quinta-feira, 23 de novembro de 2023

📆 *24 de Novembro de 2023 (6a Feira)*

  📆 *24 de Novembro de 2023 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SANTO ANDRÉ DUNG-LAC, PRESB., E COMPS., MÁRTIRES, MEMÓRIA* (Cor Vermelho, Pref. Comum ou dos Mártires – Ofício da Memória) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. CRISÓGONO, MÁRTIR DE AQUILEIA / SS. ANDRÉ DŨNG LẠC, PRESBÍTERO E COMPANHEIROS, MÁRTIRES / PORCIANO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; para os salvos, como nós, ela é poder de Deus. *(Gl 6, 14a; 1Cor 1, 18)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, fonte e origem de toda paternidade, que destes aos santos mártires André e seus companheiros serem fiéis à cruz do vosso Filho até a efusão do sangue, concedei, por sua intercessão, que, propagando o vosso amor entre os irmãos, possamos ser chamados vossos filhos e filhas e realmente o sejamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Macabeus 4, 36-37. 52-59* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus.

36Naqueles dias, Judas e seus irmãos disseram: “Nossos inimigos foram esmagados. Vamos purificar o lugar santo e reconsagrá-lo”. 

37Todo o exército então se reuniu e subiu ao monte Sião. 

52No vigésimo quinto dia do nono mês, chamado Casleu, do ano cento e quarenta e oito, levantaram-se ao romper da aurora 

53e ofereceram um sacrifício conforme a Lei, sobre o novo altar dos holocaustos que haviam construído. 

54O altar foi novamente consagrado ao som de cânticos, acompanhados de cítaras, harpas e címbalos, na mesma época do ano e no mesmo dia em que os pagãos o haviam profanado. 

55Todo o povo prostrou-se com o rosto em terra para adorar e louvar a Deus que lhes tinha dado um feliz triunfo. 

56Durante oito dias, celebraram a dedicação do altar, oferecendo com alegria holocaustos e sacrifícios de comunhão e de louvor. 

57Ornaram com coroas de ouro e pequenos escudos a fachada do templo. Reconstruíram as entradas e os alojamentos, nos quais colocaram portas. 

58Grande alegria tomou conta do povo, pois fora reparado o ultraje infligido pelos pagãos. 

59De comum acordo com os irmãos e toda a assembleia de Israel, Judas determinou que os dias da dedicação do altar fossem celebrados anualmente com alegres festejos, no tempo exato, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Macabeus 4, 36-37. 52-59* 

*Reflexão - “Todo o povo prostrou-se com o rosto em terra para adorar e louvar a Deus.”*

"Os livros dos Macabeus interessam-se, sobretudo, pela vertente religiosa da gesta que relatam. Daí a importância dada ao templo, como centro da vida do povo e referência necessária para a observância integral da Lei. O nosso texto narra a purificação e consagração do templo, depois das primeiras vitórias de Judas Macabeu, em Dezembro do ano 164 a. C. O templo fora saqueado, e profanado com os sacrifícios pagãos, três anos antes. Depois do lamento e do luto pela desolação a que fora reduzido o santuário, decidem-se e realizam-se trabalhos de reconstrução. Chegado o dia do rito, são oferecidos logo de manhã, sobre o altar reedificado, sacrifícios ao som de cânticos acompanhados por diversos instrumentos. O altar é consagrado, e o povo prostra-se em adoração e dá graças a Deus. Os ritos prosseguem durante oito dias (v. 56). No templo remodelado, é apagada a vergonha da dominação pagã (vv. 57s.). E Judas Macabeu ordena que a festa seja celebrada todos os anos com alegria (v. 59).” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 1Cr 29, 10-12* 

🗣 *Queremos celebrar o vosso nome glorioso.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, Senhor Deus de Israel, o nosso pai, desde sempre e por toda a eternidade!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ A vós pertencem a grandeza e o poder, toda a glória, esplendor e majestade, pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra!🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ A vós, Senhor, também pertence a realeza, pois sobre a terra, como rei, vos elevais. Toda glória e riqueza vêm de vós!🗣

