quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

📆 *20 de Dezembro de 2023 (4a Feira)*

 📆 *20 de Dezembro de 2023 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA III SEMANA DO ADVENTO* (Roxo, Prefácio do Advento I - Ofício do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

S. FILOGÔNIO, BISPO / SÃO ZEFERINO / SÃO DOMINGOS DE SILOS.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Um ramo brotará da raiz de Jessé; a glória do Senhor encherá a terra inteira, e toda criatura verá a salvação de Deus. *(Cf. Is 11, 1; 40, 5; Lc 3, 6)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Deus eterno e todo-poderoso, pela anunciação do anjo, a Virgem imaculada acolheu vosso Verbo inefável e, como habitação da divindade, ficou repleta da luz do Espírito Santo. Concedei que, a seu exemplo, abracemos humildemente a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 7, 10-14*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías. 

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 

11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 

12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 

13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 

14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 7, 10-14*

*Reflexão - “Deus está conosco!”*

“Jesus Cristo é a figura central da Sagrada Escritura e todos os profetas predisseram a Sua vinda como sinal de Salvação de Deus para a humanidade.  Assim sendo, por meio do profeta Isaías o próprio Deus nos deu a garantia do Seu projeto para nossa salvação: “uma virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel, porque Deus está conosco”. A expressão, "Deus conosco” sugere mais do que uma breve visita para um ato sacrifical, é antes, o compartilhar da experiência humana, portanto, o sinal da Virgem que concebeu e deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Emanuel é a certeza de que Deus está aqui. Temos que sair do plano material para distinguir o plano divino que é o projeto de Deus para a nossa vida feliz. É algo espiritual! Jesus Cristo é o grande mistério do Amor de Deus por nós e foi concebido pelo Espírito Santo na terra do nosso coração!  Enquanto nós vivemos ansiosos (as) por sinais que nos revelem um pouco de Deus para a nossa vida, estamos nos esquecendo de que Jesus, é o Deus conosco, que nos acompanha e está sempre perto de nós em todos os momentos.  Deus planejou nos dar não só instruções e revelações, mas um modelo perfeito para copiar, Seu próprio Filho. E para que Jesus pudesse servir-nos de modelo, Ele teve de viver no mesmo mundo pecaminoso em que vivemos e enfrentar os mesmos desafios que enfrentamos.  Precisamos, então ter consciência de que as barreiras as quais temos de enfrentar aqui na terra são algo inerente ao nosso ser humano e nem o Filho de Deus feito homem foi isento de encará-las. – Você pode afirmar que Jesus já foi concebido na terra do seu coração? – Para você o que significa Deus estar consigo? - A presença de Jesus na sua vida tem ajudado nos seus relacionamentos? – Você costuma imitar a Jesus nas suas ações?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 23* 

🗣 *O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 23* 

*Reflexão* - “Diante do questionamento sobre quem subirá ao monte do Senhor e permanecerá na sua santa habitação o salmista mesmo nos dá a resposta: “quem tem mãos puras e inocente coração!” São os que agem com retidão de intenção, que não usam a sua mente para o mal. Podemos dizer que são os que praticam a Palavra do Senhor, buscam a Sua face e vivem aqui na terra sabendo que Deus é o Criador de todas as coisas. Sobre estes, desce a bênção do Senhor e a recompensa do Deus Salvador.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 1, 26-38*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Ó Chave de Davi, que abre as portas do Reino eterno: oh, vinde e livrai do cárcere o preso, sentado nas trevas!_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,

27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 

28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 

30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 

31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 

32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 

33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 

35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.

36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 

37porque para Deus nada é impossível”. 

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Por que chorava o Menino Jesus?”*

“Nesta novena de Natal, estamos meditando o hino Tu scendi dalle stelle, de Santo Afonso Maria de Ligório e hoje gostaríamos de meditar a estrofe de número quatro, que diz assim: “Mas se foi vontade tua o teu sofrimento, por que queres chorar, por que gemer? Ó meu Esposo, Deus amado, meu Jesus, eu te compreendo, sim. Ó meu Senhor. Tu não choras pela dor, mas pelo amor”. É importante nós sabermos que o mínimo sofrimento de Jesus, redentor e salvador, já teria sido o suficiente para redimir a humanidade. Os vagidos do pequeno Menino, naquela noite de frio na manjedoura, já são suficientes, já têm amor suficiente para redimir a humanidade inteira, e no entanto Deus não quis que as coisas cessassem por aí. Deus quis amar os seus e amá-los até o fim, ou seja, até que transbordasse o cálice do amor sobre todos nós. Mas é importante nós enxergarmos que aquele amor, que na Cruz brilha como um farol, já está presente na luminosidade da noite de Natal. Santo Afonso nos fala do choro do Menino Jesus ao nascer. Claro, nós sabemos que as crianças choram quando nascem e choram porque precisam respirar. É a forma de acionar os seus pulmões para que elas entrem neste mundo e comecem a receber o oxigênio. Mas aqui Santo Afonso vê algo mais. Vê no choro do Menino Jesus um choro que não é nem fisiológico nem por causa da dor. É um choro que se origina do amor. Ninguém de nós escolheu ser quem é e ter a vida que tem. Mas, Jesus escolheu se fazer homem. Jesus escolheu viver as nossas penas e as nossas dores. O próprio Cristo o diz no Evangelho de São João: “Ninguém tira a minha vida; sou eu quem a dou livremente”; portanto, na Criança divina, desde o ventre de Maria, e durante toda a sua vida, já existe a plena consciência de que cada respiração, cada palpitar do coração de Cristo foi por amor a nós. É importante nós termos isso bem claro em nosso coração. Para reforçar isso que faz parte da fé da Igreja, e que estamos reforçando nestes dias, vamos ler mais um trecho da Carta encíclica do Papa Pio XII “Mystici corporis”: “Cristo vê e abraça todos os membros da Igreja muito mais claramente, com muito maior amor do que a mãe ao filho que tem no regaço, do que a cada um de nós se conhece e se ama a si mesmo”. Em outras palavras, Jesus nos ama no presépio com muito maior clareza do que nós nos amamos, com muito maior amor do que qualquer mãe amaria uma criança no seu regaço, no seu colo. Então, ao receber o nosso divino Salvador nos braços, a Virgem Maria tinha ali o tesouro precioso do amor de Deus, que já chorava e gemia por amor a nós. Nos braços de Maria, Jesus estava redimindo a cada um de nós.”.

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...