sábado, 16 de dezembro de 2023

📆 *17 de Dezembro de 2023 (Domingo)*

 📆 *17 de Dezembro de 2023 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*DOMINGO DA III SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Creio, Prefácio do Advento I – III Semana do Saltério)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia*

S. DANIEL, PROFETA / SS. ANANIAS, AZARIAS E MISAEL / S. JOÃO DA MATA, SACERDOTE, FUNDADOR DOS TRINITÁRIOS / B. JACINTO CORMIER, PRESBÍTERO DOMINICANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto. *(Fl 4, 4.5)*

_ _ _ _ _ _ 

☀ *Oração da Coleta* 

Ó Deus, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, concedei-nos chegar às alegrias da salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 61, 1-2a. 10-11*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 

2apara proclamar o tempo da graça do Senhor.

10Exulto de alegria no Senhor e minh’alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa ou uma noiva com suas joias.

11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 61, 1-2a. 10-11*

*Reflexão - “O Espírito do Senhor está sobre nós”*

“A cada dia que se aproxima do Natal, a liturgia faz com que o nosso coração expectante se encha de alegria pelas revelações da Palavra de Deus. O profeta Isaias prenuncia a missão de Jesus, O Ungido do de Deus, que será enviado para realizar a obra de redenção e de libertação da humanidade. Da mesma forma, ele retrata o modo como Jesus acolheria este chamado. Cheio do Espírito de Deus Ele exulta de alegria e, como um noivo ou uma noiva se preparam para suas bodas, Ele assume a veste da justiça e da glória. Esta profecia, hoje, destina-se a cada um de nós que como batizados (as) no Sangue de Jesus recebemos de Deus a Sua mesma incumbência: dar a boa nova aos humildes, curar as feridas da alma, de pregar a redenção para os cativos, a liberdade para os que estão presos   e anunciar um tempo novo de salvação. Cheios (as) deste Espírito nós também podemos dizer como Jesus o disse: “Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus”. Somos mensageiros (as) das boas notícias de Deus para a humanidade triste e sem esperança, para isso, fomos também curados (as) e libertados (as). O Senhor Deus já fez germinar em nosso coração a semente da justiça e da paz.  - Como está o seu coração hoje? Alegre, cheio de esperança, ou ainda não entendeu a mensagem deste novo tempo? - Você sente que o Espírito do Senhor está sobre si? Se não o sente, peça-o a Jesus, agora!” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – Lc-1* 

🗣*A minh’alma se alegra no meu Deus.*

 _ _ _ _ _ _ 

1⃣ A minha alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois, ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2⃣ O Poderoso fez por mim maravilhas. E Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.🗣 

_ _ _ _ _ _

3⃣ De bens saciou os famintos, e despediu sem nada os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – Lc-1* 

*Reflexão* - “O cântico de Maria é um hino de alegria, de fervor e gratidão. Com ele nós entoamos ao Senhor o nosso reconhecimento pelas Suas grandes obras. Quando nos unimos a Nossa Senhora para louvar o Senhor Deus nós também nos sentimos bem-aventurados (as) e engrandecidos (as). Somos pequenos (as) e frágeis, mas o Senhor nos fortalece e nos sacia com o Seu amor fazendo com que sejamos Suas testemunhas eternamente.”

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - 1 Tessalonicenses 5, 16-24* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

Irmãos: 16Estai sempre alegres! 

17Rezai sem cessar. 

18Dai graças em todas as circunstâncias, porque essa é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.

19Não apagueis o espírito! 

20Não desprezeis as profecias, 

21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 

22Afastai-vos de toda espécie de maldade! 

23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois — espírito, alma, corpo — seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 

24Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _  

↪ *2a Leitura - 1 Tessalonicenses 5, 16-24*

*Reflexão - “Aquele que nos chamou é fiel!”*

“Não apagueis o espírito!” “Não desprezeis as profecias”, nos diz São Paulo! Cada vez mais nós precisamos nos deter para distinguir as mensagens do Senhor levando em consideração o que Ele nos fala a fim de que fiquemos apenas com o que for da Sua vontade. Estar sempre alegre, orar sem cessar e dar graças em todas as circunstâncias, segundo São Paulo, é a vontade do Senhor para nós, principalmente neste tempo que precede o Natal.  Porém, o coração alegre e em paz é fruto da oração e da gratidão. Se fizermos a experiência da oração de louvor e gratidão nós experimentaremos da alegria e da paz prometidas por Jesus. Aquele que nos chamou é fiel e justo e pode realizar muito mais do que, aparentemente, estamos precisando, mesmo nas horas mais difíceis da nossa vida. A nossa santificação é obra do Senhor, no entanto, é preciso a nossa aceitação, nossa consciência e o abandono à Sua vontade.  - Experimente hoje na sua oração somente louvar e agradecer e sinta os efeitos no seu coração.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 1, 6-8. 19-28* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção, enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação. *(Is 61, 1)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 

7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 

8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 

20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”.

21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”.

22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 

23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 

24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 

25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”

26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 

27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”.

28Isso aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Que possamos olhar a seta da Luz, da penitência e da conversão que João nos aponta.”*

“João era uma voz que clamava no deserto; ele é a voz, mas não é a Palavra. A Palavra é aquela que se faz carne e veio habitar no meio de nós. A Palavra é Aquele que João veio ser portador de tamanha graça. A voz de João está à serviço da Palavra de Deus. Como seria graça, e grande graça, para a nossa vida, se emprestássemos, se colocássemos a nossa voz a serviço da Palavra de Deus! Porque essa Palavra, uma vez anunciada e proclamada pela voz que se consagra e se entrega a Deus, tem o poder de transformar, salvar, curar e trazer Vida à nossa vida. Empenhemo-nos como João para sermos a voz de Deus no meio do deserto, da humanidade onde vivemos, onde todos nós caminhamos. Por fim, João é aquele que batiza com água, como sinal de penitência, de conversão e transformação. Ele batiza, mas não é ele quem salva nem liberta. Ele veio proclamar Aquele que é o Salvador e o libertador. João é para nós uma seta que nos aponta para Caminho, que é Jesus. Que possamos olhar a seta da Luz, da penitência e da conversão que João nos aponta, para, em Jesus, encontrarmos a nossa direção. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova: www.cancaonova.com)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (www.blogdasagradafamilia.blogspot.com)._ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...