_ _ _ _ _ _  

4️⃣ Sois o Senhor e dominais o universo, em vossa mão se encontra a força e o poder, em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 1Cr 29, 10-12* 

*Reflexão* - “Grande verdade a ser absorvida por todos nós: ao Senhor pertencem a grandeza e o poder e Dele é que vêm toda a glória e riqueza. Se pensássemos mais nisso, e tivéssemos em mente que nós fomos criados para amar, louvar e servir a Deus, com certeza, nós colocaríamos Nele toda a nossa confiança e assim, o nosso trabalho e a nossa luta teriam um sentido muito maior. Ao mesmo tempo em que Ele é o Senhor de todo o Universo é também o nosso Pai cheio de amor e misericórdia que nos promete uma herança eterna.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 19, 45-48*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 

46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 

47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 

48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Coloquemos ordem na nossa relação com Deus.”*

"Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’" (Lucas 19,45). A casa de Deus não pode ser outra coisa senão casa de oração. É casa do encontro com Deus, da comunhão com Ele. A casa de Deus não pode virar, inclusive, casa para algazarra, bagunça, de forma alguma. Cada vez mais, estou consciente do zelo que nós precisamos ter com o templo, com a igreja, com o santuário, com a capela, com o lugar do nosso encontro com Ele. É o zelo, inclusive, que preciso ter com a minha casa. Que triste é uma pessoa que não tem zelo pela sua casa! Sabe aquela casa desmazelada, largada e bagunçada? Sabe aquela pessoa que não tem zelo pelo seu quarto? Você entra no quarto e se perde, porque ali é tudo bagunçado, tudo de qualquer jeito. Desmazelo não é só um defeito, é um problema, é uma falta de cuidado, é o relaxo com a vida. Quando as coisas externas estão bagunçadas, imagine o quanto internamente não estão bagunçadas as coisas dentro de nós! A casa de Deus não pode ser outra coisa senão casa de oração. O zelo que manifesto pelas coisas externas, é o zelo que preciso ter com o meu próprio coração. Do mesmo jeito que não quero a minha casa, o meu quarto, o meu coração bagunçado, de qualquer jeito, não quero que vire uma algazarra minha vida nem minha casa. De forma alguma posso permitir que a Casa do Senhor também esteja assim. Por isso que o próprio Jesus, manso e humilde de coração, mas não bobo, é tomado por uma santa ira que aqui é o zelo, o cuidado para não deixar que o inimigo se apodere. Porque é preciso dizer que o inimigo, o maligno, ele sim gosta da bagunça, da algazarra, das coisas perdidas para ninguém se encontrar. Se chego na igreja e ali é tudo bagunçado, é tudo barulhento, ninguém se encontra com Deus, aí está muito bom! Você vai na igreja, faz aquela farra, vê todo mundo, abraça todo mundo. Que bom! Precisamos nos encontrar, abraçar-nos, mas não nos encontramos com Deus, não falamos com Ele, e é tudo que aquele que se perdeu quer que aconteça conosco, para que nos percamos, que percamos o caminho da vida, mesmo estando na Casa de Deus. Por isso não nos deixemos perder nessa vida. Coloquemos ordem na casa! Coloquemos ordem no nosso quarto, coloquemos ordem no nosso coração, e coloquemos em ordem a nossa relação com Deus. Façamos do nosso quarto o lugar da oração. Façamos da Igreja o lugar do nosso encontro com Deus, porque, em meio a todas as agitações, permanecemos agitados e não nos acalmamos, não acalentamos o coração para entrarmos em comunhão com o Senhor. É essencial e fundamental para que a nossa espiritualidade seja sólida, autêntica e verdadeira. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”  

*_Comentários do Evangelho (cancaonova.com) e Primeira Leitura: Dehonianos (https://www.dehonianos.org/)_

*_Outros Comentários: Salmo, Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...