segunda-feira, 20 de novembro de 2023

📆 *21 de Novembro de 2023 (3a Feira)*

  📆 *21 de Novembro de 2023 (3a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA, MEMÓRIA* (Cor Branco, Pref. de Maria - Ofício da Memória)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA / B. MARIA DE JESUS DO BOM PASTOR / GELÁSIO I, ALBERTO DE LOVAINA E CELSO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

O Senhor Deus vos abençoou, Virgem Maria, mais que a todas as mulheres. Ele exaltou o vosso nome: que todos os povos cantem vosso louvor. *(Cf. Jt 13, 23. 25)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ao celebrarmos, ó Deus, a gloriosa memória da Santa Virgem Maria, concedei-nos, por sua intercessão, participar da plenitude da vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Zacarias 2, 14-17*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Profecia de Zacarias. 

14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 

15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 

16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 

17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação.”

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Zacarias 2, 14-17*

 *Reflexão - “Por intermédio da Mãe, nós chegamos ao Filho”* 

“A profecia de Zacarias anuncia com alegria a vinda do Senhor que veio habitar no meio de nós. Maria Santíssima foi a Virgem escolhida por Deus para acolher no seu ventre o Salvador da humanidade. Porquanto, ela é comparada a uma cidade em dia de festa, que abriga nos seus muros, um habitante ilustre. “Por isso muitas nações se aproximarão do Senhor; naquele dia, e serão o seu povo”,  diz a profecia. Somos também hoje essas nações que, atraídos pela beleza de Maria, nos aproximamos de Jesus e nos tornamos povo de Deus. Ela é a Mãe que acolheu no seu ventre o Filho de Deus e O entregou para a salvação da humanidade. Jesus, filho de Maria é o nosso Salvador, portanto, por intermédio da Mãe, nós chegamos ao Filho.  Muitos, porém, aqui nesta terra, ainda não receberam Jesus porque ainda não aceitaram a Sua Mãe. O Senhor vem para tomar posse da terra do nosso coração, vem habitar no meio de nós, vem nos trazer Salvação e tudo isto nós podemos experimentar pela intercessão de Sua Mãe, que se tornou também mãe nossa. Como Maria, nós também somos esta cidade que se alegra porque encontrou em Jesus a sua libertação e abre as portas para que entre o povo que ainda não O conhece e precisa que O apresentemos. Somos chamados a conhecer Maria e aprender a levar Jesus por onde formos com alegria e simplicidade. – Você tem pedido ajuda a Maria para conhecer Jesus?  -Você cultiva no coração a alegria de ter Maria como Mãe e Intercessora?  -  Você tem consciência de que também é uma cidade que abriga Jesus?”

 _ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - Lc 1, 46-55*

🗣 *”O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.🗣

_ _ _ _ _ _

5️⃣ Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - Lc 1, 46-55*

 *Reflexão* - “Este foi o canto que Maria elevou quando Isabel a distinguiu com o título de Mãe do Salvador. Apesar da sua humildade ela reconheceu-se privilegiada e escolhida porque assim fora do agrado de Deus. Isso também pode acontecer conosco: a alegria, de sentirmo-nos escolhidos (as), pessoas excepcionais porque assim Deus quer que sejamos. Maria cantou que o Amor de Deus se estende de geração em geração sobre todos os que O respeitam. Portanto, se tememos o Senhor, nós também fazemos parte da geração dos que acolhem o amor do Pai no seu coração, e, por isso, somos bem-aventurados (as).”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 12, 46-50*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! *(Lc 11, 28)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 

47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 

48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 

49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 

50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”*

“Que, por mercê de seu Filho único, nos conceda Deus pureza completa de corpo e de alma e nos permita tomar parte nos dons com que fez de Nossa Senhora seu templo perfeitíssimo e predileto. Com base numa antiga tradição, preservada por escrito no protoevangelho de Tiago, a Igreja convida todos os seus filhos a celebrarem hoje a festa da apresentação de Nossa Senhora. Feliz fruto da esterilidade de S. Joaquim e S. Ana, Maria SS. foi consagrada ao serviço a Deus no Templo de Jerusalém ainda bastante jovem, por volta dos três anos de idade. Entregue por inteiro ao Senhor, nossa querida Mãe do Céu, que por sua Imaculada Conceição já era templo espiritual de Deus, permaneceu no Templo de pedras por mais ou menos dez anos, quando enfim foi desposada por S. José e, segundo o relato evangélico, visitada por S. Gabriel Arcanjo, de quem recebeu o anúncio da Encarnação do Verbo divino. Mais do que os detalhes históricos dessa apresentação, a importância da festa de hoje para a nossa vida espiritual consiste em venerarmos em Maria aquela condição que esperamos um dia se realize em nós. Como sabemos por fé, a Virgem SS., no primeiro instante de sua concepção, foi preservada imune da mancha do pecado original, sendo assim, desde o início, templo puríssimo da Santíssima Trindade. Isso significa que já naquela menina, que contemplamos hoje a subir os degraus do Templo, vivia uma alma tão digna do céu, que a sua passagem pela terra não foi mais do que um desterro, uma espera para a sua triunfal Assunção ao Templo eterno do Deus a quem já servia de templo perfeitíssimo nesta vida. Essa mesma pureza, se não a podemos ter do mesmo modo e no grau que a teve Maria, podemos contudo dela participar, convertendo-nos a Deus de todo coração e, renovados por sua graça, lutando para entrarmos pela porta estreita, que seguramente nos dará acesso à morada dos bem-aventurados, onde nada impuro, nada terreno, nada mundano pode entrar. Que a Imaculada Conceição nos alcance todas as graças necessárias para, sendo já neste mundo templos de Deus pela graça, termos um dia a felicidade de entrarmos no seu Templo celeste pela glória.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...