem todas as vitórias que conquistamos são desejadas pelo nosso coração. Reflita: - Você também, tem pagado o preço pelas suas vitórias? Você sente-se injustiçado (a) por isso? - Você acredita que o ter razão nem sempre é o que traz felicidade? – Qual a mensagem que esta passagem dá para a sua vida pessoal?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 85*

🗣 *Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, escutai, pois sou pobre e infeliz! Protegei-me, que sou vosso amigo, e salvai vosso servo, meu Deus, que espera e confia em vós!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!🗣 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 85* 

*Reflexão* - “Quando estamos sendo afligidos, somente a oração em forma de clamor nos aquece a esperança e nos consola o coração. O sofrimento, nos faz lembrar de Deus e o seu olhar pousado sobre nós recobra o ânimo da nossa alma. Nunca devemos esquecer de que o Senhor está atento ao clamor da nossa oração e pronto para nos atender em momentos de aflição.”                          

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 5, 21-43* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _O Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas. *(Mt 8, 17)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 

22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 

23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”

24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 

25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; 

26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. 

27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 

28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 

29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 

30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 

31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?”

32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 

33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 

34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.

35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 

36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 

37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 

38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.

39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 

40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 

41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 

42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 

43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“A mulher, tremendo, contou-lhe toda a verdade.”*

“A mulher” hemorroíssa, “cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade”. No Evangelho de hoje, São Marcos, a partir do testemunho de São Pedro, narra de forma singular o episódio da cura da mulher com hemorragia e o da ressurreição da filha de Jairo. Ao relatar a cura da hemorroíssa, São Marcos descreve as reações emocionais de Jesus e da mulher. Primeiramente, quando a mulher toca Jesus e “apropria-se” da cura, Ele humanamente tem a percepção de que algo lhe foi tirado, e, lançando um olhar inquisidor, faz um contundente questionamento: “Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: ‘Quem tocou na minha roupa?’” (Mc 5, 30). Marcos se debruça demoradamente sobre esse acontecimento, descrevendo em detalhes a reação de Jesus, mesmo depois de ter recebido uma resposta dos discípulos: “Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo” (Mc 5, 31). Dramaticamente, a mulher descobriu que havia sido desmascarada por ter “roubado” um milagre de Jesus, e tremendo apresentou-se diante dele como se estivesse diante de um juiz “e contou-lhe toda a verdade” (Mc 5, 33). Aqui, vemos que Jesus quer de nós toda a verdade, a fim de que testemunhemos os prodígios que Deus realiza em nossas vidas. Depois de a mulher ter admitido o que fez, Jesus com ternura a chama de filha. Assim, aquele rosto que antes era de juiz, agora é um rosto paternal de quem acolheu o testemunho da verdade. Por mais que nos custe, sigamos o exemplo da hemorroíssa e não nos calemos, mas cantemos eternamente as misericórdias do Senhor. Deus abençoe você!”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


domingo, 28 de janeiro de 2024

📆 *29 de Janeiro de 2024 (2a Feira)*

 📆 *29 de Janeiro de 2024 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDA-FEIRA DA IV SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. CONSTÂNCIO, BISPO DE PERÚGIA / SS. PAPÍAS E AMARO, SOLDADOS, MÁRTIRES, NA VIA NOMENTANA / SÃO SULPÍCIO SEVERO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, e do meio das nações nos congregai, para ao vosso nome agradecer e para termos nossa glória em vos louvar! *(Cf. Sl 105, 47)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de coração sincero e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 2 Samuel 15, 13-14. 30; 16, 5-13a*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Segundo Livro de Samuel. 

Naqueles dias, 13um mensageiro veio dizer a Davi: “As simpatias de todo o Israel estão com Absalão”. 

14Davi disse aos servos que estavam com ele em Jerusalém: “Depressa, fujamos, porque, de outro modo, não podemos escapar de Absalão! Apressai-vos em partir, para que não aconteça que ele, chegando, nos apanhe, traga sobre nós a ruína, e passe a cidade ao fio da espada”. 

30Davi caminhava chorando, enquanto subia o monte das Oliveiras, com a cabeça coberta e os pés descalços. E todo o povo que o acompanhava subia também chorando, com a cabeça coberta.

16, 5Quando o rei chegou a Baurim, saiu de lá um homem da parentela de Saul, chamado Semei, filho de Gera, que ia proferindo maldições enquanto andava. 

6Atirava pedras contra Davi e contra todos os servos do rei, embora toda a tropa e todos os homens de elite seguissem agrupados à direita e à esquerda do rei Davi. 

7Semei amaldiçoava-o, dizendo: “Vai-te embora! Vai-te embora, homem sanguinário e criminoso! 

8O Senhor fez cair sobre ti todo o sangue da casa de Saul, cujo trono usurpaste, e entregou o trono a teu filho Absalão. Tu estás entregue à tua própria maldade, porque és um homem sanguinário”.

9Então Abisai, filho de Sárvia, disse ao rei: “Por que há de este cão morto continuar amaldiçoando o senhor, meu rei? Deixa-me passar para lhe cortar a cabeça”. 

