sexta-feira, 13 de outubro de 2023

📆 *13 de Outubro de 2023 (6a Feira)*

  📆 *13 de Outubro de 2023 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DA XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. TEÓFILO, BISPO DE ANTIOQUIA / SANTO EDUARDO.  

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra, e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! *(Est 1, 9. 10-11)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Joel 13-15; 2, 1-2* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Profecia de Joel. 

1, 13Ponde as vestes e chorai, sacerdotes, gemei, ministros do altar. Entrai no templo, deitai-vos em sacos, ministros de Deus; a casa de vosso Deus está vazia de oblações e libações.

14Prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia, congregai os anciãos e toda a gente do povo na casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor: 

15“Ai de nós neste dia!” O dia do Senhor está às portas, está chegando com a força devastadora da tempestade.

2, 1Tocai trombeta em Sião, gritai alerta em meu santo monte; tremam os habitantes da terra, que está chegando o dia do Senhor, ele está às portas. 

2É um dia de escuridão fechada, dia de nuvens e remoinhos; como aurora espraiada nos montes, assim é um povo numeroso e forte, tal como jamais se viu algum outro nem jamais se verá, até os anos de gerações futuras.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Joel 13-15; 2, 1-2* 

*Reflexão - “Sem conversão não há santidade, nem tampouco felicidade eterna.”*

“A nossa conversão é a bandeira que devemos hastear diante do mundo, pois, sem conversão não há santidade, nem tampouco felicidade eterna. Nesta leitura o profeta Joel abre os nossos olhos para enxergar os sinais do tempo: “O dia do Senhor está às portas, está chegando com a força devastadora da tempestade”; “tocai trombeta em Sião”; “tremam os habitantes da terra, que está chegando o dia do Senhor, ele está às portas”. Assim, pois, ele também nos conclama a abrir a boca para conclamar o povo do nosso tempo e chamá-lo à conversão, que significa, mudança de vida e de mentalidade. Esta exortação, no entanto, primeiramente se destina a cada um de nós que temos acesso à Palavra de Deus e a meditamos todos os dias! O arrependimento, a oração o jejum e a penitência são as fórmulas que o profeta nos prescreve para que possamos estar firmes na chegada do Senhor. Os sinais já são evidentes, o mal já se propaga sobre a terra e acomete as famílias e os filhos de Deus, porém, nós que estamos em alerta temos a graça de Deus para enfrentar os obstáculos desafiadores e as forças do mal.  Diante do que foi exposto e, também, da situação em que se encontra o mundo em que vivemos, podemos fazer uma reflexão do nosso estado atual de vida. – Você aceita que esta palavra seja destinada também a si? -  Como você tem se preparado (a) para a vinda do Senhor? – Você está firme na oração? – Qual o testemunho que você tem dado ao mundo?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 9A* 

🗣 *O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Senhor, de coração vos darei graças, as vossas maravilhas cantarei! Em vós exultarei de alegria, cantarei ao vosso nome, Deus Altíssimo!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Repreendestes as nações, e os maus perdestes, apagastes o seu nome para sempre. Os maus caíram no buraco que cavaram, nos próprios laços foram presos os seus pés.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Mas Deus sentou-se para sempre no seu trono, preparou o tribunal do julgamento; julgará o mundo inteiro com justiça, e as nações há de julgar com equidade.🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – Lc 9A* 

*Reflexão* - “A melhor maneira para que possamos esperar a vinda do Senhor é de coração dá-Lhe graças e cantar as suas maravilhas. Deus julgará o mundo inteiro com justiça e, se O buscamos com fidelidade teremos o nosso quinhão garantido na morada que Ele já nos preparou. O malvado cairá no seu próprio laço e por isso, estamos confiantes no julgamento do Senhor!”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 11, 15-26*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Agora o príncipe deste mundo há de ser lançado fora; quando eu for elevado da terra, atrairei para mim todo ser. *(Jo 12, 31b-32)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.

16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 

17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 

18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 

19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 

20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.

21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 

22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.

23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 

24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 

25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada.

26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Preenchamos o nosso coração da graça de Deus.”*

“Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’” (Lucas 11,24). O ministério de Jesus é um mistério de cura, de libertação e de restauração da nossa natureza humana machucada, dominada muitas vezes pelo poder do mal, doente e enferma; e Jesus nos quer curados e libertos, Ele não quer que o mal esteja agindo em nós, é por isso que está expulsando o demônio, está mandando para longe a ação do maligno da nossa vida. Quando nos voltamos para dentro de nós, percebemos quantas coisas más, estragadas, velhas, malignas e diabólicas estão agindo em nós: maus pensamentos, maus sentimentos, ressentimentos, mágoas, rancores, más intenções, desejos maus em relação aos outros, maquinações perversas que, muitas vezes, saem de nós. Precisamos orar e nos preenchermos da graça para que a desgraça do pecado não volte a agir em nossa vida. Precisamos permitir que Jesus nos liberte do poder do mal cada dia da nossa vida. Não podemos ficar à mercê do maligno, porque o espírito que habita em nós é o espírito da graça, é o Espírito Santo de Deus, é n’Ele que somos batizados, é Ele que está em nós, mas se não deixamos ser movidos e guiados pelo Espírito. Veja que os espíritos malignos estão à procura de morar e ficar em nós. O exemplo daquilo que é dito hoje no Evangelho, quando o espírito mau sai daquele homem, é expulso dele, Jesus relata que ele fica ainda vagando. E uma vez que não vai encontrar ou não encontra espaço em outro lugar, ele quer voltar para onde ele saiu, por isso não é importante somente nos libertarmos do poder do mal, mas sim nos preenchermos do poder da graça, é importante que o mal saia de nós e que o Espírito de Deus esteja em nós. Porque, se ficarmos vazios, o espírito maligno volta, e muitas vezes pior, e ele traz consigo outros sete espíritos piores. No fim, a condição daquele homem fica pior do que antes. Quantas pessoas já vi serem libertas da ação do mal! Já vi pessoas que bebiam e deixaram de beber, fumavam e deixaram de fumar. Já vi pessoas que tinham, muitas vezes, um comportamento agressivo de serem curadas da sua agressividade, da forma impulsiva ou maldosa de agir. Veja como é importante: assim como eu me alimento, todos os dias, para me manter firme, forte e me manter em pé, se não alimento a minha alma nem o meu coração da presença de Deus, da oração, se não fortifico o meu espírito, a minha alma, aquilo que penso que estou livre, não estou, o maligno volta, o sentimento ruim volta, a ação maligna volta e, muitas vezes, em vez de melhorarmos, ficamos piores do que antes. Não basta esvaziar e limpar a casa, não basta esvaziar e limpar o coração, é preciso deixar que Deus nos purifique, mas é preciso vigiar, é preciso orar e nos preenchermos da graça para que a desgraça do pecado, do mal, dos vícios, para que o maligno não volte a agir em nossa vida. É da graça de Deus que precisamos nos preencher a cada dia! Deus abençoe você!” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova: https://=www.cancaonova.com.br/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...