quinta-feira, 2 de novembro de 2023

📆 *03 de Novembro de 2023 (6a Feira)*

 📆 *03 de Novembro de 2023 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DA XXX SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. MARTINHO DE LIMA / S. SÍLVIA, MÃE DE S. GREGÓRIO MAGNO / MALAQUIAS E HUMBERTO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Exulte o coração que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face *(Sl 104,3s)*.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Romanos 9, 1-5* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 1não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência: 

2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, 

3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça.

4Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 

5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos – Deus bendito para sempre! – Amém!

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Romanos 9, 1-5* 

*Reflexão - "Temos nas mãos o maior tesouro do mundo.”*

“Nesta carta São Paulo lamenta profundamente a incompreensão dos seus conterrâneos e desabafa a sua angústia por causa da recusa do povo judeu ao seguimento de Jesus. Ele tinha consciência de que Jesus viera para salvar primeiramente o povo de Israel e eles tinham a prioridade na filiação divina. Hoje, também, nós nos sentimos tristes e amargurados quando dentro da nossa família ou do nosso círculo de amizade existem aqueles (as) que não compreendem quão grande graça estão desperdiçando porque ainda não aceitaram o convite de seguir a Cristo. Temos em nossas mãos o maior tesouro do mundo, fomos inseridos no grande mistério de amor de um Deus que morreu por TODOS, no entanto, muitos ainda estão na ignorância e incompreensão. O mesmo Espírito Santo que motivou São Paulo nos inspira também hoje para que intercedamos pelos infelizes que ainda não creem. Não podemos perder a esperança, pois o Senhor não deixará que se perca nenhum daqueles (as) por quem nós advogamos! – Você intercede pelas pessoas da sua família que ainda não conhecem Jesus? - Você fica triste pela indiferença delas às coisas de Deus? – Você mantém ainda tem esperança ou você já desistiu de esperar?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 147* 

🗣 *Glorifica o Senhor, Jerusalém!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou;🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ a paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.🗣 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 147* 

*Reflexão* - “Jerusalém é a cidade santa na qual Deus habita e tem a Sua proteção. Todos os que acolhem o Senhor e aceitam o Seu chamado são também como uma cidade para a qual Ele tem preparado segurança, paz e alimento! Quando nos deixamos ser morada do Senhor nós sentimos o Seu carinho e caminhamos seguros dentro dos Seus preceitos. Por isso, podemos glorificá-Lo com cânticos de louvores.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 14, 1-6*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 

2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 

3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?”

4Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 

5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?”

6E eles não foram capazes de responder a isso.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Aprendamos a abrir o nosso coração ao amor de Deus, mas também ao amor do próximo.”*

”O amor de Deus, de que Paulo tanto fala na carta aos Romanos, não exclui ninguém. É um amor oferecido a todos. A caridade do Apóstolo também se dirige a todos, incluindo os seus irmãos de raça, que tanto o fizeram sofrer. Os seus compatriotas fizeram-lhe oposição violenta, perseguiram-no, como vemos no livro dos Actos dos Apóstolos e nas próprias cartas de Paulo. Mas o Apóstolo não alimenta sentimentos de rancor ou de ódio contra eles. Apenas deseja conduzi-los à salvação: «tenho uma grande tristeza e uma dor contínua no meu coração», escreve, porque não crêem em Cristo, estão separados dele. E chega ao extremo: «Desejaria ser amaldiçoado, ser eu próprio separado de Cristo, pelo bem dos meus irmãos» (v. 3). Se estas palavras não estivessem escritas no Novo Testamento, o sentimento que manifestam seria semelhante a um grave pecado. Paulo não diz “desejo”, mas “desejaria”. Desejaria ser amaldiçoado, separado de Cristo, ser anátema, se tal servisse para facilitar a salvação dos seus irmãos. Na verdade, um desejo tão profundo não separa de Cristo, mas une ainda mais a Ele, e aumenta a semelhança com Ele, que aceitou sentir-se abandonado pelo Pai para salvar os seus irmãos pecadores. No evangelho, Jesus expõe-se à crítica e à condenação para fazer o bem a um homem que sofre. A sua caridade não Lhe permite esperar pelo primeiro dia da semana. Actua, não como se tivesse caído um burro num poço, mas como se tivesse caído um filho. Este e outros actos de bondade e de misericórdia, realizados em favor dos que sofriam, serão a causa da sua condenação. Encontramos, assim, nas leituras de hoje, dois exemplos de caridade muito profunda: o de Paulo, em favor do seu povo, e o de Cristo em favor de todos nós, que inspira o Apóstolo. A caridade de Cristo não tem limites. A caridade de Paulo, derramada pelo Espírito no seu coração, é idêntica à de Cristo. Aprendamos a abrir o nosso coração ao amor de Deus, mas também ao amor do próximo. Peçamos ao Senhor que infunda em nós um contínuo sofrimento por causa da sorte de tantos homens, próximos ou longínquos de nós, que não crêem n´Ele, que não percorrem o caminho da salvação. Estamos no mês de Outubro, mês missionário!”  

*_Comentário do Evangelho: Dehonianos (https://www.dehonianos.org/portal/tempo-comum-anos-impares-xxx-semana-sexta-feira0/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...