sexta-feira, 29 de setembro de 2023

📆 *30 de Setembro de 2023 (Sábado)*

 📆 *30 de Setembro de 2023 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO JERÔNIMO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA* MEMÓRIA (Cor branco, pref. comum ou dos pastores – ofício da memória) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

SÃO JERÔNIMO / S. SIMÃO / S. FRANCISCO DE BORJA, PRESBÍTERO / GREGÓRIO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Que as palavras da Escritura estejam sempre em teus lábios, para que, meditando-as dia e noite, te esforces para realizar tudo aquilo que ensinam, e terá sentido e valor a tua vida. *(Js 1, 8)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que destes ao presbítero São Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa palavra e nela encontrar a fonte da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Zacarias 2, 5-9. 14-15a* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Profecia de Zacarias.

5Levantei os olhos e eis que vi um homem com um cordel de medir na mão. 

6Perguntei-lhe: “Aonde vais?” Respondeu-me: “Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e o seu comprimento”.

7Eis que apareceu o anjo que falava em mim, enquanto lhe vinha ao encontro um outro anjo, 

8que lhe disse: “Corre a falar com esse moço, dizendo: A população de Jerusalém precisa ficar sem muralha, em vista da multidão de homens e animais que vivem no seu interior. 

9Eu serei para ela, diz o Senhor, muralha de fogo ao seu redor, e mostrarei minha glória no meio dela.

14Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 

15aMuitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Zacarias 2, 5-9. 14-15a* 

*Reflexão - “Um motivo de grande alegria!”*

“Assim como mandou o mensageiro para derrubar as muralhas que limitavam Jerusalém e deixavam preso o Seu povo, o Senhor também nos convida a deixar cair todo e qualquer obstáculo que possa nos limitar e impedir que nos apossemos da Sua glória. Somos hoje a Jerusalém, que precisa estar livre, aberta, a fim de que o próprio Deus seja uma muralha de fogo a nos proteger e nos guardar. Ele deseja fazer de nós um povo livre, de coração aberto, a fim de que o Espírito Santo manifeste em nós a Sua glória e o Seu poder.  Esse é um motivo de grande alegria! O Senhor promete e cumpre! “ eis que venho para habitar no meio de ti” e “mostrarei a minha glória!” Somente sob a ação do Espírito Santo nós poderemos resplandecer a alegria de ser pertença de Deus e, assim, atrair para Si muitas pessoas que ainda se encontram prisioneiras do medo, da desesperança, apegadas a si mesmo e ao que possuem sem ter a chance de dar um passo à frente.  Que possamos fazer uma reflexão a fim de verificar quais são as barreiras que nos impedem de sentir a presença do Espírito Santo. - Você se sente preso (a) por alguma muralha? Qual? -  O que você tem feito para sair desta prisão? O que pode estar lhe prendendo?  - Você se sente livre?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – Jr 31, 10. 11-12ab. 13* 

🗣 *O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho!”🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor:🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra.🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – Jr 31, 10. 11-12ab. 13* 

*Reflexão* - “O salmista canta com alegria a expectativa da libertação com a certeza de que as promessas do Senhor se cumprirão. Nós também, mesmo que ainda estejamos no cativeiro e no exílio podemos anunciar ao mundo que o Senhor já nos remiu e somos predestinados a viver junto Dele no lugar que Ele já nos preparou. Nunca mais haverá tristeza, apenas cânticos, louvor e alegria, pois tudo terá passado e o próprio Deus será o nosso conforto após a guerra.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 9, 43b-45*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis. *(Cf. 2Tm 1, 10)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos:

44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 

45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“A Graça Divina está presente em toda a nossa vida.”*

“Então Jesus disse a seus discípulos: ‘Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens’” (Lucas 9,43b-44). Como Jesus pediu aos Seus discípulos para prestarem bastante atenção, estou pedindo que você também preste bem atenção. Ele está falando a respeito de si, Ele é o Filho do Homem que vai ser entregue nas mãos dos homens. Quando Ele está dizendo que vai ser entregue, é porque os homens da sua época, os homens do seu tempo irão pegá-Lo, prendê-Lo, julgá-Lo, condená-Lo, açoitá-lo, crucificá-Lo e ali Ele vai morrer. Todas essas situações as quais estou me referindo são duras para a realidade humana. A realidade humana, a vida humana, nós, humanos do século XXI, rejeitamos completamente qualquer forma de fraqueza, de sofrimento, de dor, de doença e de enfermidade. Não queremos, de forma alguma, encarar essas realidades porque todos estavam admirados com o que Jesus fazia, todos admiravam Jesus por causa dos milagres e das curas de Jesus, por causa do bem que Ele realizava, mas Ele sabia que seria escândalo quando olhassem para Ele todo maltratado e julgado na mão dos homens. A beleza da Graça Divina está presente na vida que nasce, na vida que corre e na vida que também padece. Como é espanto para nós quando olhamos para super-homens e supermulheres dos nossos tempos, porque o que os olhos gostam de ver é apenas a realidade aparente, como se as pessoas o tempo inteiro, com a vida inteira fosse somente beleza, rosto bonito, corpo bonito, corpo saudável e belo. Tenho que dizer para você que esse corpo vai experimentar a decomposição, isso não significa que temos que depreciar o corpo e não cuidar dele, isso não significa que não temos que cuidar da nossa saúde. Se é belo olhar para uma criança que está nascendo, com todo o vigor de vida que ela vai ter, é mais belo ainda encarar um idoso que, muitas vezes, está sofrendo, que está vendo o seu corpo se decompor. A beleza da Graça Divina está presente numa vida que nasce, na vida que corre e na vida que também padece, mas se não olharmos a vida como ela é, nós nos escandalizamos com a vida, rejeitamos a vida e não queremos aceitar o outro que está na cama sofrendo; não queremos aceitar a nossa vida que, muitas vezes, está se decompondo. Digo sempre: que Deus me dê a graça de ver todos os meus "cabelinhos" ficarem brancos. Porque, para alguns, cabelos brancos é sinal de velhice, de fim, mas é a vitalidade, é o vigor da vida que passa. A vida é assim: ela tem um ciclo de subida e, depois, um ciclo de descida; ela desce para entrar na glória definitiva, para aqueles que abraçam a sua vida como dom de Deus, não apenas como expressão de exibição para o mundo. A vida é bela em todas as etapas, a vida é bela quando sabemos encarar a alegria de viver, a beleza de viver, inclusive nas doenças, nas enfermidades e nas fraquezas que a vida tantas vezes nos impõe. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araujo (https://www.cancaonova.com.br)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...