segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

📆 *05 de Dezembro de 2023 (3a Feira)*

 📆 *05 de Dezembro de 2023 (3a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*TERÇA-FEIRA DA I SEMANA DO ADVENTO* (Pf. Advento, Cor Roxa) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. SABAS, ABADE / CRISPINA, DALMÁCIO E NICÉCIO.   

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Eis que o Senhor virá e com ele todos os seus santos, e haverá uma grande luz naquele dia. *(Cf. Zc 14, 5. 7)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Sede propício, ó Deus, às nossas súplicas e auxiliai-nos em nossa tribulação. Consolados pela vinda do vosso Filho, sejamos purificados da antiga culpa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Isaías 11, 1-10*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías. 

Naquele dia, 1nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 

2sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus;

3no temor do Senhor encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 

4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 

5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 

6O lobo e o cordeiro viverão juntos, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 

7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi; 

8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 

9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar. 

10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 11, 1-10*

 *Reflexão - “O rebento de uma flor”*

“O profeta Isaías prediz a vinda de Jesus, rebento de uma flor, que é Maria, e sobre quem repousará o Espírito de Deus trazendo justiça para os humildes e pacíficos.  Isaias preanuncia o reino de Deus que vem sob as bênçãos do Espírito Santo derramadas por Jesus sobre toda a humanidade. As profecias de Isaías já aconteceram, Jesus já veio e, hoje, sob a ação do Espírito Santo todos nós podemos vivenciar o reino dos céus, onde “o lobo e o cordeiro vivem juntos”; “o leopardo deita-se ao lado do cabrito” e “a criança brinca com a cobra”.  Isto significa dizer que todos nós podemos conviver em paz uns com os outros pela ação poderosa do Espírito de Deus doador de todos os dons de santificação ou dons infusos, que contribuem para o nosso aperfeiçoamento pessoal. Os dons infusos do Espírito Santo são presentes de Deus para nós e nos motivam a participar da essência de Jesus Cristo que é santidade e perfeição no amor. No Batismo nós recebemos o Espírito Santo e com Ele todos os dons, a saber: sabedoria, discernimento, conselho, fortaleza, ciência, temor de Deus e piedade que é a justiça. Os dons do Espírito Santo, nos ajudam na nossa santificação e iluminam as virtudes teologais, (vindas do próprio Deus) e humanas, nossos bons hábitos e ações, contribuindo a que, apesar das nossas diferenças, possamos viver em harmonia uns com os outros. Sob a ação do Espírito, podemos pôr em prática ações de concórdia e entendimento, cultivando bons relacionamentos. Por essa razão o profeta faz uma analogia da harmonia entre lobo e cordeiro, bezerro e o leão, a cobra e o menino desmamado. Isto significa que nós homens e mulheres cheios do Espírito Santo e dos seus dons podemos nos relacionar, apesar das nossas divergências. Jesus é o sinal entre os povos que se ergueu na Cruz para gerar entendimento entre todas as nações e trazer a salvação para toda a humanidade. – Você tem consciência de que possui os dons infusos? –  Você sabia que esses dons são para a sua santificação? – Você sabia que eles far-lhe-ão viver melhor os seus relacionamentos com as outras pessoas?”

 _ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 71*

🗣 *”Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 71*

 *Reflexão* - “Este salmo canta os poderes do Rei que vem para governar a terra com justiça e equidade. A justiça de Deus é o amor e o fruto da justiça é a paz. Jesus já veio inserir na terra o Seu reino de amor e revelar ao homem a misericórdia de Deus e um dia retornará para julgar as nações e, definitivamente, aqui instalar-se para cumprir a promessa de novo céu e de uma nova terra.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 10, 21-24*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade. E ele há de iluminar os olhos dos seus servos._

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 

22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 

23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 

24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Deus dá sua graça aos humildes.”*

