quarta-feira, 11 de outubro de 2023

📆 *11 de Outubro de 2023 (4a Feira)*

  📆 *11 de Outubro de 2023 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA XXVII SEMANA  DO TEMPO COMUM (Cor Verde)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. ALEXANDRE SÁULI, BISPO / S. FILIPE, DIÁCONO / S. JOÃO XXIII, PAPA / ZENAIDE E JAIME. 

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra, e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! *(Est 1, 9. 10-11)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Jonas 4, 1-11* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Profecia de Jonas. 

1Este desfecho causou em Jonas profunda mágoa e irritação; 

2orou então ao Senhor, dizendo: “Peço-te me ouças, Senhor: não era isto que eu receava, quando ainda estava em minha terra? Por isso, antecipei-me, fugindo para Társis. Sabia que és um Deus benigno e misericordioso, paciente e cheio de bondade, e que facilmente perdoas a punição. 

3E agora, Senhor, peço que me tires a minha vida, para mim é melhor morrer do que viver”. 

4Disse o Senhor: “Achas que tens boas razões para irar-te?” 

5Jonas saiu da cidade e estabeleceu-se na parte oriental e ali fez para si uma cabana, onde repousava à sombra, a ver o que ia acontecer à cidade.

6O Senhor Deus fez nascer uma hera, que cresceu sobre a cabana, para dar sombra à cabeça de Jonas e abrandar seu aborrecimento. E Jonas alegrou-se grandemente por causa da hera. 

7Mas, ao raiar do dia seguinte, Deus determinou que um verme atacasse a hera, e ela secou.

8Quando o sol se levantou, mandou Deus do oriente um vento quente; e o sol bateu forte sobre a cabeça de Jonas, que se sentiu desfalecer; teve vontade de morrer, e disse: “Para mim é melhor morrer do que viver”. 

9Disse Deus a Jonas: “Achas que tens boas razões para irar-te por esta hera?” “Sim”, respondeu ele, “tenho razão até para morrer de raiva”. 

10O Senhor replicou-lhe: “Tu sofres por causa desta planta, que não te custou trabalho e não fizeste crescer, que nasceu numa noite e na outra morreu. 

11E eu não haveria de salvar esta grande cidade de Nínive, em que vivem cento e vinte mil seres humanos, que não sabem distinguir a mão direita da esquerda, e um grande número de animais?”

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Jonas 4, 1-11* 

*Reflexão - “É tempo de conversão e não de condenação”* 

“Jonas irritou-se com Deus por causa da Sua benignidade, misericórdia e paciência com o povo de Nínive. Ele queria sair “por cima” e confirmar a veridicidade do recado que o Senhor lhe mandara anunciar. Ele ficou tão aborrecido que desejou até a morte, no entanto, o Senhor para mostrar a sua insensatez, fez nascer uma planta para lhe dar abrigo e sombra e, assim, abrandar o seu aborrecimento. Jonas alegrou-se por causa da providência de Deus e se apegou àquela plantinha. Mas, por intervenção de Deus, ao raiar do dia seguinte, um verme atacou a planta e ela secou. Jonas sentiu novamente o calor do sol sobre a sua cabeça e, mais uma vez, desejou a morte, agora pelo que acontecera com a planta. Algumas mensagens nós podemos tirar para o nosso crescimento. Nós, muitas vezes, também nos comprazemos com o “castigo” que entendemos que as pessoas merecem receber; parece que o nosso coração não é misericordioso e paciente ao ponto de se rejubilar com o perdão que Deus concede àqueles que, aos nossos olhos, levam uma vida devassa e pecaminosa, como os assassinos, os corruptos, os estupradores, ladrões, etc... Por meio desta leitura, então, o Senhor vem nos lembrar que o mesmo que desejamos para nós é o que deveríamos aspirar para os outros, pois, Deus não faz acepção de pessoas e até os maiores pecadores, aqueles que levam uma vida errante são alvo da Sua misericórdia. É tempo de conversão e não de condenação, por isso, quando o Senhor nos chamar para exortar o Seu povo, nós devemos assumir também o desejo de salvar almas e perceber que todos somos cooperadores de Deus na Sua Obra de Salvação. – Quando você exorta uma pessoa com a palavra de Deus, qual é a sua intenção? - Você deseja realmente a conversão dessa pessoa? – Você é daquelas pessoas que desejam executar os pecadores públicos? - Você admite que Deus seja misericordioso também com as pessoas a quem não aprecia muito? – O que você deseja para o outro é o mesmo que você quer para si?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 85* 