10Mas o rei respondeu: “Não te intrometas, filho de Sárvia! Se ele amaldiçoa e se o Senhor o mandou maldizer a Davi, quem poderia dizer-lhe: ‘Por que fazes isto?’” 

11E Davi disse a Abisai e a todos os seus servos: “Vede: Se meu filho, que saiu das minhas entranhas, atenta contra a minha vida, com mais razão esse filho de Benjamim. Deixai-o amaldiçoar, conforme a permissão do Senhor. 

12Talvez o Senhor leve em conta a minha miséria, restituindo-me a ventura em lugar da maldição de hoje”. 

13aE Davi e seus homens seguiram adiante.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Samuel 15, 13-14. 30; 16, 5-13a*

*Reflexão - “O Senhor nos chama à conversão”*

“Perseguido pelo seu próprio filho Absalão, o rei Davi nos dá um  verdadeiro exemplo de humildade diante de Deus quando sofreu todas as afrontas que ele lhe fazia,  e aos seus seguidores.  Não se arvorou da sua condição de rei de Israel, e reconheceu que sofria as consequências dos seus próprios pecados. Todavia a sua confiança no Senhor era ilimitada, por isso, ele esperava de Deus misericórdia e piedade quando dizia: “Talvez Javé considere a minha humilhação e me pague com bênçãos essas maldições de hoje”. É muito importante que nós também, quando estivermos passando pelas aflições da nossa vida, façamos uma reflexão das nossas ações e das nossas omissões, reconhecendo os nossos erros e admitindo as nossas faltas. No entanto, não precisamos alimentar somente o sentimento de culpa, mas esperar do Senhor a Sua bênção, diante da nossa humilhação. Deus nunca quer nos castigar, apenas Ele nos chama à conversão para que tenhamos uma nova vida. – Você costuma refletir sobre as consequências das suas ações? – A quem você atribui a culpa pelas coisas desagradáveis que têm lhe acontecido? – Você é uma pessoa que reconhece humildemente o seu erro?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 3*

🗣 *Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Quão numerosos, ó Senhor, os que me atacam; quanta gente se levanta contra mim! Muitos dizem, comentando a meu respeito: “Ele não acha a salvação junto de Deus!”🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Mas sois vós o meu escudo protetor, a minha glória que levanta minha cabeça! Quando eu chamei em alta voz pelo Senhor, do Monte santo ele me ouviu e respondeu.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Eu me deito e adormeço bem tranquilo; acordo em paz, pois o Senhor é meu sustento. Não terei medo de milhares que me cerquem e furiosos se levantem contra mim. Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!🗣 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 3* 

*Reflexão* - “Quantas vezes na vida nós também nos sentimos assim como o salmista! Tudo está contra nós e nada dá certo, as coisas que esperamos não acontecem, tudo dá errado. As pessoas ao nosso redor zombam achando que não somos abençoados por Deus e que clamamos o Seu Nome, em vão. No entanto, nós confiamos na Sua resposta, porque muitas e muitas outras vezes Ele nos atendeu. Sabemos que só Ele é o sustento da nossa caminhada e que no Senhor nós podemos confiar. Ele virá nos salvar.”                          

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 5, 1-20* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia! *(Lc 7, 16)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 

2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi ao seu encontro.

3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 

4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo.

5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 

6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 

7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 

8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 

9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 

10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região.

11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 

12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 

13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 

14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido.

15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo.

16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 

17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 

18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 

19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 

20E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“A quem você quer servir?”*

Nesta vida, dois caminhos nos estão abertos: ceder ao império de Satanás, tornando-nos escravos da morte, ou submeter-nos ao império de Cristo, nosso Senhor, como servos de amor. Os milagres de Cristo, como nos ensina Santo Tomás de Aquino, tinham por finalidade ser prova e argumento da fé que Ele nos veio ensinar (cf. S. Th. III, q. 44, a. 1). Ora, um dos ponto centrais dessa fé é a divindade de Jesus e, portanto, o senhorio que Ele tem direito de exercer sobre todos nós. Até os demônios obedecem ao seu império, demonstrando deste modo que Cristo é o único Senhor, cujo domínio sobre os homens, diferentemente do de Satanás, não é opressivo e escravizante, mas libertador. Servi-lo, com efeito, é reinar, de maneira que, nas palavras de S. Catarina de Sena, quanto maior for nossa submissão a Deus, tanto maior será a nossa liberdade. Quem, ao contrário, se submete ao diabo, torna-se escravo do reino da morte, representado pelo cemitério entre cujas covas vivia o endemoniado, de comportamento tão autodestrutivo, de que nos fala o Evangelho de hoje. A nós, criaturas tão impotentes e feitas do nada, só nos cabe escolher a quem nos vamos sujeitar: se ao diabo, déspota infernal, ou se a Jesus, nosso libertador. Que Maria SS., humilde escrava do Senhor, conceda-nos hoje a graça de de nos arrependermos de nossa rebeldia e, voltando à casa do Pai como outros filhos pródigos, nos entregarmos por inteiro como servos de amor Àquele que é o nosso tudo, o nosso verdadeiro Rei e Senhor. Deus abençoe você!”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https:/blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_



📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...