“Aos soberbos de coração Deus se esconde e nega o conhecimento de seus mistérios, mas se dá a conhecer aos que, humildes, o acolhem de boa vontade. 1. O envio dos setenta e dois discípulos. — Em Lc 10, 1-12, o evangelista nos conta que Jesus, a fim de melhor dispor os ânimos à graça de sua pregação e também para exercitar os que o seguiam no ofício de anunciar às almas o Evangelho, enviara adiante de si, além dos doze Apóstolos, outros setenta e dois discípulos a todas as cidades e lugares por onde Ele mesmo passaria mais tarde. A leitura de hoje, por sua vez, dá continuidade a esta perícope e nos narra o retorno desse primeiro grande envio missionário. Embora não conste neste Evangelho, o v. 17 permite supor que, ao enviar os setenta e dois discípulos, o Senhor concertara o tempo e o lugar em que, finda a pregação, eles haviam de reunir-se. Todos voltaram alegres, referindo os prodígios que, pela virtude divina, tinham realizado em nome de Cristo, sobretudo a liberação de inúmeros possessos: “Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome!” (v. 17). Jesus confirma a veracidade dos milagres ao dizer: “Vi Satanás”, enquanto liberáveis os endemoniados, “cair do céu como um raio” (v. 18). Acrescenta, no entanto, que lhes deve ser motivo de maior alegria, não o poder de realizar estes e até maiores prodígios, mas o fato de terem seus nomes inscritos nos céus, isto é, no Livro da vida, em sinal de predestinação (cf. Ex 31, 32s; Sl 68, 69; Fp 4, 3; Ap 3, 5; 17, 8; 20, 15; 21, 27; 22, 19). V. 21. Em seguida, exultando no Espírito Santo e tomado de íntima alegria, Jesus dá graças ao Pai por ter revelado estes mistérios da salvação e do Reino dos Céus, que em última análise conduzem ao conhecimento do próprio Cristo (cf. v. 22), não aos sábios e peritos da Lei, mas aos pequeninos, ou seja, aos homens mais simples e ignorantes de Israel (cf. Sl 18, 8), como se vê pela fé e os milagres dos discípulos. “Sim, Pai”, reitera, “bendigo-te porque assim foi do teu agrado” (v. 21). Voltando-se aos discípulos, Ele passa a explicar-lhes que coisas são essas que, por desígnio divino, permanecem ocultas aos sábios e inteligentes: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai” (v. 22) etc., ou seja, o conhecimento profundo de quem Jesus realmente é, Filho eterno de Deus, do qual tudo recebeu, inclusive a própria natureza divina, transmitida na geração eterna com que o Pai o engendra com igual poder, glória e majestade. Com efeito, “ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai”, pois o conhecimento da SS. Trindade excede as forças de qualquer criatura racional, de forma que só as divinas Pessoas têm de si mesmas um conhecimento adequado e perfeito. Do mesmo modo, “ninguém conhece quem é o Pai senão o Filho”, já que os dois, por compartilharem da mesma essência, compartilham também a mesma ciência, “e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Donde se vê que o conhecimento que o Filho tem do Pai lhe é tão próprio e exclusivo que ninguém, por mais sábio que seja, pode alcançá-lo naturalmente, mas apenas por revelação sobrenatural. O v. 22, por conseguinte, oferece um sólido fundamento escriturístico da divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo: a) graças à consubstancialidade que Ele mesmo afirma ter com o Pai, que tudo lhe entregou; b) por ser Ele, ademais, o único que tem acesso direto e privilegiado ao conhecimento de Deus; c) e porque só Ele, enfim, pode conhecer o Pai adequadamente e dá-lo a conhecer a quem quiser. Nos vv. 23-24, em conclusão, o Senhor reafirma o quanto são felizes e ditosos os seus discípulos, pois têm a graça de ver e viver os tempos messiânicos, ou seja, o estabelecimento definitivo do Reino de Deus neste mundo, e aproveitá-los para sua própria salvação, como embalde desejaram muitos reis, justos e profetas que, pela fé, aguardaram a vinda do Messias. 2. A doutrina espiritual contida nessa perícope, lida no contexto de mais um santo Advento, aponta para a necessidade de diminuirmos de tamanho, a fim de reconhecermos, como almas pequeninas e humildes a quem Jesus se digna falar, a divindade daquele Menino que, em poucas semanas, contemplaremos na noite de Natal. Se bem é verdade que o Senhor se revela a quem, quando e como for do seu agrado, não é menos certo que Ele deseja ser conhecido de todos, pois para todos se encarnou e a todos redimiu por seu Sangue. Ele quer, sim, revelar-se a todos, mas resiste aos soberbos, aos “sábios” e “inteligentes”, escondendo-lhes o que sem Ele jamais saberiam, porque em um coração inchado e cheio de si não há espaço para ninguém, não há aquela abertura de quem reconhece os próprios limites, carências, dependências e a necessidade de ser ajudado, iluminado e elevado por quem pode mais. Que o Senhor Jesus purifique nossas almas de toda soberba e nos infunda uma sincera humildade, para que assim, humilhados em nossas limitações e misérias, possamos receber o único que é grande, sábio, rico e poderoso. Como propósito concreto, empenhemo-nos em começar nossas orações com um profundo ato de humildade diante de Deus, recordando o quanto lhe devemos, porque até o que de bom há em nós é dom imerecido.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...