sábado, 18 de novembro de 2023

📆 *18 de Novembro de 2023 (Sábado)*

 📆 *18 de Novembro de 2023 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DA XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. FILIPINA ROSA DUCHESNE / S. ROMAN DE ANTIOQUIA / SANTO ODÃO, ABADE DE CLUNY / SALOMÉ DE CRACÓVIA E MAUDEZ.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece. *(Sl 87, 3)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Sabedoria 18, 14-16; 19, 6-9* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro da Sabedoria.

18, 14Quando um tranquilo silêncio envolvia todas as coisas e a noite chegava ao meio de seu curso, 

15a tua palavra onipotente, vinda do alto do céu, do seu trono real, precipitou-se, como guerreiro impiedoso, no meio de uma terra condenada ao extermínio; como espada afiada, levava teu decreto irrevogável; 

16defendendo-se, encheu tudo de morte e, mesmo estando sobre a terra, ela atingia o céu. 

19, 6Então, a criação inteira, obediente às tuas ordens, foi de novo remodelada em cada espécie de seres, para que teus filhos fossem preservados de todo perigo. 

7Apareceu a nuvem para dar sombra ao acampamento, e a terra enxuta surgiu onde antes era água: o mar Vermelho tornou-se caminho desimpedido, e as ondas violentas se transformaram em campo verdejante, 

8por onde passaram, como um só povo, os que eram protegidos por tua mão, contemplando coisas assombrosas. 

9Como cavalos soltos na pastagem e como cordeiros, correndo aos saltos, glorificaram-te a ti, Senhor, seu libertador.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Sabedoria 18, 14-16; 19, 6-9* 

*Reflexão - "A palavra de Deus é uma ordem!"*

“O Livro da Sabedoria recorda as maravilhas e os prodígios de Deus todas às vezes que liberta o Seu povo oprimido em qualquer situação que esteja. Pela Palavra Deus realiza os Seus desígnios e a Sua vontade da mesma forma como aconteceu na criação do mundo, quando o verbo de Deus do alto céu, determinou com uma única expressão, "faça-se" e, tudo foi criado. Também como aconteceu na libertação do povo de Israel, retirado da escravidão do Egito e, levado ao deserto, em busca da terra prometida. A uma simples ordem do Senhor, o mar Vermelho se abriu e tornou-se caminho desimpedido para que passassem por ele aqueles a quem queria salvar. Hoje também esses prodígios continuam acontecendo na nossa vida e caminhada diária em busca da felicidade, quando nos deparamos com os mais diversos obstáculos e dificuldades. A nossa confiança e a perseverança da nossa fé nas promessas de Deus nos servirão de apoio para não desanimar no meio do caminho. Por causa da nossa humanidade fragilizada e descrente, nós temos a tendência a nos desesperar quando a “noite" chega trazendo intranquilidade e, na maioria das vezes nos esquecemos de que o Senhor em outras ocasiões passadas nos sustentou e protegeu providenciando o socorro para as nossas aflições. Não podemos perder de vista e esquecer das obras de Deus, quando, de alguma forma  Ele também,  abriu para nós o mar vermelho ou providenciou o pão para o nosso alimento, quando nos tirou de emaranhados  em que nos colocamos e, principalmente, quando, com o Seu amor misericordioso, nos concedeu o perdão e, novamente, nos restaurou concedendo-nos vida nova. - Você tem guardado em sua memória  os milagres que o Senhor já realizou na sua vida?- Alguma vez Ele já abriu o "mar vermelho" para que você pudesse enfrentar dificuldades?  - Qual é o poder que a Palavra de Deus tem na sua caminhada? -  Você tem dado testemunho dos feitos do Senhor na sua vida?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 104* 

🗣 *Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Matou na própria terra os primogênitos, a fina flor de sua força varonil. Fez sair com ouro e prata o povo eleito, nenhum doente se encontrava em suas tribos.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Ele lembrou-se de seu santo juramento, que fizera a Abraão, seu servidor. Fez sair com grande júbilo o seu povo, e seus eleitos, entre gritos de alegria. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 104* 

*Reflexão* - “Nós também podemos lembrar as maravilhas do Senhor quando cantamos a Ele o nosso louvor ou propagamos o Seu amor dando testemunho ao mundo da Sua santidade. Recordar as maravilhas do Senhor na nossa vida é também dar a Ele glórias e ofertar de coração, os nossos dons e a nossa capacidade de amar e de servi-Lo. O Senhor nos liberta a cada dia e nos livra de perigos que, às vezes, nem nós próprios temos consciência. Portanto, não precisamos "ver" os milagres acontecerem para reconhecer que o Senhor nos sustenta. A nossa existência já é um prodígio que nos faz louvar a Deus com gratidão.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 18, 1-8*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. *(Cf. 2Ts 2, 14)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 

2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 

3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 

4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 

5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’”

 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 

7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 

8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Jamais desistamos de nossa fé.”*

“Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” (Lucas 18,8). Jesus conclui essa parábola maravilhosa com um questionamento muito profundo que cai no coração de cada um de nós: "Quando Ele voltar, vai encontrar fé no meio de nós?". O exemplo de fé que Ele dá é justamente dessa viúva, porque o juiz era iníquo, o juiz não temia a Deus, não respeitava ninguém, mas essa viúva era insistente e persistente, ela não desanimava nunca. O juiz já estava até ficando aborrecido com essa mulher de tanto que ela insistia para que ele lhe fizesse justiça. Para se ver livre daquela mulher, ele diz: “Vou fazer justiça a ela, porque daqui a pouco ela vai me agredir de tanto que ela insiste comigo. Não sou justo, mas tenho que aprender a ser diante da insistência dessa mulher”. Não podemos desistir da nossa fé mesmo diante de tantas coisas desanimadoras que enfrentamos e vivenciamos nesta vida. Se esse juiz, que é injusto, faz justiça com essa viúva, Deus não vai fazer justiça com os seus escolhidos que, dia e noite, clamam por Ele? Por que Jesus nos fala isso? Porque, muitas vezes, o justo desiste de ser justo, o homem de fé desiste da sua fé. Já escutei a pessoa dizer: “Já rezei tanto”, já clamei tanto, mas Deus não me ouviu!”. Como Deus não nos ouve?! Como Deus não nos escuta?! Deus não atende a nossa pressa nem a nossa ansiedade, e Deus não nos conduz de acordo com a nossa dificuldade. Você pode ter certeza que nenhuma prece é perdida, nenhuma lágrima é ignorada, nenhuma oração é desprezada, mas, no Seu tempo, Deus age com muita justiça. Aconteça o que acontecer, venha o que vier, não deixe de olhar para Deus, não esmoreça por piores e maiores que sejam as aflições do dia a dia. Olhos fixos no Senhor! Nossos olhos não devem se voltar para os nossos problemas, para os nossos fracassos; nossos olhos não devem se voltar para as nossas frustrações, mas para o Senhor que cuida de nós; e você pode ter certeza que, no Seu tempo, o Senhor fará justiça, o Senhor fará o bem para o justo. Não podemos cair na retórica do mundo, o justo não pode desistir de ser justo, o homem bondoso não pode desistir da sua generosidade, e não podemos desistir da nossa fé mesmo diante de tantas coisas desanimadoras que enfrentamos e vivenciamos nesta vida. Deus é por nós, e se nós perdemos tudo, mas não perdermos Deus, nós temos tudo, porque Deus nos basta. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova://cancaonova.com/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...