sábado, 2 de dezembro de 2023

📆 *02 de Dezembro de 2023 (Sábado)*

 📆 *02 de Dezembro de 2023 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DA XXXIV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. SILVÉRIO, PAPA / S. BIBIANA / S. PIMÊNIO, MÁRTIR / MARTANA E CRISÓLOGO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Senhor fala de paz a seu povo e a seus amigos e a todos o que se voltam para ele. *(Sl 84, 9)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Levantai, ó Deus, o ânimo dos vossos filhos e filhas, para que, aproveitando melhor as vossas graças, obtenham de vossa paternal bondade mais poderosos auxílio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Daniel 7, 15-27* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Profecia de Daniel.

15Fiquei chocado em meu íntimo: eu, Daniel, fiquei aterrorizado com estas coisas, e as visões da imaginação me deixaram perturbado. 

16Aproximei-me de um dos presentes e pedi-lhe que me desse explicações sobre o significado de tudo aquilo. Respondeu-me, fazendo-me conhecer a interpretação das coisas: 

17“Estes quatro possantes animais são quatro reinos que surgirão na terra; 

18mas os que receberão o reino são os santos do Altíssimo; eles ficarão de posse do reino por todos os séculos, eternamente”.

19Depois, quis ser mais bem informado a respeito do quarto animal, que era bastante diferente dos outros e o mais terrível de todos, com seus dentes de ferro e garras de bronze, sempre devorando e triturando, e calcando aos pés o que restava; 

20e ainda a respeito dos dez chifres e sobre o outro que nascera e fizera cair outros três, sobre o chifre que tinha olhos e boca, e que fazia ouvir uma fala forte, e era maior que os outros. 

21Eu continuava a olhar, e eis que este chifre combatia contra os santos e vencia,

22até que veio o Ancião de muitos dias e fez justiça aos santos do Altíssimo, e chegou o tempo para os santos entrarem na posse do reino.

23Respondeu-me assim: “O quarto animal é um quarto reino que surgirá na terra, e que será maior do que todos os outros reinos; há de devorar a terra inteira, espezinhá-la e esmagá-la. 

24Quanto aos dez chifres do reino, serão dez reis; um outro surgirá depois deles, e este será mais poderoso do que seus antecessores, e abaterá os três reis,

25e articulará insolências contra o Altíssimo e perseguirá seus santos e se julgará em condições de mudar os tempos e a lei; os santos serão entregues ao seu arbítrio por um tempo, por tempos e por um meio-tempo;

26o tribunal se estabelecerá, e ao chifre será tirado o poder, até ser destruído e desaparecer para sempre;

27e então, que seja dado o reino, o poder e a grandeza dos reinos que existem sob o céu ao povo dos santos do Altíssimo, cujo reino é um reino eterno, e a quem todos os reis servirão e prestarão obediência”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Daniel 7, 15-27*

*Reflexão - “Um reino eterno”*

“Chegou o tempo para os santos entrarem na posse do reino.” A visão de Daniel revela a vitória final de Deus que faz justiça aos seus santos e concede-lhes um reino eterno. É este o nosso futuro, e é isto que esperamos. Usando as figuras dos quatro animais e dos chifres ele descreve o que se passará na terra até que o Senhor faça justiça e os santos entrem na posse do Seu reino. Reinos terrenos serão desmoronados, os santos, isto é, os seguidores  do Evangelho de Jesus serão entregues ao arbítrios dos reis, mas o  Reino Eterno dos Céus se estabelecerá definitivamente aqui na terra. No céu, e na terra Deus é adorado e assistido por milhões e milhões de santos. Tudo é narrado com muita simbologia, e mesmo que os reis da terra persistam em querer derrubar o reino de Deus no final eles passarão e um só REI permanecerá pelos séculos dos séculos! - Você se acha preparado (a) para a vinda do Senhor?- Você tem feito mais reverência aos reis da terra ou ao REI dos céus? Como? - Você também espera este tempo? Para isto você nasceu: para o momento de glória!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – Dn 3, 82s* 

🗣 *Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Filhos dos homens, bendizei o Senhor! Filhos de Israel, bendizei o Senhor!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! Servos do Senhor, bendizei o Senhor!🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Almas dos justos, bendizei o Senhor! Santos e humildes, bendizei o Senhor!🗣 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – Dn 3, 82s* 

*Reflexão* - “Numa demonstração de gratidão a Deus, o  canto  de Daniel conclama hoje os filhos dos homens, os sacerdotes, os servos, os justos, os humildes a bendizer o Senhor, porque a Ele, todos pertencem.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 21, 34-36*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Vigiai e orai para ficardes de pé ante o Filho do Homem! *(Lc 21, 36)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 

35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.

36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Busquemos ter sempre serenidade e sobriedade em nossa vida.”*

“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós” (Lucas 21,34). Muitas pessoas estão se surpreendendo com a morte. Não é que é para todo mundo morrer de uma hora para outra, e que é para acharmos normal. Não! Precisamos entender que a morte é nossa companheira de vida, e ela, um dia, virá para todos nós. É uma realidade sobre a qual não podemos nos enganar nem nos iludir. Precisamos estar preparados para ela! Não precisamos pensar nela todos os dias, mas vivermos bem cada dia é a maneira de vivermos bem a nossa vida. Acontece que vivemos a era de uma geração de pessoas iludidas, ludibriadas pelo tempo presente e pelas coisas todas que o mundo nos oferece. É por isso que somos surpreendidos, porque o dia que a morte chega, ela acaba sendo uma armadilha, como nos diz a Palavra. Precisamos buscar a serenidade e a sobriedade para não perdermos a direção da vida. A Palavra de Deus quer chamar a atenção para três coisas que, inclusive, iludem a nossa geração. "Cuidado para não ficarem insensíveis". A insensibilidade da alma, do espírito, do coração, da mente e da vontade. A primeira coisa: cuidado com a gula. A indústria alimentar é a mais poderosa que existe, pois funciona 24 horas, ela serve na sua casa, ela dá uma possibilidade de opções... E se deixar, a pessoa come o dia inteiro! Não estou aqui para falar de dieta ou de restrição alimentar, pois cada um tem que se cuidar; mas cuidado, porque, muitas vezes, a gula toma conta de nós, comemos mais do que devíamos, nos excedemos, tornamo-nos cheios por causa dela. Você sabe que, quando a barriga está pesada, quando nos tornamos pesados, quando nos excedemos no comer, o cérebro nem funciona direito! A nossa geração é marcada pelo excesso no beber, o alcoolismo é uma das realidades mais duras e cruéis, mas não precisa ser alcoólatra. Para muitas pessoas, o domingo é começar a beber cedo e só terminar no final do dia; há outros que não conseguem ficar um dia sequer sem ingerir uma bebida alcoólica, nem se percebem e ainda são levados por aquele lema do engano que diz: “A hora que eu quiser parar, eu paro”, e muitos querem parar e não param, são mesmo levados. Você pega, muitas vezes, as fotografias de status de jovens, de pessoas adultas, é sempre com uma garrafa de algo alcoólico na mão. Cuidado com a embriaguez, é um grande sinal da insensatez! E outros, ou a maioria de nós, somos tomados pelas preocupações da vida, preocupações exageradas, preocupações financeiras, preocupações com isso e com aquilo, e a vida gira em torno de preocupações. Perdemos o foco do essencial, e nem a graça de Deus pode nos dirigir, porque somos tomados por essa embriaguez dos tempos. Precisamos buscar a serenidade e a sobriedade para não perdermos a direção da vida. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova: https://cancaonova.com)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...