sábado, 28 de outubro de 2023

📆 *29 de Outubro de 2023 (Domingo)*

 📆 *29 de Outubro de 2023 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 


*DOMINGO DA XXX SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde, ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 


😇 *Santos do dia*

S. FELICIANO, MÁRTIR / SÃO NARCISO / ABRAÃO DE ROSTOV E COLMANO. 

_ _ _ _ _ _


⛪ *Antífona de entrada:* 

Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face. *(Sl 104, 3-4)*

_ _ _ _ _ _ 


☀ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 


📖 *1a Leitura - Êxodo 22, 20-26*

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Livro do Êxodo.

Assim diz o Senhor: 20Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. 21Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. 22Se os maltratardes, gritarão por mim, e eu ouvirei o seu clamor. 23Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos. 24Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros. 25Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr do sol. 26Pois é a única veste que tem para o seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *1a Leitura - Êxodo 22, 20-26*


*Reflexão - “O estrangeiro, a viúva, o órfão e o pobre.”*

“O Plano de Deus para a humanidade em todos os tempos é a conquista da sua Salvação. Por isso, o povo que caminha para a Terra Prometida, hoje, somos nós que buscamos viver a santidade na avenida que nos leva para a salvação, isto é, a nossa vida terrena. Nesta leitura o Senhor nos ensina a administrar situações bem presentes na nossa vida diária e que fazem parte da nossa trajetória a procura da santidade. Frequentemente nós nos deparamos com circunstâncias em que temos de exercitar a clemência e a misericórdia. O estrangeiro, a viúva, o órfão e o pobre, são, muitas vezes, as pessoas com quem lidamos no nosso dia a dia e que, de alguma forma, estão em estado de penúria, de dependência, necessitados (as) de ajuda. São as pessoas que nos procuram em busca do material, do financeiro, mas, principalmente, do conselho, do carinho, do nosso ouvido, da nossa atenção. Elas são enviadas por Deus para exercitar em nós a justiça, mediante a paciência, a mansidão, a compreensão, etc. Somos tão ocupados (as), temos tantos afazeres e estas pessoas nos tiram do sério, porém o Senhor é claro: “Se os maltratardes, gritarão por mim e  Eu ouvirei o seu clamor” Portanto, se quisermos realmente chegar à Terra Prometida vivendo desde já o reino de Deus, precisaremos praticar as “normas de misericórdia” que nos ensina o Livro do Êxodus. – Há pessoas na sua vida que dependem de você? – Você acha que as pessoas que o (a) procuram pedindo ajuda são instrumentos de Deus para sua santificação? – Como você tem tratado os “pobres”, as “viúvas”, os “órfãos” e os “estrangeiros” da sua vida?”          

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 17* 


🗣*Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.*

 _ _ _ _ _ _ 


1⃣ Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação.🗣

_ _ _ _ _ _ 


2⃣ Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! E dos meus perseguidores serei salvo!🗣 

_ _ _ _ _ _


3⃣ Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ *Salmo – 17* 


*Reflexão* - “O Salmista nos ensina a reconhecer a Deus como o único em quem podemos confiar para nos conduzir a uma vida de santidade. Ele é rochedo que nos abriga, é o escudo que nos protege e somente Nele nós devemos esperar. Apenas com a ajuda do Senhor e por meio do Seu auxílio divino nós podemos conquistar a Terra Prometida. Mesmo os reis e os grandes do universo precisam do Senhor para obter a vitória. O triunfo que nós queremos alcançar é a vivência da santidade desde já.”

