sábado, 14 de outubro de 2023

📆 *22 de Outubro de 2023 (Domingo)*

 📆 *22 de Outubro de 2023 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 


*DOMINGO DA XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde, Glória, Creio – I Semana do Saltério)*

_ _ _ _ _ _ 


😇 *Santos do dia*

S. JOÃO PAULO II, PAPA / S. MARCOS, BISPO DE JERUSALÉM / SÃO DONATO, MARIA SALOMÉ, JOSEFINA LEROUX E MELÂNIO. 

_ _ _ _ _ _


⛪ *Antífona de entrada:* 

Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me. *(Sl 16, 6.8)*

_ _ _ _ _ _ 


☀ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 


📖 *1a Leitura - Isaías 45, 1. 4-6*

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías

1Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: “Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e para não deixar trancar os portões.

4Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. 

5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 

6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *1a Leitura - Isaías 45, 1. 4-6*


*Reflexão - “A missão de “salvar almas”*


“Do mesmo modo que Deus chamou a Ciro, o rei da Pérsia, que nem O reconhecia como Deus, para, por meio dele comprovar o Seu poder Salvador diante de toda a humanidade, retirando o povo de Israel do exílio da Babilônia, nós também poderemos ser convocados para a missão de “salvar almas”.  O profeta Isaías fala da intervenção do Senhor na vida do rei Ciro e de como ele foi preparado para esta proeza.  O Senhor também nos exercita e nos prepara para esta missão, mesmo que não tenhamos ainda consciência da sua proposta. Hoje, também, o povo de Deus continua no exílio, longe do Seu Amor e da Sua Misericórdia e precisa de nós todos os que nos encontramos sob o Seu senhorio, para abrir as portas àqueles irmãos e irmãs que ainda não tiveram um encontro pessoal com a Salvação de Jesus. Moisés foi ungido para tirar o povo da escravidão do Egito, Ciro, da mesma forma, foi investido com a capacidade de arrancar da expatriação a nação de Judá. Jesus Cristo é o enviado do céu, ungido para nos libertar do pecado e da morte e nós, hoje, somos os continuadores do Seu ministério. No nosso Batismo nós recebemos o selo de seguidores de Jesus Cristo, por isso não viemos aqui, à toa e temos uma missão a cumprir. – Você tem consciência de que tem a missão de abrir as portas àqueles que necessitam de salvação? – O que você tem feito neste sentido? – Você já se apossou da sua unção de batizado em Jesus Cristo? – O que falta para que isto aconteça?”          

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 95* 


🗣*Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!*

 _ _ _ _ _ _ 


1⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!🗣

_ _ _ _ _ _ 


2⃣ Pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses, porque um nada são os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.🗣 

_ _ _ _ _ _


3⃣ Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! Oferecei um sacrifício nos seus átrios.🗣

_ _ _ _ _ _


4️⃣ Adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! ”, pois os povos ele julga com justiça.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ *Salmo – 95* 


*Reflexão* - “Todas as nações da terra devem ao Senhor tributos de louvor pela Sua glória e Seus prodígios. Quando nós reconhecemos o Senhorio de Deus Pai nós ingressamos na Sua família, fazemos parte do Seu rebanho e precisamos dar a glória que é devida ao Seu Nome. Assim fazendo, nós estamos acolhendo a exortação do salmista que nos sugere a oferta de um sacrifício nos átrios do Senhor. O nosso coração é o vestíbulo da casa de Deus e é a partir dele que o Senhor Reina! E lá no mais profundo do nosso espírito nós rendemos a Ele os louvores que nos trazem a paz e a justiça.”