🗣 *Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ As nações que criastes virão adorar e louvar vosso nome. Sois tão grande e fazeis maravilhas: vós somente sois Deus e Senhor!🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 85* 

*Reflexão* - “O amor, a paciência e o perdão são atributos de Deus. Mesmo diante das nossas faltas cometidas, dos nossos atos insensatos, o Senhor não muda a Sua essência. O Senhor é bom e compassivo para quem o invoca e escuta o lamento da nossa oração quando nos sentimos arrasados pelos nossos pecados. Todas as nações são chamadas à conversão e ao perdão e o Senhor não deseja que ninguém fique de fora. Ele quer atrair todos para Si, pois todos somos obras da Sua criação, por isso, enquanto vivermos havemos de cantar o Seu louvor.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 11, 1-4*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Recebestes um espírito de adoção, no qual clamamos Aba! Pai! *(Rm 8, 15bc)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 

2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 

3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,

4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Em qualquer tempo e lugar se pode rezar.”*

 *"«Jesus estava algures a orar» (v. 1). Em qualquer tempo e lugar se pode rezar, ainda que haja tempos e lugares expressamente destinados à oração. Ao ver Jesus rezar, um dos discípulos percebeu que não sabia rezar e suplicou: «Senhor, ensina‑nos a orar» (v. 1). Então, Jesus ensinou-lhes a sua oração, o «Pai nosso». A oração de Jesus começa com a invocação do Pai, Abba, no texto lucano, palavra que exprime uma ternura e um à vontade idêntico à nossa palavra “papá”. Jesus introduz-nos, deste modo, a um novo tipo de relação com Deus, caracterizado pela confiança, semelhante à de um filho que se dirige ao pai, por quem se sente amado. Chamando Pai a Deus, assemelhamo-nos a Jesus, o Filho por excelência, e partilhamos a relação íntima que existe entre Ele e o Pai. É nisto que caracteriza, em primeiro lugar, a oração do cristão. – «santificado seja o teu nome»: pedimos a Deus que seja glorificado por todos e em todos; que seja glorificado em cada um de nós, isto é, que vendo o nosso modo de ser e de agir, todos O reconheçam e louvem; este pedido sublinha a verdade de que é procurando a glória de Deus, e não na nossa, que encontramos a nossa própria felicidade, entrando em comunhão com Ele, com os outros, com o cosmos. – «venha o teu Reino»: toda a história é aspiração, consciente ou não, por este Reino, que é «justiça, paz e alegria no Espírito Santo» (Rm 14, 7). – «dá‑nos em cada dia o pão da nossa subsistência»: o «pão» é o elemento vital que simboliza tudo o que o homem precisa para viver dignamente, crescer e realizar-se (pão, vestuário, cultura, habitação, …). Pede-se o pão «nosso» … Se for só «meu», torna-se elemento de morte. Partilhado, faz crescer. «Pão» é também a Eucaristia, a Palavra de Deus… porque «não só de pão vive o homem». – «perdoa‑nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos»: o perdão de Deus liga-se à nossa atitude de perdoar, como raiz à árvore. O fundamento do nosso perdão e saber-nos perdoados por Deus… Perdoar não significa esquecer. Desejar perdoar, pedir a Deus que nos ajude a perdoar, já é atitude de perdão… – «não nos exponhas à tentação». Esta expressão significa pedir a Deus a graça de não sucumbirmos à tentação, por causa da nossa fraqueza. Sabemos que Deus nos ouve porque «é fiel e não permitirá que sejais tentados acima das vossas forças» (1 Cor 10, 13).” 

*_Comentário do Evangelho: Dehonianos (https://www.dehonianos.org/portal/tempo-comum-anos-impares-xxvii-semana-quarta-feira0/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...