_ _ _ _ _ _


📖 *2a Leitura - 1 Tessalonicenses 1, 5c-10* 

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses


Irmãos: 5cSabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 6E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 7Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos de falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _  


↪ *2a Leitura - 1 Tessalonicenses 1, 5c-10*


*Reflexão - “Palavras e ações.”*

“São Paulo se congratula com os tessalonicenses pelo testemunho de fé que davam no meio das pessoas fazendo com que a Palavra fosse difundida no meio das nações. Isto acontecia em vista da abertura que eles davam ao Espírito Santo de Deus que os conduzia e os fazia viver o Evangelho com alegria, apesar de tantas tribulações. Da mesma forma também nós podemos ser parabenizados quando nos dispomos a servir ao Evangelho de Jesus Cristo com o júbilo e o contentamento do Espírito Santo. O Espírito Santo de Deus é o agente das nossas palavras e ações e é, a partir da nossa abertura e da nossa entrega à sua manifestação, que  podemos também ultrapassar todas as barreiras que se surgem na nossa missão evangelizadora. Muitas vezes nós queremos esperar por um tempo bom para dar testemunho do amor de Deus e, no entanto, é no momento da dificuldade e da tribulação que o nosso testemunho de fé tem mais eficácia. Louvar ao Senhor e falar das Suas maravilhas quando a vida nos sorri quase não é muito atrativo, porém a nossa pregação se torna eficaz quando conseguimos amar e servir ao Senhor, mesmo na dor. – Você tem conseguido louvar e amar na hora da dor? – Como você tem demonstrado a qualidade da sua fé ao mundo? – As suas palavras têm coerência com as suas ações?”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Mateus 22, 34-40* 

_ _ _ _ _ _ 


 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos *(Jo 14, 23)*._

_ _ _ _ _ _ 

 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus* 

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 

*”Nossa resposta de amor a Deus.”*

“O maior mandamento da Lei é o do amor. Mas quem amou primeiro foi Deus, não fomos nós; e todo amor que manifestamos, seja a Ele, seja a nossos irmãos, nada mais é que uma resposta de gratidão ao que sua bondade faz continuamente por nós. Meditação. — Jesus é colocado à prova por um fariseu, que lhe pergunta qual seria “o maior mandamento da Lei”. Assim, Nosso Senhor aproveita a ocasião não só para responder aos seus interlocutores, mas também para deixar uma lição acerca de como amar a Deus de todo o nosso coração, conforme o 1º mandamento. E o segredo está justamente no cumprimento do 2º mandamento, que é amar ao próximo como a si mesmo. O Evangelho deste domingo é, antes de tudo, uma grande oportunidade para meditarmos sobre a generosidade de Deus, que, por um ato livre e de pura bondade, comunicou o nosso ser e todas as suas qualidades. Por isso, St. Teresinha do Menino Jesus diz que amar é dar tudo e dar a si mesmo. Ele não precisou ver algo de bom em nós, como quando um homem se sente atraído por uma mulher e pelo que ela lhe pode oferecer; Deus primeiro nos amou e, por meio disso, formou em nós uma bondade genuína, pelo que somos a sua imagem e semelhança. E assim fez, diz S. Bernardo de Claraval, porque deseja nos ver amando também, “já que ama para ser amado”. Para respondermos a esse amor de Deus, por conseguinte, temos de reconhecê-lo como a razão de ser de nossas vidas, ou seja, a causa final de tudo o que somos, pensamos e fazemos. Daí que, no trato com nossos irmãos, nós não vamos idolatrá-los, colocando-os num pedestal de glória, e sim enxergá-los como ícones daquele mesmo Deus, por quem iremos nos doar como retribuição ao amor que antes recebemos. Em termos práticos, trata-se de realizar aquilo que St. Teresinha definiu como sendo o amor: dar-se inteiramente pelo Outro. Se o amor requer a união, e Deus, mesmo sendo perfeitamente feliz, quis nos criar para o amor, é porque Ele almeja unir-se conosco numa felicidade eterna. Agora nós precisamos converter nossas atitudes em atos de união com o Divino Amor, saindo de nós mesmo para, como instrumentos da graça, comunicarmos a Paixão de Deus por sua mais bela criatura. Oração. — Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...