_ _ _ _ _ _


📖 *2a Leitura - 1 Tessalonicenses 1, 1-5b* 

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses


1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 

2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 

3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 

5bPorque o nosso Evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _  


↪ *2a Leitura - 1 Tessalonicenses 1, 1-5b*


*Reflexão - “Testemunho de fé, caridade e de esperança”


“Paulo, Silvano e Timóteo escrevem à Igreja da Tessalônica   desejando a graça e a paz do Senhor por causa da demonstração que eles ofereciam ao mundo, com o testemunho de fé, caridade e de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. Por esta razão os tessalonicenses eram considerados do “número dos escolhidos” de Deus. A partir desta realidade nós podemos também fazer uma avaliação se fazemos realmente parte da família dos consagrados por Deus. A demonstração que damos ao mundo, por meio da atuação da nossa fé, do amor e da esperança nos planos de Deus é, pois, uma condição imprescindível para que  também recebamos a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo. E isto só pode acontecer quando nós, mediante a força do Espírito Santo, vivenciamos o Evangelho, não somente com palavras, mas com ações. Aí sim, o nosso desempenho na edificação do reino será frutuoso e vivenciaremos a vontade de Deus tornando-nos, homens e mulheres justos. Para tentarmos fazer esta estimativa nós devemos refletir: - Nos momentos de nuvens negras tenho dado demonstração de fé e confiança nos planos de Deus para mim? – Como tenho exercido a caridade no meio da minha família, comunidade e amigos? – Sou uma pessoa otimista em relação à vida ou tenho me apegado ao desânimo, passivamente? – Tenho confiado na força e no poder do Espírito Santo agindo em mim?”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Mateus 22, 15-21* 

_ _ _ _ _ _ 


 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Como astros no mundo vós resplandeçais, mensagem de vida ao mundo anunciando, da vida Palavra, com fé, proclameis, quais astros luzentes no mundo brilheis. *(Cf. Fl 2, 15d. 16a)*_

_ _ _ _ _ _ 

 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus* 

Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 

16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 

17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?”

18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 

19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda.

20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 

21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 

*”Tornemo-nos cristãos cada vez mais conscientes de que o amor a Deus deve guiar nossa vida a cada dia”*


“Não posso imaginar um cristão que não viva uma vida de oração diária, que não tenha o compromisso de orar, de voltar-se para Deus pelo menos três vezes ao dia. Não posso imaginar um cristão, um filho de Deus que, aos domingos, não presta culto ao Senhor, que não guarde o dia do Senhor e, dos sete dias da semana, não reserve um para o culto a Deus; mas reservado de verdade, para estar de coração participando por inteiro, porque, se você vai por obrigação, com a cara amarrada, olhando para o relógio o tempo inteiro, está lá com o corpo na Igreja e com a cabeça em outro lugar, vendo que hora essa Missa vai acabar, porque você tem outras coisas para fazer... Não sei se isso é amor a Deus ou que tipo de amor você presta a Ele. Dar a Deus o que é de Deus é dar, é ser justo. É ser justo para Aquele que é puro amor e bondade para comigo. É ser grato, é louva-Lo, bendizê-Lo, glorifica-Lo, é dar ao Senhor todo amor do meu coração. Um cristão vive e convive em sociedade, ninguém vive neste mundo sozinho. No mundo em que estamos, temos direitos, mas temos deveres e obrigações. Dar a César o que é de César é dar a este mundo o que cabe a esse mundo. O que me cabe ser neste mundo? Um cidadão responsável e consciente. É muito incoerente alguém ser de Deus, ir para a Igreja, louvar o Senhor, mas não pagar os impostos, fugir das suas obrigações e responsabilidades, cometer fraudes, roubos e enganos. É incoerente ser de Deus e não cumprir com as minhas obrigações. Podemos até discordar, acho que em muitos lugares os pedágios são muito caros, eu posso discordar, mas não posso deixar de pagar. Alguns impostos e coisas do mundo e sociedade em que estamos, nós discordamos, mas não podemos deixar de cumprir nossas obrigações civis e nossas responsabilidades no mundo em que estamos. Que nos tornemos cristãos cada vez mais conscientes de que o amor a Deus deve guiar nossa vida a cada dia e, com o amor de Deus em primazia na nossa vida, cumprirmos nossos deveres, responsabilidades e sermos bons cidadãos cumprindo o amor de Deus onde quer que estejamos. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova: https://cancaonova.com.br/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: hhttps://blogdasagradafamilia.blogspot.com//)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...